Alguém tinha de pagar


Face ao ataque que estamos a sofrer em todas as frentes, mas sobretudo nos túneis e na secretaria, notava-se que alguém ia pagar. Mas convinha que o castigo fosse aplicado no campo, visto que manobras de bastidores são mais para quem gosta de fazer as coisas por outro lado… O Nacional começou por ser a primeira vítima mas ontem notou-se outra vontade, outra sede de sangue e até um pouco de espírito sádico. Resultado: aí está a vitória que tanto esperávamos e que todos desejamos que seja o click para o que resta da época, que não é pouco. Se bem se lembram estamos em todas as frentes. Que grande exibição que fizemos no clássico de ontem! Que pena que compromissos profissionais não me tenham permitido estar lá para vibrar com a equipa e ver um adversário histórico humilhado. E logo com Jesualdo ao leme, que todos sabemos que é um autêntico ‘pé frio’ neste tipo de jogos. Mas que não nos iludamos. Se foi às adversidades e às injustiças que fomos buscar a motivação, não convém afrouxar. Só uma equipa que mantenha constante aquela ânsia de vencer é que vai permitir que se mantenha real um segundo Penta. E que não se esqueçam que há ainda uma equipa que vem ao Dragão lá mais para o fim do campeonato e que tem de levar igual ou pior tratamento…

Individualmente gostei de todos jogadores mas gostaria de destacar 4:
Falcao – Jardiquê? Que grande ponta-de-lança! Ao nível dos melhores que já passaram no clube.

Mariano – É a prova viva de que aquela braçadeira de capitão tem qualquer coisa…

Varela – Será que o Ricardo Costa estava a contar com ele quando se lançou nesta vergonhosa cruzada para afastar Hulk?

Belluschi – Estará a pensar que para ter jogado ao seu nível na primeira metade da temporada teria de ter estado no Nacional da Madeira. O Rúben ajuda muito…

Ontem voltou a sair mais um castigo ridículo para o FCporto com assinatura do ponta-de-lança benfiquista Ricardo Costa. Se era protagonismo que ele queria, acho que o está a conseguir em pleno. Eu pelo menos não me esqueço deste filho da puta tão cedo… (pardon my french mas já não me consigo conter…) E quanto ao castigo aos jogadores do Braga, são outros que apanharam por tabela. Está claro que dá jeito enfraquece-los agora que se estão a tornar perigosos mas haverá alguma dúvida que, com isto, e depois das fugas de informação para o jornal A Bola e dos vídeos para a SIC, se continua a preparar terreno para um castigo exemplar ao Hulk? Vejam só as semelhanças do casos Há um provocador benfiquista que não é castigado seja o Di Maria, seja o segurança da Prossegur e há do outro lado os bandidos, coincidentemente dos melhores jogadores das respectivas equipas, que resolvem responder com agressões gravíssimas que se imagina que tenham conseguido disferir por entre os 400 braços que tentavam separar e acalmar a escaramuça. No caso do Hulk cheira-me que vai ser o Arsenal a levar por tabela…

Equipa para a recepção à Naval:

Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Alvaro Pereira; Fernando, Raul Meireles, Ruben e Belluschi; Varela e Falcão.

Comentários

miguel87 disse…
Finalmente! 31 jogos oficiais depois, uma exibição "á Porto"!
Até digo mais, não me lembro de uma exibição assim nos últimos 3/4 anos, talvez só o jogo em Manchester na epoca passada.

O destaque principal vai para a equipa, pois foi o colectivo que sobressaiu na exibição de ontem, se bem que se possa particularizar alguns casos:
-Maicon, impecavel
-Alvaro, incansavel
-Ruben, craque; maestro
-Falcao, categoria; classe; sublime!

Por outro lado, Fernando teve dois lances que não compremeteram por mero acaso; duas bolas perdidas á frente da area. Com Meireles recuperado, não vejo porque não jogar com ele a trinco, princpipalmente tendo em conta a generalidade dos adversários internos. Mas isso seria já mexer demais nos "processos", não era professor??
..Pois é, se gostei do resultado, mas principalmente da exibição, não posso deixar de fazer um reparo ao discurso arrogante e algo ressentido do treinador na conferencia de imprensa!
Começou por admitir a sua própria limitação, ao reafirmar que não abdica daquele "modelo" e daqueles "processos", que os jogadores terão sempre que se adaptar a eles e nunca o contrário!
Depois, da forma que falou, deu a impressão que toda a responsabilidade pelo exito era sua, de uma maneira que nunca faz nas derrotas.
Sinceramente, achei o discurso muito mau.
miguel87 disse…
Quanto ao resto da actualidade, só me merece o seguinte comentário:

O Falcao seria o melhor ponta de lança do futebol português, não fosse esse monstro do ataque, um verdadeiro goleador que dá pelo nome de RICARDO COSTA!!
Mais uma exibição de alto nivel deste artista!
Anónimo disse…
Jesualdo Ferreira abordou na sala de imprensa, no final do encontro com o Sporting para a Taça de Portugal, os castigos aplicados a Vandinho e Mossoró, do Sporting de Braga, na sequência de incidentes no túnel do Municipal bracarense durante o jogo com o Benfica para o campeonato.

«É para rir? O Mossoró vai ficar três jogos de fora, mas curiosamente joga com o F.C. Porto. É, com certeza, uma coincidência. Os jogadores do Sp. Braga que foram agora castigados, estiveram a jogar durante dois meses. Os do F.C. Porto não podem dar o seu contributo à equipa. Mas eu não queria falar dos túneis, porque os jogos ganham-se no campo», resumiu o técnico dos dragões, não adiantando mais nada sobre o tema
___________


Grande Professor!!!
Anónimo disse…
Fernando Póvoas fala de "anormalidade" no caso do túnel de Braga
03-02-2010

Fernando Póvoas desconfia de «premeditação da Comissão Disciplinar da Liga», em relação ao processo pendente do túnel da Luz e o "timing" escolhido para divulgar os castigos dos jogadores do Sporting de Braga. O membro do conselho consultivo da SAD do FC Porto fala de processos que considera «anormais...»
Fernando Póvoas desconfia de «premeditação da Comissão Disciplinar da Liga», em relação ao processo pendente do túnel da Luz e o "timing" escolhido para divulgar os castigos dos jogadores do Sporting de Braga.

O membro do conselho consultivo da SAD do FC Porto fala de processos que considera «anormais...»


O universo azul e branco ainda está a saborear a larga vitória de ontem sobre o Sporting para a Taça de Portugal. Fernando Póvoas concorda quando se diz que ontem o FC Porto registou «a melhor exibição da temporada...»


O FC Porto subiu de produção desde a chegada de Rúben Micael, um «grande jogador» na opinião de Fernando Póvoas que «não esperava tanto do ex-Nacional da Madeira...»
in RR
Lamas disse…
Sem Dúvida... uma exibição "à PORTO"!
Anónimo disse…
Deixem se de lamúrias dasssssse já farta com tuneis, ricardos costas e outros afins... Falemos de futebol grande exibição do porto, atenção que eu sou Benfiquista mas grande atitude do Porto assim dá prazer em ver futebol com garra, união, futebol rápido, bonito enfim bom futebol. Acredito que qualquer adepto apesar da sua preferencia clubista não resiste a um jogão destes. Saudações Benfiquistas.
Nuno Silva disse…
Um jogo límpido, asséptico no que diz respeito à arbitragem, sem polémicas, sem casos…

O Porto alinha sem Bruno Aves, com Maicon, a juntar-se a Alvaro, Rolando e Fucile. No meio o tridente Fernando-Belluschi-Rúben… o primeiro jogo grande com um meio campo de dois médios criativos em quase 4 anos de Jesualdo. Na frente o Varela, Falcão e Mariano.

A primeira parte foi domínio e controlo do Porto de fio-a-pavio. Uma entrada fortíssima, com a equipa bem subida no relvado, junta, compacta, a pressionar, a recuperar bolas no meio-campo ofensivo e a chegar por várias vezes à área com a bola controlada. Deve ter sido o jogo com o maior numero de toques na bola, por jogada do Porto.

A oportunidades de golo foram surgindo, no primeiro tempo, quer por bolas paradas ou jogo apoiado e de forma muito natural o Porto “trisou”: Rolando num canto, Falcão de pé direito e Falcão de cabeça.

No primeiro tempo a única coisa pouco natural foi mesmo o excelente golo de Izmailov, ao qual vou abster-me de dizer que foi com uma ligeira cumplicidade de Beto, que desvia mal a bola… bate no poste antes de entrar.

Por falar em Frangos, diga-se que o Patrício também não esteve no seu melhor: no golo do Mariano e o primeiro do Falcão ele deveria ter feito bem melhor.

Foi a melhor primeira parte do Porto este ano. Foi uma das melhores primeiras partes de Jesualdo: para comparar, lembro-me apenas da primeira parta na Luz, em Manchester e Vicente Calderón, em 2008… Melhor qualidade de jogo, talvez só mesmo aquela brutal segunda parte em Stanford Bridge, apesar do resultado.

O meio campo esteve fantástico, até Fernando, exceptuando um disparate que resultou numa perda de bola a meio campo, esteve bem e a participar activamente na construção do jogo. Belluschi é o melhor marcador de bolas paradas e juntamente com o Rúben, permite que o Porto crie, encontre e use diversas opções para progredir no ataque: pelas linhas, pelo meio, em posse, em circulação, em transição rápida… Já Rúben, mostrou que tem uma enorme visão de jogo, amplitude de movimentos, acerto no passe de média-longa distância. Encontra alternativa como nenhum outro, acompanha as jogadas dando apoio e linhas de passe e permite que a equipa chega dentro da área adversária em posse de bola e em triangulações constantes.

Na frente, um possante Varela, teve a companhia de um acertado Mariano e uma enorme Falcão. Falcão é relativamente baixo, lento, não muito possante… mas tem uma cultura táctica impressionante, move-se dentro e fora da área com muita esperteza, luta, desgasta, domina, segura, roda e remata (de pé ou cabeça) com uma eficácia a toda a prova. É de facto um excelente avançado, pena é que não tenha uma capacidade de progressão em drible ao mesmo nível.

A segunda parte começa como se desenrolou todo o primeiro tempo… o Porto em cima do Sporting e a marcar bem cedo, por Varela, ao minuto 3. E pouco depois um grande golo do Mariano a coroar a sua boa exibição. O jogo continuou vivo, apesar de alguma contenção de parte a parte, e gestão de esforço... até porque o Porto teve menos 1 dia de descanso.

Ao minuto 90 o Sporting reduz para 5-2, com golo de Liedson. Ao golo sucede uma reacção estranha da plateia… um aplauso! Pareceu-me que foi um aplauso à própria equipa e não ao golo… mas se alguém conseguir explicar, faça-o…

Fica o registo do único Porto de Jesualdo com 2 médios criativos num jogo grande… o resultado é o que se vê!

O resultado foi dilatado, moralizador e além de justíssimo espelhou toda a qualidade de jogo que o Porto empregou hoje: mérito. Foram 2 jogos seguidos dessa coisa rara: bom futebol.

Obrigado sr.prof. e atletas. Este é o Porto do qual tínhamos saudade. Possante, afirmativo, a jogar para a bancada, sem medos, sem invenções… completamente indiferente às adversidades que lhes podiam artificialmente ter colocado. A jogar assim nem árbitros, delegados, nomeações, juízes, cervejeiras… nos param!
Pedro Silva disse…
Finalmente o nosso FC Porto dá o grito de revolta e mostra que está ai para derrubar quem andou a gozar até agora com todo o Universo Azul e Branco.

O primeiro caluniador a ser atingido por esta estrondosa vitória foi o Diogo Quintela que por esta altura deve estar a preparar mais uma das suas palhaçadas que o pessoal da Bola e do Benfica adoram.

Penso que o ataque dos Anti Porto vai ser ainda mais feroz, pois o Medo começara a tomar conta deles. Nas não perdem pela demora, pois um por um receberão a devida lição por parte do Dragão. Que continuem a falar e a escrever mal de nós.

Micael é que tem sido o Comandante de uma equipa que andava perdida até aqui... Vamos a ver se a Liga da Treta não inventa uma suspensão para o Madeirense.

Varela tem estado sublime e Falcao tem me dadao muitos motivos para o idolatrar em vez de criticar, pois deixou de ser um Ponta de Lança fixo para passar a ser um Avançado móvel que aparece na hora certa para marcar o seu golo.

Tenho muita Fé e esperança que o FC Porto conquiste o Penta. Basta que continue a jogar á Guerreiro e a derrubar tudo e todos.

Grande abraço e saudações Portistas!!!
riskolas disse…
FABULOSO!!

Todavia, convém referir que foi a primeira vez, nos últimos 4 anos, que encaramos um "jogo grande" com vontade de ganhar!

Foi a primeira vez, neste ano, que não jogamos um "jogo grande" com um tridente no meio-campo, formado por um trinco, um ex-trinco e um que-veio-para-ser-trinco.

Demos festival com um trinco, um all-around-fenómicael e um samurai "rebelde".

Para mim, entra Meireles e salta o Fernando! Temos de ser mandões!

Falcao é do melhor que já vi no FCPorto.

O Mariano fez o jogo da vida dele!! Proponho que todos os jogadores enverguem uma braçadeira de capitão (debaixo do equipamento)!

Entretanto, o Braga já morreu!

Só nós poderemos parar o binómio Liga-SLB!

Já agora, alguém me explica porque é que uma "tentativa de agressão não consumada a um treinador adjunto" vale 3 meses de suspensão e uma agressão bárbara consumada vale uma "proposta de 2 jogos de suspensão"????