Plantel reforçado, exigência aumenta


Para já, Hulk e Moutinho ficaram. Digo 'para já' porque há países onde ainda não fechou o mercado e a Rússia é um deles. Mas não me parece que se vá ter surpresas nos próximos dias. Sendo assim, resta-nos uma evidência: temos melhor plantel que no ano passado. Isso significa que não será admissível, por exemplo, que não se ultrapasse o grupo em que calhámos na Champions. Significa que o futebol da equipa terá de evoluir rapidamente para patamares que, no ano passado, só atingiu na ponta final do campeonato.

E para que o futebol da equipa evolua, comecemos por jogar com os melhores... Atsu promete, mas James é outra coisa. Esta opção não me chocou no jogo anterior, mas em Olhão foi um erro. Ainda bem que se reconheceu cedo e a tempo de virar o jogo. James começa a colocar-se cada vez mais perto de Lucho e o futebol da equipa multiplica-se em criatividade. Ficamos sem um dos extremos mas os laterais têm pedalada para fazer o corredor todo. Será importante que James e Lucho não se atropelem. Não foi o que aconteceu. Quanto ao resto do jogo, tivemos dificuldades causadas pela ausência de Fernando e pelo facto de a equipa ter ainda dificuldades na transição defensiva rápida. Foram várias as vezes em que os contra-ataques do Olhanense traziam superioridade numérica. Ainda assim, a coisa compôs-se com uma boa ponta final de primeira parte que acabou por desmoralizar o adversário. O arranque da segunda parte confirmou naturalmente a inversão do resultado.

Individualmente, James tem o destaque. Jackson marcou um bom golo e começa a ganhar confiança. Esperemos que pegue de estaca, porque a equipa precisa de um avançado com estas características. Gostei também de Moutinho que não se importou muito com a transferência que, pelos visto, falhou por minutos. Hulk resolveu à bomba os seus problemas de tracção e Maicon continua imperial. Continuo a gostar de Alex Sandro. Tem aquele ar 'desligado' e até parece pouco competitivo, mas ataca muito bem e canaliza muito jogo. Não gostei de Defour. Notou-se a ausência de Fernando e isso diz tudo.

Mais uma pausa para selecções. Já nem chateia nem nada...

Comentários

miguel87 disse…
Boa exibição do Porto, não tão boa como a da semana passada, mas este adversário e o relvado eram mais difíceis.
Eu não notei a falta do Fernando, pelo contrário, a saída de bola é outra musica nos pés de Defour - até um passe de golo ele fez para o Jackson (ainda agora estou com a sensação que essa bola entrou!).

Só falta afinar a compensação defensiva nas subidas dos laterais, como é o caso do lance do primeiro golo em que o flanco esquerdo é descompensado, mas mesmo assim reparem na abordagem completamente ridícula do Otamendi - 2 vezes no lance - e na escorregadela do Maicon. Já no segundo golo sofrido, Castro estava a nanar. Gosto muito que seja Português e principalmente Portista da formação, mas continuo a achar que não é jogador para o Porto, o que é pena.

De resto, achei bem Atsu a titular, os últimos jogos de James de inicio foram maus, ao contrário destes dois últimos em que saiu do banco.
Gostei da generalidade dos jogadores, excepto Danilo que esteve péssimo e começa a desiludir.

Agora vão ser 22 dias sem campeonato, uma aberração, principalmente tendo em conta que no fim de semana de 15/16 já não há selecções e os outros campeonatos europeus vão a jogo nessa altura... próximo jogo é dia 18 em Zagreb.
miguel87 disse…
ah, Alex Sandro esteve em grande, talvez a minha exibição preferida neste jogo, se continuar assim vai ser um caso sério!
Lamas disse…
Ainda não vi o jogo (casamentos e afins)... só o resumo... portanto não tenho muito (nada) a opinar...

Gostei do fecho de mercado e dos reforços HULK e João Moutinho... sinceramente não estava à espera que continuassem... pelo menos um deles...

Que sarda do HULK!!!
Tony Silva disse…
Estou certo que o Ricardo defenderia esse remate do Hulk... se estivesse sem luvas. :)

hahaha q ganda cromo!

Sandro é craque, já o dissera.

Concordo com o Miguel e dou a mão à palmatoria, nem sempre o James convence quando joga de inicio e o Atsu mereceu a titularidade pelo que fez no jogo anterior.
miguel87 disse…
"Plantel reforçado, exigência aumenta"

E agora como fica a exigência??
Lamas disse…
Como é que se editam os comentários já postados? :)