O Lobo Míope à caça de pérolas

Esta semana estreamos uma nova rubrica neste maravilhoso espaço cibernético dedicado, sobretudo, aos portistas mas, também, a todos os outros adeptos de outros clubes que querem perceber o que é amar o Porto, viver o Porto, sentir o Porto, etc, etc, etc. No fundo, o que importa é o FC Porto!

O objectivo desta rubrica é fazer uma prospecção de eventuais reforços para a equipa de futebol que tanto nos apaixona.

Sou um leigo mas adoro futebol e confesso que, na minha opinião, há todo um conjunto de jogadores que pegariam de estaca na nossa equipa. Outros há que podem ser boas alternativas a médio prazo.

Assim, nesta primeira aparição sugiro-vos dois nomes que vêm despontando no futebol europeu.

O primeiro, chama-se Marc Janko, é ponta-de-lança e joga no Red Bull Salzburg, da Áustria.
Marc Janko tem 25 anos, estando, ainda, na fase ascendente da sua carreira. Mede 1,96m mas não deixa de ser um atleta que sabe tratar bem a redondinha com ambos os pés, sendo fortíssimo no jogo aério. Esta época, em 20 jogos, já marcou 30 golos(!!!!) no campeonato austriaco. Faz parte do plantel do Red Bull Salzburg desde 2005 e totaliza 45 golos em 58 jogos, ou seja, esta é a sua época de explosão! Na selecção austríaca, conta com 7 participações coroadas com 3 golos. 

Obviamente, não é um jogador que encaixe no actual sistema do FC Porto. De qualquer modo, eu não gosto do actual sistema do FC Porto e um treinador do FC Porto tem de brilhar com os jogadores que lhe dão. O actual, ao invés, só se safa se lhe derem jogadores com determinadas características e não vou falar agora do posicionamento do Hulk e do Rodriguez, por exemplo.

O FC Porto não tem nenhum jogador com presença na área. Não temos nenhum jogador que prenda os 2 centrais adversários, que permita que os extremos ou os médios possam criar situações de 1 para 1, com todas as vantagens que daí advêm.

Sugeri este jogador a um dirigente do FC Porto no final do ano transacto. Adorava que o meu conselho fosse tido em consideração... Não sou é empresário nem tenho quaisquer interesses financeiros numa eventual transacção...

Marc Janko tem sido apontado como possivel reforço de clubes britânicos, tendo-se falado, com alguma insistência, no seu ingresso no Blackburn Rovers, a troco de cerca de € 7M. Muito sinceramente, não me parece demasiado... especialmente se tivermos em conta os investimentos mais recentes.

Para vos aguçar o apetite junto um video, bem longo, por sinal!




O outro artista da semana chama-se Alessandro Rosina e joga no Torino, de Itália. Trata-se, indubitavelmente, de mais um grande talento italiano, com apenas 23 anos e que já conta com participações na formação principal da Squadra Azzurra!

É um jogador formado nas camadas jovens do Parma, tendo-se transferido para o Torino, em 2005. É um #10 moderno, extremamente veloz, hábil e um canhoto por excelência. Pode fazer qualquer posição no apoio ao ponta-de-lança, seja como médio organizador ou extremo. Apesar de canhoto, tende a caír na faixa direita do ataque do Torino. Além do mais, é um exímio marcador de bolas paradas. Ou seja, mais um tipo de jogador que não temos no plantel, desde a saída de Anderson para o Manchester United. Sim, todos sabemos que o Jesualdo não aprecia este tipo de jogador mas nós, adeptos apreciamos, e muito!
Pelos vistos, esteve próximo de ser emprestado aos gunners no último período de transferências.
O valor de mercado do Rosinaldo rondará os €12M o que, atendendo a que se trata de um jogador com muitos jogos de Serie A, não é um valor por aí além, podendo sempre ser equacionada a aquisição parcial do seu passe, ou um empréstimo com opção de compra.






Temos de ter em atenção que o FC Porto é o clube com mais presenças nas Champions e todos os jogadores do Mundo querem jogar na Champions! Eu não me importo nada que o FC Porto seja um clube de passagem para os melhores talentos mundiais. Não me incomoda nada que estejam 2 anos de dragão ao peito antes de darem o salto para um colosso equivalente mas com muito maior poderio financeiro, bem como, para uma liga menos vermelha...


Em jeito de conclusão, eu tenho sérias dúvidas na presença de Lucho e Licha no nosso plantel na próxima época e não tenho a mínima dúvida que estes dois elementos seriam excelentes substitutos!


P'ra semana há mais! Aúúúúúúúúú!

Comentários

Pispis disse…
Mt bom Riskas! Pensei q ias falar do Orlando Sá ou do Néné mas estou a ver q já passaste fronteiras :-)

O austríaco vinha preencher uma lacuna no plantel porque de facto não temos ninguém com presença na área, e com 1,96 não lhe faltaria presença... isto se n for outro Hugo Almeida :-)

Qt ao Rosina, ele até podia valer só 5 milhões mas às propostas q ele já deve ter não acredito q ele queira vir para o Porto... e com isto n estou a menosprezar o nosso clube mas sim a liga de caca q temos...
prata disse…
Também gostei! Achei especialmente ambicioso apresentares já dois jogadores logo à primeira.

Quanto ao Janko, já conhecia há uns meses, visto que se começou a falar muito dele quando começou a marcar a torto e a direito. São jogadores que apesar de jogarem em Ligas medíocres se percebe que podem vingar nas melhores Ligas. Cá então... Na mesma altura no ano passado falava-se muito de um tal de Felipe Caicedo que agora está tapado e mal, no Manchester City. Sempre que o vi jogar a titular marcou. Mas parecem jogadores que não podem escapar a Ligas como a Inglesa e sobretudo a Alemã que normalmente não deixa escapar as estrelas destes campeonatos da zona como o austríaco, o suíço, o checo, o polaco, etc. Sobretudo ao nível salarial, é impossível competir e não vamos entrar em loucuras salariais como tem acontecido com o Benfica... Veremos as repercussões que terá uma segunda não qualificação para champions desse clube. Terá de vir outra vez a Câmara de Lisboa e a Ministra das finanças dar um empurrãozinho... Como não podemos contar com nada disso apenas poderemos chegar a estes jogadores em jogadas de antecipação e não seria esse o caso com Janko já que todos os clubes têm espaço para um bom cabeceador que remata forte com os dois pés...

O mesmo se pode dizer de Rosina. Este jogador está à vista de toda a gente e é um crime lesa futebol, que ninguém o resgate para um clube de maiores dimensões. Mas no próximo defeso não deve escapar.

Mas tentar não custa e se algo ficou claro nos últimos jogos em casa é que a equipa precisa de ser reforçada na frente.
prata disse…
Por falar em jogadas de antecipação, tentamos fazê-lo com este tal de Jakubov. Parece ter as mesmas características mas nunca mais ouvi falar no moço...
Lamas disse…
O Lobo Miópe aparece em grande estilo...

Focaste dois jogadores que fazem falta ao FCP, mas possivelmente, em ambos casos, não têm lugar neste FCP...

Um gajo fixo para jogar em contra ataque não dá muito jeito e um número 10, que tanto precisamos para pensar o jogo, parece também não ser o género do Mister Jesualdo... se assim fosse já tinha transformado Ibson num novo Deco...

E o italiano ainda tem o pormenor das bolas paradas, que tanto nos faz falta...

Quanto à realidade, o austriaco, até parece ser possível, mas viste se o empresário dele era argentino?

O italiano vai, certamente, continuar na liga deles, mas num clube decente...

Riskas, parabéns pela rubrica... vai ser um prazer lê-la semanalmente (pressão positiva)...
prata disse…
Não te preocupes que matéria prima não há de faltar... Já imagino que o Lobo Míope tenha estado de madrugada a seguir a par e passo o torneio Sul-Americano sub-20... LOL
Tony Silva disse…
Isto dos videos tem muito que se lhe diga... o "Tecla" tb é um jogador do crl no YouTube :)
no entanto gostei da movimentação do Janco por exemplo no (salvo erro) terceiro golo, um que ele marca de pé esquerdo à entrada da área.

O Rosina é muito bom! Jamais sairá de Italia e se por acaso sair será para Inglaterra.
Mocho Astuto disse…
desculpem o off-topic
Pinto da Costa não vai a julgamento no caso da fruta.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1142929
prata disse…
Ficará a faltar o arquivamento do dos chocolatinhos. Ai Mizé...
Lamas disse…
E por falar em reforços...

Duda... nascido e criado na Invicta a poucos metros das Antas... Já era tempo...
miguel87 disse…
Já tá tudo dito... o ponta de lança não é para equipa actual (mas tenho fé que o treinador actual não seja para a futura equipa) e o Rosina é caro demais.
Ah, e conhecia o italiano de ser meu jogador no PES2008 :)) rápido e bom drible.

O Duda ainda no ano passado se ofereceu todo ao Porto, mas o processo de naturalização argentina parece que não ficou feito a tempo...
O austriaco parece bom e está dentro dos parámetros do F.C.Porto.
Também acho que precisamos de um ponta-delança, alto, forte, com bom jogo de cabeça...e se for bom com os pés, melhor.

Sobre o Rosina...esqueçam!

Mas não podemos esquecer a formação e eu lançava já o Josué na equipa principal. Não tem medo, é valente, tem técnica, um belo pé esquerdo, e é daqueles ranhetas do Candal, habituado a jogar nos bairros, a levar porrada e não reclamar...

Teve uma evolução extraordinária.

Um abraço
miguel87 disse…
Concordo com o Vila Pouca e eu até estava para comentar aqui que antes de irmos gastar aos 7 e 10 milhoes deveriamos tratar de reforçar o plantel com o que já temos: Ibson, Vieirinha, H.Barbosa, B.Gama, Pitbull por ex. (do Paulo Machado diz-se que já foi vendido ao St. Etiene, o q a ser verdade é uma lástima).

Sobre o Josué, volto a concordar plenamente, mas há um reparo a fazer: ele foi para o Candal emprestado pelo Porto como junior de 1º ano, isto apenas porque o Porto tinha o plantel junior repleto, mas aperecebendo-se do valor do jogador, tratou de resgata-lo novamente para o plantel dos juniores, em dezembro.
Pelo meio ainda há uma tentativa do benfica em vir rouba-lo, o que originou a quebra do protocolo entre o Porto e o Candal para emprestimos de jogadores das camadas jovens.

Quem o conhece já me tinha dito que é um craque, e os poucos promenores que mostrou em alvalade parecem confirmar isso mesmo.
miguel87 disse…
Ainda sobre os emprestados:
Mario Bolatti no Huracán, 1 jogo, 90 minutos, 1 cartão amarelo, 1 golo da vitória...

http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=689928
prata disse…
Marcou de cabeça na estreia...

http://www.youtube.com/watch?v=39ipv7e7Jx4&feature=related

Tal não implica que goste do jogador. Muito lento.

Paulo Machado acho que foi exercida a opção. Como pode ser exercida em relação a Pelé...

Josué parece jeitoso mas muito fragilzinho... Como não cosigo ver os jogos da intercalar não conheço bem mas em alvalade foi o melhor dos jovens com bons pormenores até na marcação de bolas paradas.
Tony Silva disse…
Segundo me constou o Pelé é muito amigo da noite, daí a "dispensa"/empréstimo.
Tony Silva disse…
Miguel, tb já conhecia o Rosina, não do PES mas do Football Manager. :)

Logo na primeira epoca é contratado pelo Inter de Mourinho :)
Prata disse:Josué parece jeitoso mas muito fragilzinho...

Mas que é isso ó Prata?! e o Rui Barros e o Frasco...além disso, está muito mais forte fisicamente do há tempos atrás.

Um abraço
prata disse…
Preciso de ver mais desse Josué para opinar melhor. só aí poderei ver se é um daqueles baixinhos sempre-em-pé...
Anónimo disse…
13-02-2009 LABAREDAS

Castiguem-nos!

O Labaredas não ficou indiferente ao ruído do histerismo: «Castiguem!». Numa manhã marcada pela falta de equidade jornalística – as manchetes só servem para punições prévias e «esquecem» os arquivamentos de processos -, os pasquins do costume dão eco a tentativas amorfas de fazer queixinhas. É uma espécie de estrebuchar desesperado.

Melhor que qualquer psicólogo, sentenciam intenções, tornam-se especialistas em motricidade e vestem a pele dos juízes. Faz parte do desatino, da manipulação, da falta de jeito. Pelo Labaredas, está tudo bem. Castiguem-nos!

Peçam castigos por sermos os melhores, por sermos Tricampeões, por sermos admirados além fronteiras. Força! O F.C. Porto, o Estádio do Dragão, o Rio Douro. Castiguem tudo! Castiguem a Torre dos Clérigos, que está ali há anos, acampada, em fora-de-jogo, claramente adiantada em relação à penúltima árvore do Jardim da Cordoaria. Queixem-se à vontade, clamem pela justiça que mais vos aprouver. Nós vamos continuar a ganhar!
Anónimo disse…
Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2009
Quase quatro milhões desaparecidos

Manda a justeza e o rigor que faça um novo post para emendar um anterior, que remetia para uma notícia de O Jogo Online no passado dia 11. É que o Expresso Online de hoje destaca uma peça da Agência Lusa, também de hoje, que ressalva e rectifica os números da notícia anterior, embora ambas com a mesma fonte: a empresa alemã de marketing "Sport+Markt". E o que dizem as notícias de hoje? Que afinal há 2,2 milhões de adeptos benfiquistas em Portugal, 1,3 de portistas e 1,1 de sportinguistas.
São, porém, números que reforçam a minha opinião. Nada me move contra o Benfica, nem contra o Sporting e apenas uma saudável irracionalidade - como todas as paixões o são - me move a favor do meu clube, o FC Porto. Mas são números que, enquanto cidadão e nortenho, me fazem reflectir sobre o excesso de zelo para com as virtudes dos vermelhos de Lisboa e o excesso de desconfiança para com as virtualidades dos azuis/brancos do Porto.

Trabalhei em jornais durante mais de 20 anos, permaneço ligado ao mundo da Comunicação e do Marketing e passo a vida a ouvir - aquilo que não se diz declaradamente aos leitores e aos consumidores - que os operadores neste mercado devem dar maior protecção ao Benfica pois tem "muitos mais adeptos". Tantos "mais" que os privilégios de comunicação e marketing deveriam estar tão concentrados na Luz como as vacas são sagradas na Índia.

Ora, com estes números, a coisa parece que não tem que ser necessariamente assim. As "contas" estão equilibradas. E eu pergunto? Será que vale a pena menosprezar e tratar como provincianos mais de um milhão a Norte, e ser condescendente e paternalista com o outro milhão verde a Sul?
Tenho para mim que estes números, finalmente números conseguidos com rigor e ciência, poderão mudar a forma de olhar as coisas, poderão transformar-se numa ferramenta essencial para compreender melhor o fenómeno desportivo português. Para o bem ou para o mal.

PS. Agora importa perceber quais foram os critérios que prevaleceram nos questionários e interpretações do estudo do INE! Lembro-me de ter um professor que dizia: levei um frango para casa. Lá somos quatro. Comi o frango sozinho. Estatisticamente, cada um de nós comeu um quarto de frango... Como Português e Portuense, estou um bocado farto de inquéritos que só dão algumas possibilidades de resposta... a que depois chamam estudo!!!
IN Rock Santeiro