Tinham pedido um banco forte?
Poderia optar no título pelo o trocadilho fácil com o nome do MVP de ontem e com o verbo fazer. Não poderão esperar essas brejeirices da minha parte. Seria demasiado óbvio e não o Faria. Prefiro antes pegar na questão do banco. Na semana passada muitos foram os que deram uma importância muito grande à falta no banco, sobretudo de opções ofensivas, sobretudo quando comparado com o do Benfica. Eu preferi falar da falta de intensidade que manifestamos a espaços e da fraca gestão de ritmos de jogo que temos tido. É óbvio que é problemático precisar de abanar o jogo numa partida em casa e ter apenas um avançado e um extremo no banco. Pior ainda se forem os patinhos feios dos adeptos. Ora Jesualdo percebeu isso e resolveu fazer a vontade a esses adeptos: «Queriam um bom banco de suplentes? Cá Têm!» Tínhamos um banco com Guarín, Tommy Costa, Lisandro e Rodriguez. Quem dera a muitos. Pena é que o jogo era para ganhar. Pena que o problema maior não seja a falta de banco… Pena sobretudo, que continuemos a jogar durante 30 minutos para depois descansar.
Vá lá que desta fez não faltou a pontinha de sorte que havia faltado nos jogos com o Trofense e Marítimo. Mas foi preciso um golo do adversário para acordarmos. E por essa altura houve uma boa reacção visto que tivemos duas boas oportunidades para marcar o 2-1 antes de o termos concretizado. Mas convém não esquecer que apesar de termos descansado, podíamos tê-lo feito com uma vantagem de 2-0. Não vi na TV e não preciso. Trata-se de um lance tão claro que não será por lances como este que se poderá bradar pela introdução de novas tecnologias no futebol. Tivesse sido validado o golo de Mariano e pouco importaria mais um fogacho de génio daquela loira cachineira no estádio do Dragão. Uso o feminino porque ainda há pouco tempo confessou que falhou em Saragoça como jogador e como homem. Por isso e pela bela permanente que ostenta na cabeça, deduzi que hoje em dia está a tentar vingar como mulher. Percebi também que se trata de uma mulher extremamente promíscua tal era a maneira como apontava para a zona púbica aquando dos festejos do golo.
Vá lá que tudo funcionou como estímulo para que partíssemos para a vitória mas deu toda a ideia que tal não teria sido preciso se não se tivesse poupado tanto. A opção de Farias acabou por correr muito bem visto que está nos 3 golos. Mas o mesmo não poderemos dizer sobre Mariano que, à parte do golo não validado, não fez nada. Ora dado o historial recente nos jogos em casa, valia a pena pôr todas as nossas armas em jogo e como tal, só posso criticar as opções de Jesualdo. Valeu-lhe um Farias a explanar todo o seu futebol, ou seja, uma nulidade completa com o pequeno pormenor de estar nos 3 golos. O seu primeiro é muito bom. Típico de ponta-de-lança a subir lá cima para resolver o jogo. Esperemos que se tenha ganho ali a chave para desbloquear estas coisa complicadas em que se têm tornado os nossos jogos
Para terminar, gostaria de falar sobre o obscuro sistema de venda de bilhetes que há anos vigora no FCPorto. Assim que se soube do sorteio, dois elementos aqui do blog apressaram-se a marcar viagem para Madrid. Boa ideia! Óptima oportunidade para conhecer a cidade e a marcação da viagem a meses de distância permite uma viagem mais em conta através de uma Low Cost. Mas essa era a parte fácil. Difícil seria arranjar bilhete. Pensando nisso resolveram contactar no início do mês de Janeiro responsáveis do FCPorto para saber quando estava prevista a venda dos bilhetes. Tratou-se de um e-mail sem resposta. Mais recentemente insistiram e obtiveram resposta pronta a dizer que já estavam esgotados os 500 bilhetes (Loucura!) que tinham sido postos à venda. Mas já tinham sido postos à venda? Pois… O que vale é que temos sempre disponível uma inflacionada viagem com bilhete através da Agência Cosmos… Que dizer sobre isto? Apenas um lamento: dá a ideia que certos procedimentos no nosso clube não acompanharam a ascensão da equipa a um nível Europeu.
Equipa para Paços de Ferreira (tenho a impressão que Jesualdo vai poupar Hulk):
Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Fernando, Raul Meireles, Lucho e Rodriguez; Hulk e Lisandro.
Comentários
Passem a acompanhar este blog porque muito variado na abordagem aos assuntos do clube e desta vez estão analisadas as contas dos últimos anos com os problemas que já todos tínhamos percebido e mais alguns.
Acho q o exemplo mais significativo da falta de soluções é o facto da 1ª opção ser o Mariano... devem ser poucos os jogadores q tiveram tantas e tantas oportunidades de mostrar alguma coisa e mm sem o fazer continuam a ser das primeiras opções...
Qt aos bilhetes, o mais engraçado é q a Cosmos oferece 3 tipos de viagens: a mais básica é de camioneta, ir-e-vir no mm dia, 120 euros; a mais completa é ir de avião no sábado ou domingo e vir na quarta, 520 euros acho eu... Ora, para quem marcou low-cost na altura do sorteio e reservou hotel para 3 noites e agora tenha de comprar a solução mais básica de 120 euros para ter direito ao bilhete, mesmo assim, fica mais barato cerca de 100 euros q a opção mais completa da Cosmos... Haverá maior chulice do q isto?
Quanto ao jogo, foi mais do mesmo.
Pela primeira vez na vida vou ser, futebolisticamente falando, arrogante e malcriado. Quem acha que o Jesualdo é treinador para o FCPorto é burro! Ou, sendo menos cáustico, não gosta de ver o FCPorto jogar "À PORTO"!
Fazemos 20 minutos interessantes e depois, simplesmente, acabamos. Damos o verdadeiro peido!
E digo mais! Tenho medo de imaginar este Porto sem Hulk! Não reconheço este Lucho! Cada vez mais, acho que, ao fim de 3 anos de clube, deve-se facilitar a saída. Ele não tem a cabeça cá. Não faço ideia das consequências da rábula da renovação do Licha.
Quanto ao Farias, resolveu ontem mas não tem lugar nesta equipa.
Não porque seja mau mas porque a equipa não joga como ele precisa.
Aliás, a equipa não joga! Ando ultra-desanimado! Não há paixão, não há massacre, os adversários não têm medo nenhum!
As conferências de imprensa do Jesualdo são para rir!
Em termos psicológicos, de motivação ele é péssimo!
É bom a fazer, de alguns miúdos com um potencial extraordinário, bons jogadores.
É dos piores treinadores que se sentou naquele banco e no do das Antas...
Quem me dera que fosse para o Sporting!
Ele não sabe o que é o Porto! Esta insistência no Mariano é, no mínimo, ridícula!
E depois, ainda, dizem ao Lobo Míope que não podemos contratar certos jogadores!
Já li noutro blog que estamos a assistir à "benfiquização" do Porto e não discordo...
É triste!... Muito triste!
De qualquer modo, ganhamos e vamos à frente!
POOOOOOOOORTOOOOOOOOOOOOOOOOO!
Quanto ao Jesualdo não gosto!!!!
Mas se a alternativa é vir o Paulo Bento (como já ouvi falarem), então que fique o Jesualdo que é melhor assim. Ou que venha outro qq mas não o execrável e monocordico Paulo Bento!
Atenção que vai ser muito dificil chegarmos ao tetra, por muito mal que jogue o benfica...
Bem melhor do que nos últimos jogos, a 1ª parte do F.C.Porto, merecia ter acabado com o jogo, já que sem favor, podiamos ir para o intervalo com 3-0.
Depois Jesualdo teve que mexer - lesão de Fucile - e mexeu mal. Em vez de fazer troca por troca: saía Fucile e entrava T.Costa para lateral-direito, e fazia apenas uma mexida, o técnico portista, resolveu fazer duas e estragou tudo. Nem Fernando foi o lateral que a equipa precisava - falta de rotina -, muito menos T.Costa cumpriu a função que o jovem brasileiro, tão bem tinha executado na 1ª parte. A equipa perdeu clarividência, desarticulou-se, deixou de pressionar, de jogar, adormeceu e pagou por isso. Valeu que Farías estava inspirado e resolveu, mostrando que na área, pode ser um jogador muito útil.
Jesualdo, que contra o Benfica meteu El Tecla a 3 minutos do fim - só por milagre em 3 minutos alguém pode resolver - deve reflectir muito bem na forma como a equipa funciona e como faz a opções durante o jogo. Hoje sujeitou-se a ter grandes problemas...safou-se. Que tenha aprendido a lição.
Falta claramente a esta equipa, a capacidade para acabar com o adversário e assim, coloca-se a jeito para ter grandes dissabores.
Esta guerra sem quartel pelo título precisa de um F.C.Porto pronto para aguentar a pressão e não um F.C.Porto a dar tiros nos pés.
Dragão Tour:
Atlético Madrid-F.C.Porto,
Viagem em autopullman,
Avião Low-Cost 1 dia,
Viagem com a equipa.
Programa exclusivo para sócios do F.C.Porto
Isto esteve vários dias no site do F.C.Porto.
Se isto não é informação e não está ao nível da ascenção do clube...já não percebo nada!
Um abraço
É uma vergonha estarmos sujeitos ao monopolismo duma agência de viagens qd somos nós q pagamos à instituição FC Porto. Uma vergonha! E mais se torna uma vergonha pk temos de estar sujeitos a preços proibitivos desta agência de viagens qd uma pessoa a nível particular encontra mt mais barato...
E se quiseres exemplos de mais vergonhas na venda de bilhetes de jogos anteriores tb te digo...
Concordo e discordo com o Dragão de Vila Pouca...
Na parte do futebol jogado, é incompreensível a não troca por troca de Fucile com Tomas Costa... o jogo estava a correr bem, as rotinas de jogo criadas e não havia necessidade para inventar...
Quanto aos bilhetes para Madrid a discordia é total, já que sou um dos visados... de facto no site do FCP tem lá o link para o Dragon Tour... só para sócios do FCP de facto, mas, porque razão terei de comprar o bilhete pela Cosmos??? sou sócio do clube e tenho direito a comprar só o bilhete e não ser obrigado a comprar a viagem por essa agência de viagens... só para perceber, a diferença entre o nosso programa e a da Cosmos é cerca de 150 euros... porque razão haveria eu de comprar o bilhete pela Cosmos... é completamente INJUSTO... e as claques??? Muitos dos que obtém bilhetes nem sócios são do FCP... Temos que começar a pedir bilhetes para os blogues oficiais do FCP...
Ponto 2: é óbvio que o ideal seria que todos tivessem direito a ter bilhete, mas com apenas 2.500 bilhetes, não há essa possibilidade e tem de se gerir com parcimónia a distribuição.
A Cosmos é um parceiro comercial do F.C.Porto e por força disso tem determinados direitos e tem de ter bilhetes.
Paga xis por ano e se esses acordos não fossem respeitados é óbvio que a parceria não valia a pena e acabaria.
Quanto às claques eu acho muito bem que tenham bilhetes já que eles vão a todas ao contrário de muitos - contra mim falo - que não vão.
Agora esta questão dos bilhetes vai ser sempre polémica, principalmente quando a procura supera a oferta.
Mas e para terminar, na final da Taça da época passada, também ouvi muitas críticas acerca da falta de bilhetes e depois no último dia ainda havia bilhetes à venda no Dragão e o F.C.Porto teve de os levar para Lisboa e tentar vendê-los no dia do jogo.
Quanto ao sistema...não percebi.
Um abraço
Há muitos interesses no mundo à volta do futebol... é dinheiro fácil onde as pessoas gastam mais com a paixão do que com a razão...
Nós com a nossa viagem fomos obrigados a comprar a viagem à Cosmos para ter bilhete... nem quero olhar para o que já caiu na conta... mas dói muito...
Não é um problema com fácil resolução... mas é um PROBLEMA que gera muitas injustiças...
P.S. Também estranhei que fosses de Vila Pouca, dado conheceres o Candal... e outra nota... também nasci em Massarelos no Hospital Santa Maria...