Contradições


Para já é difícil perceber o que será o próximo plantel do FCPorto. Isto porque há vários sinais contraditórios. O primeiro veio a meio da época passada quando Antero Henrique veio anunciar uma aposta maior em jovens portugueses de valor dando logo como exemplo a contratação do jovem Miguel Lopes. Tal continuou com a contratação de Varela e Orlando Sá. Mesmo Maicon, apesar de não ser português, é um jogador conhecido e uma das maiores promessas no campeonato nacional e enquadra-se numa política de rejuvenescimento seguro do plantel. A própria aposta na renovação de Jesualdo Ferreira fazia indicar que não pretendemos grandes tumultos no plantel e que se iria apostar na introdução cuidada e paulatina destes jovens numa equipa que já está formada, sendo que a grande aposta seria na manutenção dessa espinha dorsal. As excepções seriam Bruno Alves e eventualmente Lisandro. Na semana passada a contratação de Álvaro Pereira veio expor algumas contradições. É óbvio que podemos considerá-la apenas mais um episódio na guerra que mantemos frente ao grande clube português dos tempos da TV a preto e branco, mas eu acho que é mais que isso. Contratamos um jogador caro, estrangeiro para uma posição onde não precisamos de reforços. Com Sapunaru, Miguel Lopes, Fucile e Cissokho não tínhamos a situação resolvida? Aceitaria isto no caso de o Urugaio ser um fora de serie. Veremos. Assim que soube da notícia vieram dois cenários à cabeça. O primeiro é o de Cissokho já estar vendido. O segundo é o de afinal o rumo traçado estar a ser modificado o que preocupa. Afinal quem traça o rumo? A direcção em conjunto com o treinador ou os empresários de jogadores que nos impingem jogadores para posições que não precisamos?


Outra coisa em que tenho pensado é na política de inserção de jovens das camadas jovens. Já sei que é um assunto mais que batido mas é mesmo algo que definitivamente não tem funcionado. É que só há uma maneira de estes jogadores entrarem na equipa, que é a de passarem vários anos emprestados para mais tarde regressarem pela porta grande. Aconteceu recentemente com Bruno Alves e espera-se que aconteça com Nuno André Coelho. Tudo o resto têm sido falhanços constantes. O que vale é que ainda temos conseguido fazer algum dinheiro com estes jogadores como foi o caso de Hugo Almeida, Ricardo Costa e mais recentemente com a provável venda de Paulo Machado. Reparem na selecção que está a disputar o torneio de Toulon: Ventura, Bura, André Pinto, Tengarrinha, Castro, Candeias, Ukra e Rabiola. Oito jogadores e quase todos titulares. Algum deles está sequer perto de ser integrado no plantel principal? Eu diria que estão mas é próximos de saber a que clubes serão emprestados. Pergunto onde é que estes jogadores encaixam no plano anunciado por Antero Henriques de inserção de jovens portugueses no plantel? E no tão falado projecto liderado por Luís Castro? Para já só ouvimos falar dele quando são contratados supostos jovens prodígios estrangeiros.


Depois de tantas semanas seguidas de elogios, ficam estas críticas que é para não dizerem que estou a ficar brando.


Comentários

Jorge disse…
partilho da preocupação mas como sempre dou algum tempo para a situação se definir. É patente que Fucile prefere jogar a lateral direito e que Benitez não é para ficar, por isso o único entrave que coloco é mesmo o preço. 4.5 milhões de Euros por um defesa lateral que não me parece extraordinário (combativo sim mas não fabuloso) é um preço alto. vamos ver no que dão as próximas semanas em termos de movimentações...
F CORRUPTOS P - nada mais que isso !!!! disse…
nao se preocupem que a vossa maior valia/força vai manter-se. que se saiba a arbitragem vai continuar na mesma vergonha...
como foi aqui dito tantos jogadores comprados para emprestar... esta estrategia da que pensar nao??? mais umas quantas equipas do campenato a prestarem vassalagem e a abrirem as pernas nos proximo campeonato...
riskolas disse…
Prata, está algo difícil antecipar o que será o próximo plantel do FCPorto mas estou tranquilo.

As contratações feitas até agora são, aparentemente, boas.

A contratação de Álvaro Pereira parece-me, claramente, para suprir a saída do Só-ao-soco.

Já se fala que o Lyon estará disposto a pagar 15 Milhões por ele! Para mim, é deixá-lo ir e com um "merci"!

E, quem sabe, se a venda deste gajo pode permitir a permanência do Licha...

Quanto aos jovens, só o André Coelho e o Castro poderiam entrar na equipa.

Quero ver o Ukra na Liga Sagres. Mesmo o Rabiola precisa de mais minutos. Idem aspas para o Orlando.

É... não dá mesmo para antecipar grande coisa... a não ser que para o Penta não queremos derrotas!
riskolas disse…
Tuta, conto contigo para tratares da coisa que escreveu antes de mim.
Daniel disse…
Primeiro quero deixar uma palavra para o melhor jogador do campeonato que passou, Bruno Alves, mais um grande jogo a par de Raul Meireles e um golo vital para Portugal, se sair vai ser uma perda enorme tanto pelo amor à camisola, liderança e qualidade.

Quanto à aposta na formação e inclusão desses jogadores no plantél sénior, penso que o projecto 611 que o Porto tem de momento está a dar frutos e isso vê-se nos jogadores que estão em Toulon, agora querer que passem logo para a equipa principal e eles "peguem" é outra coisa. O Porto tem tido o cuidado de incluir no plantél sénior 2 jogadores por ano. O problema são as poucas oportunidades que têm, a (falta)de capacidade para demonstrarem o seu potencial em campo e a pouca paciência que os sócios ( os assobiadores profissionais) têm com estes jogadores.
Mas também existem erros, o mais gritante foi a venda do Paulo Machado ao Toulose, jogador que podia ser muito útil no Porto e que foi trocado no início de época por um tal de Guarín! Incrivel.
penso que se de 2 em 2 anos conseguirmos ter um júnior que se fixe no plantél/equipa já é bom.

O Porto comprou 80% do passe do A.Pereira, 50% por 2M€, os retantes 30% são jogadores que o Porto vai ceder. Esta compra demonstra incapacidade ( são tantas) negocial do clube da ave de rapina, se é uma boa contratação ou não, só o futuro o dirá.

Quanto à azia demonstrada aqui por uma coisa, eu sei que as frustrações e humilhações devem ser insuportáveis, tem que se habituar porque o destino que tem é sofrer!
Recomendação: Visita nocturna ao parque Eduardo VII, vai-se sentir bem no meio dos pequeninos
Lamas disse…
Quando ouvi a notícia, logicamente que me deu um certo gozo... então os gajos jogam com um central a ala esquerdo, não têm ninguém no plantel que possa fazer aquela posição (não me falem do Jorge Ribeiro) e depois de muito analisarem o mercado e se fixarem naquele alvo o FCP chega lá e acaba com tudo... :) é óbvio que deu prazer a notícia...

Depois vem os números e a razão a pensar... e aí lá se vão os sorrisos... espero que seja um Maicon (mas o do Inter) no lado esquerdo, porque senão vou rasgar bastante nesta contratação... já os 7 milhões do Rodriguez foram, obviamente, um exagero... mas pronto, já sabemos do que se trata...

Quando ao título que colocas... acho que esta vai ser a única contradição à nova política do FCP... pelo menos é o que eu espero... apesar do Benfica também andar atrás de um guarda-redes e talvez o FCP também precise... :)
PedroBM disse…
Cheira-me de que alem de ser obviamente um golpe aos lampioes, este Alvaro vem para ser medio/avancado, como joga na seleccao... o que nao invalida os comentarios feitos, ja que e do lado esquerdo - onde temos rodriguez e onde deveria jogar Hulk (e nunca na direita).

Quanto ao resto do plantel, acho que se Lisandro sair deveriamos comprar um matador, mas infelizmente JF nao sabe jogar ao ataque... Seria bom ir buscar o Marc Janko... E definitivamente um guarda-redes de classe (talvez Enke?).
Finalmente em termos de formacao e integracao, de que serve ter 2 juniores no plantel se as unicas oportunidades que tem sao em jogos em que toda a equipa e de reservas?? Quantas vezes estavamos a ganhar por 2 ou 3 a 15 min do fim e JF faz entrar Marianos, Guarins, etc em vez de dar oportunidades a Diogo Viana, Rabiola, etc??
Toni Silva disse…
Oh F Corruptos!!

Deves ser do tempo das televiões a preto e branco, não?? Calabote, já ouviste falar??

Manchester - FC Porto, viste na televisão a cores?? Arbitragem?? Tem juízo!!!