Alguém tinha de assumir

Dada a razia que sofremos no nosso ataque, era fundamental que alguém pegasse no jogo da equipa e que se assumisse como referência. E Lisandro lá estava para assumir. É de facto um jogador de personalidade muito forte e com um coração enorme, e é importante que mantenha este bom nível para que possa empolgar a equipa para estes quatro assaltos finais. É que por muito que outros jogadores tenham mantido um nível muito bom ao longo da época como Meireles, Fernando e Bruno Alves, teria de partir lá da frente o ‘click’. Basta ver o que aconteceu ontem. Meireles e Fernando estavam a jogar bem. Ainda assim, tivemos zero oportunidades de golo na primeira parte. O facto de o Setúbal jogar de uma forma quase escandalosa para o pontinho, com quatro defesas e três trincos sendo que dois deles normalmente jogam a centrais, também não ajudou. Ainda assim parecia que se estava a notar a falta de Lucho e Hulk. Pura ilusão. Tivemos uma entrada fortíssima na segunda parte e a equipa, impulsionada por Lisandro, pressionou até que conseguiu quebrar a muralha. E a partir daí até apareceram os outros jogadores que até aí estavam bem escondidos, nomeadamente Rodriguez. Mas nessa altura era mais fácil aparecer e não deixa de ser um alerta. É importante que todos dêem o máximo e logo desde o início. Isto porque temos jogado sempre com a pressão de ter o adversário a um ponto e, logicamente, os nossos adversários fecham-se tentando adiar ao máximo o nosso golo. E nos últimos jogos têm-no feito de uma forma clara com posicionamentos ultra defensivos que chegam a ser absurdos. Por isso mesmo será importante entrarmos nos próximos jogos como entrámos na segunda parte de ontem. Mas mesmo que isso não aconteça, não equipa que resista àquele fantástico primeiro golo. Depois de várias trocas de posição e depois de uma longa sequência de passes, Fernando descobriu Farias que deixou que Lisandro resolvesse de forma magistral. Também o segundo golo foi bonito e teve mais uma vez o cunho fundamental de Farias que afinal não está lá só para encostar. Individualmente e para além de Lisandro, gostei de Farias que esteve nos dois golos, da dupla Meireles e Fernando e de Mariano. Tommy, apesar de todo o seu empenho, não parece ser solução para lateral direito.

Tacticamente repetimos o esquema de Coimbra com a inclusão de Farias mas não parece que será assim que iremos jogar na Madeira. Aliás notou-se bem que Jesualdo recuou o Mariano para o meio-campo assim que marcámos o segundo golo. Depois disso adiou ao máximo a primeira substituição com o intuito de dar minutos à equipa no esquema que pretende levar à Madeira e que me parece mais adequado.

Faltam apenas 3 vitórias para o tetra!

Equipa para a Madeira:

Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Cissokho, Fernando, Meireles, Mariano e Rodriguez; Lisandro e Farias.

PS: Prometi fazer a pergunta todas as semanas e, portanto, cá vai: Em que ponto está a renovação de Lisandro?
Continua a petição em: http://www.peticao.com.pt/lisandro-lopez

Comentários

prata disse…
Faltou apenas referir duas coisa. Primeiro, parece que poderíamos dar mais minutos a Rabiola, visto que o pouco que vi dele gostei bastante. Ontem em poucos minutos um excelente remate cruzado da quina da área.

Por último, faltava, apenas três jogos em casa para o tetra. 34.000 portista parece-me pouco nesta altura. A equipa merece o estádio cheio...
Foi um jogo muito parecido com o de Coimbra: primeira-parte fraca e melhorias substanciais, na segunda, levam a vitória justa, com exibição pouco brilhante.
Mas, se nesta altura, sem dois dos jogadores mais influentes - Lucho e Hulk -, não é tempo para Ópera e sim tempo para ganhar, as exibições das primeiras-metades, não se podem repetir, sob pena de podermos sofrer dissabores, derivados de más entradas no jogo.

Lisandro na hora certa e no momento oportuno, assumiu-se e liderou a equipa para a vitória. São assim os grandes jogadores: aparecem nas alturas decisivas!

O jogo de Domingo, na Madeira, frente ao Marítimo, é a chave do título.

Um abraço
Lamas disse…
Lisandro esteve fantástico dentro e fora dele...

Depois de ter resolvido nas quatro linhas, disse o que tinha de dizer na flash interview em relação aos rumores do Inter na semana que antecedeu o jogo... disse que neste momento tinha mais do que pensar... está com a cabeça a 100% no FCP e que ontem foi mais um passo importante rumo ao título...

Farias esteve, de facto, bem... especialmente no lance do segundo golo...
Vitor Daniel disse…
Realmente caro Prata, pode até ter razão, mas ir ao Estádio do Dragão, ver um jogo onde uma equipa ( o Setubal ), veio defender com 10 jogadores na área, qual é o entusiasmo de se ir ver um jogo de futebol?! nem se pode chamar um jogo de futebol ao que o Setubal veio ao Dragão fazer, se estas equipas não mudarem de atitude este Campeonato irá sempre se resumir ao F.C.Porto, Sporting, Benfica, Braga e mais um ou outro, onde o resto limita-se a TENTAR empatar os jogos e estragar o espetaculo que o Futebol é, é Triste ver isso.

De resto gostei muito da segunda parte, dois grandes golos de Lisandro, em duas mágnificas jogadas, agora pensar na Madeira e agarrar o titulo com as duas maos.

Um abraço, http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt/
Artur disse…
Sinceramente penso k o treinador do setubal tirou o Lima e o Gama por pensar que estes iriam enterrar caso o Porto nao conseguisse marcar. Espero k o setubal desça.
prata disse…
Estou a ver, mais uma vez, algumas insinuações caricatas sobre a saída de Leandro Lima e Bruno Gama e por termos marcado logo a seguir. Enfim... Só quem não viu o jogo poderá fazer filmes deste género. Por muito que sejam opções péssimas, também não o é pôr Hugo como organizador de jogo... E isto ignorando por completo as oportunidades que tivemos antes da substituição, por Meireles e Rolando.

Espero que o Setúbal desça apenas porque me parece mesmo a pior equipa do campeonato.
Daniel disse…
Acho que já aqui "avisei" que ele não vai renovar. Conheço, inclusive, a história. É para vender (infelizmente) e ponto final.
Pispis disse…
É uma pena deixar Lisandro, mas se é ele a querer sair já não podemos fazer nada, há q compreender a ambição natural dum jogador em estar presente noutras Ligas... Se até o Zlatan quer sair de Itália...

Mais uma vez a jogar dp do Sporting, vá lá q é fora e talvez entremos em campo a precisar menos q 3 vitórias...

Algumas notas:
1. Ainda não consegui colocar o 'Que curioso...' desta semana pk ontem n tive net;
2. Espero q nunca aconteça a um dos grandes o q aconteceu ontem no Estádio do Mar (principalmente na choradeira da Luz ou a uma ekipa treinada pelo Paulo Bento): penalti inexistente e falta sobre o gr nos 2 golos do Vitória...
3. Lamas, os bracarenses devem estar contentes, afinal de contas foi um Braga q bisou perante os espanhóis :-)
prata disse…
Pis afinal esse Braga está vivo... Ainda assim, continuo na minha. É um jogador mediano, ao contrário do que a exibição no Dragão fazia crer.
Pispis disse…
Prata, reparaste q nem te falei do Braga? Era demasiado óbvio :-) Tanto me fodeste a cabeça por este menino (ressabianço das maldades do Dragão) q nem sei se festejei mais o 2º golo por ter sido contra quem foi ou se foi por ter sido mais um golaço do Braga :-)

Claro q é um jogador mediano, nunca defendi q fosse jogador para o Porto (no Benfica já dava uma perninha), apenas é um rapaz q veio do 3º escalão nacional e na 1ª época na I Liga já foi considerado 'Jogador do Mês' e é o 3º melhor marcador português do campeonato (fdx, agora parecia o Levezinho a apresentar argumentos) :-)
Lamas disse…
Pis, apenas tenho a dizer que, de facto, Braga está radiante com a prestação de Braga...

A faixa ainda existe??? Pensei que a iam queimar ao vivo ontem...
Artur disse…
Pis, lamento mas o único golo que vi em falta foi o do LEixoes em que o avançado de carrinho , de sola e na pekena área faz falta sobre o redes, que teve o k mereceu.