Finalmente Campeões!


Finalmente por duas razões que todos já sabemos. Por um lado, já não ganhávamos nada há muito, demasiado tempo. Ciclos destes têm sido muito raros desde que nasci e desde que Pinto da Costa está no clube. Mas desta vez entrámos numa espiral de insucessos que estava a ser demolidora na tesouraria e até nas Taças. Este ponto de viragem poderá ser importante para quebrar com o ciclo que nos vinha afectando os nervos, a expansão do museu e os cofres. Também por esse motivo, este pode ser um dos títulos mais importantes da era Pinto da Costa, tal como Sérgio Conceição fez questão de destacar.

Por outro lado, todos temos a noção de que podíamos ter resolvido isto mais cedo. Há três motivos principais para esta quebra, que chegou a pôr a nossa superioridade em questão. Em primeiro lugar tivemos um surto invulgar de lesões em jogadores importantes. O jogo de Paços de Ferreira é o maior exemplo das dificuldades que tivemos. Jogámos sem Danilo, Herrera, Alex, Marega e Soares. Só 5 (!?) titulares... E não foi assim tão invulgar vermos Sérgio Conceição a jogar sem 3 ou 4 dos habituais titulares. Há quem diga que isto é um resultado da nossa forma intensa de jogar, mas não me lembro de uma época com tanto azar. Em segundo lugar, e num 'segway' perfeito entre factores, a equipa chegou muito cansada a esta fase do campeonato. Nota-se que este impulso final foi mais com 'coração do que com cabeça'. Há jogadores que, devido às lesões dos colegas, fizeram a época toda. Lembro-me sobretudo do Alex, da dupla de centrais, de Brahimi e de Ricardo Pereira. Notou-se sobretudo nestes últimos dois. Por último, o polvo. Ontem vimos o Sérgio Oliveira, o Marega e o Gonçalo a maltratar um peluche. Será talvez uma metáfora perfeita do que se tem passado. Temos feito fortes investidas, mas o animal não parecia muito afectado. Pelo menos não mudou nada. Temos feito um bom trabalho na denúncia, mas podem ter a certeza que este título lhes vai doer muito mais! Mais um motivo para a importância capital deste título.

Quanto ao jogo, nem vale a pena falar muito. Valeu mais a festa! Dava a ideia que o jogo era apenas um pretexto. Jogámos o suficiente para dar a vitória aos adeptos e não se exigia mais. Individualmente dou o MVP a Brahimi pelo momento bergkampiano do seu golo. Sublime! Gostei também do Sérgio Oliveira que está com muita vontade de marcar e apareceu muito na área.

Está feito! Vamos lá ao record dos 88 pontos e a seguir aos Aliados!

Comentários

Anónimo disse…
O Porto assim é ainda mais bonito, pá. Parabéns Campeões.