Non habemus mijo...


Eu até sou daqueles que não acredita que o futebol de decide por sortes e azares. Posto isto, confesso que há muito tempo que não via uma equipa tão feliz como o nosso arquirival. Depois do festival de bolas no ferro da Turquia, ontem um penalti, que nem nos infantis, e um auto-golo. Isto depois da 'felicidade' mais que notória na arbitragem de Capela... São demasiadas coisas que tornam hercúlea a tarefa do FCPorto de inverter esta tendência para a inexistência de tricampeão este ano... Obviamente, não podemos desistir. Poderemos até aguardar que os ventos invertam. Para quem acredita nessas coisas... Chamando-lhe sorte ou não, a verdade é que perdemos pontos em jogos que estiveram perfeitamente ao nosso alcance e isso não pode ser apagado pelas bolas ao poste do nosso adversário.

Sorte é coisa que não temos tido pelos lados do Dragão. Os golos só parecem à décima quinta oportunidade e pelo meio há penaltis falhados, florestas de pernas, lesões, etc. Não me pareceu que tenha sido uma exibição prodigiosa. Foi  no entanto uma exibição segura para a situação em que a equipa se encontra. Procuramos o golo sem grandes loucuras e com o futebol habitual. James já está bem melhor fisicamente, apesar de ter tido uma das exibições mais desastradas que lhe vi. Mas é ele que decide o jogo e nota-se outra dinâmica com ele no meio e com um flanqueador como Atsu na ala. Quero acreditar que a substituição foi por lesão porque, naquela altura, todos os remates perigosos do FCPorto tinham sido de Atsu... Esta capacidade de variar jogo que a utilização simultânea deste dois jogadores traz, beneficia muito o esquema de Vitor Pereira tirando-lhe aquela tendência enfadonha que vinha mostrando há uns jogos atrás. Parece-me até que vamos fechar o campeonato a jogar bem melhor que o nosso adversário directo. Talvez não se vá a tempo...

Individualmente, não gostei de James, apesar de achar que ele é o MVP. Teve um lance de génio que decidiu o jogo. Gostei adicionalmente de Danilo e Lucho. Varela fez duas jogadas e caiu novamente no esquecimento. Gosto mais de Atsu que não percebo porque saiu. Jackson esteve lutador mas apagado na finalização. Otamendi abordou muito mal o único lance de perigo do Setúbal, mas foi o Mangala que abriu a autoestrada nesse lance. Pena a lesão de Alex Sandro. Precisamos de todos nesta altura e custa-me ver Abdoulaye a jogar no eixo da defesa do FCPorto...

Da Madeira só poderá vir uma vitória. É para lutar enquanto podemos!

Comentários

Lamas disse…
Já não vai dar... mas temos de cumprir nos próximos 3 jogos...

Eu acho que o Atsu saiu por lesão, mas neste momento, ainda prefiro o Varela do que ele, pelo menos a titular... acho que deve entrar para mexer com o jogo, mas para o onze titular vou pelo Varela... quando "engata" é fortíssimo... mas contra factos não há argumentos e o moço tem andado quase sempre desaparecido em campo, embora tenha entrado bem neste último jogo, mas depois voltou a desaparecer...
Taqui disse…
et voilá: o Gabriel Falou! é tao ridiculo!
Leram o MST na Bola! Vale a pena!

Quanto ao campeonato, espero que ganhemos os 3 jogos que faltam e nada mais. Pena que n ganhamos a Taça da Liga e que nao estejamos na Final da Taça, aí nao se acusaria o VP de má época.

Abraço
Anónimo disse…
Como no passado fui aqui acusado de ser um infiltrado irrita-me sempre quando vejo um comentário como daquele anónimo sobre Casagrande e ninguém reagir, eu critiquei o nosso clube pelas opções e constantes tiros nos pés caíram-me todos em cima ok mas é estranho que não caiam em cima da boca sobre o Casagrande, típica boca dos adeptos de um clube que nunca aceitou que outro clube vencesse uma taça Europeia, coisa que eles só se lembram pela TV a preto e branco.
Em relação a taças europeias destaco a eliminação do Real, uma espécie de segundo amor dos benfiquistas, a Donalda está a deprimir pode juntar-se aos comentadores da TVI e ao José Manuel Freitas na tristeza.
De qualquer forma já nada é como antes na UEFA...até o ex treinador do Felgueiras e do Moreirense pode chegar a uma final.
prata disse…
Anónimos a falarem de lapis azul e de censura... Faltam neurónios...