Orçamento Limiano


Escusam de estar a tentar encontrar uma grande relação entre o episódio da aprovação do Orçamento Liminano com o conteúdo do presente post. A única relação é que vou falar de finanças e do jogo com os Limianos...

Comecemos pelas finanças. Este negócio que envolve 3 passes de jogadores e 3 empresas de quem ninguém ouviu falar e cujos sócios ou financiadores desconhecemos por completo, só pode deixar os portistas preocupados. Porque razão estamos tão necessitados de liquidez? E logo no início da época? São quase 9 milhões de euros encaixados! Já sei que a falta do dinheiro da Champions League é um dos motivos, mas para isso não serviu a venda de dois dos nossos melhores jogadores, Raul Meireles e Bruno Alves? Já agora façam as contas e descubram que, pelo preço de venda desta % do passe, nestes poucos meses João Moutinho não valorizou absolutamente nada. São os mesmo 11 milhões. Estranho, não é? Até já é jogador de selecção... Poderá ser pelos 25% que o Sporting mantém numa eventual mais valia. Mas continuo a achar que a gestão financeira do clube está muito aquém da gestão desportiva.

Quanto ao jogo até nem correu mal. Temos mais um avançado motivado. Não se lhe pode pedir melhor que isto. Bem de costas para a baliza e letal nas poucas oportunidades que teve. Temos também um defesa esquerdo que até poderá servir para descansarmos o Alvaro nos jogos em casa. Temos ainda a opção de Ukra com lateral direito avançado para tentar resolver os jogos mais complicados. Pena que logo na primeira jogada em que se fez este teste se tenha sofrido golo. Acredito que com Sapunaru em campo não o sofreríamos mas percebo que o resultado já dava para fazer testes. De resto, o costume. Continuo a gostar da evolução de Guarín e Souza e a não gostar do que tenho visto de Ruben. Otamenti confirmou no golo porque ainda não é titular. Pelo sim pelo não metemos Hulk e Varela mas ainda deu para ver qualquer coisa do James Rodriguez que chegou mesmo a marcar num lance inacreditavelmente anulado.

Último destaque para a boa casa no Dragão. 40 mil pessoas. Não está mal e prova que o preço dos bilhetes é mesmo importante. Também ajudou o facto de terem lá estado milhares de adeptos do Liminanos. Em suma, tivemos a festa da Taça.

Comentários

Tuta disse…
Gostei de tudo!!!

Achei a exibição bastante agradável, com boas jogadas e bons golos, mas principlamente gostei da atitude positiva com que a equipa abordou a partida e durante os 90 minutos.
Gostei praticamente de todos os jogadores, mesmo aqueles que se estrearam mostraram um grande á vontade. Sem dúvida temos uma 2ª linha de grande qualidade, como há muito não me lembro.
Mas o maior destaque vai sem dúvida para Walter TRIgorna, que esteve fantástico, e para quem tal como eu tinha duvidas quanto ao seu valor, acho que ficaram dissipadas.
É importante ganhar o caneco este ano, pois além de poder passar a ser o clube português com mais títulos, também pela 1ª vez conseguiríamos o Tri na taça de portugal ;)
Unknown disse…
Muito bem a chamada de atenção para este "negócio" de venda de 3 excelentes jogadores com grande margem de progressão.

Sou só um simples adepto, mas se tivesse participação na SAD ou fosse sócio do clube não ficaria nada satisfeito com estes "negócios" que indiciam benefício, não para o clube ou SAD, mas para terceiros.
Parece que se estão a antecipar às novas regras de "fair play" financeiro da UEFA
É-um-ver-se-te-avias antes que acabe...
miguel87 disse…
Mais importante do que a avaliação individual, acho por bem destacar como maior feito, o facto do colectivo ter funcionado como se estivesse totalmente rotinado, atendendo ao facto de apenas 3 dos habituais titulares terem jogado de inicio (e aqui já considero Sapunaru como titular nesta altura)!
Num passado recente, um 11 cheio de 2ªs linhas num jogo destes teria dado um triste espectaculo e azo a muitas assobiadelas dos mais de 40 mil que estiveram presentes.

Passando ao plano individual gostei muito do Rafa e do Walter - é matador - e não gostei nada do contínuo desacerto nos passes de Otamendi nem da falta de forma gritante demonstrada pelo Ruben - que se passa??
De resto, todos ao nivel mais que razoavel para o estatuto que têm vindo a ter no plantel.

Mais do que equipa, parece que temos um grande plantel e finalmente um treinador ainda maior!
Lamas disse…
Negócio estranho... por ser invulgar para os nossos lados e por "termos vendido" ao mesmo preço que "compramos"...

Walter esteve estupidamente eficaz e gostei da irreverência do James a ir para cima deles...
prata disse…
Vi algumas coisas no James mas tenho dúvidas que traga mais à equipa que Ukra. Esse já merece mais oportunidades
Lamas disse…
Sim, eu apenas quis destacar a atitude...
Tony Silva disse…
Não vi o jogo mas pelo resumo pareceu-me que era fácil aos dragões movimentarem-se dentro da área. Veja-se o exemplo gritante do golo do Varela em que o defesa vai tentar cobrir o lado contrário ao da baliza :)

Como tal, prefiro não embandeirar já com o caso do El Gordo Walter e esperar para ver se ele repete a gracinha num jogo a sério, quando tiver oportunidade para tal obviamente.
«Este negócio que envolve 3 passes de jogadores e 3 empresas de quem ninguém ouviu falar e cujos sócios ou financiadores desconhecemos por completo, só pode deixar os portistas preocupados.»

Ai sim? Eu não estou nada preocupado e explico porquê?

Em tempos de crise e sem Champions, como podia o F.C.Porto gastar perto de 30 milhões de euros, sem parcerias?

O F.C.Porto escolheu os jogadores, negociou os valores, depois encontrou parceiros - só possível, porque o clube tem fama e proveito de valorizar bem os activos - para poder fazer o negócio e agora formalizou-o junto da CMVM, entidade a quem compete zelar pela legalidade e transparência e que não colocou problemas. Se não fosse assim, era impossível contratar. Ou então faziamos como o Sporting, que para contratar, já hipotecou dois anos de Game Box.

Mas alguns portistas, mais papistas que o papa, têm sempre que desconfiar.

Para a próxima, podem sempre arranjem vocês o guito e já fica tudo mais clarinho...

Walter, Otamendi, James, Moutinho, Rafa, Souza, são ou não bons jogadores? Para mim são e isso é que conta.
Se no futuro, tal como aconteceu com outros - Deco, começamos por compar 50% e depois fomos adquirindo mais -, tivermos capacidade financeira, vamos comprando ou recomprando. Se não tivermos, em vez de ganharmos 20, ganhamos 10.

Têm alternativas a esta política?

Apresentem-se nos locais próprios e digam qual é.

Um abraço
Este comentário foi removido pelo autor.
prata disse…
Este local não é próprio? E quanto a papistas bem nem vou por aí... Nem papistas, nem carneiristas, só portistas e com opinião. E esse argumento do «Têm alternativas a esta política? Apresentem-se nos locais próprios e digam qual é.» É sectarista e absurdo. Rebateria ponto por ponto mas com argumentos destes fico por aqui.
Prata, ai o argumento é sectarista e absurdo? Não, não é, quais são as alternativas, vá lá diz?

Portistas com opinião somos todos, uns limitam-se a mandar uns bitaites, outros analisam, ponderam, tentam saber se podia ser de outra maneira e depois dizem o que pensam. Devem ser esses os carneiristas. Os outros, que não dizem o que se devia fazer e como fazer, são os livres pensadores.

Estou esclarecido.
prata disse…
Ao menos assume a partida que não tinha ideias melhores. Eu, pelo que vejo, acredito. E volto a ficar por aqui.
Prata, não percebi, o teu último comentário.

Não gosto de andar no diz tu, digo eu, por isso, para terminar este assunto, digo o seguinte:

O F.C.Porto precisava de se reforçar. Certo?
Penso que todos estamos de acordo.

Reforçou-se, eu acho que bem, mas aí é discutível, pode haver quem ache que não.

Como não tinha dinheiro, como resolver o problema? Hipotecar receitas futuras, como, por exemplo, fez o Sporting, ou ir por outro caminho, valendo-se do prestígio e práticas de valorização de activos, que dão retorno a quem investe?

Optou-se por encontrar parcerias em vários negócios e que há dias atrás foram formalizados, com comunicação à CMVM, que não viu nada de ilegal, nem falta de transparência.

Tudo normal, portanto, para mim.

Para ti, pelos vistos, não é assim, e então a questão que se coloca, é: como deviamos tratar o assunto? E a isso tu não respondes, limitas-te a colocar dúvidas, a achar estranho e a terminar dizendo: que a gestão financeira fica aquém da desportiva.

Ora, conhecendo Angelino Ferreira, acho mal essas críticas.

No F.C.Porto, como no país, se nós nos limitarmos a mandar uns bitaites na Net e não fizermos mais nada, não vamos lá, continuará tudo na mesma.

No país, vou, dentro das minhas possibilidades, fazendo alguma coisa, junto de movimentos de pessoas que não estão contentes e querem novos caminhos. No F.C.Porto, quando acho que algumas coisas não estão bem, procuro informar-me, ir às A.Gerais, questionar as pessoas.

E por mim dou por encerrado o assunto.
prata disse…
Encerrado. Quando conseguir ter tempo, faço um post sobre o assunto.