Realidade


Passámos rapidamente do sonho à realidade. O futebol é um desporto em que, por vezes, é possível contrariar o previsível, a probabilidade e a teoria. Por essa Europa, muitos serão os que se lembram dos feitos europeus do FCPorto na altura de provar que, por vezes, a organização, o espírito e a vontade ultrapassam obstáculos futebolísticamente inultrapassáveis. Desta vez, não poderemos servir de exemplo. Ainda assim, apesar da qualidade péssima desta despedida, efectuámos uma boa Champions. Talvez a nossa terceira melhor de sempre. Eu que me dou bem com simplificações através de números, diria que uma diferença de 3 golos entre FCPorto e Bayern não estará longe da real diferença entre as duas equipas. Mas não me arrependo de ter sonhado com outro desfecho!

Ainda assim, não esquecendo que a avaliação global é francamente positiva, o jogo de ontem esteve longe de o ser. Dá a ideia que tudo o que era de louvar da semana passada é de 'loathar' hoje. Lopetegui passa de uma organização perfeita para uma manta de retalhos com um claro erro de casting na direita e com um nervosismo táctico gritante. Sei que tentou reagir mas 'baralhar e voltar a dar', por várias vezes durante um jogo destes, só pode dar em asneira. Os próprios jogadores acusaram a pressão. Quaresma e Brahimi nem defenderam nem atacaram, Jackson só teve bola quando o Bayern resolveu descansar e, perante 4 centrais mais Casemiro, sofremos 4 golos de cabeça...

Destaque positivo apenas para Jackson que foi o líder da ténue reacção que me pareceu mais consentida que planeada ou obtida.

Por falar em reacção, há jogo no Domingo! Temos homens?

Adenda do dia seguinte: Talvez esteja a ser injusto mas julgo que será tempo de preparar Gudiño para pegar na baliza já no próximo ano.

Comentários

Lamas disse…
O que lixou tudo foi o golo do Jackson no Dragão... fez-nos sair dessa tal realidade...
Anónimo disse…
Acordei a pensar no Gudino tb...
Uma vez foi o helton a dar um frango no chelsea, ontem o nosso num faz uma defesa, com aquela altura nao chega a uma bola!!!??? Custou mt os 6 golos, recuso-me a criticar o treinador, acho que os jogadores bloquearam, respeitaram demais, enfim, é virar a página... acabou o sonho!

Taqui
miguel87 disse…
E o Bayern não jogou..?
O jogo tem duas equipas!
Da mesma maneira que o Porto e o Lopes teve mérito total na primeira mão, ontem o mérito foi todo de Guardiola e do Bayern!
Tony Silva disse…
Faltou a garra e ambição demonstrada no Dragão. E faltou o Danilo e o Alex Sandro :)
Anónimo disse…
Ainda hoje pensei nisso do Gudino curiosamente. Curiosamente ou depois de ter constatado que o Fabiano não serve. Para já deviamos ter Helton. E já agora confirmei também que o Marcano é muito fraco. Do Reyes não falo porque já havia constatado há muito.

Artur
prata disse…
Marcano não é fraco. É um pouco excitado para o meu gosto. Continuo a preferir Indi, mas Marcano tem jogado bem nos outros jogos.

Óbvio que Bayern é enorme. Para mim a melhor equipa do mundo contando com o factor Pep. Mas não implica que não tenhamos jogado muito abaixo do que podemos. 70 minutos sem rematar à baliza é muito mau contra qq adversário.
Mirone disse…
Nestes jogos o culpado nunca pode ser o guarda redes (sim... Esteve mal no golo do muller). Tantas vezes vão lá que algumas vão entrar de certeza. Não sofremos mais porque levantaram o pé na segunda parte.
A verdade é que não temos intensidade competitiva para equipas como estas. Em Portugal fazemos dois jogos por ano com nível champions, eles na Alemanha apesar de passearem, têm adversários bem mais fortes.
Quantas lances defensivos ou ofensivos ganhou o nosso meio campo na 1a parte? 0!
Geralmente ganham os mais fortes e ontem aconteceu isso. Temos de estar orgulhosos, porque este ano fizemos uma boa campanha.
prata disse…
Não tenciono culpar Fabiano. Esteve ao nivel dos colegas. Apenas acho que não dará mais do que dá actualmente. E Gudiño pode evoluir para patamares muito superiores.
riskolas disse…
Muito orgulho nesta equipa!
Da mesma maneira que abafamos equipas inferiores, o Bayern abafou-nos!

Foi um ritmo brutal ao qual não estamos habituados.

Danilo, Alex Sandro e Tello têm muito peso na nossa equipa e jogar sem estes alas retirou-nos muita profundidade o que ajudou ao massacre dos alemães.

Quanto ao GR, lançava o Gudiño. Tem muito de Courtois, tem algo de Baía. Vejam a idade com que o Baía agarrou a baliza.

Mas para lançar o Gudiño temos de investir bem forte num defesa central porque um GR sem bons centrais à frente não faz muito... a não ser que sejas o Bayern de Munique...

Como ando muito desligado do futebol mundial, francamente, não vislumbro nenhum Central que pudesse trazer essa segurança. Deixo o repto para sugestões.

Domingo, é dia de cobrar factura mas se não for cobrada não acaba o mundo e, com certeza, em 2015/16 limparemos este campeonato!

#SomosPorto
Tony Silva disse…
Não te esqueças Riskolas que metade desta equipa não estará cá para o ano.
Danilo, Casemiro, Oliver, Brahimi, Jackson, se calhar até Alex e Tello. É capaz de ser uma razia e teremos de fazer mais um reset.
Se este plantel não ganha o campeonato é uma injustiça... e um fracasso!
riskolas disse…
Não sei se a sangria será tão assim tão grande.

Sai o Danilo e o Jackson.
O Oliver, muito provavelmente, também sairá.
Acredito que o Casimiro vá ficar.
Não acredito que o Brahimi saia já nesta época.

Temos feito um campeonato acima da média e sempre a correr atrás do prejuízo. Não é fácil.

O benfica também teve a sua má fase mas aí tiveram uma "ajudinha" que os ajudou a não cair...
GLORIOSO SLB disse…
HA HA HA HA HA HA
COITADITOS dos CORRUPTOS...