Agora com Maestro


O jogo com o Feirense, no Dragão, acabou por ser bem exigente. Havia a pressão de aproveitar as escorregadelas dos adversários e a equipa estava inquieta. No seguimento do que havia acontecido no último jogo, foi necessário garantir mais posse, com mais qualidade, porque o adversário se colocou muito bem no terreno, condicionando o nosso jogo. Por outro lado, foi também necessário empenharmos muita combatividade, porque os nossos avançados não estiveram muito inspirados, originando muita incerteza no resutado, muitas segundas bolas, e muitos duelos. Até aqui nada de especial. Foi mais um jogo no Dragão contra uma equipa que se galvanizou por ter conseguido que o tempo fosse passando, sem que o FCPorto se distanciasse muito no marcador.  O que impressiona no jogo de hoje foi o facto de a nossa solução para um jogo de posse com mais qualidade e para que em simultâneo fosse garantida mais e melhor combatividade nos duelos, ter sido a mesma: Oliver Torres. O mesmo jogador que foi o maestro de todo o nosso jogo ofensivo foi de longe o que recuperou mais bolas (12) e o que fez mais desarmes (11). Que grande exibição!

Essa foi a melhor notícia da noite. Finalmente temos uma variação significativa na nossa forma de jogar e, tal como nós aqui tanto pregámos, bastaria trocar alguns jogadores. Assim tão simples! Bastaria não apostar só em jogadores com um perfil Marega e Herrera e passar a incorporar mais com perfil Corona e Oliver.  Há onze jogadores em campo e nem todos têm de ter aquele perfil de tanque ou de futebol na vertigem que o Conceição tanto gosta. Assim Brahimi não se sente tão só... Ainda por cima, Oliver provou hoje que também consegue vestir o fato-macaco, algo que eu não antecipava. Não antecipava porque não é a sua forma de jogar e porque, na Champions, ele não conseguiu atingir estes números defensivos. Se consegue, menos um argumento para o tirarem da equipa. Continuaremos atentos à evolução nesta relação do futebol de Conceição com o futebol de Oliver.

O jogo foi marcado pelo nervosismo, em campo e nas bancadas. Os golos anulados e os falhanços não ajudaram muito. Ainda por cima, marcámos um golo de laboratório que deveria galvanizar a equipa para uma excelente exibição. Com toda a complicação do VAR, essa 'jogadona' até perdeu o efeito... Mais uma vez, a equipa soube manter-se no controlo das operações perante um adversário que complicou muito a tarefa, mais nos duelos, do que nas oportunidades de perigo. O segundo golo tardou mas veio a tempo de dar sossego a todos. 

Por falar em sossego, gostaria de falar do árbitro. Muito fraco. Já sei que as queixas virão dos adversários por causa do golo de Felipe, que parece ser fora-de-jogo. É difícil de analisar e eu compreendo a decisão do liner. Mas já não percebo este argumento do protocolo. Supostamente o protocolo do VAR diz que, se há dúvida, mantém-se a decisão do árbitro de campo. Mas há outro protocolo mais antigo que diz que, em caso de dúvida, se deixa seguir. Será que estes dois protocolos são compatíveis? Sinceramente não me parece. Já agora, por falar em protocolo, o árbitro não o cumpriu logo no início num lance que acaba com golo de Marega e em que claramente não há falta. Nesse caso já não houve protocolo e o árbitro apitou de pronto, invalidando a jogada. De resto, o árbitro falhou muito na gestão disciplinar e até na condução do jogo. Nas duas melhores oportunidades de golo do Feirense, ambas defendidas por Casillas, pareceu-me que temos dois lances precedidos de falta. Só um pequeno exemplo das muitas que ficaram por assinalar. Em suma, se bem conheço o futebol português, terá certamente um bom futuro este Sr. do apito.

Individualmente dou obviamente o MVP a Oliver. Já tinha desesperado à espera de uma frase destas numa crónica que não fosse da Taça de Portugal ou Taça da Liga... Grande jogo, colocando um problema sério a Sérgio Conceição e a Herrera. É que Oliver tem contrato para 2019/2020... Se o rendimento é semelhante ou superior ao de um jogador em fim de contrato... Danilo também está a aproximar-se rapidamente da sua melhor forma. Gostei também de Brahimi que voltou a driblar com sucesso, como é seu apanágio, algo que vinha faltando nos últimos jogos. Corona continua com lampejos de grande qualidade. Herrera entrou bem para serenar o jogo. Pela negativa, Soares e Marega não estão a atravessar um bom momento ao nível de confiança. Parece que fisicamente estão bem, mas que precisam de uma sequência de boas exibições para voltarem à sua melhor forma. Destaque por último para Sérgio Conceição. Não só lançou um onze que eu apreciei muito, como marcou um primeiro golo que é claramente fruto do seu trabalho e da sua equipa técnica. Golo com assinatura Conceição!

Voltámos ao primeiro lugar! E acontece bem mais cedo do que seria antecipável dada a derrota na Luz e dado que estávamos em terceiro lugar. Agora é só manter. Vamos ter uma sequência com muitos jogos no Dragão. Seria importante aproveitar essa dinâmica para finalmente arrancar uma série como a do início da época passada.

Comentários

Barba azul disse…
Basculantes, lá por ser um alucinado inofensivo, ter que ler as baboseiras infantis que escreve não deixa de irritar: peço-lhes que estejam mais atentos para varrerem para o caixote do lixo estes comentários do Glorioso SLB.