Não faltam motivos


Acabou por ser um momento que marcou o jogo de ontem. Acabou por ofuscar o desnorte inicial, a boa reação e algumas decisões estranhas ou erradas da equipa da arbitragem. De facto, não é normal ver-se um jogador a chorar no banco, muito menos no início da época. Isto com a agravante de se tratar de um capitão de equipa e um dos portistas do plantel. Não foi propriamente uma reacção 'à Rochemback', mas se Rúben chora por não ter sido opção, faz mal. Mas eu acredito que Ruben é tão portista como eu. E sendo assim, não faltam motivos para chorar... Poderei deixar apenas alguns:
1) Poderá ter vontade por chorar pelo facto de, apesar de estarmos em pré-época desde Março, termos um plantel mais desequilibrado do que há um ano, e há dois e mesmo há três anos, na mesma altura. E todos sabemos que essas foram épocas de tanto sucesso...
2) Pode também chorar pelo facto de ser claro há meses que a equipa precisava de reforços e perceber que eles tardam a chegar. Havia claras lacunas em termos de criatividade. Veio Otávio mas já está encostado à ala. Vale-nos o facto de ele se estar a adaptar bem, mas continua a ser pouco. Na defesa precisávamos de reforços. Um titular ou dois para a zona central e boas alternativas para a lateral. Vieram dois brasileiros, um parece bom e outro parece mau. O problema é que o bom veio para a zona onde apenas precisávamos de alternativas e o mau veio para a zona mais carenciada. Está tudo ao contrário. Que planeamento é este?
3) Também me entristece bastante perceber que tenho um treinador que é daqueles que muda tudo antes dos jogos importantes. Vi este 1-4-4-2 apenas por minutos na pré-época e isso notou-se nos tais primeiros minutos que NES classifica como discretos. Eu lembro-me de outras palavras por 'D' como desnorte, desorganização ou diferente de tudo o que vimos até agora, seja na pré-época ou em Vila do Conde. Isto para nem falar no facto de este esquema expôr ainda mais as lacunas do plantel e alguns dos grandes erros deste inicio de época, como por exemplo a trapalhada da inscrição de Depoitre na UEFA. Nem se percebe que, sendo esta a táctica, um jogador como Bueno não estar sequer no banco. Nem aboubakar, mas falo desse já a seguir.
4) Também me daria vontade de chorar se visse a a equipa a precisar de reforçar o ataque e olhasse em redor e tivesse apenas laterais, extremos e médios. Nenhum avançado. Reparem que todas as substituições que NES fez, afastaram a equipa da baliza adversária. Tira um médio e mete outro. Tira um avançado e mete um extremo. Por último, ia tirar o Otavio para meter o Ruben. Lá percebeu que seria certamente a sua primeira assobiadela no Dragão e foi a tempo de corrigir. Mas não foi a tempo de eliminar a indicação clara de desnorte. E até percebo que ele estivesse desnorteado. Olhava para o banco e não tinha soluções para continuar a encostar a Roma 'às cordas'. Mas foi ele que pôs Brahimi e Aboubakar na bancada. Foi ele que tirou Bueno das opções. E ele também não é totalmente alheio à trapalhada de Depoitre.

Enfim, não faltam razões para estarmos apreensivos. Tudo foi mau nos últimos anos e este ano tudo parece na mesma. Ainda assim, convem não esquecer que esta equipa tem demonstrado bastante fibra. Garra bastante superior à qualidade de jogo, mas não deixa de ser um óptimo sintoma e um ponto a favor de NES. No primeiro jogo, começámos a perder num dos estádios mais difíceis do campeonato. Ontem levámos um 'baile' nos primeiros minutos, que podia ter resultado num 'score' irrecuperável. Sou capaz de arriscar que as equipas dos últimos anos não seriam capaz de reagir a isto. Mas será que chega? Será que a garra resiste a mais erros de Felipe? Será que a garra de Otávio, de Maxi, de André André e de André Silva vai continuar a sobrepôr-se à apatia natural de Adrian e momentânea de Herrera e Corona? Será que a fantasia de Otávio vai continuar a fazer esquecer a de Brahimi? Será que os falhanços de André Silva não vão passar a ser tratados como os de Aboubakar? Certamente! Pelo menos até ao primeiro grande desaire...

O jogo começou por correr bastante mal e a eliminatória poderia ter ficado decidida naqueles primeiros 20 minutos. Com a reacção e com a expulsão, o resultado passou a 'saber a pouco'. Perdemos uma boa oportunidade de ganhar vantagem perante uma adversário que confirmou ter mais e melhores argumentos. Mas cometeu um erro disciplinar grave que não soubemos aproveitar. À medida que o jogo se aproximava do final, a ausência de opções no banco afastou a equipa da reviravolta. A arbitragem também não ajudou muito. Há um penalti claro antes do intervalo e houve mais um lance decidido com acesso a imagem televisivas. Bem decidido aliás. Mas ficou claro que nenhum dos árbitros tinha a certeza. E não me lixem! Acham mais provável que o lance tenha sido clarificado por aquele gajo que tem monitor ou pelas duas conversas que o árbitro teve com o fiscal, que também não levantou a bandeira, e com o árbitro de área, que está numa péssima posição par avaliar? Se é para utilizar a TV que se assuma e passa a ser igual para todos.

Individualmente Gostei de Otávio, para mim o MVP. Gostei também do desempenho dos dois laterais, sobretudo Alex. A garra dos Andrés é contagiante e muito importante para a equipa. Adrian não fez um grande jogo mas é um Adrian melhor do que vimos há dois anos. Ainda não chega. Casillas teve uma grande trapalhada, mas foi-se redimindo. Pela negativa todo o contributo do banco duas e Felipe. Temo que enquanto for titular será presença constante entre os piores. 

Estamos dentro! Não pensei que fosse possível. Muito menos aos vinte minutos do jogo de ontem...

Comentários

Pispis disse…
Colocar Adrian a titular, mudar a tática e jogar na expectativa em pleno Dragão; Layun como principal alternativa a extremo à frente de Corona, Brahimi e até Varela; estar a segundos de substituir Rúben por Otávio quando estamos em desvantagem na eliminatória mas em superioridade numérica...

Para mim, chega... Marco Silva já! :-)
Taqui disse…
Todos os treinadores tem os seus patinhos feios, assim como todos os comentadores e até bloggers!
Assumir já essa convicção pelo Felipe, acho exagerada, precipitada e pouco objectiva.
Discordo totalmente!

Qt ao resto... vamos é chorar qd virmos que o Ruben neves nao entrou para nao se lesionar e nao comprometer a venda...
prata disse…
A avaliação do felipe seria completamente diferente se o gajo tivesse 20-22 anos.
miguel87 disse…
A culpa é do Lopetegui! :)

Daqui a 3 ou 4 semanas a culpa será do Nuno. :)

Entretanto é triste perceber que o planeamento de uma época que começou há 4 meses, só será concluido no final do mês e está dependente das movimentações do mercado até dia 31 e do apuramento ou não para a champions...

Apuramento esse que, falando realisticamente, é quase impossivel, bastando olhar aos nomes de um e outro plantel. Muito dificilmente algum jogador do Porto teria lugar nesta Roma, enquanto que ao contrário qualquer jogador da Roma entraria na nossa equipa, com excepção do Iturbe, óbviamente :)

Quanto ao jogo jogado que se viu até agora na época, não sendo fã desta táctica de linhas baixas a defender (4-4-2 com a linha dos 4 médios muito chegada à linha dos 4 defesas) e saida em contra-ataque, aceito e compreendo que seja a opção do Nuno atendendo às circunstâncias.
De resto a única coisa que lhe tenho a apontar é não pôr a jogar o nosso melhor jogador.
Para quem tem dúvidas, falo do Ruben Neves! Ou há qualquer coisa que nos escapa (não quero crer que seja o que escreveu o Taqui), ou então é mais um daqueles estranhos mistérios do futebol que toda a gente vê, menos o treinador!
Espero que o motivo verdadeiro seja a obrigação da titularidade do Danilo e Herrera para os tentar vender... esses sim, seria um alivio vê-los ir à vidinha.
prata disse…
Concordo com tudo, miguel
Anónimo disse…
Prata, esse Felipe que estás a falar não me parece o mesmo que eu tenho visto jogar. Fortíssimo no jogo aéreo, rapidissimo nas antecipação, muito forte nas bolas paradas a nosso favor. Ok, marcou um golo na própria mas foi enganado por quem saltou às sua frente e já não teve reacção. Para mim até o Marcano parece melhor com o Felipe ao lado.


Artur
prata disse…
Forte no jogo aéreo concordo. Tudo o resto discordo. Péssima abordagem no lance tal como tinha acontecido com o psv. Esta constantemente a saltar da posição. Mto excitadinho para o meu gosto. Posição polemica: tal como o melhor extremo esta na bancada, o melhor central tb. E nem foi apresentado...
Anónimo disse…
falas do Indi? para mim também era o melhor central mas depois de estar sempre o ouvir em todo lado que ele nao valia nada até comecei a acreditar que se calhar estava errado e ele era fraco. o Braihmi é o melhor extremo quando perceber que a equipa é mais importante que ele próprio.

Artur
prata disse…
Pis, digo-lhe q n tarda muito e diz o mesmo do Otávio? :)
Pispis disse…
Depois do jogo com o Estoril já falta menos para o Otávio ouvir uns assobios sp que quiser assumir o jogo e correr mal... :-)