Novela Danilo


Poderei iniciar o post pela conclusão que tiro de toda esta trapalhada: é bom que este Danilo valha mesmo a pena...

Tudo começou no início de Julho. Nessa altura noticiava-se mais uma intromissão do FCPorto num negócio das papoilas saltitantes. Tratava-se de um jogador de 19 anos,  um dos mais promissores do Brasil e um dos melhores jogadores do vencedor da Taça dos Libertadores da América, o histórico Santos. Passados uns dias é anunciado que vencemos a corrida e que para isso tivemos de desembolsar 13  milhões de euros ultrapassando uma proposta da segunda circular de 10 milhões. Sem nunca duvidar da qualidade do jogador, que até era das figuras da selecção de Sub-20 Brasileira que viria a vencer o mundial, muitos portistas acharam caro. Para quê gastar 13 milhões num jogador que joga numa posição onde até estamos bem servidos com Fucile e o habitual titular, Sapunaru? Mal sabíamos nós que haveria uma terceira solução no plantel... Poucos dias depois chegava outra bomba: iríamos contratar também o defesa esquerdo Santos que também era titular da tal selecção de sub-20. Mais 9,6 milhões de euros! Pensei que no Santos nos ia ficar eternamente gratos. Só em dois negócios fizemos com que não precisassem de vender as suas maiores estrelas: Neymar e Ganso. Quase 23 milhões de euros gastos em dois laterais? Mais ou menos, nessa altura ficámos a saber também que Danilo só vinha em Janeiro e que esse tinha sido um dos motivos pelos quais tínhamos ganho a corrida pelo jogador. Bizarro... Muito coisa pode acontecer em 6 meses. Desvalorização do jogador que pode perder a titularidade, lesões, casos de indisciplina, doping, etc. A verdade é que tal não aconteceu e o jogador continuou a ser preponderante no Santos e até se estreou na selecção principal. o negócio começa a soar melhor e até nos teríamos antecipado aos tubarões do futebol europeu. Até que chega o relatório de contas do primeiro trimestre da época 2011/2012. Afinal custou 17,8 milhões de euros. 4,8 milhões apenas em encargos do negócio como, por exemplo, comissões. Já em Janeiro, quando esperávamos que o jogador aterrasse, ficámos a saber que há uma cláusula no contrato que dizia que Danilo poderia ficar no Santos se o clube não ganhasse o Mundial de Clubes. Ao Barcelona!!! Para contornar esta situação, depois de uma tenue ameaça de queixa à FIFA, colocámos lá por empréstimo um dos proscritos de Vitor Pereira, Fucile. Pelo que sabemos será um empréstimos sem custos para o Santos. Só o que faltava... Por muito que não seja titular neste momento, é um internacional pelo Uruguai que recentemente venceu a Copa América, de graça no Santos!

Em todo o processo parecemos ser constantemente ultrapassados e obrigados a cobrir ineficiências negociais nossas ou com dinheiro ou com cláusulas que só beneficiam desportivamente ou financeiramente o clube vendedor. O que se passou neste negócio com o clube que é conhecido por ter dos mais duros negociadores do mundo futebolístico? Porque é que abandonámos a nossa postura habitual por uma de novo rico ou de clube recentemente comprado por um sheik árabe ou por um magnata russo? 

Repito o que escrevi no início: é bom que este Danilo valha mesmo a pena...

Comentários

riskolas disse…
Prata, e mais nada. É mesmo isso.

Só acrescento uma coisa. Eu habitualmente gosto do silêncio do clube. Não gosto que se emitam comunicados por tudo e por nada. Todavia, neste caso, fomos enxovalhados pelos dirigentes do Santos, só conhecemos a versão do Santos e do nosso clube nem uma palavra... Como quem cala, consente... Enfim...

Temos é de separar o jogador Danilo do Preço do jogador Danilo e não exigir-lhe que seja um Messi... embora pelo que custou, devia ser!
Artur disse…
Concordo plenamente com o Prata. Pelo que já vi do jogador acredito muito na sua qualidade.
Tony Silva disse…
Por muito bom que seja... não deixa de ser "apenas" um lateral pelo preço de um avançado de créditos (bem) firmados.
Ibarra disse…
Espero que sea mejor que yo!
Tony Silva disse…
:)

"Não será melhor que mim" dirá o João Pinto :D
Lamas disse…
Fiquemos à espera dos próximos capítulos... vê-lo jogar portanto... mas à partida tudo isto é, no mínimo, muito pouco claro...
Ozzy Bluesky disse…
Será que este é bem melhor que o Roberto Carlos????
Pelo preço RC era um amador...