Tripla


A exibição na Choupana teve o efeito desejado: três pontos e liderança intacta. Eu até poderia ser um daqueles que se contenta com o resultado, mas não era a mesma coisa. Quem acompanha este tasco cibernético, sabe que não me contento com esta mediania que a equipa do FCPorto mostrou na passada sexta-feira. E assim seguimos. Glória na Luz, mediocridade em casa com a Académica e mediania na Madeira. Que virá a seguir? Pois... Este FCPorto é um terror para os apostadores. Poupem o dinheiro e ponham as fichas noutra equipa mais previsível. É a chamada tripla no totobola...

Vamos ao jogo. Começou morno e com uma grande oportunidade para o Nacional. Seguiu-se algum ascendente do FCPorto. O golo quase que caiu do céu, mas até fez algum sentido pelo domínio que íamos tendo do jogo. Logo se seguiu uma reacção do Nacional e sempre com jogadas de perigo.  Isto acabou por ser assim até ao final. Muita alternância nas jogadas de perigo. Tivemos provavelmente as melhores oportunidades do encontro, no entanto, não pareceu que tivéssemos gerido bem o jogo. Permitimos sempre muitas oportunidades de perigo e quando estivemos por cima, como por exemplo no final da primeira parte, não pareceu que estivéssemos demasiado preocupados em chegar ao golo. O tal que iria resolver o jogo. Nestas coisas, por muito que estivéssemos a criar oportunidades, o facto de permitirmos algumas, empolgou o adversário tornando o jogo mais difícil. Valeu Helton que fez uma excelente exibição. Além de Helton gostei de Rolando que foi o único elemento da defesa que dava alguma segurança a Helton. Alvaro está defender cada vez pior, Otamendi está numa fase em que só faz asneiras e Maicon continua fora da posição. A juntar a isto, a exibição de Defour não foi grande coisa. O regresso de Fernando é imperativo. Na frente, James, sempre que tocava na bola levava porrada de um moicano brasileiro. Incrível como acabou o jogo. Janko em duas oportunidades faz um golo. Não é mau, mas ainda não me entusiasma. CR10 é  um jogador tragicamente inútil de há dois anos para cá e que só jogou porque não havia mais ninguém (Iturbe não conta para este treinador). Moutinho e Lucho foram aparecendo e desaparecendo. Exibição mediana destes dois. Ou seja, os dois melhores foram um guarda-redes e um central. Sintomático.

Venha lá o jogo da Taça da Liga para levantar a moral. Precisámos de ir ao nosso salão de festas para recarregar o karma...

Comentários

Baresi disse…
Eu acho que a exibição foi uma verdadeira medíocridade...

Lucho tu não merecias terminar a carreira desta forma... Eu explico, tenho pena de ter assistido a 4 temporadas de um verdadeiro "Comandante" e agora vejo um jogador sem pernas, sem raça, em suma sem níveis físicos para uma equipa de top. O que vale é que este ano a merda é tanta que até este Lucho passa algo despercebido.

VP, porquê insistir nesta defesa?

Depois de ver mais um jogo do Braga, vou rezar ainda mais, para o milagre acontecer!
prata disse…
Eu só não acho que foi medíocre porque tivemos muitas oportunidades de golo feito. Duas de Rolando uma de Janko, uma do Cristian e outra de James. Ou seja, ofensivamente, apesar de tenrinhos, ainda renderam alguma coisa.
riskolas disse…
Não jogamos nada.
É um suplício ver o Porto a jogar.
Esta ideia do duplo pivot é mais uma opção ridícula!
O Palito desceu sempre a passo!!!
À excepção do Hélton e dos 3 pontos (que é o mais importante, diga-se!), não encontro nada de positivo do jogo de 6ª feira.
Enfim, vamos lá recuperar o ânimo amanhã... ou não!
miguel87 disse…
Grande vitória numa exibição mediocre! Mas finalmente tivemos a estrelinha que ainda não tinha aparecido este ano...aquela que nos acompanhou durante toda a época passada (e não estou a retirar qualquer mérito a tudo o que foi feito, é só um facto!).

Ao menos isso, estrelinha para ganhar um jogo onde "só" faltaram Hulk, Fernando, Varela e Djalma, Saupunaru viu-se a qualidade da exibição que fez contra a Académida, Alvaro Pereira está na forma que se vê, Lucho idem aspas, o resto das opções para o meio campo são 2 jogadores que parecem gémeos e teve que ir um junior para o banco...

VP tem culpa? para mim tem num único aspecto: manter Otamendi na equipa quando tem Mangala disponivel!

Amanha há jogo da taça da liga e supostamente (até pelas palavras do presidente) o treinador deverá fazer a gestão do plantel... mas, que gestão se pode fazer numa equipa que joga em 4-3-3 e tem 3 médios disponiveis por ex.?? E isto na época do maior orçamento de sempre.

PS. http://www.maisfutebol.iol.pt/internacional/panathinaikos-olympiakos-derby-jesualdo-ferreira-disturbios-confrontos/1334115-1490.html

parece que o Prof. Jesualdo se está a ver Grego! lol
Artur disse…
De facto tenho de concordar que a exibição foi má, mas o que interessa mesmo é a vitória. Mais uma vez o Professor foi decisivo com a entrada do Mangala e do Alex Sandro. Sabe muito este nosso treinador!! Não percebo a comparação de Defour a Moutinho já que até hoje vi 0 de Defour. Cheguei à conclusão que mesmo com a minha barriguinha devo correr um pouco mais que o Otamendi, o que não é nada de bom para ele. Prata, podes antecipar-me o resultado do Sporting, por favor.
prata disse…
Artur se o VP sabe tanto de futebol pq é que não lhe perguntas a ele?

As substituições foram tardias, aos 77 min, e só não foram inócuas porque o Otamendi está numa forma péssima, que faz com que se tenha de gastar uma substituição com ele, e por causa da jogada do segundo golo. Queres-me convencer que uma troca de centrais e a entrada de um lateral são jogadas de mestre? Sinceramente já não sei o que pensar destas tuas opiniões. Só posso concluir que andas a gozar. É melhor assim...
LC disse…
artur, tu só podes estar a brincar!! começa a não haver paciência para tantas barbaridades juntas (tuas e do vitor pereira). As tuas intervenções são ao nivel das exibições do Porto. Abre os olhos pá!!!!
riskolas disse…
Artur, imagina o seguinte cenário:
- Começa o jogo e, para surpreender, o VP põe o Helton a ponta de lança e o Hulk a guarda redes.

- Sem sabermos como, aguentamos o empate a zero até ao fim da primeira parte.

- Começa a segunda parte e o VP faz uma alteração genial. Desloca o Helton para a baliza e avança o Hulk para extremo.

- Ganhamos o jogo, com um golo do Hulk!!!!


Concluías que o VP tinha ganho o jogo com as suas decisões estratégicas?
Artur disse…
Luís Camões no final do campeonato falamos.
Tuta disse…
Olá de Angola :))

Está muito calor por cá e tal, o que implica uma boa dose de cucas por dia, depois há muito trânsito, pó, stress, enfim muita confusão, mas por incrível que pareça quando venho visitar este blog ou outros semelhantes ainda fico com a cabeça a andar mais à roda ;)

Não consigo por mais que tente, perceber como há portistas que defendem um treinador como este.

Que achem que não deve ser despedido nesta altura é uma coisa, agora defender as suas opções, as suas estratégias e principlamente o futebol apresentado pela equipa em 90% dos jogos esta época, para mim é incompreensível.

Na minha opinião é o pior treinador que alguma vez passou pelo nosso clube.
O único jogo que consegui ver por inteiro esta época foi contra o Benfica e contra o Barça.

A questão de no final falarmos, é interessante mas para mim irrelevante. Até podemos ser campeões (somos os que estamos em melhor posição), mas na minha filosofia de VIDA, isso não me satisfaz.
Os fins não justificam os meios. O destino não é o principal, a viagem sim deve ser aproveitada.
Eu não quero festejar em Maio um campeonato sem sal, quero deliciar-me todas as semanas com bons temperos.

Para finalizar este meu desabafo, este Porto é um Porto Punheteiro!!!

No final lá nos vimos, mas a queca é sempre mal dada fdx.

Abraços
Artur disse…
Pois é!! O Dortmund joga bem todas as semanas. A Juventus e o Milan jogam que se fartam todas as semanas. O United é futebol espectaculo sempre. O Barça joga bem sempre e vai a 8 pontos e o Porto de Vitor Pereira é uma merda.
prata disse…
Pimenta no cú dos outros, não só não incomoda, como até refresca...
riskolas disse…
Grande Tuta!!!

Artur, o que o Tuta te disse foi "eat my dust!"

Grande abraço primão!!!
Baresi disse…
Caro Tuta,

Eu não te conheço mas apesar de estares longe, a tua análise é fantástica e perfeitamente objectiva. Parabéns!

Apenas retiro a parte do Artur que eu sei tratar-se de um grande Portista, anda é um pouco enganado... Força Artur, és tu contra o mundo (mais o VP, claro)!
LC disse…
Ò artur, eu não sou o camões, mas se fosse via mais com um olho do que tu com 2. Não percebes nada disto! Para mim já não me chega ser campeão, é preciso se-lo e parece-lo, a tua maneira de ver futebol é à moda dos galináceos!!
Começo a ter duvidas que tu não sejas um deles muito mal camuflado!! Chato do car...
miguel87 disse…
Quem foi 3 vezes campeão com Jesualdo Ferreira só ainda duvida que o titulo deste ano é possivel, precisamente porque nesses 3 anos as outras equipas (leia-se sporting e benfica na altura) eram piores que merda!

Quem dera ao mister VP que a concorrencia deste campeonato estivesse ao nivel daquela das épocas 2006/09!
Artur disse…
LC, não tenho culpa que vejas muitos programas de TV e leias muitos artigos de opinião que influenciam o teu pensamento. Se eu sou chato por defender a minha convicção o que me chamarias se eu partilhasse da opinião por outros formada? Já sei... seria carneiro. Temos 17 V 5 E 1D em 23 jogos. 53 golos marcados 16 golos sofridos. No tempo do Mourinho quantas vezes jogamos muito pouco e ganhamos??
Lamas disse…
"no final da primeira parte, não pareceu que estivéssemos demasiado preocupados em chegar ao golo..."

Também fiquei com essa impressão... depois do nosso golo, o jogo entrou numa "fase morta" e devíamos ter feito os possíveis para dar a machadada final... ou seja, faltou algo... garra, atitude, querer vencer... devíamos ter feito os possíveis para matar o jogo... podíamos não conseguir, mas apenas queria ter visto a "atitude"...

Ganhamos... importantíssimo... mas deu para sofrer de crl...
Mirone disse…
O futebol apresentado continua a ser abaixo do aceitável e parece-me que à semelhança do AVB no Chelsea deve haver muita gente lá dentro que quer ver o VP pelas costas. Não se percebe o discurso de força e confiança do treinador e a postura da equipa na generalidade dos jogos. Ou ele é incapaz de transmitir o que pretende ou a equipa está-se a marimbar para o que ele diz.

A falta de carisma e liderança inequívoca do balneário, o discurso robotizado das flash interviews e das antevisões aos jogos, mesmo com o caneco na mão(e ser estúpido despedir um treinador que ganha) voto na saída do treinador.
AP disse…
Boa tarde,

Meus caros, somos todos adeptos do FCP. Há que apoiar a nossa equipa mas acima de tudo, apoiar o nosso líder mesmo que não agrade a todos. E o nosso líder neste momento é o prof. Vítor Pereira, bem ou mal temos de o apoiar. Por exemplo em Janeiro quando se soube da vinda do nosso comandante, Lucho Gonzalez, ele já era o nosso salvador, aquilo que nós precisávamos. Agora já é um coxo, mal se mexe, etc etc. Passa em 2 meses de DEUS a JORDA. Mas que adeptos somos nós? É verdade sim senhor que não estamos a jogar nada, que ao ver o jogo de sexta fiquei com uma úlcera nervosa, que estamos num momento menos bom. E é nestas alturas que se vêm os verdadeiros portistas. Há que apoiar a equipa e o seu líder (bom ou mau) nos bons e maus momentos. E eu apoio! Terça feira lá estarei na Luz em pensamento a torcer pelo meu grande amor, o meu grande PORTO !
Artur disse…
Se o problema está relacionado com liderança proponho o Macaco da Ribeira para treinador do Porto, ou alguém duvida que seja um grande líder?
Taqui disse…
Eu temo que esta secçao seja o Artur e o 87 a lutar contra o resto do mundo! Todos já percebemos a vossa cegueira. Mas por favor entendam que o Maicon a defesa direito nao é soluçao; que este treinador nao é motivador; que é teimoso a insistir com o otamendi e o dj alma; a jogar tudo pelo meio; a nao haver cruzamentos, apesar de ter la um pinheiro; etc.
Mas entendam também que o elogiámos nas substituiçoes contra o benfas, no resultado, na coragem, etc.
Agora querem branquear a ausencia de vontade, humildade, força, querer, competencia da equipa que vimos na Choupana?!! Por favor...
Já o disse várias vezes, que futebol é resultado, eu quero sempre que o porto ganhe, mas penso que justificarmos a nossa falta de qualidade com comparaçoes com o Jesualdo e se o Sapunaru fazia melhor ou nao, é diminuirmo-nos, é comparar com a mediocridade.
Amanha espero novamente ganhar, vamos torcer por isso.
Abraço
LC disse…
que jornais é q tu lês artur? ja te esqueceste das derrotas na champions, liga europa e taça? das exibições miseraveis jogo apos jogo? quando começas a comparar o VP com o mourinho...não tenho mais nada a dizer! es cego demais
Pispis disse…
Ninguém está a perceber o humor britânico do Artur?!?!

Crl, ele via potencial no Valeri e no Mariano! Ele sp foi um brincalhão! :-)

Eu não vi o jogo só pude acompanhar o resultado, talvez por isso n partilhe tanto do pessimismo por apenas ter visto o resumo… É claro q optimista tb n posso estar, aliás quem pode estar dp dos últimos jogos no Dragão com Feirense, Leiria ou Académica? Cm podemos estar confiantes qd ainda vamos a Paços ou a Braga ou à Madeira?

A mim custa-me mais ver um gajo q sai fdd do campo tipo Rolando contra a Académica qd mais precisamos de união e dp na semana a seguir está c a braçadeira de capitão… Falta de liderança tb é isto, é n termos um líder dentro do campo, não é Hulk, não é Rolando e não é Fernando. É um Lucho, é um Moutinho, é um Helton.
Baresi disse…
Quando falam em que passamos um momento menos bom e que é preciso apoiar, eu questiono se esta época já tivémos algum momento bom em que pudessemos aliar a exibição ao resultado, isto é, 90m de bom futebol...

Resposta, não!

Com excepção do jogo com o Barcelona que me pareceu o mais bem conseguido, mas que perdemos, os jogos com o SL Merda em que fizemos uns bons 50/60m e que acabamos por ganhar um deles com alguma felicidade, o resto da época é má!

Este Porto quer queiram ou não é capaz de ser melhor um bocado que o do Octávio Malvado...

Depois ainda temos o nosso Presidente no jornal O Jogo de ontem a desculpar os meninos caso exista mais uma má exibição. A Taça da Liga não é umn título? Não acumula como títulos oficiais? Sinderamente não me revejo do título da capa do Jogo (não li o desenvolvimento da entrevista, mas vindo do Jogo pressuponho que o PdC tenha dito a frase/capa).