Lopetegui

 
Quem costuma frequentar este 'tasco', sabe que embirrei com Lopetegui. Inicialmente foi por razões de gestão de imagem, de construção do plantel e a própria gestão do mesmo. Mas as críticas apareceram antes e independentemente dos resultados. À medida que o campeonato foi avançando, contra as minhas expectativas, tenho a sensação que acabei por elogiar mais do que o que tenho criticado. Isto apesar de os resultados nas taças não terem sido famosos e do facto de o Campeonato estar, no mínimo, complicado.

Isto a propósito do programa da RTP, Trio de Ataque. Salvo erro, já é a segunda vez que existe um inquérito sobre o futuro de Lopetegui. Eu sei que aquilo tem de ser um tema polémico para fazer dinheiro, mas a verdade é que a questão está em cima da mesa. Lopetegui não faz por ter 'boa imprensa' e independentemente do rótulo que todos estes programas nos tentam impôr do 'espanhol que só fala de árbitros', 'Lopes' é mais que isso. E os portistas veêm isso em campo:


Temos no video, aproximadamente, os primeiros 2 minutos da segunda parte do jogo contra o Basileia e eu anotei os seguintes dados:
- 99,9% de posse de bola;
- cerca de 30 passes curtos;
- 2 passes longos para a ala a proporcionar o 1 para 1;
- 2 arranques em drible do extremo;
- 3 recuperações de bola no campo do adversário;
- 1 remate; 
- 1 golo;
- Apenas Fabiano não participa na jogada.

A avaliação a um treinador não pode ser só baseada em resultados. Será talvez o factor mais importante, mas também temos de perceber se o treinador consegue pôr a equipa a praticar a sua ideia de jogo e se consegue fazer a equipa evoluir. Lopetegui tem conseguido e, se precisarem de o demonstrar, será muito fácil encontrar cada vez mais sequências destas nos nossos jogos.

Comentários

Anónimo disse…
Excelente post.
Mas a evolução tem de continuar e o grande problema é quando não se joga em casa, com um relvado regado e quando as equipas se enfiam no coqueiro, mesmo em casa como fez o benfica!
A falta de soluções que se viu na madeira nestes 2 últimos jogos, foi de arrancar cabelos!

Taqui
Tiago Dias disse…
O Lopetegui tem vindo a conquistar alguns adeptos, mas fica a sensação que este FCP devia ter feito muito mais com os recursos que tem disponíveis... Resta-nos o campeonato (que está difícil), não esquecendo os jogos da champions league. Veremos!
Lamas disse…
Estás Lopeteguizado... ;)
prata disse…
Não diria tanto...