Pontos caros


Não sei se o próximo jogo na Luz vem em boa altura. Este jogo da Champions vai deixar marcas físicas nos jogadores, tal foi a intensidade até ao último minuto do jogo. Normalmente essas marcas têm menos impacto quando temos uma vitória categórica sobre adversários do nosso nível, ou uma vitória por 'meio a zero' contra um dos 'tubarões' europeus. Não foi o caso no jogo de hoje. Foi um jogo muito equilibrado, em que o factor casa apenas se notou na iniciativa de jogo. Tudo o resto foram calafrios nas duas balizas, mais na nossa na primeira parte e mais na deles da segunda. Valeu a excelente exibição dos dois guarda-redes para não termos tido um resultado 4-3 ou 3-4, que seria natural dadas as oportunidades. Foi suada a vitória mas foi mais importante que entusiasmante... O que entusiasma são estes três pontos que nos dão a liderança antes da dupla jornada com a equipa mais fraca do grupo.

Importaria saber se os equilíbrio que vimos foi o Galatasaray, que estará claramente ao nosso nível, ou se foi o facto de este FCPorto tardar em atingir alguma estabilidade emocional e exibicional. Eu diria que é um pouco das duas, mas tendo mais para a segunda hipótese. Logo no primeiro minuto, uma trapalhada de Felipe resultou num remate à entrada da área, que só não foi mais perigoso porque o jogador turco falhou o remate (por azar ou falta de qualidade). Logo aí estabeleceu-se o tom para o resto do jogo. Jogadores a oscilar boas decisões com péssimas. Houve também alguma dificuldade de adaptação à ausência de Aboubakar e Soares. Foram muitas as vezes na primeira parte em que Corona e Alex conseguiram enquadrar bons cruzamentos para uma área onde apenas aparecia um jogador. Mesmo em termos de ocupação de espaços, Otávio teve alguma dificuldade em manter a equipa ligada a Marega. Já sei que as características de Marega, não ajudam. Ele ou procura a profundidade ou a ala (às vezes as duas ao mesmo tempo deixando a área deserta) e, quando não procura, tem imensa dificuldade em controlar a bola e esperar pela equipa em apoio. Ainda assim, pareceu que Otávio ou estava muito perto de Marega, no início, ou muito perto de Danilo e Herrera, no final da primeira parte. Em suma, este sistema de jogo não favorecia as nossas ambições de empurrar o adversário para a sua área e pressionar para resolver o jogo cedo e isso também foi um foco de intranquilidade. O golo, obtido numa bola parada, veio dar uma nova vida a este sistema que passou a fazer mais sentido para as características de Marega. Por esse motivo acabámos o jogo com oportunidades de golo, que se distribuíram quase equitativamente para os dois lados. Na segunda parte o Galatasaray tem apenas um grande lance de perigo, em que aproveitou Maxi, e duas bolas paradas perigosas, mas em que me pareceu que deviam ter sido interrompidas por falta. 

Individualmente, fiquei na dúvida quanto ao MVP. Opto por dar a Casillas que nos manteve no jogo por duas vezes e que demonstrou muita segurança. Vamos ignorar aquela saída da baliza na segunda parte, ok? Também gostei muito da exibição de Danilo. Tal como Casillas, no nosso pior período, foi muito importante para segurar o adversário e até para construir com segurança. Também vamos esquecer que não deu grande ajuda a Maxi no lance mais perigoso dos turcos na segunda parte, ok? De resto, achei que Brahimi já esteve melhor do que nos últimos jogos, tal como Alex Telles. Corona entrou bem para a ala tendo desequilibrado muito, apesar de nem sempre ter gente na área para finalizar. Esta solução com Marega e Otávio parece ser curta para estes jogos em casa, mais por culpa de Marega. Soares pode dar mais e até André Pereira entrou bem para essa posição. Por falar em gente que entrou bem, Oliver. Marcámos cedo, na segunda parte, mas só nos minutos finais é que conseguimos controlar melhor o jogo e criar mais oportunidades. Terá sido por termos mais espaços perante um adversário em busca do empate ou terá sido Oliver? Deixo uma pista: o golo é aos 49 minutos e Oliver entra aos 69...

Vitória suada, feliz e muito importante. Pode vir outra destas no próximo jogo! Dado o problema de centrais do adversário, seria importante termos um Soares a 100% para aproveitar essa lacuna.

Comentários