Até parece fácil


Não é preciso  grande esforço. Jogámos a passo, sem grande intensidade, poupámos titulares e ganhámos na mesma. Até pareceu cruel marcar a cada vez que era preciso. Depois de uma primeira parte insossa era preciso marcar para ficarmos mais descansados. Aparece o Incrível. Depois empatam de canto. Lá tem o Falcao de dar uma perninha. Voltámos a dormir num canto e novo empate. No minuto seguinte Hulk tratou do assunto, primeiro com um remate fortíssimo que dá o canto que ele marca para a boa entrada de Maicon. Enfim, deu para entusiasmar o Portimonense para o que resta da época sem beliscar a nossa cavalgada triunfal. Parando para pensar, é notável! Vinte e quatro vitórias e dois empates em vinte e seis jogos! Impressionante!

Quanto aos jogadores, apesar de ter passado a primeira parte a escorregar, Hulk foi o melhor. Gostei também do Belluschi e o Rúben voltou a fazer um bom jogo depois de o ter feito na Selecção. Nota positiva também para Sapunaru. Maicon continua a inventar de quando em vez e Souza não aproveitou bem a oportunidade deixando a defesa muito descoberta. Quanto a Villas-Boas, gostava que tivesse dado minutos a James Rodriguez. Ter-se-ia evitado a primeira parte sonolenta.

Na quinta-feira teremos mais um jogo para cumprir calendário. Pelo sim, pelo não devemos poupar apenas um ou dois jogadores. Proponho que Hulk seja um deles e que se dê uma oportunidade ao Rodriguez.

Comentários

Um Porto remendado, em 4x4x2 losango e com Beto, Sapunaru, Rolando, Maicon e Sereno, Souza, Belluschi, Moutinho e Micael, Hulk e Falcao, fez a pior primeira-parte da época, com o ritmo a ser devagar, devagarinho e a passo. Tivemos mais jogadores a caírem sozinhos que remates à baliza. Nunca estivemos verdadeiramente em perigo, mas também nunca criamos perigo. Os jogadores que normalmente não costumam jogar, Sereno, Souza, Micael - Beto fez o que lhe competia -, não fizeram pior que os restantes, mas tinham de ter feito bastante mais para me convencerem.

A segunda-parte foi bem melhor. Entramos mais rápidos, começamos a trocar e a circular melhor a bola, a encostar o Portimonense lá atrás e Hulk, aos 50 minutos, num remate magnífico, fez o um a zero. Com vantagem no marcador, André Villas-Boas começou a poupar, saíram Belluschi - tocado? - e Moutinho, entraram Guarín - entrou mal e continuou mal - e Mariano. Estava o jogado controlado e dominado pelo F.C.Porto, quando e numa desconcentração defensiva, que não é normal, abordamos mal um canto Rolando saltou fora de tempo e golo da equipa algarvia, nessa altura, injusto para o Campeão. Não acusamos o toque, reagimos de imediato e quase de imediato voltamos à vantagem, por Falcao, a colocar justiça no marcador. A partir desse golo e com a saída do colombiano, substituído por Walter, acreditamos que estava ganho, relaxamos, perdemos qualidade de passe, de toque e equipa de Carlos Azenha, sem nada a perder, arrebitou e em mais uma abébia defensiva, novamente num canto, golo da equipa algarvia - Como é possível? Faltou o quê, liderança na baliza a orientar as marcações? Pois é, esta equipa do F.C.Porto, mesmo já sendo Campeã e não tendo muito a perder - apenas ganhar o campeonato, com mais um ou outro empate...-, ainda teve capacidade para reagir, ir à procura da vitória, Hulk estourou, Ventura defendeu para canto e no canto, Maicon - terceiro golo consecutivo. Já tinha marcado à Académica, Spartak - deu a vitória ao F.C.Porto.

Resumindo: primeira-parte muito fraca e segunda bem melhor. Falhas defensivas que não podem repetir-se. Vitória justíssima, a DÉCIMA QUARTA CONSECUTIVA e a primeira no último ciclo de cinco jogos.
Agora concentração absoluta no Spartak que a eliminatória ainda não está ganha. Depois falaremos no Sporting, que mal teve uma vitória, já canta de galo.

Os que têm sido menos utilizados e que hoje jogaram:
Beto apenas posso colocar a questão da liderança nos cantos, mas posso estar a ser injusto... No resto cumpriu e esteva bem a jogar com os pés.
Sereno não é lateral e "não tem pé esquerdo", o que o prejudicou em vários lances. Não comprometeu.
Souza foi de todos o mais constante. Mas não é trinco e com se soltava mostrava mais serviço. Tem capacidades e apenas precisa de jogar mais.

Mariano entrou cheio de vontade e tentou agradar. Aqui e ali teve bons apontamentos, mas sem nada de significativo, nada marcante.
Walter jogou pouco tempo não podia fazer mais.
R.Micael, a primeira-parte foi muito má. Na segunda melhorou, mas esteve inconstante, capaz de fazer coisas boas, a assistência para o segundo golo, por exemplo, com perdas de bola e passes errados em demasia.
Sobre os que normalmente jogam, não vou destacar ninguém, nem mesmo os marcadores dos golos, Hulk e Falcao, que, para além desse facto - tudo bem, não é pouco - não fizeram uma exibição extraordinária.

Um abraço
Pispis disse…
Ganhar c Mariano e Walter em campo é o mm q dizer q "a II Liga está à vossa espera" :-)

Incrível cm sofremos akeles golos de canto... Ainda bem q foi c o Portimonense, dá tempo para corrigir em jogos bem mais importantes q temos pela frente...

Uma última nota para a forma cm o Benfica tem promovido a emoção na luta pela manutenção, empatar em casa e perder fora c os últimos é digno de registo... quem n deve estar mt contente é o Setúbal :-)
riskolas disse…
Não concordo com a apreciação feita ao Souza.
Gostei do jogo dele mas está claro que não é um 6.
Para mim, o MVP foi o Sereno!
Mantenho a minha fé no Bigorna! Vai calar muita gente!
Agora temos de jogar à Valencia! :)
prata disse…
Só espero que o numero 26 do Villareal jogue contra o FCPorto. Enterra em 4 dos 5 golos sofridos...
Tony Silva disse…
O Souza está a passar um pouco pelo que passou o Ibson no seu tempo de FCP, colocado numa posição muito recuada para as suas caracteristicas.
Ainda assim entre um e outro acho que preferia o Ibson 10 vezes :)

Mas ainda é cedo, é a primeira época do rapaz...
prata disse…
O problema é que tira lugar ao Castro que me parece melhor jogador...
Lamas disse…
Foram mais três pontos e isso foi o mais o importante... 24 vitórias e 2 empates... FANTÁSTICO!!!