Não houve Taça




Poderão dizer que o resultado é enganador, que não espelha as dificuldades que tivemos ou que até tivemos uma pontinha de sorte. O que vi foi que o FCPorto conseguiu deixar bem vincado o que o separa do Nacional. Controlou o jogo apesar de não ter sido brilhante, ganhou e conseguiu não se desgatar muito. E conseguiu isto apresentando uma equipa que tinha apenas dois dos habituais titulares. É óbvio que tinha jogadores com alguma rotação como Mangala, Defour, Atsu e Miguel Lopes. Ainda assim, foi um onze arriscado, sobretudo depois do que, uma equipa semelhante a esta, apresentou contra aquela pequena equipa de Vizela. Foi no entanto uma aposta ganha.

O jogo começou bem com a equipa a tentar o nosso jogo habitual. Foi conseguindo e o bom início ficou patente na boa jogada desperdiçada escandalosamente por Kleber e sobretudo no grande golo de Lucho. O resto da primeira parte foi dominada pelo FCPorto num ritmo de passeio, apesar de alguns sustos com as entradas descontroladas de Mangala, que já estava amarelado. Tal ritmo já pareceu não chegar para as alterações que o treinador do Nacional foi fazendo. As jogadas perigosas do Nacional foram aparecendo e os centrais e o guarda-redes passaram a ter mais trabalho. Era preciso ter mais bola e Vitor Pereira mexeu bem na equipa. Resultado: mais dois golos até ao final para deixar clara a diferença entre as duas equipas. Queixa-se o Nacional da sua falta de eficácia mas não os vi falhar nada pior do que o que falhou Kleber.

Individualmente destaco o MVP Lucho. Foi a peça que juntou esta equipa pouco rotinada. Só um jogador com esta inteligência é que o consegue e, se isso já não chegava, marcou um golo à Lucho, numa das suas habituais chegadas à área. Depois tivemos Atsu. É de facto um incendiário e um jogador com um futebol excitante. No entanto, começa a aprender a refrear os ânimos e travar a velocidade quando é necessário. Exactamente o contrário de Iturbe. Destacarei também a dupla de centrais. Pela negativa, novamente Vitor Pereira por causa de Mangala. Não é solução para a esquerda e é um acidente que deverá acontecer brevemente. Iturbe voltou a não aproveitar uma oportunidade. Danilo entrou tão mal que em poucos minutos conseguiu isolar um adversário.

A verdade é que, tal como na Europa, na Taça já estamos a fazer melhor que na época passada. Venha daí a Champions. O primeiro lugar está bem perto.

Comentários

miguel87 disse…
Como ia tudo cair em cima do treinador caso a coisa tivesse corrido mal, é justo louvar o trabalho dele após esta vitória categórica com a equipa que apresentou.

Eu não tenho visto qualquer problema com as exibições do Mangala à esquerda, aliás a entrada do Danilo em jogo só veio dar mais razão a essa opção. E ele agora até já marca!
prata disse…
Eu tenho visto que a equipa fica coxa a atacar. Não é que ele não se esforce para dar linha de passe à esquerda. O problema é que não tem argumentos tecnicos para fazer mais do que devolver a quem lhe passou ou efectuar centros de fraca qualidade. Para ajudar, não me parece que consiga defender bem a lateral. Tal como Maicon no ano passado, está a esforçar-se para disfarçar alguma dureza de rins para a posição, com o impeto com que entra aos lances nomeadamente com faltas. E isso pode ser usado pelos adversários que colocam os desequilibradores a actuar por ali.

Havendo Miguel Lopes e estando ele rotinado na posição, preferia que se tentasse essa solução.
Anónimo disse…
2 apontamentos apenas :

- Atsu é um grande jogador

- Apesar do golo Kleber após cerca de 1 ano de oportunidades continua a mostrar que não tem nivel competitivo para o FC Porto,eu direi até mais : aquele falhanço contra o Nacional resume Kleber, desculpem mas ele falha demais, cai demais...nada lhe corre bem, Kleber é mau demais para ter sido contratado pelo FC Porto.
Lamas disse…
Quando vi o onze, confesso que fiquei com muito medo... as coisas correram bem e mostramos consistência na segunda linha, o que para muito contribuiu, como tu dizes, Lucho...

Uma nota para Fabiano que me transmite, pelo menos a mim, confiança... algo que nem de longe nem de perto sucedia com Bracali...