Permita-me discordar


Caro Jesus, já sei que é o mestre da táctica, que inventou a defesa à zona nos cantos, que será responsável pelos resultados positivos do Braga nos próximos quinze anos e que a sua cor de cabelo contraria toda a lógica do normal envelhecimento humano, mas permita-me discordar da afirmação reproduzida na capa do vosso jornal oficial na semana passada. Não é que tenha a certeza que esteja errado e até percebo o esforço para motivar as suas tropas. A verdade é que os indícios têm provado o contrário:

Índicio n.º 1 - Foi o FCPorto que venceu o único título que se disputou este ano. E logo contra 'os melhores'...

Índicio n.º 2 - Na frente da classificação está o FCPorto que tem mais 9 pontos que 'os melhores' que estão neste momento em 13º.

Índício n.º 3 - Os que se auto-intitulam 'os melhores' provaram muito menos este ano que as equipas que jogaram no Sábado no Dragão. Equipas essas que, perdoem-me a opinião precipitada serão as duas primeiras classificadas deste campeonato, naturalmente à frente 'dos melhores.

Perdoem o cepticismo... 

E por falar no jogo do Sábado, que grande noite no Dragão! Duas grandes equipas tendo ganho a que foi melhor. Saí do estádio com uma sensação de que o FCPorto do ano passado não teria tido hipótese naquele jogo. Isso porque me pareceu que o jogo se ganhou pela mentalidade e não pela táctica ou técnica individual. Naquela segunda parte notou-se uma vontade enorme de vencer. A vontade personificada na arrancada de Álvaro Pereira que vai cruzar ao lado direito da área para o segundo golo ou a vontade de Hulk que mesmo a mancar queria estar em campo ou mesmo a vontade que Varela empregou no coice que resolveu o jogo.  Foi o primeiro grande teste da época. O Braga, clube que me habituei a detestar, joga muito à italiana. E eu que julgava que só se jogava bem desta forma com grandes jogadores. A verdade é que não vejo ali nenhum talento fenomenal. Alan, Rodriguez e Vandinho estão muito acima da média mas não os vejo, por exemplo, numa equipa do FCPorto. O que vejo é uma grande equipa muito bem orientada e letal perante o erro do adversário. Que o diga Fernando, que até nem jogou mal, mas que em duas falhas viu sofrermos dois golos. Na primeira parte falha o passe e faz falta sobre Vandinho e na segunda parte deu um metro que Lima aproveitou para mais uma das suas gracinhas no Dragão. Desde Santiago Solari que não me lembro de outro jogador que marque tanto ao FCPorto. 

Mas o importante foi mesmo a reacção à infelicidade de Fernando e da equipa. E para espevitar a equipa para a revolta temos Hulk. Grande jogo, grande arranque de temporada. É um jogador desconcertante que ao longo do jogo toma muitas opções péssimas. Opções largamente compensadas pelas arrancadas, pelos dribles e pelos tiros que inquietam qualquer adversário. Desculpem-me o regresso ao assunto, mas a cada jogaço de Hulk relembro os que ainda hoje desvalorizam o efeito do castigo do ano passado. São os mesmos que têm a certeza que são 'os melhores'... Não fizemos uma grande primeira parte e nessa altura apenas Hulk ia remando contra a contrariedade de sofrer um golo na primeira descida do adversário. Mas aquela segunda parte empolga qualquer adepto. Tanta vontade de vencer! Enfim, jogámos à FCPorto! Individualmente, gostei de Hulk no jogo todo e do Bellushi, do Varela e do Falcao na segunda parte. Gostei ainda da entrada do Souza que é mesmo bom de bola. Não gostei daquela asneirada do Helton que alivia contra o Alan na área e não gostei da entrada de Rúben. Mais uma vez, adorei a conferência de imprensa do Villas-Boas.

Contra o Rapid de Viena, os melhores disponíveis com duas alterações. Parece-me uma boa altura para lançar Otamendi. Pelo menos estou com curiosidade em saber o que vale.

Equipa para a Liga Europa:

Beto; Fucile, Rolando, Otamendi e Palito; Fernando, Moutinho e Belluschi; Varela, Hulk e Falcao

Comentários

Baresi disse…
Agradecimento Público:

Quero apresentar os meus sinceros agradecimentos ao LF Orelhas, pois foi mais um a dar força ao nosso amado FC Porto, visto que conseguiu prever a nossa vitória, logo após o descalabro de guimarães (um olegário de 1a a acertar contas da época passada, mas ainda fica um saldo bem interessante a favor do sl merda).
Para ti Orelhas e restantes ovelhas, deixo a fotografia do jogo e da vitória que também é vossa, seus Cabrões...

FC Porto - 3 excelentes golos
Clube da cidade dos PPP - 2 golos
Pedro Proença - ZERO erros

Para terminar e deixando o orelhas e as ovelhas de lado, PARABÉNS, ao AVB, aos nossos Jogadores e aos 44.617 (exclui os 3.000 da cidade dos PPP) Portistas, pelo excelente jogo que vi pela televisão.

POOOOOOOORTOOOOO!!!
Ultrasfcporto disse…
Boas portistas, que grande jogo assistimos talvez um dos melhores deste campeonato, com bons golos, boas exibições, com muito empenho de ambas as equipas, sem casos polémicos, uma arbitragem muito consistente, um autentico hino ao futebol.
Cumprimentos,
ultrasfcportomatosinhos
Prata, nada a acrescentar.

Um abraço
Lamas disse…
Quando o Braga fez o primeiro disse hoje vamos ver se temos mesmo Porto...

A reacção na segunda parte foi fantástica, mas o golo do Lima, contra a corrente do jogo, parecia que ia deitar tudo a perder... mas também nós tivemos a pontinha de sorte a empatar no lance seguinte e depois o esperado aconteceu com a reviravolta no resultado...

Prata, e aquele lance do Hulk, mesmo mesmo à nossa frente... :)

P.S. Continuo a achar que o Luís Aguiar é um jogador à Porto... tem tudo, especialmente a raça... mas precisa, ainda, de ser trabalhado...
riskolas disse…
Lamas, depois do primeiro pensei no mesmo.

Vamos lá André e cala toda a gente de uma vez!

Enquanto uns precisam de anos para rotinas e automatismos, este informático já mudou completamente a cabeça dos atletas! Os jogadores não se assustam com o golo adversário. Encaram o jogo com a mesma vontade mas sem desespero.

Em termos de motivação, até agora, 5 estrelas! Os jogadores confiam uns nos outros e neles mesmos!

Prevejo um futuro grandioso para o Souza... Mais um belo achado!

Mas atenção que as lamparinas convocaram um plenário que vai abalar a estrutura do futebol português!!! LOL!!! Como se o futebol português tivesse estrutura!!!! LOLOLOLOL

Já agora, esta ameaça de os adeptos boicotarem os jogos fora é mesmo reles! Eles já assumem que compram vitórias por contrapartida de receita de bilheteira!!!!
riskolas disse…
Pessoal, o amigo Vila Pouca fez um post fantástico recheado com um diálogo sublime... e assustadoramente real!!

Fica o link

http://dragaodoente.blogspot.com/2010/09/sempre-alerta-prontos-combate-los-e.html
Anónimo disse…
La ringrazio per Blog intiresny