Salão de festas


Se andaram a tremer nos jogos anteriores para tornar mais épico este golo do Herrera, diria que talvez tenha sido mais saboroso, mas que não repitam a brincadeira! Voltámos a brilhar no nosso salão de festas emprestado e com o golo de um jogador que bem merecia. Por todas as razões. Por ser o tal 'patinho feio', pelo lance desastroso do ano passado no Dragão, mas sobretudo pelo golo que lhe roubaram na primeira volta, numa das decisões arbitrais mais vergonhosas dos últimos tempos, que até têm sido pródigos em decisões 'controversas'.

O FCPorto não entrou mal no jogo, mas também não entrou a mandar, tal como seria desejável e tal como tem sido habitual em clássicos, este ano. Tal resultou num primeira parte equilibrada e até com algumas oportunidades para o adversário sendo que, em termos de oportunidades claras, houve uma para cada lado. Deu-me a ideia que a equipa acusou alguma pressão e cometeu alguns erros, nomeadamente alguns cantos desnecessários, algumas bolas perdidas em zona proibida, culminando no lance de Pizzi que resulta de um erro grave de Marcano. Em suma, deu-me a ideia que as nossas jogadas mais perigosas estavam a resultar de boas jogadas e que as oportunidades e o ascendente do adversário estavam a resultar de erros nossos. A segunda parte foi muito diferente. À excepção de um remate fraco na sequência de um canto, que poderia ter sido mais perigoso noutros pés, a segunda parte é toda do FCPorto. Uma claríssima demonstração de força! Mais uma! Emergiram sobretudo três jogadores: Herrera, Brahimi e Ricardo Pereira. Herrera passou a dominar por completo o meio campo, num trabalho incansável de procura da recuperação de bola no meio campo adversário. De tal forma que, às vezes, tinha de ser o Otávio a aparecer na posição mais recuada do meio campo. Pode não ser o capitão mais carismático, mas ontem foi um verdadeiro capitão pelo exemplo! Já muitos chamaram a atenção para o facto, mas não será demais repetir que Herrera estica a camisola para mostrar o símbolo, quando outros artistas destacam o próprio nome. Sintomático! Brahimi passou a atrair sobre si a atenção de três jogadores adversários permitindo libertar a entrada dos nossos médios e conseguindo, muitas vezes, sair do drible com qualidade. Ricardo Pereira foi uma autêntica locomotiva pela direita. O passe que isola Marega é delicioso. Deu até a ideia que a entrada de Corona lhe limitou os movimentos, deixando de aparecer com tanta frequência na frente. Por falar em Marega, a sua recuperação também foi fundamental porque permitiu que Sérgio jogasse com o seu esquema de jogo preferido. Já nos conformámos com o facto de termos um FCPorto que precisa destes ataques à profundidade de Marega, que precisa desta combinação de avançados de características diferentes e que precisa de um jogador que consegue encostar à ala direita quando é necessário. E Marega é o único jogador do plantel que lhe dá isto. Somos Maregodependentes? Não diria tanto, mas dada a qualidade de soluções que temos na frente, além do Maliano, temos de encrontrar uma solução para os jogar sem ele. Talvez no próximo ano...

Individualmente, dou o MVP a Herrera porque decidiu o jogo e talvez algo mais. Aguardemos. Não fosse o golo e daria o MVP a Ricardo Pereira. De resto, dada a segunda parte, tenho notas muito positivas para todos. Destacaria apenas Casillas pela segurança e pela defesa que nos manteve no jogo. Pela negativa, apenas o nervosismo inicial onde se destacou Marcano, algo que me surpreendeu, particularmente.

Mantemo-nos pela capital do Império. Temos mais um objectivo importante em jogo. Para cima deles, carago!

Comentários

Anónimo disse…
"numa das decisões arbitrais mais vergonhosas dos últimos tempos"

na jornada anterior há um golo anulado ao Jonas num lance exatamente igual...
prata disse…
Esta não apago... :)
Anónimo disse…

GRANDE JOGADA COM GOLO MAL ANULADO! Benfica x V. Setubal 26.11.2017

é só ver no youtube!!!!

apitou mal mas já não há nada a fazer...

foi o que aconteceu no morcão...

prata disse…
Esta tb não apago
Marega disse…
Este gajo tá parado no tempo...que cromo!
Anónimo disse…

a realidade é lixada...

Segunda-feira saboreamos um belo choco frito !!!!!