Uma pobre goleada


Depois do desastre na Madeira, a semana até nem foi má. Confirmou-se a venda de um jogador que há muito queríamos vender e para o qual temos substitutos à altura, renovou Fernando apesar da novela que se relatou à volta dele e tivemos duas vitórias, uma delas numa competição a eliminar e encurtamos distância para um dos clubes que está à nossa frente. Contente? Pensando bem, não! Nem é preciso pensar muito. Basta assistir aos nossos jogos para perceber que é uma questão de tempo até ao próximo desaire. Os adversários que resolveram mudar de canal ou que regressaram a casa fugindo da 'neve de chernobyl' da Luz, puderam sentar-se no sofá e assistir com gosto ao nosso jogo. Porquê? Porque este FCPorto não consegue assustar ninguém! Nem o último classificado da Liga nem o adversário mais cauteloso. Há já poucas palavras para descrever a nossa falta de acção e de velocidade em campo. Resume-se num daqueles 'chavões' do futebol: não jogamos nada! Como estou tão desiludido, tenho tendência a ouvir o que o nosso treinador tem a dizer quanto a isso. Disse ele que o Paços jogou sem ponta de lança e com linhas muito baixas e que, quando abriu, pudemos fazer o nosso jogo e até podíamos ter marcado mais golos. Brilhante! Traduzindo para quem ainda se ilude com estes discursos, O Paços jogou como todas as equipas jogam contra nós (até o Benfica jogou assim em casa) e só nos últimos 5 minutos é que resolvemos o vergonhoso equilíbrio em oportunidades de golo que se viu durante o jogo. Pretende Paulo criticar o Paços por jogar assim? Ou o Benfica? Haja paciência! Se resulta... Como sei que os adversários não leêm isto posso deixar aqui a receita secreta para pontuar com o FCPorto. Chamar-lhe-ei 'como defender contra o FCPorto, para nabos'. Basta saber defender as alas. Jogar com cinco jogadores na linha média sendo que dois são alas e fecham a entrada aos nossos laterais e os laterais adversários acompanham os nossos extremos só permitindo que recebam bola em posições recuadas. De reserva está sempre o um médio de transição e um central para as dobras. Na frente um mártir para pressionar a saída pelos centrais e para correr 'que nem um 'perdido' o jogo todo. Aos centrais e guarda-redes pede-se que estejam posicionados e prontos para despejar o chuveirinho e os centros bombeados. Resta marcar bem nas bolas paradas. Simples e eficaz perante uma equipa sem plano b, sem ponta de inspiração em campo e no banco.

Quanto ao jogo, pouco a dizer. Fraco, como tem sido habitual, com uma pequenina recompensa no final para os que resolveram enfrentar a tempestade e o frio até ao final. Individualmente gostei de Mangala e Fernando que considero o MVP. Herrera voltou a não meter nojo, o que é um bom sinal. Até jogou a um nível superior ao de grande parte dos colegas. Está a aprender a não se expor tanto ao seu maior defeito, o passe. Por falar em 'meter nojo', Quaresma fez questão de nos lembrar porque sempre gerou no Dragão amores e ódios. Foi um jogo mais para ódios. Primeiro porque resolveu marcar o penalti que todos queriam que fosse marcado pelo Josué e depois porque não jogou nada, pouco desequilibrou e originou alguns contra ataques perigosos. No final, a 'cerejinha', saiu amuado... Jackson teve uma noite desastrada, mas custa criticar porque ele trabalha muito e no final lá teve a sua recompensa. Não gostei nem gostarei de Abdoulaye. Não concordo mas compreendo que seja titular perante a primeira parte horrível de Reyes durante a semana e perante as más exibições de Maicon. Simplesmente não vejo ali nada de central de topo. Em Maicon já vi e em Reyes vejo potencial. É uma embirração minha, eu sei... Nota para as entrada falhada de Quintero e para as entradas triunfantes de Licá e Ricardo. Mas nessa altura já dava para tudo.

PS: Considero que a renovação de Fernando é uma boa notícia mas não me passa pela cabeça que ele não esteja já negociado para sair no fim da época... 

Comentários

Unknown disse…
Concordo, praticamente, com tudo o que foi escrito. O abdoulaye não é nem NUNCA será um bom central, é RIDÍCULA a sua titularidade. Quanto ao fernando, é mais que óbvio que a lesão era completamente falsa, visto que se apresentou no jogo a 200 por cento e foi o melhor em campo. Obviamente que só renovou porque lhe garantiram uma saída no final da época, isso é tão certo como o céu ser azul, mas esperemos que o dinheiro da sua venda sirva para comprar um substituto à altura. Apenas uma última nota. o ghilas merecia ter entrado e não entrou, o que revela que o estupido do treinador não confia nem acredita nele, se ele não entrou ontem depois do que fez na quarta-feira, não me parece que vá ter sucesso no Porto com este treinador estupido, com outro sim, mas a entrada do ricardo no jogo e não entrada do ghilas revela que ele só terá sucesso no Porto com outro treinador, bem como muitos outros jogadores. BIBÓ PORTO
Mito disse…
O pior FCP que me lembra jogar!
Talvez ao nível do tempo do Otávio "Malvado" e estou a ser simpático...
Até à próxima (fraca) exibição!
Lamas disse…
O meu destaque vai sem dúvida para a última nota, a renovação de Fernando... era imperioso, tendo ela os contornos que tiver... era preciso algo para o podermos ter a jogar, pois a possibilidade de desmoronarão da equipa era muito maior...

O resto já foi dito... muito fraquinha a partida e sempre com o coração na mão até quase o término do encontro... é preciso urgentemente que a confiança dos jogadores e consequentemente da equipa suba o quanto antes...
Mirone disse…
Não acredito que a culpa seja só treinador, algo se passa, afinal não bastava um chimpanzé com gravata para sermos campeões?

A atitude do Alex Sandro e Varela durante o jogo é inaceitável. Estão-se completamente a marimbar para o que aconteça.

Presentemente só conseguimos ganhar a este tipo de equipas, à menor dificuldade a equipa empanca.
Taqui disse…
Parece-me a mim que o quaresma veio foder tudo, mesmo assim, já tem 3 ou 4 golos dd que veio. Ele chama para si toda a atenção para o bem e o mal. Nao passa uma bola ao Jackson! Nao há uma jogada com o avançado é uma tristeza. Ele qd marcou o 2º, até deu um berro de raiva!
Viram o Helton a explicar ao PF, junto do banco o que estava a acontecer?!
Realmente, diz o nosso treinador que o Paços jogou com as linhas baixas! Ahhh e as outras equipas, tb nao vem jogar assim? Meu deus!
E o que me dizes Prata, ao inicio de construçao do nosso jogo? Defour, ou fernando ou outro coloca-se do lado esquerdo dos centrais, o alex sobe para medio/extremo e o Varela junta-se ao Jackson! e o que dá? Nada! É sp assim, sp igual, mais uma situaçao mt fácil de anular pelos adversários. Ficamos com menos gente no meio e o transporte que podia ser feito pelos centrais, é feita pelo medio defensivo, diminuindo uma linha de passe a frente! Enfim... é um sacrificio ir ver um jogo este ano, ainda por cima com frio e chuva!