O que realmente interessa

Poderia abordar aqui exaustivamente esse fenómeno paranormal que foi a reunião do Conselho de Justiça da FPF, mas não. Recuso-me. Primeiro, porque não percebo nada destas jiga-jogas jurídicas e sinceramente, ainda bem! Depois porque ali ninguém fica bem na foto. Conselheiros, clubes, instâncias desportivas nacionais, justiça portuguesa em geral, etc. Está claro que de um lado 2 do conselheiros e de outro os restantes 5, já tinham a decisão na cabeça muito antes de analisar os factos, de analisar os recursos, de analisar as situações novas como, por exemplo, o arquivamento de um dos ‘nossos’ casos e consequente descredibilização da principal testemunha do processo e das escutas. Nada disto interessava a esta gente. O que interessava era agradar a quem os tinha encomendado ou a quem os pôs lá. É triste quando os Srs. Juízes se prestam a isto. Será que também fazem destas coisas nos tribunais ontem trabalham? Serão igualmente pressionáveis? Enfim, nem quero pensar no assunto…


Vamos ao que interessa que é o plantel para a época de 2008/2009. Cá está o esquema dos 28 jogadores que seguirão para estágio:


Dispensados: Marek Cech, João Paulo, Leandro Lima, Ibson, Paulo Machado, Hélder Barbosa, Cláudio Pitbull, Adriano, Bruno Moraes.

Rumores: Saída de Quaresma, Saída de Lucho, Suazo, Solari, Pele, Maniche, Sapunaru

Principais inquietações:

- Saída de Lucho – seria tenebroso e nem quero pensar nisso.

- Saída de Quaresma sem as devidas contrapartidas. Não me parece que o Zé Mário deixe escapar um talento como o Pele e por outro lado Suazo viria mesmo a calhar para a tal mudança de sistema na era pós-Quaresma. Imaginem um 4-4-2 com Lisandro e Suazo na frente? Solari não! Só marca golos contra o FCPorto e como tal, imagino que iria aumentar o nosso score de golos na própria…

- Maniche – Para quê aumentar exponencialmente a nossa folha salarial para uma posição que (penso eu) já está bem preenchida? Para isso há Pedro Mendes no mercado… E Ibson dispensado…

- Critério para as dispensas – Alan, bruno Gama e Candeias no plantel e Pitbull de fora? Lino no lugar de Marek Cech? Até quando vamos ter de esperar para ver Ibson a jogar no FCPorto? E Paulo Machado? 4 anos seguidos de empréstimo? Se não serve venda-se! Quanto às outras dispensas concordo.

- Laterais – Só temos Fucile e é assustador... Alguém me explique qual o critério que mantém Lino no plantel e dispensa Marek Cech? Alguém me consegue grantir que Benitez não é um tiro no escuro? E Sapunaru? Cheira-me que esta época Fernado vai ser o Lateral direito e Fucile o esquerdo…

Ps: Pinto da Costa prometeu uma boa surpresa aos adeptos por estes dias. Veremos, mas não sei porquê estou receoso…

Comentários

prata disse…
Esqueci-me de pôr lá mas também se fala do Duda que seria ainda mais um extremo mas com uma grande vantagem de ser muito bom em bolas paradas.
Anónimo disse…
Maniche sera smp uma grande aquisicao apesar de nao ser uma necessidade!!Tem mto nivel
riskolas disse…
Quanto ao escândalo de 6ª feira... a ver vamos a força da providência cautelar pois, de outro modo, estamos fora da champions.

Quanto aos dispensados, não entendo como não se dá uma chance ao Pitbull, um jogador extremamente motivado. Os outros podem ir todos embora.

Quanto aos rumores, todos os dias espero pela notícia da venda do Quaresma!

Relativamente às inquietações, a saída do Lucho seria terrível e agravada pela saída do Paulo Assunção. O rumor Maniche é assustador! Vinha ganhar o dobro do que ganhava quando saiu e jogar metade do que jogava quando saiu... Não percebo porque não tentamos o Pedro Mendes. Quanto ao Ibson, a direcção tem de assumir se é jogador do Porto ou não! Não faz sentido fazer contratos de 3 e 4 anos com jogadores e em simultâneo fazer contratos de 3 e 4anos com treinadores que não contam com esses jogadores.

De resto, tremo só de pensar que o Alan vai voltar a vestir a nossa camisola! Dos jogadores mais fracos que já vi! Lino melhor que o Cech???

Também tenho medo das surpresas do PdC!

Voltando à folha salarial, importa e muito dizer o seguinte. O FCP tem o mesmo nivel de receitas operacionais que os dois clubes da 2ª circular. Ou seja, as vendas de jogadores não contam porque são receitas extraordinárias. Todavia, o FCP tem o dobro dos encargos com pessoal que os lagartos têm!!!
Não faz sentido! Tudo bem que eles têm no plantel putos das camadas jovens mas a diferença reside nos 23432942 jogadores que mantemos anualmente emprestados!
Tem de haver uma mudança urgente. Estamos sempre dependentes de encaixar 40 ou 50 milhões de euros anuais com venda de jogadores!

Vamos ao circo na 2ª jornada. Preferia receber esses palhaços logo na primeira!
riskolas disse…
O Duda era bem vindo! Portista, Portugês, Canhoto e bom nas bolas paradas!
Anónimo disse…
surpresa chama-se SIMÃO
prata disse…
Não sei até que ponto a uefa vai acatar uma decisão que sai de uma reunião que vai ser investigada pela procuradoria geral da república...

Gosto do Maniche mas não sei não...

Simão? Trata-te...
Anónimo disse…
O Renteria não vai ao Estágio de Pré Época... eu li isso algures!! Sendo assim, só temos 2 avançados (Lisandro e Farias) tendo em conta que Rabiola é um puto k n entra para as contas!!

A surpresa que aí vem tem k ser um avançado dê por ende der... Eu axo k vai ser o Furacão dos Açores... :) :) ou então a não participação na Liga dos Campeões!! :) :)
Anónimo disse…
no teu post nao falas do farias, e pelos vistos vai ser uma opçao para a proxima epoca.
prata disse…
Ouvi que o Renteria ia ser integrado... Enfim, muita contra-informação... Também acho que vamos buscar um avançado mas o Pauleta... Que medo...
Anónimo disse…
Precisamos de um avançado??Para quê??"El Tecla" chega e sobra!! Precisamos é de um defesa direito!!João Pereira já!!
riskolas disse…
Tu és mau, Artur!

O João Pereira é sul-americano?

Não me parece... Esquece-o...

Já o Pauleta fala com sotaque...

Estou farto desta politica de contratações! Ou de comissões...

Andamos distraídos com a porcaria que estão a fazer com o nosso clube mas, de facto, como dizia há uns anos o nosso futuro seleccionador, é preciso limpar muita merda!

Eu dava mais de metade dos jogadores que temos... só o que poupavamos em salários...

E continuo sem entender porque se renova com o Ibson e com o Jesualdo em simultâneo... O Flamengo agradece, com certeza...
prata disse…
Falta o Kaz mas na linha dos dispensados...

Não gosto do João Pereira.
riskolas disse…
Esta noticia é brincadeira, não é????

Só pode ser...

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?div_id=1304&id=970030
riskolas disse…
Entretanto, o Guiza assinou pelo Fenerbhace por 15M.

Outra coisa, o FCP comprou mais dois argentinos!! Scoppa e outro cujo nome não me recordo.

Foram emprestados automaticamente!!

PKP!!!!!!!!!
miguel87 disse…
Sobre o post, acho que o Mariano vai recuar para lateral, o que não me desagrada, pois acho que tem potencial para fazer a posição.
Quanto à "surpresa", espero bem q não seja o Simão, não nos podemos esquecer que não beneficiamos de livres perigosos nem penalties como os outros clubes, logo, mais de metade do potencial do gajo seria desperdiçado...

Sobre o resto, repito o comentário que fiz num outro blog:

"Tambem eu estou cada vez mais contra esta politica de contratações. Entram jogadores as dezenas por vários milhões de euros e depois, sem qualquer aproveitamento, vão sendo dispensados sem a compensação devida.

Má gestão da SAD ou fraco aproveitamento do treinador? na minha opinião, os dois. Não confio nesta SAD, não acredito neste treinador.

Jesualdo, pela primeira vez desde que chegou vai ter que mexer na equipa, e logo em duas peças que têm sido fulcrais (lateral direito e trinco), e isto até ver, porque ainda estamos no começo da pré-epoca e ninguem me convence que não saiam ainda o Lucho, o B.Alves ou até mesmo o Lisandro!

Depois ainda temos a questão da formação...É com muita pena que vejo cada vez menos portugueses na equipa e ainda menos portugueses portistas das camadas jovens. Bem sei que um onze tipo baseado em jovens da formação não se coaduna com o nivel de exigência e objectivos definidos anualmente, mas francamente, não acredito que pelo menos alguns, como Paulo Machado, Vieirinha, Helder Barbosa ou Bruno Gama, não tenham sequer lugar no plantel e hipoteses de ir entrando na equipa!

É preciso recuar até 2001 para se encontrar o último jogador dos júniores que entrou na equipa directamente - Postiga - e isto porque na altura falhou a contratação de Jardel e os outros avançados estavam lesionados. E até 2005 para ver a integração na equipa de um jogador da formação regressado de vários empréstimos - B.Alves.

Na prática, o projecto "visão 611" não está a dar frutos para já a curto prazo e os "reforços" não se podem chamar isso desde o inicio de 2005/06 - Helton, Assunção, Lucho, Lisandro..."

E acrescento: Ibson descartado mais uma vez... Jesualdo: VAI PRA GRANDE PUTA Q TE PARIU!!! (aos proprietários do blog, desculpem se me excedi, mas tava aqui entalado)
Lamas disse…
Surpresa... cheira-me a Micolli...

Ibson, bem trabalhado, seria um Deco... Jesualdo não quer porque lhe impede as transições rápidas...

Tinha dado a oportunidade ao Pitbull, mas deve ter sido posto de lado pelas mesmas razões do Ibson... não encaixa no seu estilo de jogo...
prata disse…
Riskas acho caro 15 milhões pelo Guiza. Não é jogador que me entusiasme.

Quanto ao Leandro, é de doidos...

Este defeso com excepção do cebola está-me a deixar bem apreensivo...
miguel87 disse…
"Ibson, bem trabalhado, seria um Deco... " heheheh eu disse exactamente o mesmo á coisa de um ano atras no blog fecepe! Ui, que grande discusão que foi...
riskolas disse…
Belo texto em http://portistasdebancada.blogspot.com/ e já com um comentário meu :D
Anónimo disse…
Que tal ler "ReuniãoMagna" do Prof.e Jornalista H.Pacheco no blog RENOVAROPORTO ??



Maniche seria sempre uma BOA aquisição
prata disse…
Bom blog. Está atento às crónicas do Zé Luís.
Fala-se em Adriano como sendo a surpresa. Naturalmente o Inter pagaria parte do seu salário,e o avançado vinha emprestado por 2 anos.

É apenas especulação...mas cheira-me que a "surpresa" é mesmo o Miccoli.
Tiago Araújo disse…
O Duda era bem vindo! Portista, Portugês, Canhoto e bom nas bolas paradas!
lisandro disse…
Fala-se em Adriano como sendo a surpresa. Naturalmente o Inter pagaria parte do seu salário,e o avançado vinha emprestado por 2 anos.

É apenas especulação...mas cheira-me que a "surpresa" é mesmo o Miccoli.