Cócegas


Foi o que se viu de futebol ofensivo em Alvalade. Não que as duas equipas não quisessem ganhar. Deu mais a ideia que não queriam perder. As oportunidades de golo surgiram em bolas paradas e contra-ataques. Que os vasquinhos joguem assim, não choca ninguém. Já o meu FCPorto... Digamos que me choca a mim da mesma forma que me vem chocando nos últimos tempos. Continua a tendência perigosa que receio. Pouco a pouco vamos falhando objectivos. Taça de Portugal, fase seguinte da Champions e agora perdemos o primeiro lugar. Nos proximos jogos devemos ganhar, voltar a reacender a esperança de recuperação, até mais uma leve desilusão. E no final do ano, nada! Tragicamente, neste clube as épocas de transição que se seguem às grandes campanhas, são assim. Ainda quero acreditar que este ano pode ser diferente, mas tenho dificuldade. Perguntarão porque raio é que estou aqui com este discurso derrotista quando até nem jogámos assim tão mal e mantemos o primeiro lugar à curta distância de dois pontos. Simplesmente não consigo estar optimista com o futebol de fogachos deste FCPorto. Um jogo jogamos bem, no seguinte pior. Num jogo jogamos em posse, noutro jogamos na expectativa e em transições rápidas. Num jogo jogamos em equipa e noutros estamos entregues apenas ao génio de Hulk. Pode ser que com as entradas de Danilo e regresso de Guarin isto mude, mas para já estou assim.

No sábado entrámos em campo com uma surpresa. Rodriguez, o Cristian, na ala. Estando Djalma na outra, um pensamento assolou a nação portista: se sair alguma coisa, vai ter de ser do Hulk... E foi o que aconteceu. Continua a valermos o nosso super-heroi. Mas a bola não entrou nas poucas jogadas em que conseguiu espaço e em que não foi violentamente abalroado. Quando assim acontece, não admira que marquemos zero golos. A entrada de James e a boa exibição de Alvaro ainda trouxeram perigo extra, mas não o suficiente. E não se pode dizer que tenha havido uma má exibição. Por exemplo, Djalma, CR10 e Maicon, compensam em empenho o que não produzem em futebol. Mas será que isso chega para jogar no FCPorto? Destaques positivos: Hulk, Helton, Alvaro e Fernando. Pela negativa, só Vitor Pereira e pelas razões do costume.

Que venha rápido o próximo jogo, que este deixou-me desanimado.

Comentários

miguel87 disse…
Fiquei fodido, empatar com aqueles merdas comedores de papas... eles até caíam sozinhos e nem assim conseguimos aproveitar!

Tambem a meter nojo houve 2 dos nossos, mas abstenho-me de nomear.

Depois o nosso maior craque entrou mal no jogo, parece um daqueles casos que não rende como suplente.

Frustrante.

PS. Arbitragem cheia de proe(n)zas disciplinares!
Baresi disse…
Alguém me explica como é que o Samurai, Maicon, Otamendi e Djalma são titulares no nosso Clube?

Hoje falo do Samurai, não acerta um passe a 5 metros, à entrada da área 3 pontos para o Pais de Gales...

Continuamos com a táctica do Hulk contra o Mundo, pois o Djlama e o Cebola não aparecem.

Sinceramente não compreendo que um onze/esquema talhado para um jogo mais defensivo e saídas rápidas, utilizado pela 1ªvez na Ucrânia, seja neste momento o nosso 11/esquema titular durante 70 minutos, mesmo em encontros contra equipas de menor dimensão e jogando em casa.

O Palito, sobe, sobe, para quê? Quem está na área? Será que falta um ponta de lança, se calhar e como pensa o professor, NÃO!!!

Por aqui me fico... Quisémos acima de tudo não perder, bela mentalidade!

Abraço
riskolas disse…
Para não ser injusto vou só dizer que este foi um dos 5 piores jogos que vi o Porto fazer na 2ª circular. Tirando o jogo do túnel ou o dos 3-0 contra os vasquinhos não me lembro de mais nenhum...

É frustrante ver o Hulk contra o Mundo! O Djalma esteve bem e foi o primeiro a sair, claramente, por falta de estatuto.

O CR10 é mais um CRZERO! O Palito só tem força para subir, já que para defender custa mais. Ironia do destino salvou um golo feito em cima da linha.

O Belluschi está uma nódoa!

Não percebo como é que o James não é titular, como o Iturbe não é convocado, como o Mangala não é titular, como o VP ainda é treinador e outras coisas que não dizem respeito a este post.

Olhando ao parágrafo anterior, tenho de concordar com o PdC: Não percebo nada de futebol! Ou o 5por7ing é um colosso ou nós jogamos muito... é... não percebo nada.
miguel87 disse…
Duas notas adicionais...

1º um exercício de memória: recuando ao jogo do ano passado, tambem na altura ficou a sensação de frustração, pelo resultado, exibição e arbitragem.

2º um exercício de estudo estatistico :
http://www.lpfp.pt/liga_zon_sagres/pages/MatchCenter.aspx
de todos os médios titulares em todos os jogos da jornada até agora (falta só 1) o top 3 invertido no item do Total de Passes (certos %) é o seguinte:
H.Castro (Feirense) - 20 (50%)
Ludovic (Feirense) - 19 (52%)
Belluschi (FCP) - 23 (53%)
Com excepção destes 3 mecos a percentagem de passes correctos dos médios que jogaram nesta jornada ronda os 70% e com muito poucas excepções abaixo dos 60%.

Bem sei que a estatistica em muitos casos é irrelevante, mas neste caso concreto é como o algodão: não engana e explica em parte a ineficiência no último terço do nosso ataque.
Artur disse…
Desejo que Angola vá longe...
Anónimo disse…
Muito saudamos a nudança do futebol do Jesualdo, com as famosas transições, para um futebol em que ter a bola e tratá-la bem enquanto se procuram espaços eram feitos com qualidade. Muito nos surpreendemos quando vimos jogadores que não eram talhados para a dita posse, afinal, o faziam na perfeição. Tinhamos bola e íamos encostando os adversarios lá atrás à medida que o jogo passava. Já o disse aqui antes: este ano não temos uma ideia de futebol. Se não tivessemos 2 ou 3 jogadores que o conseguem disfarçar, seria ainda pior. É por isso que volto a concordar com o post: devagarinho vamos descolando e perdendo todos os objectivos. E isso, numa equipa que tem jogadores da qualidade de Hulk, James, Moutinho, Fernando, Álvaro, Rolando, Helton (para citar apenas aqueles que me parecem ser de verdadeiro nivel internacional) não é aceitável. Mas é o que temos e é o que vamos continuar a ter (tenho sempre aquela fé, mas racionalizando não creio que vamos chegar ao título). Somos a prova viva de que quem joga mais e melhor ganha mais vezes. Este ano não é o que fazemos.
Pispis disse…
Plenamente de acordo com este último anónimo. Custa mt ver o nosso futebol de posse do ano passado com a maior parte dos jogos perfeitamente controlados para assistir a esta sofreguidão em sair para o ataque e perder a bola demasiado fácil… Custa ver um adversário ter mt mais posse de bola do que nós… E custa mt ver um James no banco pk dá a sensação q para termos um jogador destes encostado devemos ter um 11 magnífico… Pois, não temos!

Se nos jogos em casa os 3 da frente ainda vão trocando de posição ainda permite ao Hulk estar na posição onde rende mais, agora nestes jogos mais rasgadinhos os alas tem mt mais preocupações defensivas e querem lá saber de troca de posições e o resultado é meter o Hulk a correr q nem tolo a um lado e a outro à espera q resolva a falta de soluções ofensivas…

Maicon ser a melhor alternativa no plantel para defesa-direito há tanto tempo é incompreensível mas, vá lá, desta vez n enterrou cm no ano passado…
Mirone disse…
Partilho a frustação dos posts anteriores. Esta equipa do Sporting não vale um chavo. Queixamo-nos do nosso ponta de lança (ou da falta dele) mas aquele wolkswagen é uma andorinha de 1ª apanha.

Penso que a culpa da fraca produção teve sobretudo no nosso meio campo. Bellushi e João Moutinho não conseguiram criar uma oportunidade e a defender também estiveram muito tenrinhos. Faltou raça...

Não podemos estar à espera que seja o Hulk a resolver o jogo com um lançe individual, a equipa tem de ter um fio de jogo e este ano ainda não se viu nada.
Tony Silva disse…
Maicon esteve bem a fazer o que se lhe pede, defender. Mas uma equipa como a nossa não pode ter um lateral que só defende. Parece o Benfas quando tinha o David Luis a defesa esquerdo. É próprio de equipa pequena que não tem soluções. Mas nós temos, duas. E uma delas até foi o melhor jogador romeno do ano. Fdx, muito mal deve ir o futebol romeno se o Sapu, o seu "melhor jogador" não consegue tirar o lugar a um central razoavel a jogar a defesa direito.
Enfim...

A lógica do VP é mesmo esta. Como do lado esquerdo é só atacar (Alvaro), do lado direito só se defende. Faz todo o sentido!!!!
Faz todo o sentido mas na prática... É UMA VALENTE MERDA!
Será que ele é o unico que não vê isso?

James entrou mal no jogo e custou um pouco a engrenar mas a diferença de classe é notória.
O Cebola e o Djalma são jogadores "abnegados". Esforçam-se mas não se pode pedir mais do que aquilo que dão actualmente.

A equipa é que tem de jogar mais. Para isso é importante ter os jogadores correctos nos lugares certos, não as adaptações que temos a defesa direito e PL.

Este campeonato tem tudo para ser o mais equilibrado e monótono dos ultimos anos/decadas. Vamos acabar por ter um campeão que mais do que ser "melhor que os outros", será o "menos mau". E nesse aspecto acho que estamos ao nivel do Sporten e do Benfas. Pode cair para qualquer um dos três. Na realidade até é um bom ano para um Braga fazer um brilharete ao estilo de um Boavista há uns anos valentes atrás, mas até nesse aspecto não os vejo a chegarem lá.
Veremos qual será o menos mau de todos...
Lamas disse…
Não tenho muito acrescentar... concordo com a generalidade das coisas que têm sido ditas, incluindo as críticas ao Samurai que é um dos meus jogadores preferidos e que no início da época passada me seduziu, mas principalmente ao facto do FCP não se conseguir impor em Alvalade...

Off-topic: destaco apenas a pergunta surreal que ouvi ontem o Henrique Mateus fazer ao Jesus na Flash Interview no final do jogo... "Alguma sensação especial por ser o Campeão de Inverno?"... fiquei estupefacto... normalmente é uma expressão utilizada antes das férias natalícias e, se assim fosse, o campeão de inverno teríamos sido nós... por outro lado até aceitaria esta expressão no final da primeira volta, mas a primeira volta, que eu saiba, ainda não acabou... por último e, apesar de esta expressão não ser literal, só nos restaria a opção de ontem ter sido o último jogo de Inverno, o que também não aconteceu... enfim, estava bem patente a alegria desse jornalista ontem no final do jogo...
Ozzy Bluesky disse…
Este FC PORTO com este VP é muita transpiração e pouquissima inspiração!
Acho deveras cómico, que noutros blogs quem critique o treinador seja considerado anti-portista! Eu sou portista desde que me conheço e VP não é o primeiro e infelizmente tambem não será o ultimo que é vaiado. E porquê? Porque não é preciso tirar o curso de treinador no ISEF para ver que a nossa equipa joga para não perder em vez de jogar para ganhar!
Mas como tambem VP não pode nem deve ser o bode expiatório, acho que é hora de despacharmos o Belluschi, o Otamendi causa arrepios e o Maicon nem é peixe nem carne, embora eu seja um admirador dele a...defesa central, e o Kleber é o nosso flop 2011/12!!!
Pispis disse…
Tony, n creio q vá ser um campeonato para o menos mau, esse campeonato foi em 2004/2005 em q o Porto ficou a uns 3 pontos do Benfica e perdeu uns 20 em casa... Esse sim, foi um campeonato horrível, neste não estou a ver os grandes a perderem mt pontos c as outras equipas e pela 1ª vez acredito q os jogos entre os grandes (incluo o Braga) vão ser mt decisivos... Por essa razão acredito q seja mais difícil algum clube fazer o q o Boavista fez (incluo o Braga) :-)

Passo todos os dias no Dragão e ainda hoje me lembrava: cm é possível termos o orçamento mais caro de sempre, uma brutalidade, e não termos um ponta-de-lança e um defesa-direito? Porque precisamos de ser coxos? Inacreditável...
Daniel disse…
Jogo razoável, em que se notou o défice atacante do Porto, mas a diferença que não deu a vitória esteve no senhor proença, vermelho ao polga e pénalti claríssimo de elias sobre otamendi, claro está que o gabriel alves dos tempos modernos não viu, a teoria afecta-lhe o cérebro e tolda-lhe a vista vermelha... Que vá criar espaços no vazio para a américa do sul!

Otamendi defendeu onde não tinha de defender...

Notas:
-Pintar areia de verde é próprio de crianças que usam máscaras

-A Prosegur devia começar a ser boicotada pelas atitudes com o Porto, pode ser que lhes corra mal

-Villas Boas devia preocupar-se mais em defender o seu 4ºlugar em vez de andar a destabilizar meia equipa do Porto

-Parabéns ao portistas que foram a a alvalade e que acreditam na equipa