E agora? Já se pode criticar?


Na semana passada jogámos pouco mais que zero, mas somámos os três pontinhos. Ora na sexta-feira voltámos a jogar pouquinho, e quem joga pouquinho às vezes arrisca-se. Mas o problema é bem mais complexo que a falta de velocidade nestas duas primeiras partes. O problema é a completa ausência de ideias no nosso meio-campo. Bellushi continua a jogar muito longe da área adversária e de uma forma extremamente insípida e Meireles, nem com o empenho que tem demonstrado, consegue disfarçar o facto de estar uma sombra do que já foi nesta equipa. E sem estes dois sobram duas opções atacantes: Hulk a resolver sozinho com o seu génio e a chuveirada para Farías, Falcao e Bruno Alves. Muito limitado para uma equipa com as ambições do FCPorto. Responsável máximo por tudo isto? Esse mesmo que estão a pensar. Mesmo apesar das lesões e dos problemas físicos de jogadores importantes, no ano passado com Lucho e Lisandro tínhamos o mesmo problema em casa: uma falta de soluções gritante que nem a compra de um ponta-de-lança com qualidades raras veio resolver. Eu até cheguei a pensar no ano passado que o problema era o facto de apenas termos jogadores talhados para o futebol em transições rápidas. Mas pelos vistos o problema não é esse. E até se agravou visto que este ano há transições... O problema é que não são rápidas.

No jogo de Sexta poucos serão os destaques senão as tentativas de Bruno Alves para espevitar a equipa. Muito pouco. Mas a verdade é que podíamos muito bem ter ganho e tivemos algum azar ao não ter conseguido marcar o segundo golo. Mas isto seria conseguido através de um chuveirinho deprimente e o golo alcançado foi um exemplo disso.

A pergunta que se impõe é só uma: como é que o futebol da equipa se tem degradado de jogo para jogo? E isto sem que se note algum trabalho de Jesualdo que leve à inversão desta tendência. Que é que Jesualdo se propõe a fazer para inverter isto e para contrariar o facto de estarmos outra vez a 5 pontos do primeiro classificado? E se está à espera que um passagem aos oitavos de final da Champions nos acalme está enganado. Já estamos em Novembro e nada... Tudo o que de bom fizemos este ano teve a ver com o génio de Hulk, o talento inesperado de Falcao e meia dúzia de rasgos individuais de alguns outros jogadores. Que dizer sobre isto Jesualdo?

A resposta virá em Nicósia e no Funchal.

Equipa para a passagem aos oitavos:

Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira; Fernando, Raúl Meireles, Belluschi e Rodriguez; Hulk e Falcao.

Comentários

Artur disse…
como se resolvem certas coisas , n é da nossa conta. Eu, como eterno apaixonado por este clube, resolvi logo ali no fim do jogo, tal como faço smp k o resultado n e favorável. O Lamas sabe como foi: a aplaudir em pé akeles em kem acredito.
riskolas disse…
Artur... Queres tu dizer que agora é uma questão de fanatismo, de cegueira amorosa??

Porque estás apaixonado, nada mais interessa??

Desse modo máximo que vais conseguir serão umas quecas... Que sejam boas!

Que pobreza o nosso jogo.

Insisto numa ideia antiga. Com Jesualdo, o Raúl do Real Madrid nunca seria titular na nossa equipa e o Kaka jogaria no meio-campo, bem longe da área adversária.

As equipas do Jesualdo jogam todas da mesma maneira há 100 anos! Não importam os intérpretes...

Neste fds, valeu-me o Braguinha, eterno amante (futebolistico) que me compensa quando o meu verdadeiro amor (futebolistico) me desilude.
Artur disse…
Está na altura de trocares a amante pelo teu amor então. Engraçado é que o pessoal assobia e tal e só kdo sofre o primeiro golo é que se lembra de apoiar a equipa. A culpa não é obviamente do Jesualdo, mas sim de uma má atitude dos jogadores quando entram em campo. Mudar isto é facil e já aconteceu em outras épocas. Ou muda a bem, ou o Makako terá de ir dar ou mandar dar mais uns estalos ali à saida da garagem.
Unknown disse…
O Jesualdo é dos treinadores mais criticados na história do FC Porto e sempre respondeu, nestes 3 anos com títulos.

3 campeonatos, 1 taça, 1 supertaça, 4ºs de final da Champions e constante presença nos oitavos.

Acho que merece mais respeito e mais crédito do que lhes dão aqueles que sempre o tomaram de ponta e não aceitam que se enganaram quanto a ele.

É triste aproveitar-se um momento menos bom para ser vir logo com a crítica habitual para cima do Jesualdo.

O futebol que Jesualdo apresentou em Old trafford no ano passado envergonhou-te? E Na Luz, em Alvalade, em Kiev, em Madrid, etc?

No Dragão é mais dificil por um lado porque temos jogadores que jogam melhor com espaços, por outro por causa das equipas que se fecham e levam autocarros e porque os adeptos anti-jesualdos aos 10 minutos já assobiam a equipa...
Toni Silva (F.Rego) disse…
Chega de desculpas!!!

A equipa (incluido o Jesualdo) tem de fazer mto mais face aos nossos pregaminhos pelo que não se admite um jogo como o de Sexta. Foram 60/70m sem velocidade e as nossas melhores oportunidades aparecem aos 85/90m. Não pode ser crl!!

Estamos mto preocupados com o SL Merda e os seus resultados, esquecendo o Braga que leva 5 pts de vantagem e a jogar bom futebol.

Temos de acordar e deixar tudo em campo. É este o FCPorto que eu conheço.

O apoio à equipa é necessário principalemente nos momentos maus mas também temos de os chamar à responsabilidade, pois representam um dos Clubes mais prestegiados da Europa e claro porque ganham milhões.

Como é costume no nosso Clube espero que o nosso PCosta desça ao balneário para a sua habitual "chamada" e que façamos um bom jogo em Chipre.

Força Portoooooo!!!!
riskolas disse…
Artur, tu conheces-me bem.

Sabes bem que entre Porto e Braga não tenho a mínima dúvida por quem sou, por quem torço e por quem sofro.

Percebeste bem o que que eu quis dizer.

Artur, temos maneiras diferentes de ver o futebol e eu confesso que preferia ser como tu a ver o futebol...

Carlos Filipe, se leres posts mais antigos, verificarás que o Jesualdo nunca foi uma figura muito apreciada por alguns membros e participantes deste blog.

Não há nenhum aproveitamento até porque nas vitórias ele foi criticado.

Estou perfeitamente à-vontade nesse tema porque eu nunca gostei dele... excepto quando treinou as lamparinas!
Lamas disse…
Apenas para dizer que saí com uma cabeça daquelas na sexta do Dragão...

Falta alguém que pense o jogo do FCP... falta um PATRÃO do meio-campo... Belluschi é quem poderá a vir a ter esse papel, mas será que chega lá?

FALCAO em 3 jogos consecutivos falhou golos feitos... Apoel, Académica e Belenenses... No regresso para Braga depois do jogo, ouvi o Bruno Prata a dizer que ele também era conhecido por isto na América do Sul... Fiquei preocupado...

Grande golo de Farias... pelo menos eu achei... muita classe... nesse, como na finalização daquele que foi MAL anulado...

Precisamos de alguém para o meio e Dezembro está aí... ou será Valeri o tal jogador se o Belluschi não chegar lá?... aguardamos pelos próximos capítulos...
miguel87 disse…
Acho que tivemos azar. Se aquela cabeçada do Bruno Alves entra em vez de ir á barra, a esta hora estavamos todos aqui a louvar o excelente trabalho do Prof...
Ele não tem culpa das bolas irem á barra... nem tem culpa que, desta vez, nenhum defesa adversário tenha falhado o corte num cruzamento do nosso melhor jogador neste momento, o Mariano... e muito menos tem culpa do Fernando jogar colado á defesa contra uma equipa que raramente passava o meio campo...ah, e o Belluschi ter feito a gentileza de ficar pertinho dele...

Chega de criticas e assobios, mais cedo ou mais tarde vai acabar o azar e o penta será nosso!
miguel87 disse…
Lamas, o Valeri é um grande jogador e certamente que irá assumir o papel a que está destinado, mal termine o seu PROCESSO de adaptação.
Repara: ele veio de um País diferente, com um futebol diferente, onde tudo é diferente.
Estas coisas levam tempo... Não podemos esquecer nunca que temos uma equipa em CONSTRUÇÃO.
Devemos ser LÚCIDOS na analise á nossa equipa.
Artur disse…
Riskolas,
A nossa maneira de ver o futebol não será mto diferente. A diferença está na maneira de apoiar o nosso clube. Eu tenho consciência dos problemas e tenho confiança em quem já os resolveu inúmeras vezes.
Já te disse isto várias vezes e volto a dizer: Devias ter consideração por kem fez do Braga akilo k é hoje.
Lamas disse…
LOL...

estás muito forte hoje Miguel...
Artur disse…
Desculpa lá Miguel.. pagaste bilhete??
miguel87 disse…
Caro Artur,
já escrevi aqui e repito: deixei o lugar anual após a época 2006/07, e só tenciono readquiri-lo quando o Pro...hum hum, o azar deixar o nosso clube...
Mas continuo a pagar as quotas, não é suficiente para me queixar do azar??
Artur disse…
Claro k sim. Fico feliz por só te queixares na blogosfera. Estás no sítio certo.
Tony Silva disse…
Alguém se apoderou da password do Miguel87 e está-se a fazer passar por ele. Aqueles dois primeiros comentários não podem ser genuinos :)
Ricardo de Sousa disse…
Miguel,
Ainda estás pedrado? xD

Na sexta, foi mau, muito mau.
A equipa não conseguiu ligar o seu futebol. Apenas lances individuais e futebol à inglesa (chuveirinho) é muito pouco para uma equipa que quer ser Penta.
Não me lembro de uma única jogada colectiva com cabeça tronco e membros.

Ainda assim, não estou de acordo quando já pedem a cabeça do professor.
Relembremos o que aconteceu na época passada. Nesta época ainda temos mais pontos do que na anterior.
A minha confiança no Penta, no professor e nos jogadores continua firme, mas alguns aspectos teem de ser alterados ra+idamente; a começar pela postura e atitude em campo.

Abraço
miguel87 disse…
Amigos, ninguem me roubou a password nem eu andei a fumar substancias ilicitas (não é que seja por falta de vontade...).

O que se passou foi que as criticas aos criticos, nos quais eu me incluia, me puseram a pensar e eu cheguei á conclusão que a culpa do estado das coisas é minha, ou por outra, é dos criticos!

Passo a explicar:
os jogadores custam de 3,5 milhões para cima e são pagos a peso de ouro, além de que o próprio treinador diz, e passo a citar: "não tenho nada a apontar aos meus jogadores", a administração já acabou com o prejuizo e já nem vai vender os melhores jogadores, conseguindo um orçamento de 80 milhões, o treinador também não tem culpa nenhuma, está acima de qualquer suspeita e responsabilidade, pois já ofereceu 3 campeonatos e não sei quantas taças a este clube, sem falar nesses grandes feitos monumentais: uma ida aos quartos de final da champions, com empate em Old Trafford incluido!!!

Vai daí, quem resta??? obviamente que a culpa só pode ser de quem critica!
Espero que os meus companheiros da critica mudem tambem a sua atitude para podermos finalmente ver o nosso Porto a praticar um grande futebol e ganhar os jogos sem aflições, como lhe compete!

Abraços com muitas palminhas e muitos allez!
Artur disse…
Miguel, a resposta será dada num ecran perto de ti amanha e domingo. Espero k estejas atento!!
riskolas disse…
Miguel, o que escreveste, a ironia, o sarcasmo estão, simplesmente, fantásticos!

Fizeste com que eu deitasse fora as pedras que tinha no bolso! Estava a pensar em fazer como os lagartos! LOL
prata disse…
Eu não deixarei de ser crítico... LOL

Terão razão os que acham que Jesualdo ainda poderá ter mão na situação. Não esquecemos que o fez no ano passado. Mas admira que passado um ano tenha de voltar a resolver problemas em que a equipa reincidiu. Mas não se esqueçam que no ano passado isto resolveu-se com a introdução de Hulk. Qual será a cartada este ano?
Artur disse…
Riskolas,

Esta merda não é nenhum site com vista a engatar, pensou eu. Muito menos homens!!
riskolas disse…
Artur, isso são ciúmes?

Ainda hoje me convidaste para irmos p'ra noite de Braga!!!!

És uma bicha apaixonada pelo Jesualdo!
Anónimo disse…
Li as várias opiniões e algumas, enfim... deixam muito a desejar. Criticar um treinador tricampeão, com taças à mistura e com passagem aos oitavos em todas as edições da champions, em que perdeu a eliminatória o ano passado da forma injusta que se viu, por favor. Desde que o Jesualdo é treinador que passo o ano no estádio a ouvir criticas dos adeptos e no final somos cameões. Basta de criticar, devemos reconhecer o seu profissionalismo e competência e apoiar, pois este ano vamos ter mais alegrias.
MA
Anónimo disse…
Quando alguém explicar-me para que foram comprados tantos argentinos novamente...!apenas coincidencia.,
o alan( para não falar no ibson,etc) não tinha lugar neste plantel! a compra do orlando sá que não vale nem 500 mil euros quanto mais os 3/4 milhoes q ele custou...ó jesus o ano passado tinha uma vaca sagrada q era o peixoto...o professor tem a dele tb: o meireles qé incapaz de tirá-lo só mm qd o homem está a cair em campo...!!!
Antas disse…
Eu acredito que esta equipa depois de terça-feira vai arrancar para uma grande época, a fazer lembrar o ano passado depois de uma vitória arrancada a ferros em Kiev.

Na sexta no Dragão á conversa com o meu grupo de amigos, amigos que como eu tentam acompanhar tudo o que rodeia o FC Porto,já depois do jogo as opiniões eram muitas.
Uns diziam que havia jogadores que não deveriam jogar no Dragão , outros que perdemos excelentes jogadores que dificilmente em 3 ou 4 meses o FC Porto encontraria qualidade igual, outros ainda que já partiam para o radicalismo deitando todas as culpas no treinador.

Relembrei a todos que o FC Porto está a ter um género de surto de lesões anormal para esta altura da época , começando por Fucile que estava a fazer um excelente inicio de época , lesão de Varela que tem levado muito tempo a recuperar , lesão de uma solução para o lugar de Fucile que tarda em recuperar estou a falar de Miguel Lopes, Valeri que chegou cá em ritmo de recuperação depois de uma lesão complicada , lesão de Beluchi que atrapalha a integração no plantel e lesão de Orlando Sá que tarda em aparecer deixando de ser uma opção mais tarde ou mais cedo.
Se juntarmos a isto a forma com que Raul Meireles e Mariano Gonzales se têm apresentado não há regularidade ou treinador que consiga montar um esquema coeso e vencedor.

Temos de ser pacientes e acima de tudo racionais os resultados apreceram.

O que tenho reparado ultimamente é que no Dragão temos alguns adeptos(chamada massa assobiativa) que "emprenham" pelos ouvidos visto que a maquina da comunicação social não pára estes mesmos adeptos ao invés de ajudar ainda colocam mais pressão sobre os jogadores assobiando.

Com isto que acabei de dizer não quero criar guerras com ninguém só acho que um bocado de calma a situação em que estamos ,que não é nada má diga-se de passagem ,vai ao sitio e partiremos para mais uma época magica cheia de alegrias.

PS: Vamos deixar de fazer criticas ao número de argentinos ou franceses ou italianos ou cartagineses em que o FC Porto aposta isto não é criticar é divagar e cair no escárnio e mal-dizer, dizer que Alan servia para o FC Porto é não ter visto o que fez quando cá esteve ou seja nada um jogador banal mas claro está nasceu para o futebol aos 30 anos em Braga, bom para ele.
Já agora o Ibson já é o melhor jogador da Russia ou ainda anda a tentar um lugar no onze?

Um grande abraço a todos e parabéns pelo excelente blog que aqui têm, passarei mais vezes para comentar podem contar comigo.
Daniel disse…
Criticar pode-se sempre.

O Porto jogou mal, teve mais que oportunidades para ganhar o jogo, faltou competência, é preciso melhorar a vários níveis, espero que nos próximos jogos se comece a notar melhorias. Não se pode esquecer que o Porto ainda não tem um onze defenido, tem jogadores importantes lesionados ou a virem de lesões ainda sem ritmo e perdeu três jogadores que juntos valem 55M€, atendendo a estes factores nesta altura, alguém minimamente lúcido não pode pedir milagres. Vão dizer que é a mesma coisa todos os anos, é verdade, não temos condições para manter os melhores, esta estabilidade só existe nos grandes clubes que não precisam de vender jogadores e têm os mesmos jogadores durante 4-5 anos, imaginem isso no Porto e pensem na super equipa que tinhamos. Mas isso não vos chega, são adeptos dos resultados imediatos, à Jesus...

Estranhei desta vez não se comentar que houve um golo limpo anulado ao Porto, ao contrário da última jornada em que alguns ficaram muito zangados por o Bruno Alves não ter ido para a rua e o último golo ter sido fora de jogo, também estranhei não existirem comparações com a super armada vermelha que cilindra tudo e todos ( no túnel é que é ) e que tem encantado os amantes do futebol espectáculo...

É sempre um prazer ler os comentários do Miguel e Riskolas, nota-se que o seu anti-Jesualdo primário os aproxima bastante, é o que tem de bonito o futebol!

Venha daí o futebol espectáculo, as equipas já construidas, as transições rápidas, o Belluschi em forma, a final da Liga Campeões, as contratações infalíveis, os administradores não remunerados, os abaixo assinados e um treinador em condições!

Q se f..., nem é preciso treinador!
riskolas disse…
Daniel, embirraste comigo, só pode.

Se me conhecesses sabias que eu nunca gostei do Jesualdo mas também terias notado que lhe reconheci méritos mais do que uma vez.

Não podes é pedir-me que goste dele só porque é o treinador do Porto. Posso dizer-te que não gostei de muitos treinadores como, por exemplo, do Fernando Santos, do Octávio, do Co, embora lhe admire a coragem, nem do Couceiro!! Mas gostava do Fernández, apesar de achar que tinha outras limitações.
Gostei do Robson e do Oliveira. Adorei o Mourinho!

Só mais uma coisa, e sem qualquer intenção de ofender, és portista ou anti-benfiquista? És a única pessoa que escreve insistentemente sobre as lamparinas e sobre o seu treinador!

Ainda não percebeste que o que eu mais queria era que o Jesualdo me calasse e mostrasse que é capaz de pôr a equipa a jogar com coragem, raça e atitude positiva???
Simplesmente, não acredito que isso seja possível...

Desculpa lá não gostar do Jesualdo.
Anónimo disse…
miguel87 disse...
Caro Artur,
já escrevi aqui e repito: deixei o lugar anual após a época 2006/07, e só tenciono readquiri-lo quando o Pro...hum hum, o azar deixar o nosso clube...
Mas continuo a pagar as quotas, não é suficiente para me queixar do azar??
___________________


Um paixão comercial, sim senhor, grande portista e claro com o apoio do riskolas!!!
riskolas disse…
Anónimo?
Paixão comercial?
Tamanhos de portistas?
E o da pila, também vale?
Que tacanhez cobarde!
Ricardo Quaresma disse…
Vou voltar em Dezembro e vou resolver. Não se preocupem! Acenarei para as bancadas quando marcar um canto...