Dezoito


Quando comecei esta série de títulos de posts baseada na outra série, a de vitórias, não me passava pela cabeça o quão repetitivo isto se iria tornar. Aguentem lá mais um pouco... Isto é chato mas é por uma boa causa... Está então igualado o recorde de vitórias consecutivas em Portugal. Mais uma marca de Conceição! 

A décima oitava vitória foi um pouco diferente das anteriores. Vinha-me queixando que os jogos tinham sempre traços comuns: exibições bipolares, calafrios, desperdício e resultados curtos. Hoje foi um pouco diferente. Desde logo o jogo foi mais tranquilo. Mas não prometia ser. Isto porque, ao contrário do que aconteceu nos jogos anteriores, nunca chegámos a ter um domínio avassalador, nem chegámos a perder o controlo do jogo. Fomos menos vezes à baliza contrária e fomos mais eficazes. Por outro lado, não sobremos grandes calafrios e o golo que sofremos é uma 'chouriçada' que pode acontecer a qualquer defesa, apesar de o Alex estar a dormir. Algo que não mudou muito é a qualidade do nosso modelo atual. Em dias em que temos Corona e Brahimi em bom plano, e hoje Corona esteve muito bem, conseguimos mitigar os problemas que temos em posse e em organização ofensiva. Para evitar o chuveirinho, os mágicos vêm buscar a bola quase aos defesas para começarem as nossas jogadas. Se ao menos houvessem soluções no plantel que nos permitissem evitar afastar estes jogadores da baliza contrária... Estou a falar obviamente de Oliver! Já sei que é uma luta perdida porque Conceição não acha isto um problema. A seguir a um lançamento longo há sempre uma segunda bola que o Herrera vai ganhar. E se não ganhar a segunda bola ganha a terceira e sucessivamente... É disto que ele gosta e é difícil convencê-lo do contrário porque os resultados têm sido muito bons. Eu acho que podiam ser ainda melhores, mas tenho de me conformar com o facto de ele estar a apostar num modelo em que acredita e com o qual se sente confortável.

Ainda por cima, por mais cinzenta que seja a nossa exibição, os adversários diretos têm feito bem pior e finalmente começamos a ter uma vantagem que dá algum desafogo.

Individualmente, o jogo decidiu-se na ação dos nossos dois alas. Dou o MVP a Corona porque jogou mais tempo e está nos 3 golos, 2 deles com assistências. A jogada do segundo golo é magistral! Desde o passe do Maxi, à receção de Corora e remoção dos rins do adversário que se seguiu, até à excelente cabeçada de Soares. Sublime! Brahimi pareceu limitado, mas... Brahimi é Brahimi! Mesmo a 60%... No miolo Herrera fez um bom jogo, apesar de no final do jogo ter caído um pouco sobretudo ao nível das decisões de último passe. Não é o seu forte... Mbemba não comprometeu, como seria de esperar. Nas laterais Maxi continua em melhor plano que Alex Telles que parecia que estava empenhado em pôr todos os adversários em jogo, inclusive no golo sofrido. Quando descansa o Alex? Quando volta a jogar o Oliver? Quando é que o Marega é substituído sem armar confusão seja com Conceição ou Herrera ou alguém? Tudo questões cuja resposta é difícil de antecipar e que até pareciam de resolução simples...

Chegaremos às duas dezenas? É difícil porque Alvalade é claramente e inexplicavelmente, o campo onde temos piores resultados, desde que eu acompanho o clube. É daquelas estatísticas estranhas que o Conceição tem vindo a dizimar. Esperemos que assim continue!

Comentários