Aparências...


Estava bem enganado quanto a este jogo de ontem. Costumam elogiar este Basileia pelo futebol positivo que pratica no seu campeonato e pela forma como mantém uma boa organização e se libertam em contra-ataque nesta edição da Champions. Pois a única coisa que vi foi uma sessão de pancadaria, um passe nas costas da nossa defesa e um albanês que bateu o recorde de desmaios num jogo. E eu que me queixava do Guimarães... Muito pobre, Paulo!

Normalmente quando se fala de uma arbitragem à inglesa, quer-se elogiar a exibição do árbitro. Pois há muito que percebi que a prática inglesa não passa de uma mediocridade  minimalista. Apitam menos, mas apitam tão mal como os nossos. Um penalty por assinalar e uma serie de patadas não sancionadas já eram currículo suficiente. Mas o lance do golo anulado a Casemiro é intrigante. Passa-me pela cabeça que esta equipa de arbitragem seja a primeira a aderir à causa do inenarrável Rui Santos e decidiu aceitar o auxílio das novas tecnologias. Que outra razão encontram para a demora na decisão definitiva sobre o lance?

O jogo foi todo nosso. Não direi que jogámos sempre bem. Apenas que tivemos sempre o controlo das operações. Mais e melhor no início do jogo e da segunda parte e controlo total no resto do jogo, mas com menos perigo. Parece-me que o resultado é escasso e que só não trouxemos a vitória porque o golo chegou tarde e, naquela altura, o empate com golos pareceu tentador. Apenas um equipa tentou jogar...

Apenas uma excepção de 30 segundos. Herrera dormiu na pressão, Marcano excitou-se com um pequeno passo que o avançado deu e deixou uma cratera atrás de si que Alex Sandro não conseguiu fechar, tendo sido ultrapassado pela velocidade do avançado contrário. Depois, muita felicidade naquela finalização! As responsabilidades são tripartidas, mas não consigo deixar de pôr mais culpa em Marcano. Por um lado, larga a posição sem razão alguma, por outro, não esqueço que sentou no banco o nosso melhor central. Novo 'trava-línguas' portista: OndandaoIndi? Lopes?

Individualmente não detectei nenhuma exibição exuberante. Escolho o suspeito do costume: Jackson. Incrível capacidade de luta. Teria escolhido Oliver, mas acabou por sair lesionado demasiado cedo. Gostei da entrada de Quaresma. Pela negativa será bem fácil de escolher. Brahimi esteve complicativo, Tello tinha tijolos em vez de pés e Alex Sandro estava visivelmente embriagado. Mas Casemiro conseguiu fazer pior. Só mesmo o resultadismo pode explicar que Lopetegui o tenha deixado terminar o jogo. Por falar no Lopes, nem sei que dizer da substituição de Oliver. Sei que isto se decide a duas mãos, mas se Quintero era ousado de mais, tínhamos Evandro. Inverter o triângulo de meio campo, em desvantagem e perante um adversário tão inofensivo, poderia ter castrado a reacção da equipa.

Apesar de tudo, no Dragão entramos em vantagem. Falta um passinho para os quartos!

Comentários

Lamas disse…
E o amarelo ao Oliver? Tanta fama do deixar jogar e vai dar amarelo por "pedir amarelo"? Mesmo que esteja nas regras, parece claramente um contra-senso... e, de facto, Oliver estava a partir tudo... que jogão...

Ruben e Quaresma entraram bem... percebo a dúvida que colocas na altura da saída do Oliver, mas os resultados não foram maus com a entrada do puto de 17 anos... muita qualidade no passe longo...

Soube a pouco... mas grande atitude... depois do golo anulado temi que as coisas complicassem... era natural um certo ressabiamento após aquela decisão tardia do árbitro... depois da descarga emocional com o golo alcançado, perceberem que estava tudo na mesma é das piores coisas que podem acontecer... mas, mesmo assim, conseguimos retomar a partida na mesma toada...

Grande FCP Europeu...
Anónimo disse…
A perseguição da comunicação social ao FC Porto é sobejamente conhecida mas muita vez tinha disfarces, agora quer nos comentários de televisão quer nos artigos que se escrevem perdeu-se totalmente a vergonha, este artigo é um exemplo de como se usa um titulo totalmente enganador quanto á realidade, acho até que este artigo devia ser denunciado a alguma entidade que regule a atividade jornalística ou será que ser jornalista não tem regras ? este titulo é uma vergonha.
Então um empate com golos na casa do adversário e com o domínio total do jogo dá este titulo ? tantas pessoas desempregadas e um sujeito exerce uma profissão sem regras? um cidadão não tem direito a reclamar a violação das regras de jornalismo por parte de quem escreveu isto ?

"Dragão volta a não ser feliz no berço do FC Porto moderno"

em

http://desporto.sapo.pt/futebol/liga_dos_campeoes/artigo/2015/02/19/an-lise-do-basileia-1-1-fc-porto-drag-o-continua-a-n-o-ser-feliz-no-ber-o-do-fc-porto-moderno
prata disse…
Faltou referir a 'excelência' dos comentários de Dani.
Unknown disse…
Só espero que a lesão do Óliver não seja grave, caso contrário, temos razões para nos preocuparmos a sério. No golo do basileia, o maior culpado é, na minha opinião, fabiano. Devia ter feito melhor a mancha quando saiu à bola, e tempo não lha faltou. Mas ontem o pior de todos foi mesmo o herrera.
Tony Silva disse…
É incrível como o Tello só faz golo quando já não vale :)
riskolas disse…
"Pior de todos"?
Jogaram todos bem, excepto o Fabiano que falhou na única vez que teve de intervir.
Abafamos o Basileia! Como é possível abafar o Basileia com médios a jogarem mal?
É fácil e moda bater no Herrera. Como já li algures, parece que só o vão valorizar quando pegar na bola, fintar os adversários todos e ainda finalizar à Tsubasa!
Unknown disse…
Finalmente aparece uma pessoa com capacidade para perceber a GIGANTE PORCARIA que é o tello, estava a ver que era eu o único com essa capacidade. Obrigado Tony Silva. Parece que só tu e eu é que conseguimos perceber que o tello não presta.
Pispis disse…
Concordo plenamente com a análise ao golo... Marcano sai do raio de ação, Alex Sandro não é forte o suficiente para ganhar o lance a Derlis e Fabiano não faz a mancha em condições...

Herrera teve mal nalgumas decisões mas o gajo corre e tem um pulmão q é difícil não desculpar alguns maus passes :-)

Tony, comentei isso tb, parece que é preciso marcar fora-de-jogo para o Tello conseguir meter a bola dentro da baliza :-)
Tony Silva disse…
Calma Bruno, não digo que o Telo "não presta". Podia era ser muito melhor.

É estupidamente rápido, acho que nunca vi ninguém assim, normalmente usa sempre a mesma finta, mas o que é certo é que o defesa cai sempre... só que depois, define tão mal as jogadas!!!!

Ou há de tentar o passe quando o Jackson está no meio de 4 defesas, ou há de tentar o remate quando tem o Jackson sozinho.
É incrível mas decide sempre mal.
E depois no capitulo de remate, nem parece um avançado, é muito perdulário.

Com aquela velocidade podia ser um jogador de topo, mas acho que nunca vai passar deste nível actual. Aliás, acho que já chegaram a essa conclusão em Barcelona...
Unknown disse…
Tudo bem tony silva, a sua opinião é quase igual à minha, eu odeio o tello e sempre odiarei, você não é tão radical como eu mas tudo o que escreveu sobre ele está certo (embora eu ache que nem todos os defesas caem e já tivemos jogadores mais rápidos). Saudações portistas