Não acordem um Dragão adormecido


Já está! Faltam só 90 minutos! Acardito que não deixaremos fugir a oportunidade de dar mais uma machadada naquela máquina de venda de ilusões que é neste momento o clube dos vermelhos. Até nem acho muita piada a esta história das reservas, mas como nos chatearam com isto no ano passado, cá fica a imagem.

Quanto ao jogo de ontem, foi preciso o golo da Académica para que a equipa se apercebesse que o jogo já tinha começado e que era preciso jogar. E assim sucedeu. O resto do jogo foi de sentido único. E foi de tal forma que o resultado, que aos 30 minutos até era justo, no final poderia ter sido bem mais dilatado. É esse o ponto fulcral do jogo de ontem: a capacidade de reacção à contrariedade. E foi um reacção enérgica. Nem foi preciso termos Hulk e Falcao muito inspirados. O perigo, neste momento, pode vir de qualquer lado. É também interessante constatar que temos neste momento um plantel interessante. Há uma boa solução de banco para guarda-redes com Beto, para central com um Maicon concentrado, para lateral com Fucile, para o meio-campo com Guarín e para o ataque com James. Ou seja, há 16 jogadores com estaleca para titulares. Muito importante esta gestão que André Villas-Boas e isso vai notar-se com o acumular de jogos importantes nos próximos tempos com duas visitas à capoeira e com a Liga Europa.

Individualmente destaco Varela. Para mim o melhor. Depois gostei de Guarín e Belluschi. Por outro lado, Falcao anda mesmo a precisar de um golo. Anda trapalhão... Hulk tentou o golo olímpico e acabou por irritar toda a gente por não o ter conseguido. A dupla de centrais é extremamente mal batida no lance da Académica. É preciso muita atenção a estes cortes nas costas da defesa. O problema já se tinha notado com o Sevilha, com o CSKA e agora com a Académica. É preciso rectificar alguma coisa no reposicionamento da defesa perante os contra-ataques.

Na próxima semana, voltamos aos Aliados. Eu planeio marcar férias para a manhã de segunda-feira...

Comentários

Uma entrada lenta, adormecida, pouco esclarecida, trapalhona até, da equipa portista, que estava à espera que a vitória lhe caísse do céu, sem ter de lutar, trapalhar, fazer pela vida. Com um Porto assim, a Académica arrebitou cabelo, defendeu bem, foi rápida a sair para o ataque e quase se pode dizer, sem surpresa, adiantou-se no marcador, curioso, por D.Addy, jogador emprestado pelo F.C.Porto, que para além de marcar o golo, fez uma exibição prometedora e a pronunciar que temos ali gente.

Com a vantagem coimbrã o conjunto de André Villas-Boas começou a despertar, chegou a ameaçar empatar por Hulk, mas não conseguiu e foi para o intervalo com o castigo, justo, de ter feito uma primeira-parte muito abaixo dos mínimos exigíveis.

Na etapa complementar tudo foi diferente. Entrando forte, dinâmico, rápido, pressionante e jogando a um nível alto, ao nível que se lhe exíge, o F.C.Porto dominou, demoliu a boa organização da equipa de Ulisses Morais, deu a volta ao resultado e acabou a partida em apóteose e aos gritos de campeão, campeão. Foi um jogo em que o Dragão teve de fazer apelo a tudo o que tem e viu-se que tem muito para dar. A segunda-parte também mostrou uma equipa capaz de jogar muito bem, mesmo com alguns dos seus principais jogadores, Hulk e principalmente Falcao, claramente cansados e a jogarem abaixo do que podem e sabem.

Um abraço
miguel87 disse…
Concordo com Varela para melhor do jogo.

Ainda ninguem se lembrou que podemos ir para os aliados já esta noite??
miguel87 disse…
Ei pá... peço desculpa pelo meu comentário anterior, mas confesso que a matemática está para mim como a lingua portuguesa para o Jorge Jesus!!
Afinal hoje ainda não pode haver festa...
prata disse…
É... Só para a semana.

Não percebo esta unanimidade quanto ao lance de Rolando. Não me chocava o penalti, mas o lance é tudo menos claro. A bola desvia a cm's do Rolando.
Artur disse…
Acho que o Freddy Guarin já pode voltar a usar as botas amarelas, uma vez que a continuar assim é,de facto, umas estrela.
Lamas disse…
Eu destaco o Fucile... depois de ter reaparecido tem ficado constante...

E na Luz? Guarin a titular? está em grande forma, mas a defender é fraco... se ele ficar quem sai? Varela? Eu prefiro os 3 do costume para a Luz: Fernando, Moutinho e Belluschi...
Artur disse…
Lamas, é melhor mesmo jogar o Bellushi. O Guarin é demasiado forte para jogar contra os anõezinhos.
Lamas disse…
LOL... eu gosto do Guarin, como sempre disse no blogue, mesmo quando ele só fazia bosta... tem características fantásticas e não me esqueço que foi com ele a trinco que demos 5 aos Visitantes no Dragão... mas mesmo assim a nível de preenchimento de espaços (essencialmente a defender) o gajo deixa muito a desejar...
Artur disse…
Por acaso não tenho essa noção. Acho que ele a trinco preenche menos espaços que o Fernando. Mas ambém não conheço nenhum trinco no Mundo que cubra aquela área como ele consegue. Mas comparando com o Bellushi acho que é mais ou menos a mesma coisa mas é muito mais forte nos confrontos físicos e jogo aéreo. Isso, além de quando cai nas alas não notares sequer que o gajo é médio centro e consequentemente preso de rins.
prata disse…
A minha receita é Fernando-Moutinho- Belluschi. Se algum deles estiver abaixo do seu nível entra a arma secreta para baralhar. O mesmo se aplica a James.
Anónimo disse…
Se todos estiverem em forma física, devemos jogar na Luz com o seguinte Onze:
Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi, Álvaro Pereira; Fernando, João Moutinho, Bellushi; Hulk, James; Falcão.

Contra os russos, em casa, Guarin e Varela a titulares, no lugar de James e Bellushi:)

Biba ao FCP, Caraggo!!!

Por...ogajoadoranortenhas:)
Dragão de lisboa disse…
Vamos levar no focinho no próximo dia 2, quer dentro quer fora do estádio, vai ser criado um clima de terror contra tudo que for azul, nem crianças vão escapar, vai ser içada um bandeira azul e branca com um porco, vão tentar lançar para dentro do campo um "porco" pintado de azul ás riscas para nos humilharem, vão entoar canticos chamando-nos de "corruptos", as escutas do apito dourado vão ser utilizadas na instalação sonora, bolas de golfe e de bilhar!!? vão ser lançadas contra os nosos jogadores e banco de suplentes, uma ameaça de bomba no hotel Altis na noite de sábado, o autocarro vai ser apedrejado e vitima de uma emboscada na tentativa de o incendiarem com o lançamento de granadas ou disparo de uma "bazuca", com o nome de código "porco assado no esfalto".