Dormente


Assim se apresentou o FCPorto em Coimbra. Notava-se que a equipa queria limpar a imagem deixada em Londres, mas não parecia que tínhamos a gasolina emocional para fazê-lo (gasolina emocional!?). Valeu aquele esforço final de Rodriguez numa altura em que já estava a fazer contas ao empate. De facto o que aconteceu em Londres dá cabo de qualquer equipa e uma vitória, por magra que seja, será sempre uma óptima cura para a ressaca.

Quem também tentou limpar a imagem foi Jesualdo. Pôs a jogar a equipa que a grande generalidade dos adeptos queria em Londres. É óbvio que faltava Fucile e o lesionado (??) Helton. Quanto à questão do Fucile, digo-vos já que não concordo. Continuo a achar que por muita asneira que o jogador tenha feito, tal resultou da confusão que Jesualdo lançou na equipa com a sua habitual invenção. E isso faz com que o castigo seja injusto tal como é injusto Jesualdo ainda continuar à frente de uma equipa como o FCPorto. Mas julgo que isso já se está a resolver...

Os resultados da mudança para o triângulo Meireles, Rúben e Belluschi não foram brilhantes mas também nada foi brilhante naquele jogo. Comecemos pela realização. Alguém consegue pronunciar-se sobre o lance que dá o 1-0 à Académica? Só há uma imagem de longe. Quer dizer, pela quantidade de repetições do lance do penalti sobre Falcao, as câmaras estavam lá. Será que não interessava mostrar? Será que o cameraman era daqueles tarados que filmam o Estoril Open e estava à procura de um bom par na bancada? Não sabemos e assim torna-se difícil criticar em condições o árbitro. E ele até merecia visto que eu vi mais dois penaltis na outra área.

Individualmente, gostei do Varela, do Belluschi e claro, do Rodriguez. Miguel Lopes desta vez e depois da péssima exibição no Dragão, esteve bem dando a entender que é uma boa opção para o plantel. Por falar em opções, perdemos mais uma lá na frente: Mariano. Mais um episódio numa época estranhamente azarada neste campo. Falcao voltou a por todo o seu empenho em campo mas o jogo não lhe correu bem. Quem parece estar a perder gás é o Ruben. Alguns passes falhados o que não é normal nele. Também não gostei nada do Rolando. Jogo desastrado. Parece ter dificuldades com estes matacões toscos tipo o Éder e o Pouga do Leixões.

Para a final da Taça da Liga, gostaria de apresentar uma equipa de segunda mas, pensando bem, uma vitória nesta competição, associada à provável eliminação pelo Marselha da Liga Europa, poderia pôr o Benfica em dificuldades para o campeonato. Como tal, julgo que devemos apresentar a melhor equipa.

Equipa para a final da Taça da Liga:

Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Alvaro; Meireles, Ruben, Belluschi e Rodriguez; Varela e Falcao.

Comentários

Anónimo disse…
Passem pelo blogue do Antonio Boronha e leiam o artigo

"estórias da bola quarenta e um",
aproposito do Benfica/Marselha.
Anónimo disse…
O semanário GRANDEPORTO, devia ser lido por todo o Nortenho e Portuense que se preze.

E o ultimo (saiu sexta) noticias sobre o FCP, não faltam.
Pispis disse…
Gostei da flash-interview do Bruno Alves a pedir desculpa ao nosso Toni Silva por n terem agradecido o apoio dos adeptos em Londres :-)

Acho q foi uma boa resposta tendo em conta até o facto de estarmos em desvantagem e logo contra uma ekipa (escrevo isto com ironia) orientada pelo Villas Boas que ao fim duma semana já tinha posto a Académica no Dragão a dar uma lição táctica... Acho q está sobre-valorizado (se ele for para o Sporting espero estar certo, se vier para o Porto espero estar enganado)...
Lamas disse…
Acho que faltou destacar o Bruno Alves... não só pelas declarações (mais vale tarde do que nunca), mas também pelo carácter dentro do campo, o tal capitão que parece andar desaparecido... vi-o mandar vir com toda a gente e mais alguma... desde o árbitro, passando pelo Sogou, acabando no Ruben... toda a gente teve que levar com ele... e o golo é de raça perante a injustiça de um lance "normal" ter colocado a nossa equipa (devastada psicologicamente) a perder... estava longe de pensar na reviravolta...

Como sempre... o que mais valorizo... é atitude... e, perante todas as condicionantes, penso que tivemos...

P.S. Notas positivas também para Varela, Belluschi, Rodriguez e Miguel Lopes...
miguel87 disse…
Dormente é como ficam os adeptos do Porto a ver estas exibições!
É impressionante como contra qualquer Academica, Paços, Belenenses e outros que tais, parece que estamos a defrontar um Barcelona ou um Chelsea, tal é a dificuldade em jogar á bola!

Caso não se lembrem, ISTO NÃO É O PORTO! Já basta de exibições miseráveis e resultados sofriveis em qualquer campo e jogo de campeonato!

O Bruno Alves dá-me impressão que acordou após o lance do penalty, mais que duvidoso.

E que palhaçada foi aquela do José "enterra" Gomes ao intervalo?? Esse palhaço já tinha feito merda em alvalade o que não nos favorece em nada!

Quanto aos mouros, só temos que ganhar, mas quem é que nos inspira confiança para esse jogo?? Sei de um sujeito de 60 e tal anos e cabelho grisalho que não é de certeza...

Quanto ao Marselha, não me parece tão obvio que sejam favas contadas, eles até na luz jogaram para o resultado, coisa que só podem repetir jogando em casa e isso pode dar abertas para os azeiteiros marcarem no contra-ataque (aka transições rápidas).

PS.um abraço solidário ao Mariano que não merecia um azar destes, na justa medida em que nós nunca merecemos as suas prestações na equipa do Porto.
Daniel disse…
Uma vitória dentro das condições possíveis, o futebol jogado é fraco e sofrível juntando a árbitros manhosos que vêm um jogador da académica ir contra o defesa do Porto e marcam pénalti! e que não viu um pénalti na área da académica por mão na bola está tudo dito, melhor só o realizador que devia estar com uns cornos vermelhos, falando desta espécie, belo pénalti e golo em fora de jogo, futebol ao mais alto nível!

Para o Mariano que é dos que têm maior espirito de equipa e de sofrimento, rápidas melhoras, jogando bem ou mal sua a camisola que veste, nenhum jogador do Porto merece tal azar!

Palhaço por Palhaço, falta referir o vilas boas e os seus jogadores fiteiros.
Toni Silva (Baresi) disse…
Quanto ao Bruno Alves que vá para o caralho mais os restantes jogardores/treinadores/administradores que estiveram em Londres. Esse pedido de desculpas pareceu-me encomendado...

Esse Bruno acordou no Sábado??? É pena que tenha acordado tão tarde....
riskolas disse…
Começando pelo Bruno Alves, discordo da maior parte!

Ele anda perdido, completamente desnorteado. Dá porrada e não pode sofrer uma falta que se espuma todo?? Só sabe dizer "filho da puta! filho da puta!". Isso não é um líder, é um mal criado, um anormal!

O pedido de desculpas é foleiro, é encomendado! Ele devia era dar o ordenado dele aos que foram ao Emirates! Isso era de homem!!! Palavras leva-as o vento!

Quanto ao jogo, grande "remontada"!! A toda poderosa briosa não foi capaz de suster a nossa vontade!!! Foi preciso levar no pelo a sério para se perceber que a única alternativa ao Fernando é o Meireles?!?!?!?

Ganhamos porque calhou!

Nunca tive medo de um jogo contra as lamparinas. Neste momento, não tenho medo... mas também tenho só a fé minima...

Jesualdo, Zé Gomes & Companhia, adeus... Xau aí!

Paulo Sérgio é a minha aposta! Pelo menos marcou um golo aos vasquinhos... nós nem isso!

Estou farto!
Toni Silva (Baresi) disse…
Grande Riskolas!!!

Essa do ordenado é mto bem pensada... Acho que ainda lhe sobrará uns trocados.. Mas se calhar essa já não lhe encomendaram!

Uma vergonha!!
Pispis disse…
Curioso criticar-se qd o Bruno Alves só diz 'filho da puta, filho da puta' ou até pede desculpa aos adeptos que se deslocaram a Londres, e não dizer nada qd dá pontapés ao Jorge Gonçalves e ao Reguila, entre outros...

Isto qd se está numa má fase n há ninguém q escape, uns mais do q outros, mas ninguém escapa...
riskolas disse…
O facto de se criticar mais agora não significa que se estivesse de acordo com atitudes passadas.

Simplesmente, o copo encheu!

Aliás, e voltando ao Porto, quando vejo os jogos dou por mim a pensar no que tenho que fazer e no que deixei de fazer para ver o jogo... e arrependo-me de o ver, apesar de no jogo seguinte cometer o mesmo erro... Estamos tão fraquinhos...
Toni Silva (Baresi) disse…
Pis,

Jorge Gonçalves??? O FC Porto jogou contra o Racing Santander e eu não soube de nada? Ou foi contra o Guimarães?

Ele jogou em mais algum Clube?? Ele não era trolha ou serralheiro, pois não...
prata disse…
O Bruno tem desiludido mas nas suas funções de defesa. Parece até demasiado macio e sobranceiro perante os adversários. Não acho que esteja mal como capitão. Não será um João Pinto, um Baía ou um Jorge Costa, mas é bem melhor que o Lucho. De resto também o Rolando tem vindo a fazer maus jogos.

Acho importante falar de Belluschi. Tem sido sempre dos melhores e chegou a Londres e nem sequer jogou. Respondeu em Coimbra à altura com mais uma exibição acima da média da equipa. Não digo boa visto que considero que ele nunca jogará na sua plenitude naquela posição.
Pispis disse…
Toni, foi qd estava no Pedras Rubras :-)

Prata, melhor q o Lucho? Não brinques...

No Sábado quem me surpreendeu mais foi o Miguel Lopes, isto pq tinha estado mt mal nos jogos anteriores...
prata disse…
Bem me lembro de nós discutirmos aqui a falta de liderança no tempo em que o Lucho era capitão e da importância que teria o Pedro Emanuel em Campo...
riskolas disse…
Ó Baresi, partilha aqui as "estórias" que se andaram a contar no Emirates acerca do Meireles e do Bruno Alves, a propósito da sua eventual responsabilidade na divisão do plantel!
Lamas disse…
Fdx, o meu comentário fez mossa... apenas destaquei o Bruno Alves porque, de facto, esteve diferente... talvez espicaçado pelo penalty? talvez... foi tarde? talvez... mas pronto, teve diferente...

No momento do golo mostrou uma raça que esteve desaparecida durante algum tempo e também me ficou na retina um lance em que se vê ele a mandar vir com o Ruben... alguém tem de dar o berro lá dentro... e esse alguém é o capitão... concordo que não o tenha sido muitas vezes, mas acho que em Coimbra, comparativamente com os últimos jogos, teve outra atitude... daí o destaque, que concordo que não devia ser, pois a "aquela" atitude devia ser "normal" no nosso capitão...
Anónimo disse…
Já mete nojo este tipo de criticas... leiam o comentário que deixei na outra noticia...
Pah o porto num morre por isto ou por aquilo... agora... estas atitudes também não nos levam a lado nenhum... Mostrem confiança!!!

Pedro Santos
Toni Silva (Baresi) disse…
Caro Pedro Santos,

Se tivesses gasto 340€ para ires a Londres ver aquele triste exibição marcada pela falta de atitude e raça, gostava de saber qual seria o teu discurso.

Relembro que aqueles cabrões após o final do jogo não vieram à nossa bancada mostrar a cara e dar o peito às balas (bateram em rápida retirada, incluindo a equipa técnica). Os lagartos quando levaram 5 no Dragão foram logo junto dos seus adeptos. Aqui tb fica demonstrada a autoridade de um treinador e este nem seguer foi apresentado.

Caro Riskolas,

Quanto à "panelinha" entre o Meireles e o Bruno "encomenda" Alves o que lá se ouviu é que o RM tomou as dores do BA contra alguns argentinos. De resto não tivémos mais informações até porque todos os adeptos estavam incrédulos e absorvidos com tamanha miserável exibição.
Anónimo disse…
Concordo plenamente com isso...
Estive seriamente para ir e como surgiram imprevistos profissionais (felizmente... digo eu... ou não... como ia ser a primeira vez...) não deu...

O que quero dizer é que numa altura destas é muito fácil bater no ceguinho não é?

A virtude não está em nunca cair... mas em levantarmos-nos sempre que cairmos (e se bem conheço o FCP vamos surgir com cada vez mais força!!!)

Abraço!!!

Pedro Santos
riskolas disse…
Sr. Pedro Santos, se quiser analisar o histórico deste blog, constatará facilmente que somos coerentes e estamos sempre com o Porto.

Todavia, ver o Porto a jogar uma miséria, ver os atletas a faltar ao respeito a quem, de facto, sente a camisola e o clube, ver uma SAD estranhamente apática e/ou silenciosa faz-nos ficar revoltados e exigir uma reacção!

Todos nós queremos ganhar... SEMPRE! Mas nunca seremos carneiros nem seguiremos ao sabor do vento!

Gostamos demais do Porto para o reduzir a meia duzia de atletas, treinadores e dirigentes!

Mais, não há NINGUÉM no FCPorto que não tenha recibido mais do clube do que aquilo que deu, por isso, todos estão sujeitos à critica e à exigência!

Tenho dito!
Tiago Moutinho disse…
Uma vergonha o que alguns elementos dizem aqui. Não vou escrever mais nada para nao insultar alguns, mas esses senhores que chamam nomes aos jogadores do Porto, deviam pensar antes de falar. Apenas pensar. Não é dificil...
riskolas disse…
Sr. Tiago,
A Língua Portuguesa permite manifestações de repúdio, argumentações e considerandos sem que se tenha de insultar o destinatário.
Basta pensar. Não é difícil...
Toni Silva (Baresi) disse…
Caro Tiago,

Quando viste a exibição do Fucile, Meireles, Bruno Alves, Rolando e do Treinador em Londres, o que pensaste?? ah, já sei "tadinhos dos meninos" que tiverem um dia mau!!

Foda-se em não pensei e em pleno estádio insultei-os!!! E volto a dizer, vão fazer pouco da puta que os pariu!!!