FCPorto Versão 'Beta'
Bola ao poste não é azar, é erro de finalização! Simplesmente é um erro bem menor que um remate que sai pela linha lateral... É também um erro menor que uma grande penalidade falhada ou que um mau posicionamento defensivo que resulta em golo ou que um defesa que fica à espera que se marque um fora-de-jogo sem que se faça ao lance. E que dizer de Helton no primeiro golo? Ao menos sofreu com estilo! E sobram erros neste FCPorto. Demasiados... E, como já conhecemos a maior parte dos jogadores e conhecemos a sua versão normal, olhamos com desconforto para esta versão 'Beta'. Esclarecendo a metáfora, nos domínios do software, uma versão 'Beta' é uma versão ainda em fase de desenvolvimento ou de testes, e normalmente muito mais susceptível ao acontecimento de erros. Ora, se temos um hardware semelhante, torna-se difícil não pôr as culpas no implementador do software 'beta': Paulo Fonseca.
A lógica é simples e fácil de compreender. Ontem entrou a equipa habitual. Equipa essa que apresenta apenas um jogador diferente em relação à época passada. Dirão que Defour e Josué são jogadores bem inferiores a Moutinho e James e eu concordo. Esse argumento chegou para me iludir durante uns tempos, mas estamos praticamente a meio da época e nada evoluiu! A perda de jogadores influentes não pode ser uma álibi eterno. Houve já tempo para que, um bom colectivo, pudesse ultrapassar essa dificuldade. Dou um exemplo, Simeone perdeu Falcao e tem uma equipa melhor e mais forte sem reforços sonantes. Há ali dedo do treinador! Mas Paulo Fonseca não conseguiu ainda resolver. O que conseguiu foi transformar este FCPorto num equipa intranquila e demasiado permeável a erros. De tal forma que reage sempre mal quando estes acontecem. Dá a ideia que só a qualidade dos jogadores é que vai dando uma ilusão de reacção. Pouco se vê de reacção organizada e em colectivo. E isso são factos que têm de ser imputados ao treinador e não serão uma bolas ao poste perante um Atlético de Madrid em poupança que nos vão animar.
Outro facto que lhe podemos apresentar são os números: pobres. Pior participação na Champions League em anos. Parecidas só as de Adriaanse e no primeiro ano de Vitor Pereira mas, ainda assim, ligeiramente melhores. São tudo factos a que administração e Paulo Fonseca terão de acorrer rapidamente, talvez depois de uma nova reunião com a claque. É que a última teve efeito curto...
Fico-me por aqui. No Domingo há mais.
Comentários
Batemos no fundo. O Porto nunca jogou tão pouco, tão mal e o problema não é só de jogadores. Veja-se o caso dos vasquinhos. Não têm grandes jogadores mas têm um grupo, têm uma equipa e isso é trabalho de treinador. Neste momento, somos, no máximo, uma soma de individualidades quando, num desporto colectivo, o todo tem de ser muito melhor e maior do que essa soma.
Aliás, jogamos tão mal que até acho que somos é uma subtracção de individualidades!
Domingo há mais...
Saudações desPortistas!!!
A esperança de ver isto a recompor-se pela mão de Paulo Fonseca começa a decrescer exponencialmente... sentimento similar no período similar do primeiro ano de Vítor Pereira...
A ver vamos...
Tem sido constante nos jogos que nos estão a correr mal (qs todos ultimamente) a substituição do Josué aos 65 min, por o Licá, Ricardo etc. Se faz sempre esta substituição, porque é que o mete lá no 11 inicial?!?
A piada é que o Quaresma (será que ainda quer jogar futebol?) pode chegar aqui só com meia perna e tem lugar de caras nesta equipa.
E num jogo como o de ontem em que estamos a jogar em cima do adversário, porque é que não tira o Lucho e mete o Quintero ao intervalo. Sempre trazia alguma criatividade e podia ser que surgisse alguma coisa no meio daquelas pernas todas.
Em 2005/06 fizemos grupo com Inter, Rangers e Artmedia. Em casa ganhamos ao Inter (!) e empatamos com o Rangers. Lembro-me que perdemos com o Artmedia 2-3 num jogo em que na 1ª parte podiamos ter marcado 10 golos! Na segunda suicidamo-nos. Fora, perdemos no Inter e no Rangers e empatamos com o Artmedia. Resultado: 5 Pontos (1V 2E 3D).
Com o Malvado, em 2001/02 havia duas fases de grupos. Na 1ª fase tinhamos como adversarios a Juventus, o Celtic e o Rosemborg. Fizemos 10 pontos (3V 1E 2D)! Na segunda fase apanhamos o Real, Sparta Praha e Panathinaikos. O Malvado só nos orientou nos dois primeiros jogos. Empate a zero na Grécia e derrota em casa com o Sparta (golo do Sionko e frango do Paulo Santos, lembras-te?).
Como vês, PF é mesmo o pior de sempre! Não esquecer que o Co era louco mas herdou uma equipa em cacos e até jogavamos futebol. O PF herdou equipa feita, a baixa do Moutão é enorme, sem dúvida, mas temos um orçamento de quase 100M€!
Cada minuto que passa com o PF a treinador é um minuto desperdiçado e oferecido aos vasquinhos e lampiões.
Já agora, não te esqueças da perda de James. Vejo muito portista a desvalorizar o valor dele e acho uma estupidez monumental, por muito que ele não tenha tido um rendimento ao seu nivel nos últimos tempos de FCPorto. Vejam só as dificuldades que Quintero e Josué têm em dar profundidade ao jogo ofensivo a partir daquela posição. Podiam ver uns joguinhos do James...
O Patético correu quase mais 3km do que nós e não os vi a cheirar bola!
Todos dizemos que "o Lucho rebenta aos 60'", "o Josué rebenta aos 60'", "o Quintero rebenta aos... 15'". E nota-se bem que nunca conseguimos fazer um bom assalto final nas partidas mais dificeis. Se calhar a ineficácia também está relacionada com a má condição física.