Prato do Dia: FRANGO À HÉLTON COM MOLHO DE DESPERDICIO


Mais um belo quase! Podíamos estar a fazer contas aos quartos de final e ainda teremos 90' de sofrimento no Dragão.

Vou começar a análise pelo adversário. Mas que banda de música era aquela?? É aquela a equipa que o Paulo Assunção diz ser melhor que o FC Porto??? É para aquela equipa que o Lucho queria ir jogar?!?!?! Credo!!! Nunca vi uma equipa tão fraca nos 1/8s da Champions League.

Eles não jogam (ou não jogaram) nadinha!!! Vale-lhes o Fórlan, o Kun e o Maxi! De resto, não queria nenhum, nem dado! A defesa está ao nível da nossa Liga Vitalis e o centro do meio-campo é o que é... um Paulo "Ingrato" Assunção no seu jogo posicional e um Raúl Garcia que deve valer meio Bolatti!

O nosso FCPorto, em mais um equívoco, do nosso querido treinador, realizou, porventura, a exibição mais espectacular da época! Falhámos um horror de golos e disso ele não tem culpa (directa)! Menos culpa tem do frango do Hélton que, mesmo assim, é bem melhor que o Nuno Espirito Santo.

O jogo começou com uma jogada à Hulk, que serviu o primeiro golo, numa bandeja azul e branca, mas o CR10 (que grande exibição!!!) deu início à ode ao desperdício a que se assistiu durante 72'. Ainda por cima, tinha o Meireles solto e de baliza aberta.

Logo a seguir, o Fernando (Péssima exibição - prefiro meio Madrid) ficou a mirar os pés do Kun e o Só-ao-Soco é surpreendido pelo Maxi Pereira que fez o primeiro sem dificuldade.

Entretanto, um individuo com uma estampa relevante e uma careca bem brilhante começou a pegar no jogo, com classe. Senão, vejamos:
  • O Pablo é tão fraco que o Hulk só podia respirar a, pelo menos, 10 metros de distância. Marcou 3 faltas anedóticas.
  • Anulou um golo ao Licha, porque o seu auxiliar teve certeza de um offside que nunca existiu, apesar da convicção dos assalariados da RTP destacados para o jogo. No entanto, a muito custo, lá acabaram por dizer que não havia razão para assinalar a infracção em causa.
  • O CR10, o Hulk e o Licha levaram porrada que se fartaram. Sanções disciplinares, nem vê-los!
  • O Licha vai a isolar-se e sofre uma entrada duríssima. Play on, disse o gatuno!
  • Consequentemente, ficou um vermelho no bolso do Mr. Play on!
Assistiu-se a um falhanço incrível do não menos incrível Hulk, na cara do Leo Franco e, ao cair do pano, o Hélton, quiçá por fome, serve um belo frango com a atitude beneplácita do Fernando, O Passivo.

A segunda-parte começou com mais um quase-golo e com um falhanço estrondoso do nosso LICHA, a fazer lembrar um falhanço idêntico no Circo, no jogo da primeira volta.

O Rentería, por menos, foi encostado...

Meia justiça foi reposta pouco depois, após uma bela incursão do Só-ao-Soco que fez um belo passe para LICHAr a falta de sorte!

E, pronto, o jogo acabou aos 72'.

Voltando ao principio, falei em equívicos de Jesualdo porque entendo que esta época, a estrutura da equipa é um autêntico equívoco. Colocar o Hulk ou o Licha numa ala é perder força e profundidade ofensiva. Prender o CR10 na faixa esquerda sigifica perder um dos nossos maiores dínamos ofensivos. É um jogador com muito ritmo, muito activo. É um jogador que tem de jogar por dentro. Isso daria força ao meio-campo e dar-nos-ia poder de remate de meia-distância.

Quero fazer uma menção especial para o Lucho que fez a sua melhor exibição da época! Esperemos que mantenha o nível no sábado.

Finalmente, Pedro Emanuel a defesa direito, quando tem pela frente o nojento do Simão, foi para humilhar este nojentinho, certo? Ou foi uma opção sem segundas intenções??? Espero que tenha sido para humilhar o Simão!

Equipa para os meninos do tio Bento: Hélton (Teria apostado no Ventura, logo no inicio da época); Fucile (Tomás Costa), Rolando, Bruno Alves, Cissokho; Madrid; Meireles e Lucho; CR10; Licha e Hulk.


P.S. A UEFA quer-nos fora da CL. Estas arbitragens não são inocentes, com certeza!

P.P.S. O Icas diz "olá" a todos!

P.P.P.S FELIZ ANIVERSÁRIO PRATA!!!!!

Comentários

policy10 disse…
Espectacular...

Incrivel..


ps: n falas do grande burako q está o nosso lado esquerdo.. aquele individuo tem mto pra evoluir...
Sinceramente, esperava outro tipo de foto a emoldurar o post.

Sabe a muito pouco...

Num jogo em que fomos claramente superiores, dominamos e criamos as melhores oportunidades, fomos penalizados, porque por um lado, fomos perdulários, por outro, sofremos golos que já não se usam.
Em jogos a este nível, isso não pode acontecer e vamos ter de sofrer, quando já podiamos ter a eliminatória resolvida.
Mas tudo somado, gostei do F.C.Porto, que soube lutar conra todas as adversidades - Lesão de Fucile, golo madrugador, arbitragem má, frango de Helton, etc. - e honrar num país de grande futebol, o prestígio internacional dos Dragões.

Acredito que no nosso estádio, com o nosso apoio e entusiasmo, vamos chegar aos quartos-de-final.

Uma palavra para o forte apoio dos portistas em Madrid e para P.Assunção: falou muito, mas jogou pouco.

Um abraço
prata disse…
Obrigado miúdo! Gosto das tuas crónicas Riskolas. Podes começar a chamar-lhes: crónicas do portista com o coração ao pé da boca... LOL

Como seria de esperar, não consegui ver o jogo. Vi os últimos minutos num bar do aeroporto mas nessa altura já não se jogava. Não saber nada do que se passava foi uma agonia tal que nem a aterragem assassina do piloto da Ryan Air me distraiu. Por essa altura já se ligavam os telemóveis e já chegavam ecos de mais uma frangalhada do Helton. Disse logo: amanhã punha já esse gajo no mercado! Isto porque já começa a ser um exagero a pontaria que tem para os jogos decisivos. Para quê ter um guarda-redes que sempre que decide é em favor do adversário e ainda por cima adversários directos? Depois e em casa vi o resumo. Aí percebi que aquele frango pouco devia importar e que a incompetência de Helton foi claramente superada pela incompetência dos avançados. Isso sim ditou o resultado. Tenho pena por que me tenho queixado consecutivamente disto. Precisamos de 6 ou 7 oportunidades claras de golo para marcr 1 que seja e isso está a definir a nossa época. Onde já não estaríamos se marcássemos metade das oportunidades. Pelos menos nos quartos da Champions já estávamos...

Quanto ao Fernando, temo que seja um abaixamento de forma porque já o vi fazer jogos incríveis este ano. A verdade é que já em Paços não gostei muito dele. Mesmo assim não o tirava porque o acho muito melhor que o Madrid poderá ser nesta altura. Lembra-te que ele não entrará logo a jogar como jogava no Braga há 2 anos.

Quanto ao árbitro, também me lembro que ele mesmo apitou a segunda mão com o Shalke no ano passado e que não gostei. Expulsou o Fucile num lance para amarelo. Muitos falarão mas para mim os árbitros ingleses são do mais fraco que anda para aí e a sua fama é completamente despropositada.

Pis mais um grande post sobre os colchoneros.

Lamas aguardo fotos do estádio. Já agora, apanhaste o abraço entre o Bruno Alves o Rolando e o Helton no segundo golo do FCPorto? Momento muito bonito...
xandreazevedo disse…
Penso que não podemos falar de grande exibição com tantas oportunidades falhadas,golos feitos falhados pertencem a exibição ou não???
A quantidade torna-se demasiado infantil e não me falem em foras de série PF , falem me em bons jogadores que realmente temos.
Em alta competição não se pode falhar tantos golos e não me venham com a conversa que ao menos criamos as oportunidades!!!!! FALTA TALENTO CONCRETIZADOR
Quanto ao arbitro basta ouvir o que CR7 falou depois do jogo que ele apitou do Man UNDT ..o gajo é mau mas mau mesmo .Isto serve para os adoradores do futebol inglês e espanhol ..abram os olhos há lá tanta porcaria como no nosso futebol..
Anónimo disse…
Caro Riskolas, penso que às vezes devias ser proibido de escrever. Não porque escrevas mal, bem pelo contrário, mas pelo conteudo da mensagem que transmites. Faz lembrar o MST com toda a sua arrogância e estupidez.
miguel87 disse…
Heil Artur! Diz-nos o que pensar e escrever para sermos bons portistas como tú mine fuhrer.
Anónimo disse…
Caro Riskolas heterónimo (Miguel87) o Jesualdo fode-vos jogo após jogo. Eu sei que gostavam e esperavam k o Porto perdesse e fosse massacrado para poderem falar mal do Professor. Ele não vos dá esse gosto. Só os burros não mudam de opinião. Portanto depois das evidências, ou mudam, ou continuam a ser burros. Todos vimos k apesar de termos muitas contrariedades (Fucile lesionado, golo sofrido aos 2 minutos, frango do Helton, ansiedade na finalização e um filho da puta de um arbitro k deveria ser enrabado pelo Cissoko) demos um show de bola. Encostamos às cordas, aquilo que vocês próprios reclamavam ao Jesualdo. E não o fizemos ao Rio Ave, pois tal não valeria a pena, nem o esforço. Foi contra Kun, Forlan, Maxi, Simão, Assunção (akeles k voces diziam k era importantissimo),Seitaridis,Leo Franco, Maniche, Pongolle. 4 destes davam para o orçamento do Porto. Conclusão: O Jesualdo enrabou-vos e o Senhor Riskolas e seu heterónimo tentam mudar a história. No final, os resultados dão sempre a razão ao Professor
prata disse…
Vou começar a apagar este comments mais férteis em insultos que em ideias...
riskolas disse…
Artur, deves estar algo confuso.
Eu escrevi que o Porto fez a melhor exibição da época, eu escrevi que o Jesualdo não tem culpa do frango nem dos golos sofridos.
Tens é que me respeitar e, mesmo que não concordes comigo tens de respeitar a minha opinião.
No que ao futebol diz respeito, não vivo para ser o dono da razão. Sou um mero apaixonado pelo desporto e pelo Porto.
Espero que o Jesualdo me cale todos os jogos!
Era sinal que ganhavamos e bem!
E eu prefiro vitórias do Porto a que me dêem razão futebolistica.
Já agora, eu não conheço o Miguel87. Simplesmente, há 2 pessoas com opiniões idênticas!

Resumindo, o arrogante és tu! Irónico, não?
Anónimo disse…
Caro Prata desconhecia esses seus ideais extremistas. Penso que a censura foi uma ideia genial para fazer prevalecer determinadas ideias. No longo prazo tende ao fracasso já que não se pode esconder a verdade de todos para sempre!!LOL Apesar dos insultos sabes bem k fikou escrita a verdade!! Pelo menos a verdade dakeles k não tendem em perseguir o Professor apenas por ele não ser bonito, por não usar um casaco da Armani, por ser comedido nas suas palavras e por não ter uma mákina à sua volta com o objectivo de o tornar consensual. Não posso é admitir calado determinados comentários repetitivos e que não reflectem a verdade.Para isso leio o Jornal "A Bola" ou "Record".
miguel87 disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse…
Caro Riskolas,
"O nosso FCPorto, em mais um equívoco, do nosso querido treinador, realizou, porventura, a exibição mais espectacular da época!"
Começa nesta frase a perseguição ao Jesualdo e acaba talvez no último parágrafo k escreveste dado que indirectamente criticas tudo akilo k é feito. Acho k depois do jogo de ontem a nossa exibição deveria ser enaltecida, tal como fizeram os jornais estrangeiros por esse mundo fora.
Peço desculpa pelos insultos já que escrevi a kente imediatamente depois de ler a crónica. Retiro todos menos a parte de o árbitro ser enrabado pelo Cissoko!!
prata disse…
Dificilmente eliminaria algum comment. Foi apenas um convite à moderação no conteúdo... LOL

A verdade é que também embirro com o treinador mas, é um facto que não tem qualquer responsabilidade no resultado de ontem. Antes pelo contrário. Por exemplo, dizem-me que Rodriguez que descansou os dois últimos jogos mostrou uma frescura física assinalável. Resultado: boa gestão do Jesualdo. Pelo contrário a falta de soluções de banco, nomeadamente as ofensivas também é da sua responsabilidade. Isto entre outros erros e méritos. E não serão meramente os resultados que me irão calar as críticas. Já basta o que passaram os portistas com o Scolari. Sempre a mesma resposta. Não aceitamos críticas porque o sr. foi campeão do mundo e sobretudo porque foi à final do Euro 2004.
riskolas disse…
Não tens que pedir desculpas.
Eu escrevi isso e mantenho!
Na minha opinião, há um equívoco claro, o que não significa que a minha ideia seja a única capaz de ter sucesso. Ontem, viu-se que a ideia do Jesualdo não vingou por mera ineficácia dos jogadores!
Anónimo disse…
O «Ás» chega a comparar Hulk a Ronaldo, o Fenómeno. «Um espectáculo. Começava a correr e os adversário caíam à sua volta. É muito mais do que um portento físico Destroçou a defesa do Atlético com potência e qualidade. Quando arranca tem coisas do imparável Ronaldo, do Barça, mas em canhoto e sem a precisão cirúrgica no remate.»
Este já era!!Para o ano teremos 5 avançados contratados ao Corinthians Alagoano
miguel87 disse…
Eu venho aqui para dar a MINHA OPINIÃO e não para DAR NAS OPINIÕES dos outros. É triste levar com bocas reaccionárias por não ter opinião condizente com outrem.

Posto isto, mantenho a opinião que este treinador é fraco demais para a equipa que tem, e não é por qualquer resultado menos mau que vou mudar a opinião.
Depois do jogo de ontem fiquei tambem com a opinião que o Atletico, a menos que estivessem em dia nao, não tem equipa para o Porto e é ainda mais fraco que o Schalke do ano passado. Como é possivel uma defesa daquelas nuns 1/8s da champions??
Além disso parece-me que toda a frente de ataque deles estava tambem em baixo de forma.

Do nosso lado foi mais um jogo igual a quase todos deste ano, muita corrida e força dos 3 da frente, o meio campo certinho mas que nada acrescenta em termos ofensivos e a defesa impenetrável pelo centro e muito trémula pelas laterais.
Tony Silva disse…
Calma amigos, somos todos portistas... ou não?
Todos queremos o melhor para o FCP, uns de uma forma, outros de outra. O proprio Jesualdo só quer o melhor para o FCP, isso é obvio.
Não temos é todos a mesma forma de pensar em relação ao modo como as coisas devem ser feitas para atingir esse fim.
Enfim, cada um tem a sua opinião... não vale a pena entrar pelo "insulto".

Quanto ao jogo, só tenho a dizer que foi MUITO BOM. O FCP JOGOU DE FORMA ENTUSIASMANTE, o que tem sido muito raro esta epoca.
Quem é que não falha golos???
Mais que isso, quem é que vê aquele frango do Helton e não desmoraliza? Não é facil e não me venham dizer que os jogadores são profissionais e que são pagos para não desmoralizar. No fundo são pessoas como nós, na maior parte até mais jovens e imaturos que a maior parte de nós, por isso só temos de dar os parabéns à equipa e ao Jesualdo.
Não gosto do Jesualdo mas tenho de lhe dar os parabéns. Ontem viu-se a equipa a jogar e a querer ganhar o jogo. Nada semelhante ao que se viu em Londres com o Arsenal onde simplesmente "não quisemos jogar".

Foi lindo ver o Hulk a correr e o "porquito" do Paulo Assunção a cair :)
Quer ganhar mais dinheiro, está à vontade, mas que deixe a arrogancia em casa e não renegue o clube que lhe fez ser quem é.

O meu maior lamento vai para esse lance do Hulk em que remata para "defesa"(?) do Franco.
Se ele vai para a finta era bem capaz de "arrancar" um penalty e a expulsão :(
Anónimo disse…
Em primeiro lugar os meus parabens ao amigão Prata.

Em segundo lugar começo por dizer que nao vi o jogo. Mas tive oportunidade de o ver na sportv em indeferido. Grande exibição do FCPorto. Grande entrega, grande intensidade de jogo com varias oportunidades de golo. Se pensarmos bem há muito que o Porto nao fazia um jogo assim soberbo. Digo soberbo porque o orgulho da exibição é enorme. Estou extremamente orgulhoso dos jogadores e equipa técnica. Helton falhou, mas depois de ver os jogadores à volta dele no segundo golo fico sem palavras. Eu fazia o mesmo. Entrava dentro de campo e abraçava-o.Outros atiravam pedras. Eliminatória a nosso favor a 90 min do fim.

Por ultimo um comentario ao autor desta cronica. O senhor, que considero meu amigo, tem uma coisa na cabeça e nao a larga até ao fim. Mas tb reconheço-lhe capacidade para entender e perceber que continua a bater na tecla errada e que isso so lhe traz opinioes ridiculas, fora do contexto e enganadoras. Este seu comentario, e permitam-me a expressão, mete nojo. São estas cronicas que nao trazem beleza nem motivação a este blog. So para terminar, hoje sinto-me orgulhoso demais pelo jogo de ontem. Hoje andava pelas ruas de todo o mundo com a camisola do Porto. Não tinha vergonha do guarda-redes que temos, do defesa esquerdo, do central ou do treinador. Tinha orgulho do grupo que temos...

Abraços
Anónimo disse…
Diferido...nao indiferido...obviamente. Fica correcto reconhecer e corrigir os erros..

Ate breve

Prata vou jantar a tua casa!!!
Anónimo disse…
Coisa tão INFELIZ esta "moldura", injusta e sobretudo contra os interesses do FCP, quando se aproximam jogos decisivos...
Margarida disse…
Caríssimos, há dois tipos de pessoas.

Umas, levam uma vida monocromática, presos a ideais ou religiões, com os quais não se podem brincar.

Outras, entre as quais me incluo, levam a vida de forma mais colorida, isto é, sem retirar importância aos assuntos, não se vive todos os problemas como sendo de vida ou morte.

Eu gosto de brincar com as coisas sérias, porque é com as coisas sérias que se deve brincar. Ao brincar com as coisas sérias, estamos a relativizar, a racionalizar.
Não quis, de modo algum, diminuir o Hélton, mas não pude deixar de fazer uma caricatura do jogo.

Estou é farto de ver tanta gente acusar-me de ser teimoso, de ser burro, de ser nojento, de não ser um bom portista, de não perceber nada de futebol, quando devo ser das pessoas mais "liberais" neste mundo da blogosfera. O principal contra-argumento de quem me critica passa pelo "obrigar-me" a estar sempre e incondicionalmente com o grupo, com o clube. EU ESTOU INCONDICIONALMENTE COM O GRUPO!!! NÃO TENHO É DE DIZER "AMEN" A TUDO, CARAÇAS!!! ACHO QUE POSSO AMAR E CRITICAR...

Não tenho telhados de vidro mas tenho convicções. Tenho sonhos e tenho frustrações. Adorei ver o Porto ontem. Todavia, salvo raras excepções, este Porto, de há 3 ou 4 anos para cá, não me entusiasma! Não entendo porque tenho de ser crucificado por isso.

Enfim, há pessoas que preferem bater nos companheiros e comparar os tamanhos das pilas... perdão, do portismo de cada um!

Peço desculpa, mas ninguém me ensina a sentir nem a ver futebol, até porque eu não quero! Eu não vivo do futebol! Eu vivo o futebol! É bem diferente! E, como tal, vivo-o à minha maneira. Não é nem mais nem menos correcta. É a minha maneira de ver!

E o Jesualdo, pode ter muitas qualidades, mas não tem as fundamentais para ser treinador do Porto. Desculpem lá... é a minha opinião!

Amo-te, Porto!
Anónimo disse…
Caríssimos, há dois tipos de pessoas.

Umas, levam uma vida monocromática, presos a ideais ou religiões, com os quais não se podem brincar.

Outras, entre as quais me incluo, levam a vida de forma mais colorida, isto é, sem retirar importância aos assuntos, não se vive todos os problemas como sendo de vida ou morte.

Eu gosto de brincar com as coisas sérias, porque é com as coisas sérias que se deve brincar. Ao brincar com as coisas sérias, estamos a relativizar, a racionalizar.
Não quis, de modo algum, diminuir o Hélton, mas não pude deixar de fazer uma caricatura do jogo.

Estou é farto de ver tanta gente acusar-me de ser teimoso, de ser burro, de ser nojento, de não ser um bom portista, de não perceber nada de futebol, quando devo ser das pessoas mais "liberais" neste mundo da blogosfera. O principal contra-argumento de quem me critica passa pelo "obrigar-me" a estar sempre e incondicionalmente com o grupo, com o clube. EU ESTOU INCONDICIONALMENTE COM O GRUPO!!! NÃO TENHO É DE DIZER "AMEN" A TUDO, CARAÇAS!!! ACHO QUE POSSO AMAR E CRITICAR...

Não tenho telhados de vidro mas tenho convicções. Tenho sonhos e tenho frustrações. Adorei ver o Porto ontem. Todavia, salvo raras excepções, este Porto, de há 3 ou 4 anos para cá, não me entusiasma! Não entendo porque tenho de ser crucificado por isso.

Enfim, há pessoas que preferem bater nos companheiros e comparar os tamanhos das pilas... perdão, do portismo de cada um!

Peço desculpa, mas ninguém me ensina a sentir nem a ver futebol, até porque eu não quero! Eu não vivo do futebol! Eu vivo o futebol! É bem diferente! E, como tal, vivo-o à minha maneira. Não é nem mais nem menos correcta. É a minha maneira de ver!

E o Jesualdo, pode ter muitas qualidades, mas não tem as fundamentais para ser treinador do Porto. Desculpem lá... é a minha opinião!

Amo-te, Porto!
prata disse…
Guida,(LOL) apesar de não morrer de amores pela foto, custa-me estas comparações que metem medidores de portismo. Nisso concordo plenamente contigo. No resto já sabes que também não morro de amores pela personagem da discórdia...
Anónimo disse…
LOL Riskolas kker dia enganaste e assinas Riskolas num post com Blogger "Miguel87"!! Eu sei bem o quanto gostas do Porto mas tens de entender k és um xato do caraças com o Jesualdo!!LOOL eu também insultei o Helton do piorio e acusei-o de estar a pensar no carnaval brasileiro em vez de estar concentrado no jogo..k era sempre a mesma merda..k há dois anos perdemos por causa dele e n sei k...Mas a verdade é k ele é bom e a caricatura tem piada. Só o perdoei depois de ver o Lisandro falhar escandalosamente akele lance e pensar para mim próprio que a gravidade do frango era igual ao de um ponta de lança k falha um golo dakeles. Com ou sem amor por Jesualdo seremos campeoes europeus e sábado lá estaremos a amar o nosso clube. Há que realçar ainda o mérito do Jesualdo em não ter colocado o Benitez a jogar!!
riskolas disse…
LOL,

Estava no computador dela... mas até ficou giro e ela concorda comigo!

Aí dela, se não concordasse! LOL
Anónimo disse…
26 Fevereiro 2009
Prioridade - cerrar fileiras e apoiar quem nos defende.
Por Miguel Teixeira

No flash-interview a seguir ao jogo no Vicente Calderón uma das questões do jornalista a Jesualdo Ferreira foi se para o ano este estaria no FC Porto. O jornalista podia ter feito 250 perguntas diferentes mas preferiu fazer o trabalho encomendado de tentar desestabilizar o nosso treinador e balneário. A pouco menos de dois meses de terminar a época em Portugal, os jornais não querem saber os motivos do sucesso do trabalho do Professor por este ser o timoneiro de uma equipa que vai em 1º na Liga Sagres, que passou em 1º do seu grupo da LC e que deu um banho de bola em Madrid. Quiseram saber se o Professor teme a substituição por Jesus, Bento ou o Zé da Esquina.

Já devíamos estar habituados a estas encomendas, mas pelo que tenho lido na blogosfera e sobretudo pelas conversas em que participo com outros Portistas, parece que existem adeptos que ainda não perceberam o alcance dos boatos que os media estão a cozinhar. Esta é uma conversa que só interessa ao Benfica. Não interessa ao Sporting porque estes também não estarão interessados no assunto da substituição do treinador. Interessa apenas e exclusivamente aos benfiquistas e alguns de nós vão atrás da cantiga discutindo nomes para um lugar que está ocupado por um treinador Campeão.

Não se discute a substituição de Quique - um treinador medíocre, demasiado valorizado e que treina uma equipa que custou milhões. Os jornais não querem discutir a substituição de um treinador que semana sim, semana não, se oferece a todas as equipas de Espanha. Não querem discutir os erros de casting do pseudo melhor director desportivo do mundo. Não querem discutir as opções tácticas de quem treinando uma equipa que até ver “luta” – e que bem que eles lutam… – pelo titulo nacional joga com autocarros no seu próprio Estádio. Não querem discutir que provavelmente o Benfica para o ano recomeçara a construção das suas habituais equipas maravilha de Agosto. Não querem discutir nada disso. Querem discutir a substituição de Jesualdo. Querem colocar este na reforma antecipada e lançar um boato que fere a equipa que poderá uma vez mais colocar o clube do regime na sua habitual travessia do deserto.

E o que fazem alguns Portistas? Assobiam o nosso treinador Campeão e juntam-se ao coro encomendado pedindo e lançando os nomes que a imprensa lhes serve.

Pois eu, que não sou mais nem menos portista do que ninguém que tenha o Dragão no coração, sou da opinião que Jesualdo deve ficar mais uma época. Quero a continuação do bom trabalho. Quero que o processo evolutivo de alguns jogadores como Cissokho , Hulk , Rodriguez , Rolando, Fernando, Guarín, Rabiola, Diogo Viana, Stepanov, Ventura e outros esteja nas mãos dele. Não quero uma razia do plantel no próximo ano. Não quero novas ideias, novos jogadores, novas estratégias. Quero Jesualdo. Não quero o Jesus, o Bento ou o Zé da Esquina. Quero o Jesualdo. Quero estabilidade na direcção técnica.

À SAD, mais do que nós, compete oferecer essa estabilidade. Compete definir o futuro próximo, apoiando quem lá está e não promovendo com o silencio outros treinadores que aparentemente vendem mais jornais com as suas tiradas do "isto mete nojo". O silêncio da SAD em relação a esta matéria – já nem falo de outros assuntos – ajuda a que os media continuem o seu trabalho de desestabilização. É premente uma posição de força e não míseras labaredas lançadas para o ar. É necessário que a nossa política de comunicação seja mais assertiva, combativa e que meta esta gente no seu lugar. É tempo de cerrarmos fileiras contra o inimigo. É tempo de sermos novamente o FC Porto que não se calava perante as injustiças, as campanhas corrosivas dos media ou o veneno dos corruptos encarnados.

Mas cala-se. Pede-se a Jesualdo que defenda o bom nome do FC Porto, que treine, que seja campeão, que chegue aos Quartos de Final da LC, que vença a Taça de Portugal e a Taça dos feijões. A Jesualdo pede-se tudo, inclusive que defenda uma estabilidade que está a ser minada até por dentro. Sabemos que alguns empresários já andam mandatados para trazer mais contentores. Sabemos que estes querem saber quem será o próximo treinador para começar o seu lobbie, avançar com as luvas e sugestões de jogadores.

Sabemos que eles têm de saber. Os vídeos tem de ser feitos e as capas de jornais têm de ser compradas para lançar contratações para a ribalta. Sabemos isso tudo. A SAD sabe mas parece não querer saber. A SAD tem deixado que nos chamem de corruptos. Agora, em pleno mês de Fevereiro, vai deixando que se façam previsões sobre a liderança técnica da próxima época. Deixa e não devia deixar. Cala-se e não se devia calar.

Apoiar Jesualdo deve ser a prioridade de todos nós. Apoiar a continuidade de um projecto vencedor, personalizado e combativo.

Deve-se premiar o campeão. Deve-se ajudar quem nos tem defendido contra tudo e contra todos em matérias que nem são da sua responsabilidade. Deve-se. Deve-se. Deve-se, porque lhe devemos isso.

O meu treinador para a próxima época? Jesualdo Ferreira.

PS.1 – escolhi este assunto porque sei aquilo que nos estão a preparar através das "Cofinas". Não serei o único, pelo que já era tempo de os outros que sabem, os que decidem, os que gerem os destinos do nosso Clube meterem mão nos boatos que para aí andam. É tempo de defender quem nos tem defendido. É tempo de cerrar os dentes. As capas que estão a ser preparadas em Lisboa vão dar razão a esta minha opinião. Serve para estarmos todos alerta. Unidos em redor do nosso treinador e não ansiando por outros que ainda não ganharam "nada" e que actualmente defendem outros emblemas. Para esse peditório não largo nem mais uma moeda. Fica o alerta. Espero que este texto sirva para ajudar a colocar uma pedra no assunto.

PS.2 – fiquei de abordar o assunto FCP TV, mas compromissos profissionais têm-me impedido de escrever com a assiduidade que desejaria. Continuo a entender que necessitamos urgentemente de um veículo próprio de informação, feito por Portistas para Portistas. Parece que dentro da SAD começam a existir pessoas que acham o mesmo. Ainda bem. Esperemos que essa seja uma realidade a curto prazo. Quero acreditar que sim.

"portistasdebancada