Catorze



Não estão enganados! Nós não regredimos no tempo e na série vitoriosa... Essa série terminou ontem com o empate em Alvalade. Mas há outra série, bem embaraçosa, que continua bem viva. A nossa série de jogos sem ganhar em Alvalade já vai em ridículos catorze jogos. Digo ridículos porque coincidem com uma das mais longas fases sem títulos do Sporting e não ganhámos há mais de 10 anos. Uma fase em que raramente o Sporting apresentou equipas superiores à nossa e basta dizer que, nesses 10 anos, apenas ficaram à nossa frente no campeonato duas vezes. Sérgio Conceição, que tem vindo a dizimar recorde atrás de recorde, não conseguiu acabar com este...

Ontem tivemos mais um jogo em que ficou claro que o Sporting é inferior. Comecemos pelo plantel. Há quem diga que nos falta um goleador como Dost. Muito nos queixamos que por vezes falta qualidade técnica na nossa frente de ataque e alguma classe na finalização. Pois ontem tivemos uma amostra de um Bas Dost a jogar longe da área e é tenebroso! Depois temos a outra referência do Sporting, o Bruno Fernandes. Eu tenho vindo a queixar-me que não tem sido possível ter Oliver na equipa e também tenho lido e ouvido que nos faltam médios que cheguem lá à frente para marcar golos. Ontem Herrera e Danilo, contra um meio campo a três fizeram o que quiseram de Bruno Fernandes, que tem vindo a ganhar todos os prémios da Liga. Isto para dizer que, nem os melhores jogadores do adversário conseguiram causar mossa.

Desenganem-se que a tónica aqui não é o Sporting. Para mim o problema é o FCPorto não conseguir capitalizar estas limitações do Sporting, que acabou o jogo claramente com medo. Ou seja, conseguimos que ficassem completamente expostas as fraquezas do adversário, mas depois não conseguimos fazer nada com elas por causa de erros primários que cometemos ao longo do jogo, sejam erros de finalização, sejam sobretudo os erros no último passe. Brahimi esteve especialmente desinspirado nesse capítulo. Em suma, fomos claramente superiores mas faltou-nos baliza.

Isto apesar de termos entrado com os habituais dois avançados. Já sei que Marega às vezes vai pela direita e que o a disposição táctica de Conceição vai mudando ao longo do jogo, mas foi uma táctica bem mais arrojada do que a do adversário, que precisava de ganhar. A esse propósito chamo a vossa atenção para a conferência de imprensa de Conceição. Perguntaram-lhe se achava que a equipa tinha melhorado na segunda parte por causa da substituição forçada que teve de fazer, com a entrada de Oliver. Conceição acha que não. Reconhece que a equipa melhorou, mas acha que iria melhorar ainda mais se se mantivesse com a mesma equipa. Conceição tem a sua ideia clara sobre o que quer do meio campo do FCPorto e eu também tenho a minha. Eu acho que o Oliver tem de ser um indiscutível. Não sei se já tinham reparado... Mas é engraçado perceber que, por uma vez, não sou eu quem está a conjeturar sobre qual seria o rendimento da equipa com outras opções. Conceição acha que seríamos ainda melhores sem Oliver e eu vi que fomos claramente melhores com ele. Soube-me bem! Isto apesar de o Oliver nem ter feito um grande jogo. Mas nota-se na segurança com que temos a bola, nota-se na estatística da posse e nota-se até no facto de, por uma vez, chegarmos ao fim do jogo com mais fôlego físico que o adversário. Tem sido raro e ter bola ajuda muito.

Individualmente destaco duas grandes exibições. Em primeiro lugar o MVP do jogo, Danilo. Destaquei que conseguimos, em grande parte do jogo, controlar o meio campo apesar da desvantagem numérica e isso deveu-se sobretudo a Danilo. Militão esteve a um nível muito semelhante. Grande jogo e grande jogador! Brahimi esteve muito bem a pegar no jogo mas pecou muito na decisão. Corona também vinha fazendo erros semelhantes quando ficou encostado à lateral. Achei que Herrera chegou pouco à frente e acho que melhorou nesse aspecto com Oliver. Os avançados estiveram desinspirados mas, se é para entrar Hernani e Fernando Andrade... Mais valia ficar Soares cansado...

Um pequeno destaque para a arbitragem. Tivemos um fim-de-semana péssimo sobretudo ao nível disciplinar que começou em Portimão em mais uma expulsão por "palavras", continuou nos Açores quando pareceu que fizeram a vontade ao Fábio Cardoso e terminou agora mesmo em Vila do Conde. Hugo Miguel não destoou. A peitada que levou de Jefferson nos minutos iniciais fazia adivinhar que os jogadores do Sporting podiam fazer tudo o que quisessem. E quem aproveitou mais foi Bruno Fernandes que, obviamente, deveria ter ficado pela primeira parte. Faltou coragem aí e também faltou quando Coates enfiou uma patada em Brahimi, num lance que daria um livre perigoso nos descontos e com mais um segundo amarelo que ficou por mostrar. Exibição pobre.

Já agora, um último tema: chegámos àquela altura da época em que, a cada jogo, perdemos um jogador por lesão. É a gestão de plantel que o Conceição tem vindo a implementar, com sucesso diga-se... Mas que é arrepiantemente arriscada, lá isso é!

Uma vitória no estádio do Mar garante a presença numa meia-final a duas mãos. Será importante. Também será interessante ver a mais que provável estreia de Pepe.

Comentários

JB disse…
Subscrevo. Já não há paciência para tanto preconceito (há outro termo para isto?) de Conceição em relação a Oliver. Mesmo quando a melhoria da equipa é tão óbvia como na segunda parte.
Era interessante que lhe perguntassem o mesmo em relação ao jogo em casa com o Portimonense, com a substituição do Oliver aos 41 min, quando até estava a ser o menos mau do meio-campo.