Déjà vu


É assim. Mais um resultado agridoce. Doce pela exibição da equipa e ligeiramente amargo pelos erros infantis e pela habitual falta de eficácia. A verdade é que vimos isto em Madrid. O erro do Helton é igualmente grave quando comparado com o erro de Bruno Alves e os outros golos são igualmente fruto de desconcentrações incríveis da defesa. Percebem as semelhanças… Mas há mais. Mais uma vez poderíamos vir de Manchester com a eliminatória resolvida perante um jogo em que só poderia haver um vencedor, o FCPorto. Mais uma vez passamos ao lado de fazer história e ganhar pela primeira vez em Inglaterra. E eles bem mereciam…


Perante a sobranceria inglesa nada melhor que uma grande primeira parte para mostrar bem ao que viemos. Foi o que aconteceu. Apesar de termos marcado cedo, podemos dizer que tal resultou da forma pressionante como entramos em jogo e como jogamos em toda a primeira parte. Aliás aparece uma estatística por volta dos 20 minutos em que já tínhamos 7 remates contra 0 (?!) do United. Tal durou enquanto Meireles e Lucho aguentaram o ritmo infernal que estavam a empregar no jogo. Ressentiram-se na segunda parte e com eles a equipa caiu um pouco. Tal não implicou que o Manchester tivesse criado muito mais perigo. Mérito total para Jesualdo. Pela primeira vez consegue passar para a equipa a coragem que deve ter nestes jogos e bem sabemos que um dos defeitos que grande parte dos seus críticos lhe apontam é a falta de ousadia. Não houve nada disso ontem. Aliás é incrível a forma como a equipa partiu para cima a partir do momento em que nos vimos a perder. Grande atitude! Que grande equipa fez Jesualdo de um plantel do qual todos chegámos a duvidar!


É de tal forma que ontem nos demos ao luxo de ter dois dos nossos melhores jogadores em claro subrendimento. Falo obviamente de Bruno Alves. Que se passou? Culpas nos dois golos, mais uma mão infantil à entrada da área? O resto foi bom mas era impossível apagar uma péssima exibição. Mas também falo também de Hulk. Complicativo, individualista, voltou aos primeiros jogos que fez pelo FCPorto. Mas não convém esquecer que sofreu uma grande penalidade que daria o 2-1 na altura. Faltou algo ao árbitro para marcar aquilo e não estou a falar de bom senso… De resto e apesar de poder apontar também culpas a Rolando no segundo golo a equipa esteve muito bem incluindo o homem talismã Mariano Gonzalez que nos últimos jogos bem tem justificado o avultado investimento na sua compra. Gostaria no entanto de destacar especialmente 3 jogadores ordenando-os por ordem crescente até ao MVP do jogo. Primeiro gostaria de destacar Helton. Não havia portista que não tivesse receio de mais uma oferta ao adversário. Pelo contrário. O Manchester marcou 2 golos e teve mais duas oportunidades em que Helton defendeu muito bem duas cabeçadas para golo. É para isso que lá está. Depois queria destacar Cissokho. Incrível. Nem o melhor olheiro poderia ver isto num jogo pelo Vitória de Setúbal. Impressiona ainda mais o facto que não se impressionar minimamente com a sua ascensão meteórica. Esteve bem em tudo. Por último, o jogador em que todos estão a pensar… Paulo Assunquê? Quem se lembra do Pesetero? Exibição monstruosa de Fernando. Alguém viu o melhor jogador do mundo tocar a bola naquela zona? Pois não. Aquilo era tudo de Fernando.


Para terminar, gostaria de relembrar que Ferguson disse recentemente que o adversário que mais temia nesta Champions era o Barcelona. Gostaria que lhe tivesse sido feita a pergunta outra vez. E agora Sir Ferguson? Quem teme mais?


A verdade é que tudo isto tornou claro para a Europa, algo que apenas nós púnhamos como hipótese. É possível. Provámo-lo. É esta a beleza do futebol. Por entre dinheiro e politiquices, tudo se resume ao que se lá dentro nas quatro linhas. Lá continuaremos a manter o sonho vivo.


Equipa para receber o Amadora:


Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Madrid, Tommy Costa e Lucho; Mariano, Rodriguez e Farias.

Comentários

Artur disse…
Esta era uma boa altura para fazer voltar o Benitez!!No meio desta equipa até ele pode brilhar. Eu sei k não podes destacar todos na crónica mas o Rodriguez esteve em grande!E afinal o Sapuranu é bom. Só discordo ctgo num pormenor, quando falas no avultado investimento em Mariano. Pelo contrário, acho que compramos um craque em saldos!!
Tony Silva disse…
Prata, subscrevo as 3 distinções que fizeste na crónica:
- Em tempos questionamos quantos pontos o Helton deu ao Porto esta epoca. Não é uma resposta facil, mas pelo menos no jogo de ontem garantiu que não perdessemos, pois embora fosse uma grande injustiça perder ontem, poderia perfeitamente ter acontecido, se o Helton não estivesse em grande!
- Cissokho está cada vez melhor! Há que dar os parabéns ao olheiro (e à equipa tecnica) que o "descobriu" no Setubal. Quem diria que estava lá este jogador?
- Hoje fiquei admirado qd nas noticias online davam o Hulk como melhor em campo. O MVP foi sem duvida Fernando. Esteve em todo lado e com incriveis cortes cirurgicos.

Que diferença entre este Porto e o que se apresentou em Londres contra o Arsenal! Apesar de achar que poderiamos e deveriamos ter feito bem melhor nessa altura, a verdade é que o Hulk não era o "mesmo", Rodriguez idem e até Fernando estava a "iniciar-se" no FCP.
Com o tempo Jesualdo soube re-construir a equipa e dou-lhe os parabéns! Neste momento podemos nos bater com qualquer equipa e embora continue a achar que o United continua a ser o favorito a passar a eliminatoria, diria que estamos agora com 49% nas odds :)
Tudo é possivel!
Desconhecido disse…
Os gajos borravam se todos quando o Hulk pegava na bola...
Em relação ao arbitro, muito fraquinho: um penalty claro como a água e um lance duvidoso em que "só" partiram o nariz ao Tommy...
Ó Prata queres que jogue contra o Amadora, o T.Costa, para perdermos o jogo por utilização de um jogador castigado?

A classe do campeão!

De há uns tempos a esta parte, a palavra sonho começou a tomar conta do Universo portista - nos Estádios, junto dos adeptos, nas crónicas dos colunistas portistas, nos comentadores de programas de televisão e rádio, que gostam do Tricampeão, mas principalmente, nesta grande realidade que é a blogosfera. Começamos a sonhar e sonhamos, com tanta força, com tanta convicção, que agora, ninguém se atreve a dizer, que o sonho, o sonho da Dragão, é uma utopia. Não sei se a equipa também sonhava, mas sei que ela agora, alimenta o sonho. E de que maneira!

Jogamos em Manchester, contra o Campeão da Europa e do Mundo, olhos nos olhos, sem medo e taco a taco, dizendo na Pátria do futebol, que em Portugal há um clube, que tem a "mania" de ser Grande, num País de anões - e paga um preço muito elevado por isso. Numa altura que que os clubes ingleses dominam, a seu belo prazer, o futebol do Velho Continente, que o milionário Inter de José Mourinho, foi eliminado sem honra nem glória, aos pés da equipa de Ferguson e C.Ronaldo, o F.C.Porto, mais uma vez, põe o Mundo do futebol, a interrogar-se, como é possível, qual é o segredo, o que é que o Porto tem? Que classe, que maturidade, que personalidade!

Não vou destacar ninguém pois, o F.C.Porto valeu pelo seu conjunto. Tudo bem, Fernando fez um grande jogo, mas o grupo é o grande destaque.

Ainda falta a segunda-mão, não podemos e não vamos, embandeirar em arco, mas com o apoio dos adeptos - obrigado aos portistas, com especial destaque às claques, que tanto apoiaram em Old Trafford. Também nesta matéria, somos os melhores! -, que vão encher o Dragão, com o respeito que o adversário vai merecer, estou convencido que vamos continuar a fazer História.


Um abraço
Pispis disse…
Fantástica exibição e só estamos eufóricos pk empatamos no último minuto, mais uma vez considero o resultado injusto, não foi um massacre cm em Madrid mas a vitória n devia ter escapado. Qd foi o 2-1 foi um sentimento de injustiça q só me lembro de sentir algo parecido ultimamente no Milan-Braga e, claro, no Atlético-Porto.

Helton magnífico, faz 3 defesas espectaculares; Sapu e especialmente Cisshoko (n pode meter tanto os braços a defender, principalmente c estes árbitros q prestam vassalagem) estiveram em grande, n passou nada, e o gajo da II divisão francesa ainda fez uns 3 cruzamentos na linha de fundo e ainda manda um bilhete do meio-da-rua tremendo! Rolando é outra das revelações, deixou-se antecipar no 2º golo mas atribuo maior responsabilidade ao B. Alves q num lançamento (!!!) dá espaço suficiente para q o Rooney faça um toque de calcanhar. Fernando, tá tudo dito. Meireles e Lucho, uns senhores, tb n é preciso dizer mais nada. Rodríguez (afinal n é cm o Sansão, António :-)) e Lisandro meteram a cabeça em água dos defesas e Hulk n esteve tão bem mas é da maneira q os gajos n o vem buscar no final da época :-) Destaque tb para Mariano pk faz o golo e evita uma das maiores injustiças dos últimos tempos e Tommy q tb entrou bem no jogo...

Na minha opinião, o jogo confirmou akilo q já tinha dito antes: Ferguson quis demonstrar respeito e conhecimento da ekipa adversária (nem meteu o Neville ou o Macheda :-)) mas os jogadores n estavam para aí virados e exemplo disso foi qd o Rooney marcou o golo q veio logo a correr para o meio-campo e o Ronaldo foi buscar a bola à baliza cm quem diz 'temos q marcar mais 3 ou 4 golos'...

Por último, parece-me q Hulk força o contacto c Tevez, o gajo faz o carrinho e só dp é q o Hulk mete a perna esquerda... n sei, na altura insultei indecentemente o árbitro mas agora, dp de ter visto e revisto fico mais na dúvida...

PS - Q grande golo de Adebayor, pkp...
prata disse…
Pois o tommy viu amarelo. Guarin então. Meireles tem de descansar.

Faltou dizer algo. Até dá a ideia que jogámos melhor em Old Traford do que em 2004. é certo que em circunstâncias diferentes... Ainda assim é assinalável. Outra coisa clara é que neste estádio, com o FCPorto o jogo só acaba aos 90 minutos. Mais um déjà vu...
miguel87 disse…
Nunca gostei nem gosto do Jesualdo, como já todos sabem, mas não tenho problema em dar-lhe os parabens e o mérito pela exibição de ontem. Espero poder dizer o mesmo de amanha a oito!

Penso que já foi tudo dito, mas gostava de realçar o que já disse anteriormente esta época: Rolando tem sido o nosso melhor central (sem tirar importancia e mérito ao B.Alves) e o Helton, apesar das grandes defesas, continua mesmo assim a demonstar insegurança... niguem reparou como até os olhos lhe tremiam na 2ª parte depois duma dessas defesas? Mas pronto, mais vale inseguro e a defender as bolas, do que confiante e a deixa-las passar pelo meio das mãos!

No dragão é para os comer carago!
Artur disse…
Miguel achas mesmo que um gajo do pagode é inseguro????Ele só não saiu a fintar ontem para não humilhar o Ronaldo!!LOL
Lamas disse…
Prata, dos que destacaste também concordo que falta o Cebola e a garra do Licha...

Quanto ao resto, tá tudo dito...

Fernando e Cissokho fantásticos... cresceram imenso e o francês em 2 meses de forma galopante...

O avultado investimento não em Mariano, mas sim em Rodriguez, começa a render...

E por último, um senhor que nos últimos 3 anos também cresceu imenso... Ir a Manchester sem inventar (mudando tudo e mais alguma coisa na equipa como anteriormente fazia), mantendo a táctica e assumindo o jogo... teve simplesmente BRILHANTE... sim, parece que eles são os campeões da Liga mais competitiva do Mundo, da Europa e até do Mundo, como envergavam na camisola de ontem... Jesualdo incutiu aos jogadores a confiança que eles precisavam para jogar de peito aberto e mostrarem que unidos podem vencer qq equipa...

P.S. Para mim, aqueles lances são sempre penalty... mesmo que Hulk force... é como quando o GR sai às pernas do avançado... se não toque na bola é penalty... não se pode entrar de carrinho na área e não tocar na bola...
xandreazevedo disse…
Grande fcp de nível europeu que consegue ultrapassar erros individuais graves e mostrar que não somos só hulk somos uma equipa..
E como é óbvio roubaram nos um penaltie do tamanho do estádio deles ..mas claro o todo poderoso não pode sofrer penalties em casa .Mete nojo o medo dos árbitros.
Há muito mérito do treinador , apesar de eu não gostar dele , mas está a fazer um bom trabalho.
Estive a rever o jogo e fico com um sentimento que até fizemos um mau resultado tamanha a avalanche de futebol...
moutinho disse…
PARABENS JESUALDO, PARABENS JOSÉ GOMES. PARABENS EQUIPA!

Se querem mais continuem a criticar como 99% deste blog faz a equipa técnica. Pelos vistos dá resultado. Eles devem ler...
Lamas disse…
Moutinho,estava a ver que não aparecias... :)
riskolas disse…
TIME-OUT de 3 minutos.

Fantástica exibição! Adorei! Amei!
Uma exibição ao nível dos melhores jogos que vi o Porto fazer em toda a minha vida!

Porque não sou carneirinho nem alinho em prostituição intelectual, no intervalo do jogo, enviei um sms ao Prata onde escrevi o seguinte:
"Podes citar-me. Obrigado Jesualdo. Banho táctico na primeira parte! Tive muito orgulho do nosso porto na primeira parte. Não tivesse parado o cérebro ao BAlves e tinha sido perfeito! Foram 3 anos com humilhações em Inglaterra mas hoje, até agora, foi lindo!"

Todavia, não me esqueço que foi o mesmo Jesualdo que falhou redondamente em todos os duelos contra os pobres da 2ª circular!

Ou seja, quando está bem, dá-se os parabéns! Quando está mal critica-se também!

Sempre de forma honesta!

Não gosto do Jesualdo mas não me custa reconhecer que em 2009 algo mudou ou que o bom rendimento recente é fruto de um bom trabalho no inicio de época.

Posto isto, apesar de não gostar dele, não me surpreenderá nem acho que seja errada a continuidade do Jesualdo por mais uma época, até porque Mourinho, Hiddink, Spaletti, Lippi, Cappelo, Guardiola ou Benitez não devem estar disponiveis para serem os nossos responsáveis técnicos.

Pessoalmente, apostava no Jesus mas assumo que é uma aposta muito arriscada. Tanto pode dar ouro como pode ser um flop estrondoso.

Que Pinto da Costa decida conforme a sua vontade que tantos troféus nos tem dado...
prata disse…
Por muito que o Barça jogue ainda não ponho o Guardiola no meio desse grupo de elite. Faltou só Wenger.
Artur disse…
O Wenger que se foda!! Não sei o k de bom vês nele..vai engolir ainda mais aquela gargalhada!!