quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O LOBO MÍOPE DIZ... BAFETIMBI GOMIS


Depois de uma estreia em cheio, com as sugestões Marc Janko (voltou a marcar este fim de semana, no regresso da Liga Austríaca - contínua a ser uma bela aquisição e perfeitamente ao nosso alcance) e Rossina, fiz uma comparação directa entre os modelos de gestão do FCP e do Lyon.

Hoje, volto a sugerir potenciais reforços para a nossa equipa.

Bafetimbi Gomis é um jogador que me enche as medidas há 2 anos e é um jogador que eu julgava que, a esta hora, já estaria fora do AS Saint Ettiene, sobretudo, após a chamada ao Euro 2008.

Conhecido como o "novo Drogba", Gomis tem apenas 23 anos e já conta mais de 130 jogos pelo Saint Ettiene, onde já marcou 32 golos. Pela selecção francesa, tem 4 internacionalizações A e 2 golos, curiosamente, marcados na estreia... facto só alcançado por Zizou!
É, de facto, um jogador à imagem do menino bonito do Zé Mourinho. Tem 1,84 e é bastante forte e veloz.

No entanto, joga numa equipa fraquissima, onde tem brilhado o nosso Paulo Machado. O ASSE está no 18º lugar na Ligue 1, com 22 golos marcados em 25 jogos, dos quais, Gomis marcou 7.

Trata-se, claramente, de um jogador em sub-rendimento e esta época será a úlima oportunidade de o contratar. Depois, o seu caminho será Premier League ou Itália, uivo eu...

Feita a apresentação, vou desviar-me um pouco do tema e fazer uma observação que julgo ser pertinente. Porque não fazemos mais negócios com os clubes franceses??? Este ano, fomos buscar o Guarín, no qual deposito, ainda, grandes esperanças. Todavía, trata-se de um mercado deveras interessante, muito evoluído e acessível aos nossos bolsos, exceptuanto jogadores do Lyon e, talvez, Marseille, Bordéus e PSG.

Lá, como cá, há excelentes jogadores em clubes de menor dimensão. Escusado será dizer que a escola francesa é óptima e os clubes ingleses, nomeadamente o Arsenal, têm aproveitado este filão.

Nesse sentido, tenho observado o Gignac que, com 15 golos apontados ao serviço do Toulouse (27 golos), é o melhor marcador do campeonato. Pelo que vi dele, não é um jogador que me atraia mas é um exemplo do que escrevi nos parágrafos anteriores. Gignac é o substituto de Elmander que foi para a Premier League... Ou seja, mais um bom jogador que nos escapou.




Tenho insistido em jogadores para o ataque porque é uma posição onde não temos alternativas ao Hulk e ao Licha e, muito francamente, não sei como vai correr a próxima janela de transferências. Há meio mundo interessado no Licha, o Licha deve andar desagradado com a rábula da (não) renovação do contrato e, actualmente, Hulk já fará parte dos livrinhos de muitos olheiros de topo.

Conto com Rentería, gostava imenso de ver o Marc Janko na nossa equipa e, dependendo de eventuais vendas de passes de atletas do FCPorto, Gomis seria a minha 3ª opção.

Finalizando o post desta semana, e depois de uma péssima exibição de Hélton em Madrid, gostaria de me pronunciar acerca da possível contratação do Beto. Discordo! Na minha opinião (sou eu que escrevo, por isso, dou a MINHA opinião) Eduardo é muito melhor guarda redes e a minha aposta para a baliza na próxima época. Ventura, deveria ser emprestado a um clube da Liga Sagres para rodar... quiçá ao Braga.

Aúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúú

15 comentários:

policy10 disse...

Gostei das comemoraçoes dos golos... uma cena q o porto tá em defice!! parecem uns parvos a correr atras uns dos outros... este tem cenas maradas!! gosto...

miguel87 disse...

O Gomis já é muito falado desde a 1 ou 2 anos, por isso duvido que esteja ao alcance do Porto, simplesmente porque a concorrencia para contrata-lo não deve dar hipotese (basta uma equipa do meio da tabela inglesa para bater o Porto ás libras).
Mas que é um grande jogador, isso não parece haver dúvidas.

Quanto ao guarda redes vou discordar por duas razoes: 1º porque prefiro o Ventura, há grandes (e reais) expectativas em relação a ele e o Vitor Baia com a idade dele já era titular, por isso não acho bem que se esteja a adiar o seu "lançamento" e 2º porque tenho que discordar com alguma coisa contigo, senão vão continuar a pensar que não existo! LOL

Artur disse...

Hoje vou concordar com o Miguel87 e com o Riskolas. Quando o Helton sair do Porto e eu espero k fike por mais uns dois anos tem de ser dado o lugar ao Ventura que já demonstrou ter grandes capacidades. A contratar que seja o Eduardo.

prata disse...

Discordo ligeiramente. Gomis seria a minha primeira opção. Incrível como ainda ninguém lhe pegou. Um pouco como o que aconteceu com Huntelaar. Grande jogador esquecido na liga holandesa e agora contratado para não sair do banco do Real Madrid. Para isso mais vale irmos lá nós busca-los. Fariam tanto jeito... Concordo que o filão francês está mal aproveitado. Lembro-me quando há anos o Norton de Matos, que não considero nada bom treinador, foi buscar uns 5 jogadores à segunda liga Francesa e logo pôs a equipa do Setúbal a lutar pela Uefa.

Quanto ao guarda-redes, gosto muito dos dois mas, perdoa-me Pis. Considerando que as capacidades são semelhantes prefiro um guarda-redes mais alto. Jesus disse isso e incomodou muito os leixonenses, mas concordo. Ventura é para rodar. Nada me faz crer que possa entrar de caras na equipa. Antes pelo contrário. Agora, o Eduardo é mais caro...

xandreazevedo disse...

St. Étienne, em posição difícil no fundo da tabela...Paulo machado volta ...

Anónimo disse...

26 Fevereiro 2009
Prioridade - cerrar fileiras e apoiar quem nos defende.
Por Miguel Teixeira

No flash-interview a seguir ao jogo no Vicente Calderón uma das questões do jornalista a Jesualdo Ferreira foi se para o ano este estaria no FC Porto. O jornalista podia ter feito 250 perguntas diferentes mas preferiu fazer o trabalho encomendado de tentar desestabilizar o nosso treinador e balneário. A pouco menos de dois meses de terminar a época em Portugal, os jornais não querem saber os motivos do sucesso do trabalho do Professor por este ser o timoneiro de uma equipa que vai em 1º na Liga Sagres, que passou em 1º do seu grupo da LC e que deu um banho de bola em Madrid. Quiseram saber se o Professor teme a substituição por Jesus, Bento ou o Zé da Esquina.

Já devíamos estar habituados a estas encomendas, mas pelo que tenho lido na blogosfera e sobretudo pelas conversas em que participo com outros Portistas, parece que existem adeptos que ainda não perceberam o alcance dos boatos que os media estão a cozinhar. Esta é uma conversa que só interessa ao Benfica. Não interessa ao Sporting porque estes também não estarão interessados no assunto da substituição do treinador. Interessa apenas e exclusivamente aos benfiquistas e alguns de nós vão atrás da cantiga discutindo nomes para um lugar que está ocupado por um treinador Campeão.

Não se discute a substituição de Quique - um treinador medíocre, demasiado valorizado e que treina uma equipa que custou milhões. Os jornais não querem discutir a substituição de um treinador que semana sim, semana não, se oferece a todas as equipas de Espanha. Não querem discutir os erros de casting do pseudo melhor director desportivo do mundo. Não querem discutir as opções tácticas de quem treinando uma equipa que até ver “luta” – e que bem que eles lutam… – pelo titulo nacional joga com autocarros no seu próprio Estádio. Não querem discutir que provavelmente o Benfica para o ano recomeçara a construção das suas habituais equipas maravilha de Agosto. Não querem discutir nada disso. Querem discutir a substituição de Jesualdo. Querem colocar este na reforma antecipada e lançar um boato que fere a equipa que poderá uma vez mais colocar o clube do regime na sua habitual travessia do deserto.

E o que fazem alguns Portistas? Assobiam o nosso treinador Campeão e juntam-se ao coro encomendado pedindo e lançando os nomes que a imprensa lhes serve.

Pois eu, que não sou mais nem menos portista do que ninguém que tenha o Dragão no coração, sou da opinião que Jesualdo deve ficar mais uma época. Quero a continuação do bom trabalho. Quero que o processo evolutivo de alguns jogadores como Cissokho , Hulk , Rodriguez , Rolando, Fernando, Guarín, Rabiola, Diogo Viana, Stepanov, Ventura e outros esteja nas mãos dele. Não quero uma razia do plantel no próximo ano. Não quero novas ideias, novos jogadores, novas estratégias. Quero Jesualdo. Não quero o Jesus, o Bento ou o Zé da Esquina. Quero o Jesualdo. Quero estabilidade na direcção técnica.

À SAD, mais do que nós, compete oferecer essa estabilidade. Compete definir o futuro próximo, apoiando quem lá está e não promovendo com o silencio outros treinadores que aparentemente vendem mais jornais com as suas tiradas do "isto mete nojo". O silêncio da SAD em relação a esta matéria – já nem falo de outros assuntos – ajuda a que os media continuem o seu trabalho de desestabilização. É premente uma posição de força e não míseras labaredas lançadas para o ar. É necessário que a nossa política de comunicação seja mais assertiva, combativa e que meta esta gente no seu lugar. É tempo de cerrarmos fileiras contra o inimigo. É tempo de sermos novamente o FC Porto que não se calava perante as injustiças, as campanhas corrosivas dos media ou o veneno dos corruptos encarnados.

Mas cala-se. Pede-se a Jesualdo que defenda o bom nome do FC Porto, que treine, que seja campeão, que chegue aos Quartos de Final da LC, que vença a Taça de Portugal e a Taça dos feijões. A Jesualdo pede-se tudo, inclusive que defenda uma estabilidade que está a ser minada até por dentro. Sabemos que alguns empresários já andam mandatados para trazer mais contentores. Sabemos que estes querem saber quem será o próximo treinador para começar o seu lobbie, avançar com as luvas e sugestões de jogadores.

Sabemos que eles têm de saber. Os vídeos tem de ser feitos e as capas de jornais têm de ser compradas para lançar contratações para a ribalta. Sabemos isso tudo. A SAD sabe mas parece não querer saber. A SAD tem deixado que nos chamem de corruptos. Agora, em pleno mês de Fevereiro, vai deixando que se façam previsões sobre a liderança técnica da próxima época. Deixa e não devia deixar. Cala-se e não se devia calar.

Apoiar Jesualdo deve ser a prioridade de todos nós. Apoiar a continuidade de um projecto vencedor, personalizado e combativo.

Deve-se premiar o campeão. Deve-se ajudar quem nos tem defendido contra tudo e contra todos em matérias que nem são da sua responsabilidade. Deve-se. Deve-se. Deve-se, porque lhe devemos isso.

O meu treinador para a próxima época? Jesualdo Ferreira.

PS.1 – escolhi este assunto porque sei aquilo que nos estão a preparar através das "Cofinas". Não serei o único, pelo que já era tempo de os outros que sabem, os que decidem, os que gerem os destinos do nosso Clube meterem mão nos boatos que para aí andam. É tempo de defender quem nos tem defendido. É tempo de cerrar os dentes. As capas que estão a ser preparadas em Lisboa vão dar razão a esta minha opinião. Serve para estarmos todos alerta. Unidos em redor do nosso treinador e não ansiando por outros que ainda não ganharam "nada" e que actualmente defendem outros emblemas. Para esse peditório não largo nem mais uma moeda. Fica o alerta. Espero que este texto sirva para ajudar a colocar uma pedra no assunto.

PS.2 – fiquei de abordar o assunto FCP TV, mas compromissos profissionais têm-me impedido de escrever com a assiduidade que desejaria. Continuo a entender que necessitamos urgentemente de um veículo próprio de informação, feito por Portistas para Portistas. Parece que dentro da SAD começam a existir pessoas que acham o mesmo. Ainda bem. Esperemos que essa seja uma realidade a curto prazo. Quero acreditar que sim.

"portistasdebancada

Pispis disse...

Acabadinho de chegar de Madrid e ainda a tentar colocar-me ao corrente de tudo, eis q me deparo c a questão Eduardo Vs Beto :-)

Eduardo é bom gr, Beto tb o é, mas prefiro 1000x q continue no Leixões pk garante mt e mt pontos logo à partida. Inacreditável é n ser reconhecido pelo seleccionador, optando por um Daniel do Bochum... Qt ao Eduardo lembro-me duma excelente exibição dele contra o Porto no novo estádio de Aveiro q por acaso tb fui ver ao vivo em q o Meireles marcou um golaço :-)

Por último referir o ambiente no Vicente Calderon e o fantástico apoio dos adeptos a Helton no recomeço do jogo... só foi pena n estarmos a pensar já nos 4º e no possível enquadramento das meias :-)

dragao vila pouca disse...

Mas ó Riskolas, será que o F.C.Porto já não tentou o Gomis? Pergunto eu que sou leigo na matéria...

Um abraço

riskolas disse...

Caro Dragão Vila Pouca, não faço ideia.

Não sei com quem eles falam ou quem tentam contratar.

Este é um blog aberto a discussão.

Digamos que é um café sem álcool! :)

Não sou nenhum Freitas Lobo e, por isso, cinjo-me aos poucos jogadores que conheço.

Mas sou gajo para dizer que duvido que o Porto tenha tentado o Gomis. O ASSE deve pedir cerca de de 13 a 15 milhões de euros o que está perfeitamente ao nosso alcance, ou adquirindo 50% do passe, ou não comprando 1 Farias + 1 Bolatti + 1 Stepanov, certo?

E não tinhamos de lhe pagar um salário igual à soma do dos 3!

xandreazevedo disse...

O Freitas lobo é um teórico gostava de ver no terreno...comentar no sofá é fácil gerir uma equipa e balneário diariamente ....é complicado

Anónimo disse...

F.C.Porto, vítima da sua competência, organização e profissionalismo.





Se em vez de verem no F.C.Porto, o império do mal, um clube tenebroso, capaz das tramas mais diababólicas e parassem para pensar... Se em vez de terem a cabeça cheia de mentiras, muitas vezes repetidas e reflectissem, sobre o seu anti-portismo primário, muitos veriam claramente, a excelência da organização, a competência, a dedicação e o profissionalismo, do futebol portista e veriam mais: a capacidade para antecipar os acontecimentos. Vem isto a propósito da gritaria que já vai por aí, sobre o facto, primeiro: pedido de antecipação do jogo contra o Sporting, para a Liga Sagres. Depois, o adiamento do jogo da Taça de Portugal, contra o Estrela da Amadora.
Vamos por partes: depois de ter passado às meias-finais da Taça, se o possível adversário do Tricampeão, fosse ou o Estrela ou outra equipa - excluindo Benfica e Sporting, porque jogam esse fim-de-semana a final da Taça da Liga -, com quem o F.C.Porto mantém boas relações, é óbvio, que o clube da Invicta, teria procurado que o jogo fosse a 22 de Março, data em que não há jogos oficiais, para além da disputa do Troféu Carlsberg e não necessitaria de antecipar o jogo contra a equipa leonina, para o próximo sábado. Jogaria naturalmente no domingo e continuaria a ter mais 24 horas de descanso em relação à equipa de Paulo Bento. Como havia a possibilidade de o adversário ser o Vitória de Guimarães - até era o favorito - e como é público, o F.C.Porto não tem, nem quer ter, nenhum tipo de relacionamento com o clube da Cidade Berço, os Dragões trataram de antecipar para sábado, o jogo contra os leões.
Estas coisas têm de ser feitas com tempo e não em cima da hora. Por isso o jogo da Liga Sagres é sabado e não domingo. Já não se pode voltar atrás, mas como nas meias-finais da Taça de Portugal ainda havia a possibilidade de adiar para 22 de Março e como o Estrela esteve de acordo...tudo bem, tudo legal, tudo cristalino e tudo transparente...menos para aqueles que vêem fantasmas em tudo que se relaciona com o F.C.Porto.
Continuem a ver a árvore e não a floresta. Continuem a pensar que os culpados das vitórias de F.C.Porto, são os árbitros, o sistema ou tudo que quiserem...vão, não tenham dúvidas, continuar a olhar para cima e a ver, no alto do pódio, o Dragão e a sua Imensa Chama...Podemos até, circunstancialmente, perder, mas a regra será: F.C.Porto em 1º e depois os outros...

Blogue dragãoatéàmorte

Artur disse...

Quantos golos faria este homem no St Etiene????
http://www.youtube.com/watch?v=yzDJR5VS9CU

Anónimo disse...

O "tratamento" que a rtp, dá ao FCP, merece uma tomada forte de posição do FCP???!!!

Anónimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ commander cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis generique
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis acquistare
http://preciocialisgenericoespana.net/ precio cialis

Anónimo disse...

http://prixviagragenerique50mg.net/ viagra generique
http://prezzoviagraitalia.net/ acquistare viagra
http://precioviagraespana.net/ precio viagra