quarta-feira, 22 de abril de 2009

Sesta da Taça


Veio-me este trocadilho fraquinho à cabeça e não resisti... Seria de esperar um certo relaxamento da equipa neste jogo. Ainda assim, não seria espectável uma derrota. Mas este tipo de coisas acontece a quem dorme na parada e se a equipa já teria uma certa inclinação para abordar este jogo com uma intensidade menor, o facto de termos marcado cedo e, com isso, obrigado o adversário a marcar 4 golos também ajudou... A verdade é que mesmo a nanar, ganhámos um lugar na final de Oeiras com alguma facilidade, a que não foi alheio o recurso a Fernando como estabilizador do jogo da equipa na segunda parte.


Mas foi logo a seguir ao primeiro golo que se deu o facto do jogo. Mais uma vez e num lance semelhante ao que nos tirou Anderson, uma entrada a varrer tirou-nos Hulk, segundo Jesualdo, para o resto da temporada. Lógico que não foi um lance para amarelo Sr. Xistra... Não deixa de ser mais uma contrariedade monstra para os 5 jogos que faltam jogar, mais a final da Taça de Portugal. Mas não pude deixar de reparar que, apesar da gravidade da situação, não entrei em pânico. É óbvio que apesar da contrariedade, agora há Farias e há Mariano. E e neste ponto, só podemos agradecer à rotatividade imposta por Jesualdo e pelos castigos que temos tido em jogadores importantes. Tal permitiu ter nesta altura decisiva um plano B perante a calamidade que está a derrubar os nossos melhores jogadores um a um. Mas e se a seguir é Lisandro? Ou Fernando, ou Meireles ou Bruno Alves? Nesse caso o jogo de ontem não me deixou muito seguro. Isto porque temos constantes atitudes bipolares nalguns segundas linhas. Guarin é o jogador que descobriu Lisandro no nosso golo ou é o jogador do fraquíssimo posicionamento e das trapalhadas com a bola? Tommy é o jogador do remate à barra ou o jogador que dá constantemente imenso espaço à construcção de jogo do adversário? Stepanov é o jogador do jogo frente à Académica em casa ou o jogador de ontem que não consegue controlar um avançado mais corpolento? (Rolando também não conseguiu) Madrid desaprendeu o que mostrava em Braga ou é apenas falta de ritmo? Tudo dúvidas que provavelmente já não tiraremos este ano... De resto não tenho assim grandes exibições a destacar. Gostei da entrada de Fernando e de alguma jogadas de Lisandro. Farias fez o que se lhe pede: facturou. Uma última palavra para Tarik. Está de tal forma irreconhecível que até chega a parecer que só joga estes míseros minutos por respeito ao que fez na época passada...


Quem não nanou foi mais uma vez o Xistra. Penalti e expulsão do jogador do estrela por rasteirar um jogador isolado parecem-me razão suficiente para perceber que as exibições deste Sr. são coerentes no que ao FCPorto diz respeito. Ai se acontecesse a outros... Que gritaria que seria. Uma coisa é certa, eles gritam tanto que os árbitros e os responsáveis já nem ligam. Um não sentiu a peitada do Pedro Silva, outro não ouviu Paulo Bento a mandá-lo para o caralho (perdoem-me a linguagem) e a Comissão disciplinar acha que um reincidente merece apenas uma mera multa. Tudo dito...


Equipa para a recepção ao moribundo Setúbal:


Helton; Sapunaru (Fucile se o romeno não recuperar), Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Fernando, Meireles, Mariano e Rodriguez; Farias e Lisandro.

12 comentários:

Pispis disse...

Até ao final do campeonato já só peço um full house: trio de vitórias e um par de empates... e já agora q ninguém se aleije :-)

De resto, a derrota n é mt incomodativa, o onze escolhido e a contrariedade logo aos 12m indicaram logo cm encaramos esta partida, aliás, acho q o meio-campo foi apanhado nessa armadilha: Madrid, Guarín e Tommy n tem rotinas de jogo juntos e logo num espaço de terreno fulcral, Fernando (q momento q atravessa) ajudou a equilibrar a ekipa...

Tarik nem a dominar a bola e qt ao Farías só peço q continue a marcar o(s) seu(s) golinho(s) nem q seja só de encostar, pk na altura q ficar uns 2 jogos a seco vão todos perguntar o q é q akele gajo está ali a fazer, ele q aproveite bem este resto de época pk tendo em conta as lesões vai ser mm imprescendível...

Artur disse...

Não deve demorar muito para os anti Jesualdo aproveitarem este joguinho de treino para virem dizer mal do treinador. Aproveitem bem estes três dias pk Domingo ele já volta às vitórias.
Guarin é uma lástima.Não por ser mau tecnicamente, acredito mais que seja burro. Madrid com o passar do tempo acaba a desculpa da lesão. Neste ritmo a carreira deve estar perto do fim. Do Tarik nem sei o k dizer. Nuno está muito mau e não sei pk não é o Ventura a jogar. Preparar o futuro e não deixar jogar o Nuno apenas pelo estatuto.
Mega deslocação basculizante ao Jamor????

Lamas disse...

Está tudo dito e bem dito...

Guarin e Tarik foram para mim os piores e Fernando, mesmo só tendo parcialmente jogado foi o melhor...

Madrid tem o cu pesado e Tommy corre que se farta, mas depois falta-lhe o posicionamento e o "saber estar" dentro de campo... teve ainda como registos o tal remate e um livre de remate tenso meio directo apreciáveis...

Uma nota para o regresso do Fucile... não esteve em grande, mas também não foi dos piores... um regresso normal para quem vem de lesão...

Agora é começar a preparar a excursão do "Basculação" a Oeiras... estamos dentro? Tenho uma empresa que pode tratar disso... arranjamos uma camioneta, levamos a tralha para o piquenique e tá feito... :)

Artur disse...

Como já tinha dito ao Lamas sugiro k o Prata (é grande) leve um estandarte a dizer SD - Nucleo Basculação e o Moutinho que é mais pequeno a dizer "Força Jesualdo".

prata disse...

Esqueci-me de falar sobre o Nuno. Concordo com o Artur. Não gosto dele e ainda por cima parece estar a piorar com o tempo. Por que não Ventura?

Quanto ao Hulk espero pela próxima conferência de imprensa para ver o que diz Jesualdo. Ele avisou que isto poderia acontecer em Guimarães. Desde então o que mudou? Nada! tanto levou até que quebrou. Vergonhosa a arbitragem neste aspecto. E andam eles preocupados com os chips a outras merdas quanto o futebol se está a matar assim a cada Van Basten e a cada Hulk que se tira do campo.

No ano passado fui na camioneta do moutinho. Como gostei e como deve haver espaço que chegue acho que podíamos juntar o basculação à festa. Vou falar com ele.

Aristodemos disse...

N'O Jogo:
«O empresário de Lisandro, Fernando Hidalgo, citado pelo "Calciomercato", voltou a sublinhar que o avançado não renovará o contrato, que termina em 2011. "Não há nenhuma hipótese de renovar", terá dito Hidalgo, declarações que O JOGO procurou, sem sucesso, confirmar com o próprio.»

prata disse...

O empresário continua a tratar da renovação nos jornais. Contra isso não há petição de aguente...

Só agora me lembrei que ontem levantámos a moral do Estrela de tal maneira que o Sporting que se cuide para a próxima jornada.

miguel87 disse...

Cá estou eu, anti-jesualdo assumido, mas essencialmente o que retiro do jogo de ontem é o facto vergonhoso de, face às inumeras exibições individuais das "segundas linhas", jogadores como Paulo Machado, Castro, Diogo Valente, H.Barbosa e até Josué e Ventura não terem hipoteses de jogar na equipa principal.
Se por culpa directa ou indirecta do treinador, fica a dúvida...

Mas já agora, se o louvam tanto pelo suposto mérito de desenvolver jogadores como Hulk, Fernando ou Cissoko, o que dizer sobre Stepanov e Guarin por ex.? Se o treinador é assim tão bom a evoluir jogadores, só pode ser por estes não terem qualidade nenhuma. E quem diz estes pode dizer Bolatti, Pelé, H.Barbosa, etc...

miguel87 disse...

O caso mais estranho é o Pelé, que conseguiu enganar o calcio, o Mancini e o próprio Mourinho... Enganador do c*r*lh* :)

Artur disse...

Mas quem disse que o Pelé era mau????Tinha era o Fernando que era melhor que ele. Além de ser melhor não deve andar na noite..

Anónimo disse...

Acompanhe em directo a inauguração do Dragão Caixa

À imagem da cobertura que outros momentos de eleição da história do F.C. Porto têm merecido, o site oficial do clube vai colocá-lo em contacto privilegiado com todas as emoções inerentes à inauguração do Dragão Caixa, novo pavilhão das modalidades azuis e brancas.

A gala tem lugar esta quinta-feira, a partir das 21h30, e será transmitida em directo em www.fcporto.pt.

Depois de o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa ter lançado, há precisamente dois anos, a primeira pedra do pavilhão, numa cerimónia simbólica que marcou o arranque do sonho, é chegada a altura de vislumbrar a grandiosa obra azul e branca em toda a sua plenitude, em mais um evento de puro entusiasmo.

prata disse...

Mais uma vez jogámos na Madeira depois do Sporting...