Afinal não foi preciso ir à bruxa


Mas estava a ver que tínhamos de lhe fazer uma visita. Incrível como apenas chegamos ao golo no último quarto de hora. Pior: o Marítimo tem a única grande ocasião para marcar pouco antes. Naquele lance em que o madeirense passa de mota pelo Otamendi... Talvez o único remate que fez à baliza, na única vez que passou do meio campo na segunda parte. Era o chamado 'golpe de teatro'. Ainda bem que os nossos receios não se concretizaram. Melhor ainda o facto de ter sido o CR10 a quebrar o enguiço.

Vamos ao jogo. Gostei muito da primeira parte. Se esta semana me queixava da falta de oportunidades de golo e a relacionava com a falta do ponta-de-lança, nada melhor do que analisar a primeira parte de ontem. De facto, o problema resolve-se com a movimentação e com a dinâmica que se emprega no jogo. Continuo a achar que, com Kleber no lugar de Djalma fazíamos ainda melhor, mas fiquei contente com a evolução que temos demonstrado nos últimos jogos. Não consigo é dissociá-la da actuação de um jogador nuclear: João Moutinho. Que grande primeira parte que fez! Tudo na perfeição. Uma circulação de bola que deixou a defesa contrária em constantes situações de pânico perante as investidas de Hulk, James e Belluschi que apareceu mais solto e com ordens para atacar a área adversária. Na segunda parte, não fomos tão organizados mas, ainda assim, com grande ascendente com um adversário entregue à exibição do guarda-redes, ao nervosismo dos nossos avançados e a alguma sorte que foi tendo. 

Individualmente destaco Moutinho e Belluschi. Os melhores. Depois, Álvaro e Fernando que continua a jogar muito. Pela negativa a lesão de James que estava a ser dos melhores e a exibição de Djalma. Ainda melhorou quando passou a defesa direito mas no resto foi um desastre. Não gostei muito da forma como Otamendi foi comido no lance mais perigoso do Maritimo. Pior ainda o facto de Rolando estar a ver o lance de cadeirão, em vez de ajudar com a dobra. Por último destacaria as substituições. Achei a de Maicon estranha. Julguei que iria assumir a linha de 3 defesas mas afinal Djalma foi jogar para lateral. Mais surpreendido fiquei quando, pouco depois, sai o Djalma e se desloca o Otamendi para a lateral direita da linha de 3. Não percebi o que se tentou fazer nos minutos entre as duas substituições.

Em suma, boa vitória e até é pena que venha agora o interregno do Natal. Vem interromper uma serie em que crescemos a cada jogo.

Comentários

riskolas disse…
Estamos a crescer!
Gostei do jogo de ontem mas, contrariamente a ti, gostei mais da 2ª parte.
Bendita conversa do PdC que espevitou os meninos.
Todavia, sem querer retirar mérito à nossa exibição, o fifica da madeira jogou pouquinho, muito pouquinho.

Iturbe tem a calma de um veterano! Promete!!!
Penta disse…
«Não percebi o que se tentou fazer nos minutos entre as duas substituições»

nem eu. e certamente todos quantos viram o jogo. é neste tipo de situações que considero que o nosso actual treinador tem lacunas.
por outro lado, teve-os no sítio ao lançar o Iturbe às feras naquela altura da partida, em que se pressentia que o empate iria prevalecer.

sobre o Kléber:
mais uma vez (re)afirmo que é craque e ainda nos irá dar muitas alegrias. precisa é de tempo para crescer e já não o tem. basta recuar no dito e lembrar-mo-nos que afirmou «venho para aprender com o Falcao».

somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todos vós! ;)

Miguel | Tomo II
Daniel disse…
1º lugar, melhor ataque, melhor defesa!

A bruxa já estaria mais que enterrada na 1ª parte caso o cego que apitou o jogo tivesse visto o atropelo na área do marítimo e Belluschi não tivesse falhado de forma escandalosa um golo feito, não fosse o passe para o golo e a quantidade de remates à baliza que falhou dariam o jogador mais ineficaz da noite.

Djalma a defesa direito deu a tão pedida profundidade por alguns e Otamendi já está mais que visto porque não joga a lateral...
Prata disse…
Faltou falar do penalti. Destes já é o segundo este ano. É um atropelo igual ao da Supertaça Europeia sobre o Guarín. Como é possível não se marcar uma coisa destas? Se for uma mãozinha de merda os gajos apitam logo...

Otamendi também esteve mal a lateral. Foi só nesse lance mas não augura nada de bom. O ideal para mim era jogarmos com um dos laterais de raiz que temos. Julgo que uma das vendas de janeiro deve ser o sapu. O objectivo desta insistência no Maicon deve ser o Danilo entrar logo na equipa. É pena. O Sapu foi dos que ficou portista!
Artur disse…
Sábado assistiu-se ao chamado futebol total. Grande intensidade, muito querer, muita personalidade e com comportamentos de qualidade. Só faltaram mais golos para animar a malta, mas não se poder querer ter os milhões e mtos golos ao mesmo tempo. Está na hora de vender excedentários e comprar um ponta de lança decente (na pior das hipóteses que venha o Éderzito).Deixo apenas uma pergunta: o que estaríamos aqui a comentar caso kem tivesse falhado akele golo fosse o Djalma em vez do Bellushi?
miguel87 disse…
Há 3 épocas atrás seria impensável o que vou escrever, mas:
Subscrevo por inteiro as palavras do Artur! :)
prata disse…
Artur deixa de ser demagógico. O que conta são os 90 minutos e nesses, belluschi jogou com classe inteligência apareceu na área mais vezes que o Hulk, ganhou um penalti não assinalado, assistiu para o primeiro golo e foi o mais rematador da equipa.
miguel87 disse…
Prata, apesar de tudo não deixa de ser inadmissivel a falha do Belluschi. Ou rematava ou tocava ao lado para o Hulk.

E já agora deixo outra pergunta para complementar a do Artur:
o que estaríamos aqui a comentar caso kem tivesse falhado akele corte de carrinho fosse o Maicon em vez do Otamendi?

PS."Pior: o Marítimo tem a única grande ocasião para marcar pouco antes. Naquele lance em que o madeirense passa de mota pelo Otamendi... Talvez o único remate que fez à baliza, na única vez que passou do meio campo na segunda parte."
Na segunda parte houve pelo menos mais uma vez que o Maritimo passou o meio campo - remate de Baba ao lado após corrida isolado pela direita do ataque deles - mas em ambos os casos a falha para mim foi no calcanhar de aquiles da nossa equipa: não temos trinco nem centrais capazes de controlar os contra-ataques. O Fernando é muito bom a roubar bolas quando a equipa defende organizada, mas tacticamente é uma lástima a ler o jogo nas transições defensivas.
Artur disse…
Prata, eu não estou a dizer que o Bellushi jogou mal, bem pelo contrário. Mas aquele falhanço é maior que o passe que o redes lhe fez. Já quando se fala no Fernando não concordo com o Miguel. Vejo nele o melhor trinco do mundo!!
Pispis disse…
Grande jogo do Porto!

Belluschi só esteve mal nakele lance, Moutinho a encher o campo, Fernando (q jogador!) a varrer tudo, James a aparecer na zona do ponta-de-lança quando Hulk descaía para as alas e Hulk mais móvel desbarataram por completo a defesa do Marítimo na 1ª parte!

Kleber mal se viu apesar de ter duas jogadas para o resumo da TV e Maicon não dá nada em termos ofensivos, até não foi mal visto meter lá o Djalma, o problema é q naquela altura c 0-0 e contra 10 havia q arriscar logo nos 3 defesas!

Christian entrou mt bem mas nunca sabemos o q esperar dele, já Iturbe empolga... Vamos ver!
Artur disse…
Acho que deviamos tentar renovar com o Rodriguez. Não diria baixar ao salário mas negociar com ele objectivos a atingir. Deixá-lo sair a custo 0 é desastroso.
LC disse…
O Artur hoje esta em grande, tb concordo com os comentarios dele.
Palmeirao disse…
Boas tardes,

É um facto, estamos a crescer de jogo para jogo! Mas falta-nos aquela referência de área. Hulk não rende a avançado, sobressai-se mais no flanco. Sou da opinião que se o prof. VP tirasse o djalma e pusesse o kléber talvez ganhássemos algo mais... Mas mesmo assim falta-nos um avançado de jeito. Concordo com o Artur pelo menos o Éderzito. Maicon a defesa direito não me convence (onde anda o sapunaru?), Fernando ENORME, Moutinho a jogar o que nos habituou... Enfim foi uma avalanche de futebol ofensivo como nunca se viu este ano no dragão! VP neste meio ano á frente da equipa apresentou muitas lacunas. Mas será culpa dele? Ou será da falta de motivação dos jogadores? Mas se os jogadores não tinham motivação não será falta de uma liderança firme? Teve de lá ir o PdC depois do jogo de Coimbra dar-lhes no pêlo? Eu estou com o professor. E o campeão voltou? Esperemos pelo ano que vem. Uma nota: Iturbe é promessa!
miguel87 disse…
Tanta conversa com a história do Hulk ao meio, mas isso é só no papel, pois se repararem, mesmo na primeira parte ainda sem o Kleber, Hulk passou a maior parte do tempo a descair para a ala direita, com James a derivar para o meio e a fazer o papel de falso ponta de lança.
Já nos jogos anteriores tem sido assim, e com excepção do primeiro golo ao Braga (cabeceamento à ponta de lança) ele tem entrado na area em diagonais - golo em Aveiro - ou remate à entrada da area depois de partir da ala para o meio - 2º golo ao Braga.

Mantendo e melhorando este jogo de posse contínua no meio campo adversário - a maior parte do tempo mesmo em cima da area deles - não vejo a necessidade flagrante de contratar um ponta de lança.
Para situações mais complicadas como vimos no sábado, Kleber vai chegando para as encomendas: não se esqueçam que em meia parte esteve muito perto de marcar nas 2 ou 3 bolas que foram colocadas na zona de finalização dele, porque de resto não foi essa a prioridade do jogo ofensivo.
prata disse…
Tanta gente a concordar com o Artur? Medo!
Artur disse…
Oh Prata afinal n é mau de todo. Li as crónicas do Reflexão Portista e pensei que o gajo era jornalista do Correio da Manhã
Lamas disse…
O Moutinho está com os níveis de confiança cada vez mais lá em cima... não só está em todo lado como nos habituou, como assume mais o jogo e mesmo em pequenos pormenores (recepção/controlo de bola) mostra mais classe... assim, tudo resta melhora...

Acho que entrada de Belluschi também leva a um maior caudal ofensivo, tal como referi no último jogo... ele falha muito porque também arrisca mais nos passes... é um 10, tem de ser assim... é óbvio que está muito longe de um 10 perfeito (em que arriscam, mas erram muito menos), mas veio dar mais agressividade ofensiva, também a nível do pressing... o lance escandaloso que ele falha só acontece por isso mesmo...
Unknown disse…
O Sr. De preto reconheceu o erro, mas pergunto eu e se não tivéssemos marcado golos? Quem assumiria a responsabilidade pelo roubo? Ah pois é...depois é fácil, casa arrombada trancas a porta, nós estamos atentos, o Sr de preto, benfiquista e madeirense que não tente atirar areia para os olhos do Portistas...

Aproveitamos para apresentar

Algumas notas de rodapé sobre o atual plantel do FCP em,

http://tribunaportista.blogspot.com/2011/12/algumas-notas-de-rodape-sobre-o-atual.html
Daniel disse…
O único Portista do plantel, o melhor jogador romeno do ano passado tem de voltar aos convocados e jogar, já no próximo jogo!

Sapunaru merece mais respeito,é um dos nossos!
Prata, a saída do Maicon seria para arriscar mais, pois mesmo com a missão de fechar na direita, Djalma tinha mais capacidade para desequilibrar e entrar por dentro que Maicon. Depois, com a entrada de Iturbe, foi tudo por tudo e aí, era Otamendi que tinha de fechar e ficaram apenas dois defesas e meio: Rolando, Otamendi e o meio, Alvaro que ataca mais que defende. Quando marcamos, Fernando passou para a lateral-direita, Otamendi regressou ao seu lugar. Nada de especial e principalmente porque resultou. Se não resulta, muitas das analises e dos comentários, seriam totalmente diferentes.

Abraço
Ozzy Bluesky disse…
Belluschi não é jogador para o FC Porto! Foi, é e será um molengão que só joga meia parte, e um pé frio que não acerta com a baliza. Imagino aquela perdida nos pés do Maicon!!!! Vinha a torre dos Clérigos abaixo!

P.S. A Juventus quer o Guarin. Força!!!!! 10 milhões são dez milhões...