Mais uma humilhação


Pois se desde o ano passado se passou a chamar à Taça da Liga, Taça Lucílio Baptista, imagino que este ano se passará a chamar Taça Nuno Espírito Santo. Quem lê as minha crónicas habitualmente sabe que o Nuno é um jogador de que eu não gosto. E tal sucede porque ele é um jogador extremamente regular, mas nos frangos e nas más prestações. Por muito que o FCPorto não jogue nada, tenha jogado sem Varela e Hulk, e por muito que sejamos inferiores ao adversário de ontem (e o que me custa dizer isto), o que decidiu o troféu de ontem foi o facto de ontem termos jogado com o nosso terceiro melhor guarda-redes.

A equipa até entrou bem e teve os primeiros lances de perigo mas, no estado em que estamos, perante aquele primeiro golo sofrido daquela forma, era óbvio que os portistas iam passar o resto do jogo a sofrer e terminou num humilhante 3-0. Primeiro a quase certa relegação para a fraquíssima Liga Europa e agora levamos 3-0 os mouros? Os mesmos que tanto alimentam o nosso ódio e desprezo?

Individualmente começo a concordar com os que dizem que Bruno Alves anda de cabeça perdida. Só se destaca pelas picardias e cacetadas. Falcao e Rodriguez não se viram e só Fernando e Rolando jogaram ao seu nível. Fucile justificou na segunda parte quão absurdo foi o castigo que Jesualdo lhe aplicou. De resto uma pobreza assustadoramente habitual...

Mas convém que deixemos que estes condicionamentos como os frangos e os Ricardos Costas e as lesões sirvam para esquecer tudo o que esteve na origem desta época desastrosa. Não convém esquecer que foi um erro a renovação do contrato de um treinador confortavelmente sentado em cima dos títulos passados que resultou numa época em que do banco não vinha nada mais que uma resignação completa e uma incapacidade de incutir um pingo de garra na equipa. Com isto e com mais esta humilhação espero que se tomem as decisões que eram difíceis no ano passado e que agora se tornaram fáceis. Mas para tal acontecer ficaram um campeonato, uma Champions e uma Taça da Liga pelo caminho.

Comentários

Pispis disse…
Gostei da atitude da ekipa mm após o 1º frango do Nuno... Qd surgiu o 2º frango, aí já só me lembrava do Emirates, temia mais o 3º do q propriamente acreditava no nosso golo, acho q isto atesta a pp confiança dos adeptos na ekipa (pelo menos a minha confiança nestes jogadores)...

Fernando, mas q grande jogo fez! Tb gostei do Miguel Lopes mais uma vez...

N defendo a troca imediata do treinador, o q viesse c os jogadores q tem actualmente disponíveis só serviria para se enterrar...
Pispis disse…
A minha confiança está tão abalada q qd o Bruno Alves espetou os 4 dedos ao intervalo pensei q estava a dizer qt íamos levar desta vez :-)

Não está a ser má esta época: 3-0 dos rivais lisboetas e 5-0 na Europa... q esta época acabe num instante, se pudesse trocava a eventual conquista da taça pelo término imediato da época...
Toni Silva (Baresi) disse…
Amigos,

Depois de mais 2 frangos deste Nuno, o suposto homem da "garra", veio mais um derrota que deixei de ver aos 68m, pois esta não é a minha equipa FCP que ao longo dos anos sempre nos habituou a deixar tudo em campo, crl!! Que merda é esta que na 2ªparte não fizémos um fdputa de um remate?? Respondam-me se após os 68m conseguimos rematar nem que fosse para a linha lateral...

Valeri??? Que é isto??? Será que qualquer um de nós não fazia mais um pouco que este corno??

Bruno Alves?? Será que este merdas vai voltar a pedir desculpa aos adeptos??? O gajo devia ser arrumado, chega deste tipo de comportamentos que não nos levam a lado nenhum!!

Mudem esta equipa, p.f!!!! Que miséria!!
António Barbosa disse…
O Nuninho que vá agora gritar
" somos porto " depois de oferecer taças.
Uma vergonha..todos...um golo dado , sempre a mesma história de inicio..o brinde habitual , depois atrás do resultado...a porcaria habitual quase sem remates , a indisciplina habitual dos jogadores...cambada de fracasados...deixaram de saber jogar à bola foi ?
Rua com Jesualdo , Rua !

Esta na hora de os adeptos se movimentarem para encontrar uma alternativa a Pinto de Costa...se é para continuar a abandonar o clube em prol de uma vida pessoal descontrolada vá embora de vez.
riskolas disse…
Ora bem...

Foi mais uma, não é???

Já fomos humilhados mais vezes nos últimos 4 anos do que nos 20 anteriores...

O mais triste disto tudo é que já nem fico chateado por perder estes jogos mas antes resignado... é mesmo triste...

Acho inacreditável que o Jesualdo ainda seja funcionário do clube! Está mais do que visto que estamos MORTOS! O NOSSO Porto não existe! MORREU!!! É preciso sangue novo para RESSUSCITARMOS!!!!

Este jogo foi igual a muitos outros que temos (sobre)vivido recentemente em que parecemos o Falkirk ou o Bohemians com o nosso futebol "rendilhado" de "kick and rush"... É incrível como 90% das nossas jogadas ofensivas são pontapé para a frente!!! Continuo com pena do Falcao...

Quanto à SAD, das duas uma: ou reage ou demite-se! Já!

Para as despedidas e porque referi-me a duas equipas britânicas vou deixar aqui um bocado de humor negro:

- "O Porto foi uma equipa com grande atitude, passou por cima das dificuldades dos últimos tempos."

- "Os golos acabaram por marcar o resultado, num jogo equilibrado."

- "Nenhuma equipa foi superior à outra."

- "Perdemos um troféu, mas ainda há muitos a conquistar no futuro."

O mesmo comediante ainda disse que "Foi um jogo muito agressivo, com a falta de jogadores fundamentais na nossa equipa." mas esqueceu-se que as lamparinas jogaram na 5ª feira em Marselha e deixaram no banco só o Saviola, Cardozo, Ramires e o Javi Garcia!!!!

Last but not least, deixo-vos a gota de água e a frase que obriga a que o Jesualdo seja despedido imediatamente e com justa causa:

- "Fomos uma equipa à Porto, apesar de nos ter corrido mal."

JESUALDO, RUA!
Tony Silva disse…
Infelizmente o resultado não surpreende.
Estávamos à espera de outra coisa?
Eu não! Já esperava uma derrota e acima disso receava uma humilhação.

Quando uma equipa está de rastos, é muito complicado levantar a cabeça. Só o final da época conseguirá ter esse efeito calmante. Isso e a entrada de um treinador em condições, mas ouço falar muito no Paulo Bento e fico angustiado…

O que mais me custa é que não sabemos perder! Não sabemos suportar a natural fase descendente dos ciclos. Mesmo sabendo que os ciclos no Porto são 1 ano na mó de baixo e 3 ou 4 na mó de cima, enquanto a sul os ciclos são ao contrário, mesmo assim não conseguimos atravessar estas fases com a grandeza de um campeão.
É triste!
Se calhar esse inconformismo de "não conseguir perder" é o tal espírito à Porto, mas se a imagem desse inconformismo é o Bruno Alves a insultar toda a gente e a tirar esforço dos adversários em todos os lances, então desculpem lá, mas não me identifico com esse espírito.
riskolas disse…
Sem dúvida Baresi!

O Bruno Alves foi uma vergonha!

O Aimar deu-lhe um baile com aqueles sorrisos cínicos e provocatórios!

No seguimento dos últimos jogos e, sobretudo, do que fez (ou não fez) no Emirates e das figurinhas tristes de ontem nomeio o Bruno Alves como o pior capitão da nossa história! Indigno!

O Jesualdo ainda é funcionário do FCP?
Quint disse…
Interrogo-me o que estão os responsáveis da SAD a fazer?
Hum ... ah, já sei ... a negociar com esse prodígio dos agentes de futebol chamao Aráujo mais umas comissões!
Só pode.
Basta ver o lixo que este ano compraram, com a complacência de Jesualdo!
prata disse…
Isto tem sido mau de mais mas também não convém querer uma mudança total. Então agora tem de sair Pinto da Costa e a SAD toda? Isso era o que queriam os nossos adversários! Teremos é de aprender com os erros. E não foram poucos este ano e os erros dos anos anteriores que resultaram nesta época. Essa é sempre a teoria daqueles jornalistas frustrados que anunciam sempre o fim da era Pinto da Costa cada vez que perdemos um campeonato.

Quanto ao Valeri, de facto é impressionante como um jogador deste tem lugar no nosso plantel. Tem a mobilidade e velocidade daquele tipo do anuncio da sagres que anda com a avó ao colo...
riskolas disse…
Eu não quero debandada geral!

Quero é acção!

Os adeptos andam estupefactos e quem manda anda completamente apático!

Esta época é ridícula! Levamos lambadas de todo o lado e nunca nos queixamos, nunca reagimos...

Tens noção que levamos 3 do sporting, 5 do arsenal e 3 do benfica em menos de um mês?!?!?!? 11-0 em jogos com adversários directos!!!!

O Pinto da Costa, obviamente, será o meu presidente enquanto ele quiser mas está na horinha de vermos cabeças a rolarem na estrutura do futebol.
Toni Silva (Baresi) disse…
Amigos,

Eu sei que estamos habituados a ganhar ou pelo menos a "andar próximo da luta", pelo que quando isto não acontece parece que está tudo mal... Mas este ano está mesmo mto mal!!! E quem disser o contrário está completamente cego, crl!!!

Na minha opinião deve mudar tudo!!!!

O que está a acontecer é um acumular de Valeris, Bollatis, Predigueres, Benitez`s, Guarins, Tommy`s etc., onde se tem retirado dinheiro do Clube sem qualquer controlo e de uma forma vergonhosa, nunca apostando em alguns jogadores da formação ou em jovens valores portugueses!!

Para ajudar a tudo isto temos um Treinador acomodado, sem "pulso" na equipa e ladeado por um "azeiteiro" de seu nome Zé Gomes.

Espro que exista a obrigatória "limpeza geral" na próxima época.

Abraço.
prata disse…
Rodriguez também se magoou... Cada vez menos avançados. É um susto cada vez que o Falcao tropeça...
miguel87 disse…
Pois é Riskolas, isso foi o que eu já disse á uns dias, em toda a minha vida (30 anos) nunca tinha assistido a tantos resultados humilhantes em tão curto espaço de tempo! Alias, em 3 épocas e meia foram mais derrotas humilhantes do que o total daquelas que vi nos meus anos de vida anteriores a jesualdo (A.J.)!

E quem ouve a peça a falar a seguir a estes jogos parece que está tudo normal e não se passa nada de grave! Isto é demais e continua a ultrapassar todos os limites! Entrar em campo contra adversários directos á espera de perdermos por poucos e dividir favoritismo e resultado em todos os jogos com adversários inferiores é inédito no meu tempo de vida como Portista.

Este treinador foi ao tapete e para cumulo acomodou-se ao tapete e dá a impressão de que toda a situação é normalissima!

A equipa não tem fio de jogo, não tem ideias, não tem reacção e a atitude assemelha-se ao estrebuchar de um morto. Está completamente perdida.

Bem sei que as correcções passam pela direcção e pela redefinição da estratégia global para o futebol, mas o prazo de validade para a mudança em campo (afinal aquela que mais urge e que mais vincada tem que ser) já foi há muito ultrapassado.

Infelizmente constato que não estava errado em verificar que este futebol do Porto nas últimas épocas era inocuo e obsoleto e que vivia á custa da mediocridade alheia! Querem continuar a desmentir isto e dizer que o treinador teve algum mérito?? Se para ganhar precisa de ter os melhores jogadores do campeonato e que as outras equipas estejam de rastos, então sim, teve um grande mérito!
Agora que perdeu essas benesses, está á vista o mérito dele...

próximo objectivo: tentar eliminar o Rio Ave! mais uma árdua e dolorosa tarefa nos espera!
Anónimo disse…
Uma época miserável, com excepção de 2 ou 3 jogos.
Torna-se necessário proceder a uma "vassourada" de cima a baixo: treinador, "clube de tango", b.alves, meireles, guarin, rodriguez, fucile, nuno e.s. .
O b. alves tem sido indigno de usar a braçadeira de capitão.
Já agora deviam tb acabar com o raio da claque que apenas serve para nos fazer passar vergonhas.
Daniel disse…
Quando é q este pesadelo vai acabar!

Mais uma vergonha, basta!

A começar com um frango, culpa de quem o pôs a jogar, passando pela falta de atitude de maior parte dos jogadores e acabando nas substituições, o Miguel Lopes estava a jogar bem apesar do amarelo (injusto) a pedido,os comentadores queriam vermelho!O Fucile não acrescentou nada de novo, esteve pior e depois entrou o valeri, foda-se, onde é que o jesualdo tem a cabeça este gajo não vale nenhum, não corre, não tem garra, não joga!

Dá dó ver esta equipa a não jogar, gostava de saber o q se passou depois da vitória ao arsenal e braga para caírmos no ridículo.

Arranjem treinador, jogadores, dirigentes, o que quiserem, quero vitórias.

Uma última palavra para aqueles que a merecem:
Fazer 600Km para ver o Porto num domingo à noite merece o meu aplauso, parabéns aos Portistas que estiveram no Algarve, claques e adeptos.

Para o Bruno Alves, o único que demonstrou não se vergar perante os rotos, que suou a camisola e é um DIGNO CAPITÃO, que eu saiba não foi para a rua, não o vi perder lances e tentou remar contra a apatia geral dos outros que não sabem o que é Porto, os meus parabéns.

Para aqueles portistas que não gostam, porque ele diz muitas asneiras, é mau para os adversários e não tem modos, arranjem um capitão mais ao vosso gosto, talvez um com madeixas louras!
Penta disse…
lastimo muito o que vou escrever a seguir: fiz 1200 km para trazer uma desilusão maior do que a distância percorrida. mas - e pior! - é trazer a sensação de que há muito "jogador" naquele plantel que apesar de alguma "classe" não tem a categoria para envergar aquela mística camisola - e recuso-me a citar nomes. quem é Portista sabe bem a quem me refiro. por último, cada vez mais sinto que o Professor está a prazo, que ele sabe disso, e que já não consegue controlar aquele balneário. talvez seja tempo de a Direcção do Clube - que também anda (demasiado) "ausente" - colocar uma Glória do Clube à frente daquela manta de retalhos antes que seja tarde demais - entenda-se: antes que fiquemos só com a conquista da Supertaça esta época.
prata disse…
Daniel confundes raça com sarrafeirada pouco inteligente... A um capitão exige-se mais. Mas quanto ao baile do Aimar, ele ainda não ganhou nada de especial. Pode ser que aquele sorriso desapareça. Mas o que mais custa é que difícil mente isso dependerá de nós. Esperemos que eles cheguem ao Dragão a precisar da vitória...
Toni Silva (Baresi) disse…
Daniel

Um capitão é dizer fdputa a toda a hora, dar pau a tudo que mexe a ver se é expulso?? Ou serve para alertar as tropas, quando é preciso e serenar alguns colegas no sentido de poderem explanar o seu futebol?

Já agora em Londres não o vi com esta vivacidade que segundo tu, enalteces, se calhar não sabe dizer fdputa em inglês...
prata disse…
Aviso já que comentários de anónimos sem substância e com insultos serão obviamente eliminados. Aprecio a coragem(?!) desta gente sem nome e e também aprecio e até me divirto com o facto de terem conseguido aprender a teclar mesmo nesse estado de paralisia cerebral que transpira dos seus comentários. Mas os outros participantes do blog não têm que vos aturar.
riskolas disse…
PRATA, TENHO APAGADO TUDO O QUE APANHO DESSES COBARDOLAS
António Barbosa disse…
Fernando Gomes com no seu amor ao FC Porto totalmente genuino e sua inteligência e serenidade faria falta na direcção do FCP.
Daniel disse…
Criticar o Bruno Alves é fácil e fica bem, não sei se o ano passado quando foi o melhor jogador do Porto, também o insultavam e diziam que era indigno! Não me parece.

Se a atitude dele foi a mais correcta ontem, talvez não tenha sido, faltou-lhe algum discernimento e controlo das emoções, mas foi dos que mais lutou para inverter a desgraça, foi agressivo o quanto baste e fez apenas três faltas, dizer que o Aimar esteve melhor que ele ao nível dos risos cínicos é muito bom...

Fernando Couto afastou-nos de lutar por um título quando deu uma cotovelada ao mozer, deixou de ser um dos símbolos do clube por isso, não. Jorge Costa também foi um grande capitão e polémico q.b., grande simbolo também.

Bruno Alves, para além do grande central que é, é dos poucos que sabe o que aquela camisola significa e sente o clube como portista e atleta e isso é o mais importante para mim.

Puritanismos, não obrigado.
Anónimo disse…
nao vale a pena tar agora a chorar... tenho a certeza q os nosoos dirigentes vao tomar as atitudes certas e para o ano voltamos a ribalta... por vezes estes incidentes sao necessarios para podermos aprender com eles... ate ao fim PORTO. nao importa qual o resultado o adeversario ou campo estarei sempre do teu lado. FCPORTO ATE MORRER
Lamas disse…
De tudo já foi dito um pouco...

Apenas digo que é preciso recomeçar... ver quem está dentro e ver quem não está e reconstruir uma equipa...

Jesualdo deve ir embora o quanto antes... sabem pelo que já escrevi aqui que lhe reconheci mérito, particularmente na fase decisiva do ano passado, depois das derrotas com a Naval e com o Leixões, em que podíamos ter ficado arredados de todos os títulos e não só nos mantivemos na luta pelo campeonato como o ganhamos, bem como a Taça de Portugal, chegando ainda aos quartos da Liga dos Campeões com um grande jogo em Manchester... essa fase decisiva que eu refiro são, especialmente, os jogos em Kiev e em Alvalade (Taça) em que não faltou a "pontinha" de sorte para tudo correr bem, como o golo do Lucho no último minuto em Kiev...

Mas neste momento não há condições... este "arrastamento" só vai prejudicar a ele e os próprios jogadores que necessitam de novas motivações que ele não consegue dar... é urgente entrar alguém... a única razão pela qual entendo que ainda não tenha sido feita tal mudança é o possível facto do futuro treinador do FCP já estar apalavrado e neste momento ter clube... mas mesmo assim, "metia" alguém da casa a treinar porque os jogadores estão de "rastos"... também tento perceber a ideia de o Jesualdo sair pela porta um bocadinho maior com a vitória na Taça, mas será que o desgaste que ele terá até ao final da época compensará?

Prata, faltou a equipa para amanhã... fiquei curioso de quem colocarias a jogar... :)
prata disse…
Os melhores disponíveis:
Beto; Miguel lopes, Rolando, Bruno Alves e Fucile; Fernando, Meireles, Ruben, Belluschi e Alvaro Pereira e Falcao.
Tony Silva disse…
Vou reformular:
O Bruno Alves é para mim um excelente central, porventura um dos 10 melhores do mundo, mas não me peçam para apoiar aquele comportamento de domingo.
Isso acho deplorável!
Aí esteve ao nível dos 10 melhores centrais do distrital!

Se a memória não me falha já perdemos um jogo com o Benfica por ele não saber resfrear o temperamento e dar uma cabeçada no Nuno Gomes.
Depois esteve "exilado" na Grecia e acabou por voltar porque a sua qualidade justificou isso.

A qualidade que mais aprecio num jogador é a inteligência.
Tem de ser o "Dr. Jekyll" a mandar no "Mr. Hyde" :)