António Oliveira não pode com ele...

As coisas que ficamos a saber sobre o Raudnei (será Rudinai?) com uma simples pesquisa na net e com a fantástica contribuição de Octávio Machado. Não é que nas palavras do antigo treinador estava um arranjinho combinado com António Oliveira (na altura treinador da Académica) para o Porto perder o jogo e assim os estudantes salvarem-se da descida de divisão, e o nosso herói Raudnei contra tudo e todos marca o golo da vitória? Que arranjinho mal feito.

E pronto, fica aqui registado o momento alto da carreira do Raudnei no Porto: marcou um golo quando não devia! Mas ainda esteve bem no Depor, emprestado pelo Porto, no ano que os galegos subiram à I Liga em 90. Agora que mencionamos, que grande ascenção do Depor: até 90 quase sempre na II Divisão, em 94 falha o título no penalti de Djukic no último minuto do campeonato, em 2000 é campeão espanhol e em 2004 falha a final da Champions porque apanhou o Porto.

Raudnei ainda regressa ao campeonato português para representar Belenenses e Gil Vicente e ao serviço dos azuis consegui confirmar que pelo menos um golo marcou, foi contra o Beira-Mar num jogo que terminou 2-2 com Spassov a bisar e Penteado (que jogador!) a entrar nos aveirenses.

Agora, podemos contratar jogadores ao Raudnei aqui.



Cromos (Época 1987/88)




Currículo...

Comentários

Lamas disse…
MUITO BOM! Agora vende jogadores pela Internet, fantástica pesquisa...

As histórias entre o Oliveira e o Octávio devem dar um LIVRO bem grandinho...

Um cromo quase insignificante que afinal tem algumas histórias curiosas...
Anónimo disse…
LABAREDAS

Jornalista e empresário?

O Labaredas tem optado por ignorar a corja que se alimenta de veneno e histerismo antecipado, mas chega-se a um ponto em que até a paciência de Dragão tem limites… Este «fogacho» é simples: que moral ou sentido crítico tem um jornalista-empresário de jogadores? Não tem nenhuma. Só mesmo a falta de decoro (e A Bola…) lhe permite emitir opiniões.

«Esta semana, pareceu-me ouvir alguém pedir que se faça “um apito encarnado”. Desconheço se é preciso. Mas é preciso ter lata.»

João Bonzinho, A Bola, 15 de Janeiro de 2010

«Fui confrontado com a hipótese de rumar ao Benfica por duas figuras do jornalismo nacional, e em especial da Imprensa desportiva: Leonor Pinhão, assumida benfiquista do jornal A Bola, e João Bonzinho, que também pertence ao mesmo jornal e que nunca fez questão de negar as suas cores clubistas. Foi-me dito que ambos tinham ligações próximas com a direcção do Benfica» (…) «Assinei contrato pelo Benfica, no Bairro Alto, na casa de Leonor Pinhão e do seu marido, o realizador João Botelho. Para além dos dois, estavam lá João Bonzinho, Jorge de Brito, como representante do Benfica, e o meu jovem advogado»

Fernando Mendes, Jogo Sujo
Anónimo disse…
LABAREDAS

Bola furada

Assim vai a «bíblia»… O fedorento enfadonho insiste em compor crónicas de humor (?) com conteúdo requentado e uma falta de piada assinalável; o outro mantém a Guerra contra o FC Porto e o seu presidente, apostando em prosas que prevêem campeões a meio do campeonato! O campeão é quem tem melhores jogadores? É isso mesmo, alma atormentada! É exactamente isso que sucede com regularidade há 25 anos, mas que A Bola insiste em rebater com campanhas miseráveis!

As vontades, sonhos ou frustrações desta gente «douta e isenta» não contam para nada, mas merecem sublinhado pelas gargalhadas que provocam. Como humoristas ou jornalistas não têm ponta por onde se lhes pegue. Já como animadores matinais… Força! O Labaredas farta-se de rir!

E como caracterizar as palavras de unificação do autoproclamado «pseudoparvo»? Bom, quem escreve uma coluna chamada «Bairro Alto fora de horas» é porque, de facto, anda muito pelo país. Ou pela Europa. Ou pelo Mundo. Se andasse, constataria que o FC Porto é da Invicta, ama a Invicta e jamais reformulará a sua génese de princípios, mas há muito se fixou num patamar que os invejosos não discernem. Está a ver? FC Porto, FC Barcelona, UEFA Champions League, G14, ECA… Saia mais do Bairro Alto, homem!
Anónimo disse…
Um equipa baixa que renuncia á pressão e se fecha pelo meio do terreno; joga com 4 defesas em linha, um trinco tão recuado que mais parece um 3º central e renuncia a participar na construção de jogo; dois medios interiores que têm como missão principal fechar pelo meio ao defender e, ao atacar, fazer chegar a bola á frente o mais rapidamente e com o menor numero de toques na bola possivel; na frente, muito afastados do resto da equipa, dois alas colados ás linhas tentado algumas jogadas com os laterais e um avançado centro entregue aos centrais e medios defensivos do adversário, á espera que lhe chegue um bola rápida para tentar marcar.

Quem joga assim? O Setubal? Naval? Belenenses? não! esta é a concepção de jogo do Prof. Jesualdo e tem sido assim que tem posto a jogar o Porto nos últimos três anos e meio!

Como venceu três campeonatos? Fácil:
1) a concorrência era fraca demais
2) os artistas aos seu dispor iam resolvendo os problemas;
se artistas como Quaresma, Lisandro ou Hulk resolviam alguns jogos indivudualmente, um jogador como Lucho, capaz de ocupar uma extensa area do terreno e estar presente nos momentos defensivos e depois nos ofensivos, finalizando muitas vezes com golos, ajudava a esconder a fragilidade e inoperancia deste sistema de jogo.

A qualidade de jogo, essa sempre foi muito baixa, e baixou ainda mais na época passada depois da saida de P.Assunção, que apesar de amarrado aos "processos" vigentes, além de ser um excelente complemento aos defesas, ainda conseguia impor uma qualidade minima ao nivel do passe quando em posse de bola.

E assim chegamos ao momento actual da presente época; o mesmo sistema de jogo de sempre, mas sem os interpretes mais adequados para o pôr em prática. Havia duas soluções:
1)arranjar um jogador capaz de fazer o que fazia Lucho
2) mudar!

A primeira solução era complicada, pois não se encontram muitos jogadores com essas caracteristicas, em Portugal neste momento só vejo um: também usa o nº8, mas joga no benfica: Ramires.

Penso que não restam dúvidas que a solução para esta equipa seria mudar o sistema, mas passados três anos e meio no clube e com sessenta e tal de idade já vimos que isso, este treinador não irá fazer.

Assim vemos um equipa competente qb a defender mas completamente inoperante quando toca a ter a bola nos pés e criar jogo ofensivo para concretizar; um trinco que ao invés de crescer como jogador e desenvolver o potencial que parece ter (afinal, trata-se de um internacional sub-20 do Brasil!!), está limitado a funcionar como 3º central e tocar a bola para trás ou para os lados, um medio interior obrigado a correr entre as duas areas sofrendo o desgaste inerente e sem capacidade para fazer qualquer difença, um medio criativo de raíz (vulgo nº10, como o vimos nas outras equipas onde passou a jogar nas costas do avançado e sistematicamente entrar pela area e finalizar) obrigado tambem ele a fazer de tampão do meio campo e limitado a tabelas com o lateral e o ala; e uma linha avançada, lá ao fundo, sem apoio nem capacidade para pressionar a defesa contraria.

Fomos prejudicados pela arbitragem? sim, tal como quase sempre em anos anteriores!
Jogamos mau futebol? sim, tal como em anos anteriores, incluindo o "tri" deste treinador!
Alguem acredita que algo vai mudar? só se as 2 equipas que vão á frente começarem a perder muitos pontos.
Vamos continuar a jogar como uma equipa pequena? só o futuro e os renponsáveis da SAD o dirão...
Anónimo disse…
Amazing! Its genuinely awesome post, I have got much clear idea about from
this post.

my page; payday loans no credit check