A vida para além de Lucho


Mais uma vez, e percebendo a importância vital deste jogo, fui apoiar a equipa a Coimbra e trouxe os três pontos. Não foi fácil mas acabamos por vencer, o que fez com que nos soubesse bem melhor o leitãozinho que deglutimos no regresso.

Tivemos revolução táctica a 6 jornadas do final. Sem Lucho passámos do 4-3-3 com um Rodriguez a oscilar entre o meio campo e o ataque para um 4-4-2 clássico e à inglesa muito apoiado nos flanqueadores. Faltará saber se temos jogadores para jogar assim. Põem-se dois tipos de problemas. Terá Fernando capacidade para ajudar Meireles na organização do jogo ofensivo? Teremos avançados com características para este tipo de modelo? Quanto à primeira questão, pelo menos no jogo de ontem não me parece que vá haver qualquer problema. Fernando foi para mim o melhor do FCPorto e surpreendeu-me bastante pela forma como rápidamente adaptou o seu jogo às nececidades da equipa percorrendo terrenos mais avançados e participando na construcção e mesmo no último passe como pudemos ver no lance do nosso segundo golo. Quanto à segunda questão já tenho mais dúvidas. Tenho até a ideia que neste esquema encaixaria melhor um jogador como Farias. Isto porque muitas foram as vezes em que se conseguia ganhar a linha sem que houvesse ninguém na área o que é caricato. Também é certo que Rodriguez não rende tanto preso a uma ala e Hulk muito menos. Assustam-me estas mudanças profundas numa fase tão avançada do campeonato e dá a ideia que se mudou apenas para se aproveitar a boa forma de Mariano. Mas Jesualdo precisa de medir muito bem se o que beneficia com a entrada deste jogador compensa o que perde em rendimento dos outros. Eu, por mim, tinha apostado no Tommy Costa para este jogo. É que mudanças destas nesta altura tornam o nosso futebol muito confuso.

Tudo isto resultou num jogo fraco da nossa equipa, tendo-se decidido num dos inúmeros lances de bola parada de que beneficiámos no início da segunda parte. Exibição QB portanto. Mas não me esqueço que aquilo podia ter complicado se o árbitro marcasse aquele penalti claro (e estúpido) de Meireles. Não digo que não venceríamos, mas lá que complicava... Mas compreende-se a exibição descolorida na ressaca da desilusão europeia, mas não convém esquecer que começamos o jogo com um pontinho de vantagem sobre o Sporting. Também não queria deixar de apontar a forma como jogou a Académica. Muito retraída e sempre com onze (?!) jogadores atrás da linha da bola. O tal penalti caíria do céu visto que o nosso adversário nada fez para ganhar o jogo de ontem. Individualmente, e para além de Fernando, não tenho grandes destaques a fazer. Gostei de Mariano, Bruno Alves e Lisandro. Gostei de Hulk na primeira parte, visto que na segunda voltou a estar um pouco individualista.

Esta semana teremos o jogo de acesso à final de Oeiras. Julgo que podemos rodar alguns jogadores com segurança.

Equipa para a Amadora:

Nuno; Sapunaru, Stepanov, Bruno Alves e Cissokho; Madrid, Tommy, Guarín e Mariano; Lisandro e Farias.

PS: Prometi fazer a pergunta todas as semanas e, portanto, cá vai: Em que ponto está a renovação de Lisandro?

Continua a petição em
: http://www.peticao.com.pt/lisandro-lopez


Comentários

Lamas disse…
O jogo foi um pouco disso... o golo de Rolando foi o abra-latas e o penalty bem que podia ter complicado... depois do golo... tivemos o espaço que precisávamos e fizemos uma boa meia hora final...

Os meus destaques vão para a garra e determinação de Licha... para a técnica e velocidade de Mariano (que intercala com as paragens de cérebro e os chutos para a bancada) e a abertura de Fernando para o penalty sobre o Licha... uma nota final para o terceiro golo... MUITO BOM!

Negativamente... uma palavra para o Guarin... eu gosto do miúdo, mas não acerta uma... só esteve 10 minutos e possivelmente não acertou um passe... Na equipa que indicas para a Amadora colocava o Meireles em detrimento dele e fazia essa substituição ao intervalo caso as coisas estivessem bem encaminhadas...
prata disse…
Talvez não seja má ideia.
miguel87 disse…
Tá tudo louco... o Porto é beneficiado num lance de penalty e o benfica ganha 4-0, se não fosse o choradinho do sporting contra o arbitro, já pensava que estavamos na twilight zone!!
prata disse…
O berreiro do Sporting está a atingir limites nunca vistos. Que raio é que eles querem? Bento queixa-se de ficar sem 2 jogadores para o próximo jogo. Derlei nem devia ter acabado o jogo quanto mais marcar o golo do empate. Ou não viram a simulação ridícula que fez na área? Ou a entrada assassina que lhe deu amarelo? Alguém leva esta gente a sério?
Artur disse…
Prata também estive em Coimbra. Parecia que estavamos no Dragão!!!Grande apoio!! O Porto continua a passear superioridade. Continuo a achar uma falta de respeito meter o Farias aos 80 minutos. Merece muito mais e já nos deu demais!! Não pode estar masi tempo a aquecer do k aquele k joga.
Tiago Moutinho disse…
Coimbra tem mais encanto, vestida de azule branco...tb estive em coimbra com o autor da cronica que comeu duas costelas de leitão!

Quanto ao jogo dois destaques. Fernando e Mariano. Este último de odiado a amado para muitos. Para outros deendidos desde o inicio. Há cronicas gravadas.

Onde andam os anti-Jesaldo????
miguel87 disse…
Eu ando aqui... Mantenho que não o quero por cá.
riskolas disse…
Caro Moutinho, eu por cá continuo!

Tu é que andaste uns tempos desaparecido.

Quanto ao teu querido Mariano, continuo a defini-lo como um trapalhão. Obviamente, tem as suas virtudes. Gostava era de ver a evolução de outros jogadores caso tivessem tido as mesmas 4314723740234820384 oportunidades que o Mariano teve.

Os críticos do Jesualdo são aqueles que defendiam desde o inicio a inclusão do Hulk, são os mesmos que defendiam uma posição menos restritiva ao CR10, são os mesmos que percebem que todos os grandes jogos do FCPorto acontecem fora do Dragão!!! Porque será??? Seremos o único clube no Mundo que prefere jogar fora do que em casa?!?!?!?

Onde estavas tu quando empatamos em casa com os vaskinhos, onde fizemos um meio-remate à baliza no jogo todo, depois de termos levado 4 no Mictório XXI????

Onde estavas tu quando empatamos em casa com as lamparinas???

Onde estavas tu depois do jogo com o United??? É verdade que não tínhamos a obrigação de os eliminar! É verdade que fizemos uma bela eliminatória! É verdade que fizemos um grande jogo em Old Trafford! É verdade que entramos no Dragão a ver como iria o United jogar! É verdade que não tínhamos qualquer plano alternativo para o caso de sofrermos um golo cedo! É verdade que foi ridículo meter o Farias encostado ao Vidic e ao Ferdinand! É verdade que o Bruno Alves (ou o Rolando) deviam ter subido para o ataque a partir do momento em que o Berbatov saiu e o United passou a jogar sem avançado fixo! Onde estavas tu????

A diferença entre os críticos do Jesualdo e os bajuladores do Jesualdo é que os críticos pugnam, geralmente, pela coerência, enquanto os bajuladores optam pelo fanatismo!

Eu entendo que o Jesualdo tem mérito em muitas coisas boas que têm acontecido ao FCPorto, sobretudo, o crescimento de jogadores como o BAlves, o Rolando e o Fernando mas... o potencial já lá estava! Não faz parte das funções dele retirar o máximo rendimento da matéria-prima que tem??? Porquê bajular alguém competente quando o mínimo que se exige é que o seja????

Vai aparecendo que nós nunca deixamos de cá estar!
Pispis disse…
Riskas, fdx, a isto é q se chama um desabafo :-)

OS vaskinhos ainda se queixam de n ter 2 gajos contra o Estrela num jogo em Alvalade, será q preferiam ficar sem eles contra o Marítimo? De qq das formas o Paixão é horrível...

Qt ao jogo de ontem e só vi em condições a 1ª parte, pareceu-me q a ekipa estava mt presa de movimentos e a isso n era alheio o facto da Académica estar mt recuada no terreno, defendia sp atrás da linha do meio-campo... o penalty estúpido do Meireles (e o falhanço incrível do Lito) deixou-me apreensivo e o tal abre-latas sp chegou a tempo para uma vitória (mais ou menos) traquila, tb pk esperava mais da Académica...

NOTA: Não gostei de jogar dp do Sporting (principalmente pk eles ganharam), prefiro jogar antes...
Lamas disse…
Riskas, isso é que foi mandar cá para fora... MUITO BOM!

Pis, no próximo Domingo volta a ser assim... e pior... vai ser em casa... a única vantagem é mesmo ser contra o Setúbal...
prata disse…
Realmente, saiu desabafo...

Moutinho e Artur têm uma predilecção especial pelos patinhos feios, seja o Mariano, seja o Farias, seja mesmo o Jesualdo que continua muito longe de reunir consenso entre os portistas...

Julguei que por esta altura já estaria anunciada a renovação de Jesualdo. Se não for anunciada nestes próximos dias, não acredito que renove...
Daniel disse…
Mais um jogo rumo ao tetra!
Pelos vistos só ganhamos por 3-0, incrível e ainda por cima como foi referido por 2 vezes no post o árbitro não marcou um pénalti a favor dos que equipam de negro, descaramento total!

Continuamos em 1º com 4 pontos de avanço sobre os outros, temos boas hipóteses de ir à final da taça, mas pelos vistos não fomos à final da festa da cerveja, parece que ficaram chateados, fomos eliminados nos quartos de final da L.C. com um golão do melhor do mundo, parece que houve um pénalti na 1ª mão mas esse só deve ter sido referido uma vez...

O treinador fez de jogadores medianos bons jogadores, mas pelos vistos alguns de vocês já sabiam que eles eram grandes jogadores, dou-vos o mérito. Eu próprio já disse que o Sapunaru era um manco, mas pelos vistos o potencial já lá estava... Também fico contente por terem acesso à 2ª liga do Japão, França e Brasil, passando pela Roménia, daí não ficarem admirados com o sucesso de certos jogadores.

Já vi aqui escrito que o Paulo Assunção é uma pessoa muito honrada, que depois desse grande jogo contra a Naval o Madrid era muito melhor que o Fernando e pelos vistos no Guarin o potencial também está lá, o Jesualdo é que ainda não o encontrou, talvez vocês como já devem ter visto muito a liga do pó saibam dizer ao Jesualdo qual a melhor maneira dele jogar?

Gosto muito de ouvir e ler os comentários dos críticos do Jesualdo, sabem muito de futebol ( táctica, jogadores, motivação, futebol internacional), são capazes de antecipar as situações, só tenho pena de nunca ter visto o Ibson a jogar a lateral direito....

Continuem assim, vocês têm potencial!
Artur disse…
Na verdade não se trata de gostarmos de patinhos feios. Há casos e embirrações sem sentido e distingue-se bem um grande jogador de um mau jogador. Basta estar atento a pormenores. O Tarik, o Mariano e o Farias foram muitas vezes injustiçados. O toque de bola sempre esteve lá!! Já o Benitez, por exemplo, não tem defesa possível. Riskolas o Mariano teve tantas oportunidades pk o Jesualdo nunca teve dúvidas acerca do valor dele e depois de ver como ele era tão bom nos treinos, só por razões psicológicas não o seria nos jogos
prata disse…
O tempo deu-vos alguma razão. Mas não implica que não sejam investimentos avultados que apenas deram rendimento passado este tempo todo.

Daniel tentar desvalorizar críticas com o argumento de haver resultados é coisa de Scolariano...
riskolas disse…
Daniel, fazes-me lembrar uns artistas que param noutros blogs.

Como escreveu o Prata, isso de "está tudo bem porque há resultados" nunca foi mote no nosso burgo!

Eu não digo que o Jesualdo seja mau. Aliás, já o disse e já disse também que tinha de reconhecer que ele não era mau como eu dizia mas também não é tão bom como o pintam!

Quanto ao potencial dos jogadores eu não tenho que perceber nada de nada. Tenho é de confiar nas contratações que fazemos! Ao longo da minha vida, vi o Porto vender todos os anos os craques e todos os anos novos craques surgiam, ou seja, a casa sabe o que gasta.

Obviamente, muitos maus negócios foram feitos mas o saldo é extremamente positivo, por isso, quando contratamos alguém eu confio no valor desse alguém.

Depois, vejo esse jogador a jogar e teço as minhas considerações que valem o que valem! São meras opiniões de um adepto de futebol! Não são vinculativas, são momentâneas, umas mais duradouras do que outras e não têm de ser partilhadas por mais ninguém. Eu penso pela minha cabeça...

Outra coisa que não entendo nos bajuladores do Jesualdo é que fazem dele um coitadinho que tem de levar com a MERDA que a S.A.D. lhe dá e o homem é tão bom (próximo de Deus) que transforma MERDA em DIAMANTES!!!

O Adriaanse também deve ter sido o melhor treinador do Mundo já que nem o Mourinho conseguiu pôr o Quaresma a jogar como o Adriaanse fez! E o Pepe?? Ai, se não fosse o Adriaanse!!! Mas, espera!! O Adriaanse é mau! Ele embirrou com o Diego!!! Em que ficamos?!?!??!?!

Sejamos coerentes, por favor!!

Quanto ao Fernando, se te estavas a referir a mim, estavas certo. Detestei o jogo do Fernando em Madrid e foi na sequência do jogo dele em Madrid que escrevi o que escrevi. Naquela altura, o Fernando estava muito macio. Os dois golos do Atlético poderiam ter sido evitados de alguma forma por ele que nunca pressionou convenientemente o portador da bola. Foram um ou dois ou três jogos menos bons ou maus.

Se quiseres ser coerente - eu sei que é difícil, quando bajulamos!!! - tens de te lembrar que quando defendi o Madrid assumi que era uma predilecção suspeita já que o Madrid era há muitos anos um reforço que eu desejava ver no Porto, tão-somente, porque foi o melhor trinco - na minha opinião de idiota - que passou pelo futebol português nos últimos 5 ou 6 anos!
Pispis disse…
Prata, acho q só faz sentido anunciar a renovação do Jesualdo qd o campeonato estiver garantido... premente é a renovação do Lisandro cm tu bem recordas todas as semanas, e se calhar vamos ter o Dragão a chamá-lo 'pesetero' e a assobiá-lo qd vier por outra ekipa num jogo da CL...

Por outro lado, se eu fosse o Jesualdo esta seria a minha última época no Porto e saía pela porta grande...

Estão aki as minhas leituras: SAD deve propor renovação, Jesualdo deve optar por não aceitar :-) Já saiu um 'Que curioso... Jesualdo'? :-)

Esta bajulação ao Professor fez-me lembrar o artigo do Sílvio Cervan, por favor, não nos tornemos em 'Sílvios Cervans' looooooooool

"Ao castigar o treinador Jesualdo Ferreira na véspera do jogo com o Manchester United a UEFA retirou ao Porto o seu melhor elemento. Aquele que transforma um plantel banal numa equipa de futebol capaz de se superar e conseguir conquistas para as suas cores.
Quando depois do excelente jogo em Manchester vi os delírios que se escreveram sobre o Cissokho, Sapunaru e companhia, logo percebi que só a experiência de Jesualdo podia pôr mão a tamanha e patética euforia. Ao castigar Jesualdo, a UEFA privou o Porto do elemento que hoje faz a diferença neste grupo de trabalho azul e branco. Berbatov, e Rio Ferdinand fizeram falta aos reds na primeira mão, mas Jesualdo Ferreira fez mais falta nesta segunda mão ao Porto.(...)"
Lamas disse…
Esse Sílvio Cervan é o gordo da Zona Mista, não é?

Eu li foi o RAP na Bola de ontem (não, não fui eu que comprei)... mas chamou-me atenção porque na capa dá para ver que gozou com um equipa que fez frente à melhor equipa da Europa e do Mundo... e mesmo assim conseguiu dar tanga... se a alma não doesse tanto pela eliminação ainda me passava ao lado... assim não passou...

Tenho de ir urgentemente à Grécia comprar o cachecol do Olympiakos para a minha colecção... 5... 5 de uma equipa que chegou a que fase da Liga dos Campeões??? ai não foi a Liga dos Campeões, foi a Taça Uefa... até deve ter ganho a competição... ai não, espera... já foi eliminada??? não acredito!!! o Olympiakos??? esse monstro do futebol europeu... :) Por favor... na quarta Portugal encheu-se de ingleses...
Daniel disse…
Argumento Scolariano, que eu saiba o Scolari não ganhou nada, o Jesualdo já, além disso a diferença é grande, mete a nossa sra caravagio e o roberto leal pelo meio...

Bajulador...
Se encontrarem outro treinador com capacidade para treinar o Porto, que se enquadre dentro da nossa política salarial, conheça o futebol português e dê garantias de chegar e ser campeão e ir além dos oitavos de final, aceito!

O Quaresma jogou melhor com o Jesualdo do que com o Adrianse, esse grande treinador que nos deu muito dinheiro a perder com as vendas do Hugo Almeida e Diego.
riskolas disse…
Acabaste de demonstrar o que é um bajulador.

Quando não se reconhece o óbvio ou discute-se o indiscutível é estúpido bater no ceguinho.

Ora, portanto, o Quaresma jogou melhor com o Jesualdo. Estamos a falar de futebol, certo?

O Hugo Almeida foi um dos melhores negócios que fizemos.

O Guarin jogava na França e não no campeonato colombiano.

Queres uma alternativa? VAN GAAL

Os adjuntos da casa chegam para orientar a superliga.

A não ser que o Jesualdo tenha melhor currículum que o Van Gaal! Deve ter, deve...

Nunca te questionaste porque é que o Jesualdo só começou a fazer alguma coisa de jeito depois de ter sido "imposto" ao Braga???
prata disse…
Van Gaal acaba de ser campeão Holandês. Duvido que esteja disponível...
miguel87 disse…
Não sou mais entendido que nenhum de voces sobre futebol, não tenho nenhum curso nem formação na area... Tudo o que escrevo aqui é apenas a minha opinião, e não a razão absoluta do que quer que seja.

Posto isto, sou livre de afirmar que não gosto do Jesualdo a treinador.
Se dou mérito? claro que sim, dou-lhe o mesmo mérito que dou a outros treinadores que foram campeões (quase todos nos últimos 25 anos), ou seja, tem o mérito de garantir o rendimento minimo que é ganhar o campeonato. Agora, a partir daí, e por esse mesmo perido de tempo, penso que não caio na arrogancia nem na insanidade se clamar por algo mais... por ver os melhores jogadores a jogar melhor futebol com a melhor atitude.
E nestes três pontos acho que é pacifico concordar de que estamos muito longe de ver isso: se o primeiro ponto é discutivel (eu preferia ver o Ibson, o Paulo Machado ou o H.Barbosa do que o Mariano ou Guarin por ex.), nos outros todos sabemos que este futebol não é o mais agradavel de ver, nem a mentalidade é a mais condizente com os pergaminhos do clube (só sabemos jogar em contra ataque!).

Se a questão é lutar pelo campeonato contra o benfica e sporitng porque não temos vida para mais, muito bem, concordo que renovem com o Jesualdo e ele continue a jogar para os resultados na liga. Não contem é com o meu lugar anual.
Senão, como penso que é o caso, vou continuar a querer algo mais do que um benfiquista cagão no banco...