Nos quartos, também pode ser em Moscovo...


Damo-nos bem com o sítio. E ainda por cima em sintético. É uma equipa todo-o-terreno. Já jogamos em piscinas, pistas de gelo e agora em relva artificial, sempre com o mesmo resultado. E com isto demos um grande passo em direcção à próxima fase da prova. Já vou gostando mais desta Liga Europa. Está a pôr-nos dificuldades cada vez maiores e a isso não será alheio algum azar que tivemos no sorteio. Poderá ser ilusão clubística mas parece-me que tanto o Sevilha como o CSKA são equipas bem acima de outras que se preparam para seguir em frente na prova. Mas, pelo que temos jogado, até são eles que estão a ter azar no sorteio...

Vamos ao jogo. Decidiu-se numa grande jogada em que intervêm as duas surpresas da noite. Primeiro Varela que foi surpresa por começar no banco e Guarín que foi surpresa por começar a titular. Mais uma vez, não me eram evidentes os ganhos de tirar Belluschi da equipa. Todos pudemos comprovar que correu muito bem esta alteração. Já Varela provou que Villas-Boas estava errado ao deixá-lo no banco. James jogou muito pouco, tal como Hulk. Terão sido eles os únicos jogadores com nota negativa. Todos os outros estiveram bem apesar das dificuldades da defesa na primeira parte. Nota bem elevada para Guarín, Helton e Fucile. Otamendi parece agigantar-se quando a defesa é mais pressionada. Noutras alturas do jogo não sobressai tanto. Mas convenhamos que, apesar dos lances de pânico que se foram criando nas imediações da baliza de Helton, acabámos a primeira parte com o mesmo número de oportunidades que os russos. Ao intervalo ficava melhor um empate com golos. Mas a segunda parte, à excepção de um lance em que Vagner Love falha incrivelmente, é toda nossa. Ao ponto de passarmos os últimos 20 minutos com cerca de 90% de posse de bola. Grande segunda parte que justifica plenamente mais uma importante vitória europeia.

Segunda-feira tentaremos encurtar ao máximo o caminho em direcção ao título. É que, pelos vistos ainda devemos ter mais uns joguinhos para fazer nesta Liga Europa. A confirmar na próxima quinta-feira no Dragão.

Comentários

Luís Avelino disse…
Não estando a jogar mal, longe disso, creio que nos falta consistência defensiva para termos uma grande equipa. O Wagner Love e o outro escurinho (23 anos?) entraram com muita facilidade na nossa área, e só por alguma azelhice é que não marcaram.

Eu tal como o AVB tinha colocado a mesma equipa, o James e Guarin tinham estado melhores no jogo anterior que os concorrentes directos ao lugar, por isso mereciam uma oportunidade neste jogo.

Basta o AVB acertar alguns aspectos defensivos e o caneco é nosso! Força FCP
Baresi disse…
Não concordo que o James tenha estado mal antes pelo contrário e na substituição até pensei que poderia sair o Hulk que neste jogo foi pouco mais que zero. Acontece...

Acho que claramente este terreno penalizou os nossos melhores artistas pois não é normal o Hulk não ter conseguido um única jogada em condições. Como é possível a UEFA autorizar um relvado destes?

De qualquer modo fica mais uma boa exibição fora e que nos pode lançar para os quartos. A confirmar na 2ªmão.
miguel87 disse…
Tambem não acho que o James tenha estado mal, antes pelo contrário, esteve excelente na construção de jogo, um dos aspectos em que Moutinho esteve pior - se calhar com Belluschi no lugar dele este meio campo teria sido mais eficiente.
Guarin é qualquer coisa de extraordinario, com aquela força toda e a qualidade qb que tem no passe e remate só lhe falta um click para se tornar um fora de serie, mais uma vez e depois do jogo com o Guimarães, dá impressão que sozinho ganha o meio campo todo!
Otamendi fez um grande jogo, excepto nos primeiros 20 minutos em que se fartou de meter agua (fez lembrar o Ricardo Costa - só faltou marcar um golo sem querer LOL), mas valeu a estrelinha habitual que só lhe faltou no golo que sofremos do Sevilla no Dragão.

No computo geral fiquei com a ideia que se fosse num relvado natural podiamos ter goleado, apesar do CSKA não ser nada má equipa, o Porto mostrou grande classe e categoria na maneira como assentou o jogo de posse e troca de bola.

Há que não vacilar na 2ª mão e acertar a defesa na primeira hora de jogo, pois notou-se bem que o CSKA ainda está em pré-epoca e não aguenta o ritmo durante 90 minutos.
miguel87 disse…
Outro aspecto recorrente este ano em vários jogos ao longo da época é o acerto e melhoria demonstrada pela equipa após o intervalo e isto só mostra o grande mérito de quem o tem: o Grande Mestre André!
riskolas disse…
Eu gosto do James.
Eu gosto da estrelinha que temos tido esta época. O Jesualdo além de não ser bom treinador tinha pé frio! O André tem tido estrelinha e isso é bom.
O Helton está a fazer a melhor época da vida dele.
Relvados daqueles nem nos indoors que proliferam por esse Portugal fora!
Por fim, se aquele Doumbia nasceu em 31-12-1987, eu ainda sou um espermatozóide!!!
prata disse…
Faltou referir que James e sobretudo Hulk foram prejudicados pelo relvado. Também gosto do James, mas mantenho que foi o que menos desequilibro na frente e dos que mais passes falhou na transição. Para já, ainda gosto mais do Varela. A James só lhe falta mesmo adquirir o estofo para os grandes jogos.

PS: Há algum tempo que não tinha de apagar um comentário de um anónimo. Cá vai.
prata disse…
E concordo com o Miguel. Tem se notado, e bem, a mão do Banco nestas vitórias.
prata disse…
Faltou referir também que há um jogador do CSKA que não foi expulso num lance escandaloso para segundo amarelo! Já com o Sevilha foi igual.
Daniel disse…
Jogo bem conseguido, com um bom resultado a deixar boas perspectivas para a passagem à proxima fase.

Pela positiva destaco o Helton, esteve enorme, Guarin, Falcao e Varela, a sua entrada trouxe maturidade e qualidade à equipa, sabe controlar os tempos de jogo melhor que o James, apesar de este vir a ser um dos melhores.

Pela negativa, Moutinho, não o vi em campo e Fernando, não consegue fazer um passe para a frente e deveria ser o primeiro tampão à defesa e não foi isso que se viu na 1ª parte, onde a nossa defesa como vem sendo habitual, parece manteiga...
Tony Silva disse…
Fdx, a SIC é mesmo triste!

Não tive oportunidade de ver o jogo, mas por acaso estava a fazer zapping aquando do fim do jogo dos vermelhos e reparei que ía dar o resumo dos outros jogos das equipas portuguesas, pelo que esperei.
Começa a dar o "resumo" do CSKA-Porto e o que dá?
Um remate do Falcao a passe do Hulk, 7 ou 8 jogadas de ataque dos russos e por fim... o golo do Guarin.

Fdx, se não tivesse ouvido o relato na TSF e só tivesse visto este "resumo" pensaria que o Porto sobreviveu a um massacre e por sorte no final conseguiu marcar um golo fortuito... :)
riskolas disse…
http://www.fcporto.ws/index2-destaque.html
levezinho disse…
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/sport/sporting/epul-financiou-benfica-e-sporting

Aqui está a malta da verdade desportiva.
Anónimo disse…
11/03/11
Toda a verdade sobre a publicação das escutas no youtube

Como todos nós sabemos, num Estado de direito todos estamos sujeitos ao cumprimento das leis criadas por aqueles que elegemos para nos governar, quer concordemos com elas, quer não. Como todos nós sabemos também, alguns indivíduos estão acima de lei, enquanto outros têm logo meio país à perna quando surge algum boato.

Quando se falou em Apito Dourado, toda a máquina de propaganda do clube do regime trabalhou de braço dado para acabar com o indivíduo que personaliza o sucesso do FC Porto nas últimas décadas e quem os adeptos dos outros clubes gostam de culpar para dissimular os próprios fracassos. Foram jornais a lançar “bombas”, foram canais de televisão, foi o Zé e a Maria, foi o trolha e o Engenheiro, foi o cão e foi o gato. Durante meses viveu-se um estado de tesão generalizado com a perspectiva de tramar o FC Porto e o seu Presidente.

Quando um certo juiz decidiu arquivar o caso por falta de provas, foi criada uma super equipa de investigação, a verdadeira elite da justiça portuguesa, encabeçada pela esposa daquele senhor que veio para a tv mandar uns bitaites e depois foi obrigado a pedir desculpa a Pinto da Costa, a Maria José Morgado. A criação desta equipa de super-heróis, sobre quem recaía a esperança de (6) milhões, baseou-se num livro de “mémoires” publicado por aquela que deixou a prestigiante vida de puta dançarina para a díficil vida de acompanhar o marido em jantares e jogos de futebol e viver à custa dele.

Para abreviar um bocado este assunto, o filme correu e decorreu, e acabou como já tinha acabado anteriormente, foi tudo arquivado por falta de provas concretas e a única coisa que foi provada é que as memórias de Carolina Salgado eram afinal fantasias da Leonor Pinhão.

Com o rebentamento da bolha de ilusão que se criou à volta do caso, alguém com acesso às famosas escutas decidiu tira-las do processo e publicá-las no youtube. Não vou enumerar a quantidade de ilícitos que isto representa porque não sou advogado e não sei de cor os artigos do Código Penal.

Embora se trate de um crime, não foi criada nenhuma equipa especial de investigação para descobrir quem cometeu o crime, e chegou-se ao cúmulo de dizer, no próprio dia e sem qualquer tipo de investigação, que ia ser muuuuuuuuuito difícil descobrir o autor destas publicações.

Acontece que um simples utilizador da internet, munido de um simples computador pessoal, chegou tranquilamente a um suspeito, de seu nome Marco Coelho, cujo tesão o levou a cometer o acto estúpido de anunciar a publicação antes dela acontecer. Conclusão, ou o Marco Coelho publicou as escutas e cometeu um crime, ou sabe quem o cometeu. Para a PJ que se farta de desmontar redes de traficantes, prender membros da ETA, encontrar crianças desaparecidas, e todo o tipo de acções heróicas, não deve haver investigação mais fácil de se fazer. No entanto, ela não foi feita.

Estes factos estão todos documentados e compilados por quem descobriu o suspeito, num documento que podem transferir a partir deste endereço: http://www.megaupload.com/?d=STOAS8M1 (código 92Q4 para abrir o ficheiro).

Leiam, várias vezes, e depois divulguem se assim o entenderem. Nós portistas, não temos máquina de propaganda, por isso temos de utilizar os meios de que dispomos para dar luta ao regime que resiste ao fim de quase 40 anos de pseudo-democracia e liberdade.

Como disse o outro há dias, há gente que está acima da lei.
http://www.fcportoonline.com/
Read more...
in blogue portogal
Lamas disse…
Hulk e sintético não combinam... não acho que o James tivesse assim tão mau...

Guarin está on fire...