Para o ano há mais...


Aí está o Tetra! Vencemos mais uma vez! E vem-me logo à cabeça esta velha expressão do: para o ano há mais... É que aplica-se bem ao sentimento dos três grandes. Para uns é usado como um sinal de resignação às suas tristes realidades de calimeros ou de falsos moralistas. No nosso caso, tem a ver com a nossa sede de vitórias e, de facto, não há portista que não pense imediatamente na concretização do nosso segundo Penta. É de facto um orgulho ser portista! Primeiro porque somos diferentes em termos de cultura de clube e depois porque ganhamos que nos fartamos! E será à custa disso que o nosso clube continuará a crescer também em numero de adeptos. Uns dirão que é por causa das vitórias outros dirão que é por causa da cultura de clube como se fosse possível dissociar as duas coisas. E assim continuaremos. Pinto da Costa já leva 17 campeonatos exactamente os mesmos a que eu assisti desde que nasci. Pretendo continuar a acompanha-lo no palmarés durante muitos anos...

Mas este título tem contornos especiais e até se nota pela forma como foi festejado pelos jogadores e equipa técnica. Este ano a coisa esteve difícil e chegamos a estar a uma distância considerável do primeiro lugar. E se é sempre mais saborosa uma vitória em que damos a volta ao marcador, que dizer de um campeonato feito de trás para a frente? Mais que isso. É muito bom ver a forma como a equipa evoluiu perante as contrariedades que enfrentou. Uns dizem que têm uma equipa de jovens, mas que dizer da nossa? Fernando, Cissokho, Rolando, Hulk, Rodriguez não são jovens? Que bom foi vê-los evoluir no seio da equipa... E não convém esquecer a habitual envolvente hostil que nos acompanha e que está personificada na Liga e numa Comissão Disciplinar que tudo faz para agradar aos seus mentores. Está também presente numa imprensa mais que parcial e que assenta toda a sua actuação nas suas frustrações e nas dos seus filhos predilectos. Que chatice esta coisa de o clube que mais vence não ser o clube que mais vende jornais ou que dá mais audiência... Ainda ontem apanhei mais um exemplo da tamanha inveja desta gente. Perguntavam na SIC qual a razão desta nossa mais recente conquista. E não é que por entre as opções clássicas de jogadores, treinador, presidente e fragilidades dos adversários estava lá a opção arbitragens? Esta inveja faz-nos mais fortes e é incrível como insistem em não perceber isso. Para eles, fica a imagem que escolhi para ilustrar este Tetra: Toma! Para o ano há mais!

Quanto ao jogo, pouco há a registar nas quatro linhas para além do golo. Exibição fraca apesar do empenho que se notava em todos. Valeu pelo golo que deu a vitória e sobretudo pelo grande espectáculo das bancadas do Dragão. É lindo ver o estádio assim e foi esse o condimento essencial para mais uma festa memorável. Pena que este ano se tenha optado por não festejar também com os adeptos que não puderam assistir ao jogo que estava esgotado há alguns dias. Não me pareceu muito boa opção. Agora temos dois jogos para preparar a final da Taça para atingirmos mais uma dobradinha à nossa moda.

Equipa para a Trofa:(para fazer mais dois campeões)

Ventura; Sapunaru, Stepanov, Bruno Alves, Cissokho; Fernando, Tommy Costa, Guarín; Rodriguez, Mariano e Lisandro.

Ps: Hulk é monstruoso em tudo! Até a recuperar de lesões... Era uma ruptura parcial de ligamentos...

Ps2: Por falar em lesionados, até me assustou a forma como Lucho saltava. Será que o departamento médico aprova?

Ps3: A tal sondagem da sic. Estranho o resultado...



PS4: Prometi fazer a pergunta todas as semanas e, portanto, cá vai: Em que ponto está a renovação de Lisandro?

Continua a petição em: http://www.peticao.com.pt/lisandro-lopez



Comentários

bLuE bOy disse…
Porto, Porto, Porto
és a nossa glória
hoje e mais um dia
mais uma alegria
mais uma vitória…

Ontem, concretizou-se o “sonho” porque tanto ansiávamos ao logo destes últimos meses de competição que se iniciou em Agosto passado… mais uma vez, conquistamos o título... TETRAcampeões, contra tudo e contra to(l)os!!!

Este título, esta alegria, esta felicidade, este sorriso estampado nos rostos de tantos e tantos milhares de Portistas espalhados pelos 4 cantos do mundo, aqui ou lá fora, é justo e merecido para os mais FABULÁSTICOS adeptos do Mundo, deste clube que é o nosso FC Porto, um clube que transporta alma, paixão, dedicação, lealdade, honra e mística. O FC Porto, é tudo isto… e muito mais!

Obrigado aos nossos heróis, aos nossos jogadores, aos nossos bravos guerreiros de azul-e-branco pintados, que depois de travadas tantas e tantas batalhas, dentro de campo, mas ao mesmo tempo, também tendo que lutar ferreamente perante todas as outras que se “faziam por outro lado”, ganharam esta guerra e definitivamente, fizeram vergar os “tais” de sempre, perante a nossa superioridade.

Obrigado ao nosso treinador, o meu treinador, o Prof. Jesualdo Ferreira (e toda a estrutura técnica), que mereceu justamente, muito justamente, na entrada para a consagração, os aplausos, o tributo que todos, ou quase todos, lhe prestaram… e digo “quase”, porque ainda ouvi por lá alguns assobios tímidos, concerteza debitados pelos já habituais Portistas “assobiativos”!

Obrigado ao meu Presidente e toda a estrutura directiva, que contra ventos e marés, contra adversários externos por mais que identificados, mas também alguns “internos”, souberam ser firmes e hirtos nas suas convicções, jamais vacilando ao “primeiro assopro”, para hoje, muito justamente, recolherem os frutos dessa mesma crença pessoal, profissional e jurídica.

ps – Com mais este título, Pinto da Costa, tornou-se na história do futebol, o Presidente com mais campeonatos ganhos, 17 no total, ultrapassando o mítico Santiago Barnabéu, histórico presidente do Real Madrid, que detinha um total de 16, em 35 anos de presidência... Pinto da Costa, ainda só leva 27 anos de presidência, o que engrandece ainda mais o feito (mais um) conquistado!

Obrigado a todos os Portistas, aos bons, aos maus, aos assim-assim, aos que acreditam mais, aos que vacilam mais, aos das vitórias, aos das derrotas, aos crentes, aos assobiativos, aos seguidistas, aos desalinhados, em suma, a todos os que partilham desta paixão imensa, aos tais “mais FABULÁSTICOS adeptos” do Mundo… e talvez até da Europa e arredores!

Por fim, uma palavra para todos os Bloguistas ou dos Portais, para todos os administradores dos mais diversos espaços de tertúlia Portista na internet, para todos os seus colaboradores, para todos os seus leitores/visitantes, para todos os que comentam ou não, para todos os que estão cá, para todos os que está lá fora, para todos aqueles já conhecemos pessoalmente e se tornaram nossos amigos/as, para todos aqueles que continuam anónimos, para todos nós, um OBRIGADO, um MUITO OBRIGADO… este TETRA, este título, ainda que de uma forma residual, também tem algo de nós, também tem um pouca da nossa marca, da nossa dedicação, da nossa alma, da nossa vida, do nosso tempo, da nossa família a quem roubamos tempo para aqui viver e sentir esta paixão, etc etc… este TETRA, também é nosso!!!

BiBó PoRtO, carago!!!

Um forte ABRAÇO para todos NÓS!!!
Lamas disse…
Estão todos de PARABÉNS!!!

O meu primeiro destaque vai para Jesualdo… houve uma altura decisiva na época que pensei que ia dar em descalabro… mas não deu… e disse que se isso não acontecesse teria de dar o devido mérito ao Jesualdo por ter conseguido motivar uma equipa que parecia que, mais dia menos dia ia-se destroçar… A explosão de HULK no jogo da Taça em Alvalade e o golo no último minuto de LUCHO no frio de Kiev são os momentos que marcam esta reviravolta… e agora, mesmo sem estes dois meninos, temos 3 vitórias consecutivas e uma delas na Caldeirão dos Barreiros…

O segundo para Bruno Alves… quando entrou na equipa num jogo contra o Estrela à 3 anos na Luz, rasguei-o de cima abaixo aqui no blogue… estou completamente rendido ao nosso capitão e símbolo do clube… foi bonito o golo de ontem ter sido dele… cresceu imenso e é um dos MELHORES DO MUNDO…

Havia muitos mais destaques, mas deixo aqui o último para o mesmo de sempre… Jorge Nuno Pinto da Costa… Como sabem fui a Madrid e à entrada do Estádio do Real estava lá uma grande imagem de Santiago Bernabéu… ontem o nosso PC passou-o em títulos conquistados e um dia também quero ver a sua imagem à entrada do Dragão…

CAMPEÕES!!!

P.S.1. Foi fantástica a invasão dos jogadores na sala de conferência de imprensa…

P.S.2. Prata, com os festejos até te esqueceste de perguntar sobre a renovação do Lisandro :)
prata disse…
Esqueci-me... Já vou pôr
Artur disse…
Paraquando uma petiçao a pedir a renovação do Professor? com ele Prata, transformavaste num Lisandro
prata disse…
Milagres desses nem Jesualdo nem Jesus o suposto próximo milagreiro dos mouros
riskolas disse…
Foi uma bela vitória sem dúvida.
E tenho de dar os parabéns ao Jesualdo.
Neste momento, não me importo nada com a sua continuidade tendo em conta os últimos 4 meses e a forma como os jogadores estão com eles.
Temos um balneário unido e isso é o mais importante.
O resto são fait-divers e o Jorge Jesus lá terá de vir parar ao Porto daqui a uns anos para ser campeão até porque indo para os lados do Circo da Luz o seu prestígio ganho nos últimos anos vai perdê-lo em dois tempos...
Artur disse…
essa sondagem é normal já que só os Mouros tavam a ver o homem dos cabelos encharcados em gel a essa hora.
essa sondagem so mostra o quanto somos fortes!!