Temos de ganhar estes jogos...


Nuno está preocupado porque considera e diz claramente que «temos de ganhar este tipo de jogos». Muita 'letra'... Entrámos em Tondela com o melhor onze? Não basta dizer, há que praticá-lo! Oliver no banco e Marcano na bancada inviabilizam que se apresente o melhor onze. Isto já para não falar da utilização de Depoitre, que começa a não se justificar dado o rendimento. E depois há outra afirmação que assusta sobre a ideia de jogo: «...ela é clara e os jogadores vão entendendo cada vez mais o que pretendo». Estamos mal... Eu não só não acho que a ideia seja clara, como acho que há vários jogadores que estão a ter dificuldade em se adaptar a ela. Vamos à ideia. A ideia é o chuveirinho? Chuveirinho para as costas da defesa se possível. Em alternativa chuveirinho para a área. Isto é a regra. Quando temos a excepção, e temos Ruben, Otávio, Oliver e agora Brahimi a pegar no jogo, lá aparecem as nossas melhores jogadas. Mas essa é a excepção e não a regra. E se assim é, estou com vontade que os jogadores não assimilem as ideias de jogo... É penoso ver aqueles livres em zonas centrais directos para as mãos do guarda-redes!

O jogo foi o típico jogo fora de casa. FCPorto a procrastinar e o Tondela a dar pancada. Perante a primeira oportunidade do Tondela o FCPorto acordou e ainda foi a tempo de falhar várias oportunidades de golo claras. Mas as oportunidades de golo tornam-se mais difíceis aos 88 minutos do que aos 8. Há que ter isso em consideração e entrar em jogo com intensidade e com vontade de resolver cedo.

Individualmente começo por Nuno. Acho que esteve mal. Deveria ter entrado com um onze semelhante ao de quarta-feira, sendo o mais próximo possível do esquema que apresentou o nosso melhor futebol na época, nos jogos fora. Preferiu jogar com o físico, mas esse é o jogo do adversário, não o nosso (espero eu...). Todas as substituições acabaram por ser trocas directas, algo que achei insatisfatório dada a urgência de ganhar em Tondela. Ainda assim, as melhores oportunidades vieram no final do jogo, o que indica que as alterações acabaram por funcionar. Poderá ter sido apenas o efeito Oliver... A maior crítica é esta urgência de mudar de jogo para jogo. Não funcionou e julgo que é prematuro fazê-lo sem que a equipa esteja solidificada. Nuno fá-lo em pleno processo de assimilação da ideia de jogo. Assim vai demorar mais... O MVP vai para Otávio que foi o nosso melhor jogador na primeira parte e que se fartou de levar pancada. Até acho que saiu cedo demais. Oliver entrou muito bem e Brahimi também rendeu bem na primeira parte. Ruben e André André também estiveram bem. Não foi pelos médios. Pena de André Silva e Depoitre tenham tido um jogo tão desastrado. Casillas esteve lá quando foi preciso. Gostei da exibição de Alex Telles que reagiu bem ao erro na Champions. Felipe continua a não me agradar e Boly parece melhor mas não muito. Adrian também entrou bem mas é um jogador azarado. Nem o André não lhe passou a bola nem o auxiliar ajudou...

Para ajudar, tivemos mais uma arbitragem com erros que tiveram influência no resultado. Dando de barato o penalti de Felipe, que a ser marcado, seria bem arrancado pelo avançado perante mais uma abordagem 'à Felipe' (habituem-se...), todo o jogo foi um festival de pancada. Não digo que esta forma de jogar seja ilegítima, mas há que puni-la com amarelos e é ridículo perceber que o primeiro de três (?!) saiu aos 70 minutos. É um escândalo! Isto além do fora-de-jogo que corta um lance de golo a Adrian Lopez, a falta em cima da linha de área sobre André Silva, o empurrão a Boly na área e a falta sobre Boly no lance em que o jogador do Tondela se isola. Perante isto os 'cozinheiros' da capital vão ter que continuar a levar com o barulho ensurdecedor da newsletter e com a afiada viralidade das fotos na conta de facebook do clube! Até quando? Acordem!

Começa a ser preocupante a oscilação exibicional e a falta de consolidação do onze e da tão falada ideia de jogo. Até sexta-feira teremos mais uma semana para a assimilação... Uma coisa é certa, não podemos perder mais pontos...

Comentários

Anónimo disse…
Nuno fez a vontade ao Prata e colocou o meio campo dos anões. Retenho a frase "Ruben e André André também estiveram bem"!!??? Se o Herrera fizesse uma exibição como a que o André (que é dos meus jogadores preferidos) fez ontem era aqui e noutros lados insultado de tudo quanto era nome (se bem que aqui no basculação com mais elevação) Se o Danilo fosse um molezinho como o Rúben nem sei o que diriam dele. Ficou provado que o futebol é para homens e por isso o capitão tem que voltar, assim como o gigante!! Além deles tem que voltar o #SOMOSPORTO que se esbateu nestes últimos dois jogos tal como o "prometemos disputar cada bola como se fosse a última".

Artur
prata disse…
Artur, são gostos... Mas não concordo que esses dois tenham feito um mau jogo. Sobretudo o Ruben.

Além disso, os jogadores do FCPorto meteram sempre o pé. Para ser calcado é preciso meter o pé primeiro...
Anónimo disse…
Meteu o Otávio...mas esse mete sempre
Kostadinov disse…
Concordo com o Artur. Se Herrera e Danilo, fizessem as exibições do André André e do Ruben, eram completamente trucidados.
prata disse…
Artur, não inventes! Só nas queixinhas do FCPorto no facebook, vê-se Otávio, André André, Layun, Depoitre e Alex Telles. Não é só o Otávio.

Até compreendo que aches melhor jogar com Herrera e Danilo. Até concedo que possa não haver unanimidade sobre a exibição de André André. Mas sobretudo quanto a Ruben, viste um jogo diferente. Foi das nossas melhores exibições. Para mim as piores exibições foram dos centrais e dos avançados.
Anónimo disse…
Mas os nossos centrais quase não tiveram trabalho. O que não entendo é que com 4 médios que tinhamos a bola passe da defesa directamente para o ataque. Quer dizer até compreendo porque quando entra o mágico vê-se logo alguém que vem abaixo buscar a bola. Acho que falta movimentação eficaz no ataque e passes de ruptura.

Artur
miguel87 disse…
EU já estava à espera e já escrevi aqui que o Nuno não seria treinador para o Porto. Assim como já admiti que me surpreendeu e fez muito melhor inicio de época do que esperava... mas depois dos últimos 3 jogos (sim, três, não vi nada de especial nos 3-0 ao Vitória) conseguiu superar as minhas expectativas, pela negativa é claro.
O discurso se já era fraquinho cada vez piora mais, a atitude em campo e fora dele é cada vez mais patética, a táctica muda de jogo para jogo sem ninguém perceber, ele incluído... Se as coisas continuam assim, lá para a segunda volta da champions vamos ouvi-lo dizer que não vai ser fácil jogar em Brondby!