Salão de festas


Quem diria? Em semanas deu-se a volta ao campeonato. De 5 de desvantagem passámos a 3 de vantagem. São 8 (?!) pontos recuperados em 3 jornadas. O futebol é, de facto, um desporto apaixonante e cheio de surpresas. Eu normalmente acho que o FCPorto é capaz destes feitos. Este ano ando menos confiante. Não acho que o nosso treinador tenha unhas para o nosso Ferrari e até acho que o carro que lhe deram tem alguns defeitos de fabrico apesar dos retoques em Janeiro. Mas mais forte que isto tudo é a nossa cultura de clube. Esta capacidade de chegar a estes jogos e apresentar tudo o que valemos e até excedermos as nossas capacidades. Este ano ainda não tinha acontecido, mas parece que a mística apareceu na altura certa.

Que grande jogo fez o FCPorto na sexta-feira. Entrou com tudo e Hulk fez questão de o mostrar à bomba. A cada número destes lembro-me logo dos dois ou três atrasados mentais que estão perto de mim no Dragão e que insistem em assobiá-lo. Como é possível ser-se tão burro e tão ingrato. Para mim foi este o click que fez com que a equipa acreditasse que era possível vencer o jogo. Isto apesar de se ter recuado em demasia na primeira parte. No entanto, no final do primeiro tempo já estávamos a tomar conta do jogo e já tínhamos criado 3 das melhores oportunidades do jogo e todas de seguida. Nessa altura, lá sacaram uma 'chouriçada' e, de um lance de remate 'só para despachar', fez o injustíssimo golo do empate. Pior que isso, a segunda parte arranca com o segundo golo sofrido. Com tantos cantos e com tantos livres laterais cuidadosamente assinalados, era um risco que corríamos. A defesa não ficou bem na fotografia. Mas ainda tínhamos a arma secreta no banco. James veio reacender o rastilho que Hulk já acendera e, a partir daí o jogo foi todo nosso. Mais outra obra prima de golo e estava lançado o pânico nos milhares de cabeçudos. Hulk tratou de nos pôr em vantagem e Maicon concretizou um golo que deveria ter acontecido minutos antes por Hulk de penalti...

Individualmente, não gostei de Djalma e é essa a única excepção. Percebo que tenha jogado mas foi um jogador a menos. Sempre que recebia a bola virava-se de costas para a baliza. Chegava a ser irritante. De resto para mim o MVP neste jogos é sempre o mesmo e é o MVP da época: Fernando. Exibição perfeita coroada com uma assistência para o golo de James. Depois temos Hulk, James e Maicon. Os dois primeiros por razões óbvias, e o último, brilhou a partir do momento em que passou para o meio, como não poderia deixar de ser... Quanto a VP, acho que mexeu bem no jogo apesar da habitual trapalhada no escalonamento do onze inicial. Maicon é central!!! Enfim... De resto, a opção Djalma percebe-se mas falhou como falharia a opção por CR10. São opções medíocres quando se tem James e Varela. Mas como não tínhamos...

Agora, o primeiro grande passo está dado. O calendário é muito complicado até ao final, mas de certeza que não haverá jogos tão difíceis de ganhar como o de sexta-feira. Acreditem!

PS: Estou a adorar o pós jogo. As choraminguisses com a arbitragem nunca pareceram tão ridículas. De tal forma que o presidente das papoilas, começou a sua lista de lamúrias com um: «Vocês já sabem que eu não falo de arbitragem». Depois abriu o livro como só ele sabe. Priceless!

PPS: No início do post ficou a imagem da azia dos adeptos das papoilas saltitantes bem expressada pelo seu orgão de comunicação oficial e no final fica a imagem da 'vontade' dos jogadores do FCPorto aqui representada por Janko:

Comentários

miguel87 disse…
É O MAICON ELE É ELE É O MAICON!
É O MAICON ELE É ELE É O MAICON!
miguel87 disse…
Que grande fim de semana! Começou em grande na 6ª à noite, ontem o "nosso" Minguinhos deve ter-se divertido à brava e hoje o AVB deixou de ter cadeira (de sonho ou pesadelo?) - só espero que não lhe paguem o contracto que assinou, pelo mal que nos causou (com ou sem vontade de PdC a verdade é que foi a 1ª causa cronológica para a época menos boa)!
Baresi disse…
Caro Vitor Pereira, porquê esperar tanto tempo para te ver os "quilhões", onde estavam caralho?? Fdx para ganhar e para virar jogos é necessário apostar na dinâmica do banco e na audácia da estratégia, caralho!!! Foste Grande, finalmente... Quando se está a perder é necessário tirar médios ou defesas e apostar tudo no ataque... Apesar de continuares a inventar com o Maicon, dou-te os PARABÉNS! Esta vitória é dos jogadores, mas nesta jornada é também muito tua!

Aqui fica feita justiça neste jogo, claro, vindo de um sócio que tanto te critica.

Mais, para mim o melhor em campo foi o Maicon!!

Fdx este é o meu PORTO!!!

Quanto aos erros de arbitragem, deixo apenas um penalty por marcar pela duas mãos do cardoso e o 2º golo do sl merda nasce de uma falta que não existe, o Djalma não faz qualquer falta dobre o gaitan.

Parabéns meu Porto!!!
Anónimo disse…
embrulhem mouros"""""""
Artur disse…
Congratulo o Professor "Grandes Colhões" Pereira pela lição dada a todos aqueles que injustamente o criticavam. Ele sabe o que é ser PORTO e demonstrou-o neste jogo. Impressionante a sua estratégia, o seu conhecimento do plantel e a sua ousadia na busca pela vitória. Parabéns Professor e muito obrigado pelo rigor, seriedade e capacidade de trabalho que põe ao serviço do nosso clube.
AP disse…
Parabenizo o prof. Vítor Pereira pela grande chapada de luva branca que deu àqueles que duvidavam do seu valor enquanto profissional de futebol. O que nós todos observamos na sexta feira á noite foi uma lição de coragem, audácia e garra por parte deste profissional... Resumindo, o que se espera de um treinador á "PORTO"! Agradeço que a partir deste momento não ponham o valor dele em causa e o meu obrigado ao professor por não quebrar a tradição e permitir ao nosso clube continuar a festejar vitórias no galinheiro da Luz.
riskolas disse…
Não gostei de ver Maicon a defesa direito. Se há Sapunaru não vale a pena insistir nisso. Maicon está super confiante o que lhe permite ser o nosso melhor central neste momento. Assim, tem de jogar a central!

Eu não gosto do VP mas, neste jogo, ele tem muito mérito! Deu um banho ao mestre da táctica jj!!! A substituição do Rolando pelo James foi fabulosa mas melhor foi a do Moutinho pelo Kléber! Aí disse à equipa que era para ganhar!!!

VP ao fim de não sei quantos jogos foste DRAGÃO!!!! Parabéns e obrigado!

Quanto ao resto, é sempre excelente sinal ver os encornados aziados!!!!

P.S. Cuidado com o Braga!!!!
LC disse…
Finalmente VP mudou e acertou em cheio, ja não era sem tempo. Adorei estar no estadio e perceber o medo que os benfiquistas tem do grande FCP!!!
miguel87 disse…
Por falar em Profs mal amados e a disparidade de tratamentos/grau de exigência entre uns e outros, ontem aconteceu isto:

"Na 23ª jornada do conturbado Campeonato grego, o Panathinaikos, comandado pelo português Jesualdo Ferreira, foi derrotado em casa por 0x1 pelo PAOK Saloniki, perdendo assim a liderança da Liga para o Olympiakos.(...)
Com esta derrota, o Panathinaikos cai para o 2º lugar, com menos um ponto que o Olympiakos, que ontem venceu fora o OFI por 0x2."

Ou seja, e depois de afastado da pre-eliminatória da champions e da liga europa, continua a demonstrar toda a sua regularidade na hora H!
miguel87 disse…
Prof. Vitor Pereira, obrigado pela grande vitória de 6ª feira e força para o resto da época em que AINDA NADA ESTÁ GANHO! (Excepto a supertaça, mas isso para nós são 'peanuts')
Daniel disse…
Muito haveria para dizer deste banho de bola.

Mas fico-me por um, o jogo foi ganho a partir do banco, VP teve-os no sítio e quis ganhar mais que todos os outros, fosse Mourinho a passar Djalma para defesa direito e tirado Rolando e teria sido uma mexida de mestre...

Agora é continuar assim até ao título!

A ganância matou...
Lamas disse…
Vitória muito saborosa... Perto do Fim e com um golo fora de jogo... o ideal para os ver a espumar depois do jogo... fantástico...

A substituição do James por um dos centrais comentei com quem estava comigo que era o que iria acontecer caso as coisas tivessem a correr mal... a surpresa, para mim, foi ser o Rolando a sair... a do Moutinho pelo Kleber surpreendeu-me... GOSTEI... como Riskas diz, pelo que ele transmite à equipa com isso... essa não estava à espera... sempre pensei que ia refrescar o meio campo trocando o defour pelo Moutinho/Lucho como normalmente acontece...

Do que vi na televisão, destaco a excitação do Freitas Lobo no segundo golo do Benfica... a jogada super estudada que ele referiu mil vezes, em especial o bloqueio de Luisão a Rolando impedindo este de chegar à bola (ou seja, falta), acrescentado praí na quarta vez em que repete esta fantástica jogada estudada que o impediu de ir à bola, mas de forma legal... fantástico... :) :) :)
prata disse…
Vá lá que desta vez foi só o luisão que fez a barreira. Já cheguei a ver situações em que eles dão as mãos e fazem um cordão de bloqueio e de óbvia irregularidade, com a habitual complacência do sr. do apito.

LFL é um escroque. E mais não digo...
Pispis disse…
E o Luisão ao fazer a barreira interfere no lance e está em fora-de-jogo, logo golo duplamente irregular... Fdx, fomos roubados! :-)

O Maxi Pereira dá cornadas no Janko e pontapés no James e ainda consegue acabar o jogo, enfim...

O q conta é a grande vitória e ainda por cima dp de estarmos a perder na 2ª parte! Espero q seja o suficiente para ganharmos 'moral' para varrer tudo o q vem pela frente (inclusive mais uma festa no nosso salão preferido) :-)
Taqui disse…
Surpreendente este jogo. Se pensarmos em Barcelos ou em Coimbra VS salao de festas, há tudo de diferente, até o treinador, que desta vez lhe tiro o chapéu!
Mas quero deixar uma pergunta no ar: será que nao ter o bigodes ao lado dele no banco, influenciou alguma coisa?
Eu acho que sim...
o que acham?

Abraço
miguel87 disse…
Taqui, parece que sim... desde que o Filipe Almeida tomou o lugar do Quinta, as coisas têm corrido bem (excepto na Liga Europa)!

Ou será pelo Semedo? é que agora é ele que dá o aquecimento aos suplentes! :)

PS.É O MAICON ELE É ELE É O MAICON!
É O MAICON ELE É ELE É O MAICON!
miguel87 disse…
APOEL APOEL A POIS É... tão fraquinhos que eles eram...são? serão?
O Lyon já lá vai,e se não tinham Falcao, tinham Lisandro, mas nem aquela mijeira do penalty a bater no poste, costas do redes e entrar os safou do mesmo destino do Porto.

Seria o VP que estava no banco do Lyon esta noite??

PS.ali ao lado do Chipre, dêem uma vista de olhos pelos resultados e classificação da última jornada da liga Grega...
prata disse…
Taqui, um bom adjunto é fundamental para um bom treinador. Tu sabes do que eu estou a falar... LOL