Nos quartos é para tombar mais um candidato...


Depois de passarmos o Sevilha pensei que tão cedo não apanharíamos uma equipa tão difícil. É que esse desafio foi de dificuldade máxima e não não estamos propriamente a jogar a Champions League. A verdade é que eu acho que este CSKA é mesmo mais forte que o Sevilha. Pelo menos criou-nos mais problemas. Acho mesmo que a vitória no jogo desta noite acaba por ser um óptimo resultado, visto que os russos jogaram melhor. É verdade que isso tem a ver com o facto de bastar ao FCPorto controlar o resultado. E fizemo-lo, em grande parte do tempo com mestria. Sobretudo após a entrada de Belluschi. O que não implica que nas bancada não se passasse por grandes calafrios a cada vez que o CSKA avançava para a nossa área em rapidíssimas triangulações. Eles têm mesmo um arsenal ofensivo impressionante e a nossa defesa ressentiu-se disso. O lance do golo deles será o melhor exemplo, mas não foi o único. Sobretudo Vagner Love e o japonês Honda são jogadores para voos mais altos e só  os petro-dolares conseguem manter estes talentos escondidos na Rússia. 

Quanto ao jogo, esteve longe de ser a nossa melhor exibição. Mas é a nossa capacidade de transformar estes jogos de menor inspiração em vitórias que faz com que todos estejamos neste momento a pensar em tirar férias na semana da final da Liga Europa. Individualmente, achei que os defesas foram muito permissivos e complicativos na hora de aliviar, especialmente Otamendi. Falcao esteve muito trapalhão e Hulk estranhamente altruísta. Guarín e Moutinho foram os jogadores de quem mais gostei. A estes poderei adicionar Belhuschi cuja entrada em campo coincidiu com o nosso melhor período em termos e controlo do jogo e da eliminatória.

Depois disto o que sobra? Cheira-me que vai ter de ser mais um candidato. Talvez o Villareal. Só espero é que não nos calhem portugueses. Não que causem medo. Europa é europa...

PS: Parem com essa mania das palmas no minuto de silêncio. Ridículo! Palmas a um cataclismo que matou milhares?

Comentários

Daniel disse…
Bom resultado.

Mas como o objectivo é ganhar a Liga Europa, temos de melhorar o nosso ponto fraco que é a defesa, Fucile ataca bem, mas mais uma vez deu demasiado espaço no seu lado a defender, Otamendi tem de entender que não se pode facilitar na defesa e se for preciso mandar a bola para a bancada, manda-se, não se pode entregar a bola ao adversário e Fernando tem de ser mais eficaz a varrer toda a área em frente dos centrais e saber dar a bola para o ataque. Melhorando estes aspectos ficaremos fortíssimos.

Parabéns ao Domingos e ao Braga, que grande resultado! Das equipas portuguesas foram a que afastou as equipas mais fortes.
Quem elimina equipas com a qualidade e nível do Sevilha e do CSKA, da forma clara e justa como o F.C.Porto conseguiu, tem direito a sonhar grande. Não somos nem queremos ser favoritos, mas somos candidatos, não agora que chegamos aos quartos-de-final, mas desde o início da época, quando o nosso treinador disse e estabeleceu um compromisso com a vitória, em todas as competições.


Foi um belo Porto aquele que evoluiu hoje no Dragão. Um Porto tranquilo, tacticamente seguro, bem a defender, bem a criar, bem a atacar e bem a controlar. Se uma ou outra vez, estivemos em dificuldade, foi porque do outro lado estava uma grande de equipa, recheada de bons jogadores e não porque não estivessemos bem. Tivemos, é verdade, a sorte de marcar no primeiro lance de ataque, no primeiro minuto - e como era importante marcarmos primeiro! -, mas depois justificamos a vantagem e se o dois a zero era pesado, com o golo dos russos fez-se justiça, numa primeira-parte equilibrada, com bola lá bola cá, bem jogada, mas com o conjunto de Villas-Boas mais próximo de aumentar a vantagem que de sofrer o empate.

Na etapa complementar e com o passar dos minutos, houve cada vez mais Dragão e menos CSKA, com a equipa moscovita a ser enredada numa teia da qual nunca se libertou, com excepção de um remate perigoso, mas ao lado de Wagner Love. Para isso contribuiu e muito o técnico portista, que foi mexendo na equipa, primeiro com Belluschi, um médio e alguém mais capaz de ter bola, no lugar de James; depois com a saída de um Falcao trabalhador, mas complicativo e a escolher quase sempre as piores soluções, para a entrada de Varela, tendo a saída do avançado colombiano, permitido Hulk jogar solto e sem preocupações defensivas - o lateral russo subiu sempre e obrigou o Incrível da defender mais do que gosta. Com equipa assim, mais curta, mais compacta e tendo um meio-campo preenchido, trabalhador, tecnicamente dotado, com J.Moutinho e Belluschi, muito bem, um grande Fernando e um fantástico Guarín - percebem agora, porque não devemos fazer juízos de valor pecipitados e não devemos colocar logo o ferrete de barrete a um jogador? -, a equipa azul e branca foi sempre competente, jogou bonito, foi mais perigososa, sem ser avassaladora e merecia ter aumentado a vantagem. Um três a um daria uma melhor imagem do que foi o jogo.

Concluindo: estamos nos quartos de final e junto com nós estão mais sete equipas com as mesmas ambições. Quem tem um percurso como o do F.C.Porto, brilhante a todos os níveis, só pode esperar tranquilamente o sorteio de amanhã... Mas a Liga Europa tem tempo. Antes da próxima eliminatória, há um campeonato para ganhar. Concentração máxima frente à Académica.

Tirando C.Rodríguez que jogou pouco tempo, Falcao abaixo do que nos habituou e James que teve coisas boas, mas outras más, caiu demasiado e fechou mal o lado esquerdo, todos os restantes estiveram a um nível superior. Se tivesse que escolher o melhor em campo, sem hesitações, F.Guarín!
Esperava mais público no Dragão. O que querem mais, alguns portistas, para irem ao Estádio? A crise não justifica tudo...

Também acho errado, mas ontem, aquele apito, enganou muita gente que pensou que tinha cabado e depois já não recuou.

Um abraço
Pispis disse…
Prata, queixas-te das palmas no minuto de silêncio? Assim não ouvimos gritos de karatecas nem o slb, slb, fdp, slb, as palmas abafam isso :-)

Grande ekipa a do CSKA, principalmente do meio-campo para a frente, não esquecer a grande campanha q estavam a fazer nesta Liga Europa...

Qt a exibições, destaco o espírito de sacrifício do Otamendi q acabou a 1ª parte a mancar mas mostrou q com ele podemos contar para tudo; a grande exibição (mais uma) de Fucile; e também as grandes exibições de Fernando e Moutinho.

Duas últimas notas de destaque para dois jogadores: para Rolando pela forma cm desde q chegou ao Porto se impôs na ekipa; e para Sapunaru q, coincidência ou não, c Villas-Boas teve uma progressão enorme!

Villas-Boas mais uma vez a mexer mt bem!

Estou mt expectante em relação ao sorteio...
Baresi disse…
Prata,

Para mim o melhor dos Russos, sem dúvida, Tosic. Do nosso FC Porto, para mim... Fernando!!
Nunca tinha visto este menino a colocar bolas em profundidade....

Eu acho que ficaste chateado com as palmas pois estavas a gostar de ouvir o Tanaka do 2ºanel...

Vamos agora ver quem nos calha na "rifa".
Anónimo disse…
Ridiculo mesmo as palmas enfim...aplaudam no fim do minuto de silencio...
Força Porto!
Lamas disse…
Villas-Boas voltou a mexer bem e com a entrada do Belluschi a bola esteve mais tempo connosco e o jogo mais calmo... só mesmo no fim do jogo é que o Wagner Love alvejou a nossa baliza com perigo... mais um candidato à vitória da Liga Europa pelo caminho...

Vice-Campeão Nacional (campeonato perdido apenas na última jornada), Celtic, Sevilha, Liga dos Campeões, Arsenal e agora Liverpool e apuramento para os quartos da Liga Europa... Domingos e Salvador merecem uma estátua aqui em Braga... em GRANDE!!! Ou será que tudo isto ainda é obra do Jesus??? :)
LC disse…
boas, alguem sabe se é verdade que o nosso grande capitão jorge costa faleceu esta noite?????
nem quero pensar nisso