Sem Abrigo


Já nada mudará a nossa performance caseira desta época. Mesmo que ganhemos todos os jogos até ao final da época será sempre uma época medíocre em casa. Até pode piorar, mas sinceramente não acredito... Dou por mim a pensar que mais valia jogar sempre fora, ao estilo 'Sem Abrigo'. Não se trata disso. O problema é claro e é preocupante. Apesar de termos no ataque alguns dos jogadores mais excitantes de que me lembro, não conseguimos ultrapassar o raio do autocarro! Nisto vejo três tipos de culpados. Primeiro os nossos avançados pela tremenda falta de eficácia que demonstram. Em segundo lugar, culpo a Administração e a equipa técnica pela falta de soluções de banco de que padecemos. Em último lugar, e para mim com uma maior dose de culpa, Jesualdo Ferreira. Já sei, começa a ser um cliché, mas não consigo evitar dizer o que penso. No sábado, Jesualdo tentou ensaiar uma mobilidade extrema nos 3 da frente. Lucho inicialmente apareceu colado à direita estando Lisandro, Hulk e Rodriguez em constante troca de posições. Não parece má ideia, mas é preciso haver alguém na área, coisa que não aconteceu. Mais tarde Lucho trocou com Meireles ficando Lisandro no meio, Hulk na direita e Rodriguez na esquerda. Aqui criamos mais perigo muito por causa das arrancadas de Rodriguez. Oportunidades de golo? Zero. Frustrante a forma como podiamos ter já resolvido o campeonato em casa e não o conseguimos porque os nossos adversários tiveram a humildade (ou temor?) de perceber que têm de jogar no Dragão como joga o Trofense ou o Rio Ave... O que é que Jesualdo faz perante isto? Experiências... Outra coisa que me irritou ontem. Tommy esteve a aquecer desde os 5 minutos de jogo. Dava até a ideia que, se sofressemos um golo, entraria imediatamente para o lugar do Pedro Emanuel. Enfim, coisas à Jesualdo. O que eu faria era logo para a segunda parte, lançar Farias no lugar de Fernando. Isso sim seria lançar um factor novo no jogo e não uma mera troca de posicionamentos.

Vamos ao jogo. Pobre, paupérrimo! Queixava-me aqui que apenas jogamos 30 minutos. Pois desta vez nem isso... Não gostei nada da exibição de Fernando. Parece que voltamos ao ínicio: passes falhados e mau posicionamento. Tal implicou que tivéssemos de ter um grande Meireles, para mim o melhor em campo. Esteve em todo o lado. Num plano igualmente alto esteve Rodriguez que com as suas arrancadas foi o único que inflingiu algumas infiltrações ao autocarro sportinguista. Também não gostei de Bruno Alves visto que esteve mal em 2 dos 3 lances de perigo do adversário. Tudo o resto foi fraquinho.

Não esquecer no entanto, que Rodriguez sofreu uma grande penalidade na primeira parte. Mas percebemos que nunca poderia ser marcada. Iamos em 3 penaltis 3 em jogos seguidos e a nação futebolística abanou. Tal está plenamente demonstrado nas afirmações insanas de João Gobern num programa da RTPN. Argumento do homem: o facto de levarmos tantos penaltis seguidos tornava claro perante a sua suprema inteligência que o FCPorto iria ser campeão. Não o facto de termos a melhor equipa, o melhor treinador, etc. mas os penaltis. Tão fácil lançar poeira... Pouco importa que apenas um desses tenha sido mal assinalado e que nesse mesmo jogo tenha havido um outro claro como água. O que importa é a ousadia de marcar os penaltis nesta altura crucial do campeonato. Também no trio de ataque o cineasta senil voltou à carga. Pôs o àrbitro do jogo do Paços no fundo para depois ser completamente desarmado pelos outros dois comentadores. É que ainda por cima usaram argumentos lógicos... Não se faz! Torna-se difícil lutar contra isso quando o único objectivo é lançar a suspeita par colher frutos mais tarde. A verdade é que já funcionou no Sábado.

Por último, e se calhar pelo facto de não ter visto o jogo em Madrid, mantenho-me apreenviso quanto à passagem aos quartos da Champions. E a vitória de ontem do Atlético com o Barcelona aliada a apagada exibição frente ao Sporting não ajudaram nada...

Equipa para Matosinhos:(logicamente os melhores)

Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Fernando, Meireles, Lucho e Rodriguez; Lisandro e Hulk.

Comentários

Lamas disse…
Foi, sem dúvida, frustrante... acho que esta palavra resume a nossa exibição... sem ideias, sem soluções, simplesmente impotentes...

Eu teria lançado ao intervalo o Tommy para o lugar do Pedro, mas acho, como tu, que Jesualdo apenas o faria se o Sporting marcasse, senão ia deixar o jogo correr, como deixou... teve, claramente, medo... Tommy é um jogador muito disponível (correrias desenfreadas), mas que perde rapidamente a noção do sítio onde está a jogar e isso fez Jesualdo hesitar...

Para mim o homem do jogo foi o CR10... foi o único que criou desequilíbrios, muita entrega e raça... tem um roubo de bola fantástico com uma entrada de carrinho que foi a imagem da exibição dele... e, ainda, mandou uma chapada ao "mete-nojo" do Caneira (detesto este gajo)... lance que, incrivelmente, apenas ele levou amarelo...

Uma última nota para o árbitro... claramente mau... principalmente disciplinarmente...

O Lucho também já não podia ver o Derlei à sua frente e a entrada dele (mesmo à minha frente) diz tudo... quando o comecei a ver a correr, pronto vi logo o filme...

Contra o Atlético, acho que vamos ganhar... eles têm de vir à procura do golo, vão deixar de lado o autocarro, e nós vamos jogar como melhor gostamos...
prata disse…
À atenção do Lobo Míope mais uma vez um bom artigo neste blog:

http://reflexaoportista.blogspot.com/2009/03/apertar-o-cinto-e-como.html

Não será bem o que o Correio da Manhã queria mas bom não é...
xandreazevedo disse…
11 pontos perdidos em casa é uma vergonha..Não temos opções no banco e o incrível é que o JF mostra isso ,basta ver as substituições no derby , uma por lesão e as duas aos oitenta e tal minutos para quê????. A nossa politica de empréstimos foi desastrosa( é vê los jogar em braga ) temos um futebol desgarrado e de correria sem sentido..trememos na defesas (toda partida com laterais lesionados e um guarda redes que não inspira confiança )para piorar 7 jogadores tapados de amarelos...olha só nos resta sofrer!!! Eu estou muito apreensivo...
miguel87 disse…
Lá tão voces a bater no treinador... ai ai ai
riskolas disse…
Prata, o Lobo Míope já tinha decidido ser esse tema a abordar na próxima edição, mesmo sem saber das últimas contas publicadas.

Quanto ao post, estou desiludido contigo. Esperava mais de ti, mas também sei que és muito mais neutro do que eu.

Quanto ao jogo, só o Rodriguez jogou ao seu nível. O Meireles esteve no seu nível habitual, isto é, muita disponibilidade, muitas bolas recuperadas, mas continua a pecar no passe curto. De resto, mais do mesmo que se tem visto.

O Fernando ainda é muito verde. A sua inclusão, esta época, foi precipitada e deve-se, claramente, aos erros de casting "Guarín" e "Tomy" para ocupar o lugar do Assunção.

O Lucho a extremo direito foi ridículo. O Licha a médio centro, mais ridículo foi. O Pedro Emanuel a defesa lateral foi cómico. Os centrais estiveram regulares e o Cissokho está a crescer. Espero que a lesão não seja grave.

Eu sei que sou um burro nojento por não gostar do Jesualdo mas mais nojento é ler e ouvir muitos portistas escamotearem a pior exibição, em casa, dos últimos 10 anos. Dizer-se que o Sporting é que tinha de ganhar, que o Sporting é que tinha de assumir o jogo é o maior sinal de enfraquecimento do nosso clube! A este propósito, um Riskanço será feito, brevemente.

O Porto tem de mandar em casa. Em casa, pelo menos, temos de assumir o jogo e procurar incessantemente a vitória. Ultimamente, ando incrédulo com a desculpa do autocarro.

Eu tenho 28 anos e desde que vejo o Porto (23 anos?!?!?) que vi sempre os adversários a jogar com o autocarro no dragão ou nas antas! O autocarro só desaparece quando marcamos!

O Porto foi uma vergonha! Tenho muito orgulho em ser portista mas a exibição de sábado foi uma vergonha! O Tiago só fez uma defesa! Muito fácil, diga-se! E foi aos 88'! De resto, só marcou pontapés de baliza! E quando dizem que o Sporting fez menos, rio-me! O Sporting pouco ou nada me interessa! Não quero olhar para o que os outros fazem! Foi assim que me habituei a ver o Porto! Os outros é que se adaptam! Nós mandamos! E, verdade seja dita, o Sporting enviou uma bola ao poste, o Djaló tem um remate, dentro da área, que podia ter sido bem mais perigoso e o Liedson falhou um golo que não é normal, após uma falha do Bruno Alves.

Quanto à eliminatória da Champions, ontem vi 2 jogos fantásticos. O Inter deu-me saudades do verdadeiro Porto! Mesmo sem jogar nada, mesmo sem um playmaker e sem o Ibra, mostrou um coração fabuloso e vontade! Coisa que nos falta e muito. Quanto ao jogo do Atlético, confirmou-se o que se viu a meio da semana. A defesa é horrível! No entanto, é uma equipa com um ataque fortíssimo, e que luta até ao apito do árbitro. Ou seja, a eliminatória está longe de estar resolvida.

Só mais uma coisa, há cerca de um mês levamos 4 na boca do Sporting e não importa falar dos penaltis dados. O que importa falar é que nem essa imagem apagamos. Levamos 4 e não nos sentimos feridos no orgulho.

Quem gosta do Jesualdo... bem, não vou bater no ceguinho...
prata disse…
Se calhar tens razão que deveria ter sido mais duro com a exibição. Se tivesse escrito logo a seguir ao jogo saía uma coisa dessas, mas como escrevi ontem... Tens razão que foi uma exibição péssima e que havia uma má imagem para limpar. Mas se não demos grande importância à taça da cerveja não a podíamos usar para espicaçar os jogadores. Mas nós adeptos merecíamos uma vingançazinha. O que mais me chocou e esqueci-me de focá-lo foi a ausência de remates à baliza e muitas foram as ocasiões para fazê-lo em boas condições na primeira parte.
Outra coisa, não pus o autocarro como desculpa, antes pelo contrário. Teoricamente, entendo que quanto mais perto defenderes da tua área mais te habilitas a sofrer, coisa que incrivelmente não tem acontecido com os nossos adversários. O autocarro não deveria ser um problema. No máximo funcionaria 2 vezes ao ano...

Mas também me custa dramatizar tanto, visto que também há o outro da moeda. Fora se exceptuarmos o jogo na Figueira, temos tido resultados muito bons e suficientes para compensar o que se passa no Dragão. Por isso não dramatizo tanto.
riskolas disse…
Prata, viraste lagarto este fim de semana???

Os resultados fora compensam os de casa?!!?!? O que é isso, pá?

Que atitude é essa?!?!?!

Em casa é para ganhar!! Mais nada!

E fora também é para ganhar! É para ganhar sempre!

Não somos obrigados a ganhar sempre mas temos de jogar para ganhar sempre!

E quem disser que, no sábado, jogamos para ganhar ou é mentiroso ou está de má fé!

Quanto ao espicaçar, nem que os 4 tivessem sido num amigável! É uma humilhação. Vais ver a próxima lista do Lobo Míope... ;)

Eu sei que não usaste a desculpa do autocarro mas eu li alguns blogues e fico parvo como se desculpa tanto a nossa ineficácia e ineficiência com o "autocarro"...

É de bradar aos céus!
prata disse…
Como Lagarto? Peço encarecidamente que me abatam como um cão aos primeiros sintomas...LOL

Não chegam para me satisfazer, mas ajudam a amenizar a época medíocre em casa. E por isso consigo evitar o pânico mas a situação é grave. Mas uma coisa é certa. Apesar de este ano ser mau de mais, há já 4 anos que temos tido uma má prestação em casa. Temos tido 90% de vitórias meramente QB e apenas meia dúzia de grandes exibições. Pena é que tenhamos andado distraídos a ver o problema agudizar-se e só este ano se esteja a pensar nisso a sério.
Anónimo disse…
2-03-2009 LABAREDAS
Obrigado por continuarem a tentar!

Eles tentam tudo. O F.C. Porto fora da UEFA Champions League, o seu presidente diabolizado, as transferências investigadas… Qualquer coisa serve para animar uma sanha que nem as lógicas de marcado ajudam a perceber. O Labaredas acredita que não passa de ódio e inveja. O Correio da Manhã até dá vontade de rir.

Esta segunda-feira resolveram «embirrar» com as contas da SAD. Esquecem-se é do essencial: compará-las à dos rivais. Pois, não dá jeito… São piores! Código Deontológico? O que é isso? Importante é lançar mais uma manchete tolhida de veneno. Assim vai algum jornalismo lisboeta. Seríssimo, como sempre!
Anónimo disse…
Há por aqui alguns portistas "foleiros"!!!
riskolas disse…
Um portista foleiro é um portista anónimo!
miguel87 disse…
Riskolas, concordo com 99% do conteudo dos teus comentarios, só acho que te esqueceste (ou não reparaste) que aqui "(...)e o Liedson falhou um golo que não é normal, após uma falha do Bruno Alves." a primeira falha e mais grave é do P.Emanuel que deixa um gajo cabeçar para o 2º poste nas costas dele.

Qanto ao resto só tenho a acrescentar "Mai nada!"

Já não espero nada deste Porto até ao final da época, estamos a hipotecar o campeonato com exibições e resultados destes, e com a tendencia do Jesualdo em se por "a jeito" em jogos dificeis, não sei o que esperar do Atletico.
Pensando bem, ainda tou para ver como vamos passar no Mar...

Com este treinador e estas exibições, qualquer titulo ganho e se passarmos o Atletico, para mim, já é bom.
Anónimo disse…
O anonimato em si desde que civilizado não tem nada de mal, mas que são "foleiros"(alguns) são e talvez fosse caso para os "oferecer" aos mouros dado o grau de "foleirice".
Anónimo disse…
Quem estiver mal que se mude!
Pedro disse…
Não vou acrescentar muito aos que o Riskas e o prata disseram. A exibição foi má demais. Parecia um jogo da III Divisão (e acreditem que acompanho esta divisão e ainda na semana passada fui ver um jogo).
Nao ha ligação, é tudo mt trapalhao e demoram a decidir. É verdade que o Sporting costuma defender bem, mas nos últimos 2 jogos tinha sofrido 7 golos! 7!! O nosso banco é miserável. Ainda nao compreendi a saída do Pelé, o afastamento do Adriano e a dispensa do IBSON. Para o ano espero bem que mude o mister e que haja um nº10 para pegar no jogo.