Paulo, qual é o segredo?


Bem, isto têm sido umas semanas de grande prazer futebolístico. Depois de ver um grande FCPorto a esborrachar os Visitantes com um 5-0, a Selecção, que pelo menos em mim não causa grande comoção a não ser nas grandes competições, espeta 4 golos e um banho de bola à campeã europeia e mundial. Óbvio que o facto de serem os espanhóis me dá um gostinho extra. Há sempre da parte deles uma sobranceria em relação a Portugal que não aprecio. Não que não sejam melhores que nós em quase tudo, incluindo futebol, mas não gosto de fanfarronice e como tal embrulhem lá os 4 que é para não dizerem que vão mal aviados.

No entanto, não pude deixar de reparar na resposta de Paulo Bento quando lhe perguntaram qual o segredo desta reviravolta na Selecção Nacional. Eu percebo que nesta altura a resposta dele tenha de ser a que deu. Que não fez ainda grande trabalho e que se limita a tentar motivar os jogadores que ele acha que estão em melhor forma no momento. Mas eu acho que de facto há um segredo. Poderão falar do regresso do Nani que cada vez mais é jogador para assumir jogo, tal como está a fazer no Manchester, clube que tem carregado às costas. Assim o perigo não vem só de Ronaldo. Mas isso já chegámos a ter na era Queiroz. Para mim o segredo é João Moutinho. Dirão: «Lá está o gajo a destacar os jogadores do FCPorto na Selecção...». Pode ser. Mas o que acho é que, tal como no FCPorto, Moutinho veio revolucionar a forma como pressionamos o adversário no seu meio campo defensivo e veio trazer uma fluidez e rapidez de jogo que a Selecção não tinha. Mais. Isso permite que possamos ter um trinco que não se limite apenas a defender e Meireles nessas condições pode fazer muito bem esse papel. A melhor prova disso foi a quantidade de passes falhados pela Espanha. Tal só aconteceu porque os passes eram feitos pelos centrais e pelos laterais antes que a bola chegasse a Xavi e Iniesta, visto que aí a coisa  mudava de figura. 

Compreendo a resposta de Paulo Bento mas acho que, daqui a uns meses, já poderá reconhecer publicamente o seu segredo.

Para a Taça não convém arriscar. É melhor ter meia equipa de titulares em campo.

Equipa para o Moreirense:

Beto; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Rafa; Guarín, Moutinho e Rúben; Rodriguez, Hulk e Walter.

Comentários

Lamas disse…
Só tenho a dizer:

"João Moutinho,João Moutinho,
Tu Aqui Vais Jogar,
Tu Aqui Vais Jogar,
Para Ganhar,
Ser Campeão,
Ser Campeão..."

Se não for esta letra, também não anda muito longe... :)
Eduardo disse…
Concordo ctg em 100%!
O Moutinho é grande jogador...joga e faz jogar, como se viu no jogo contra os benfas e a falta dele contra o portimonense...
Ele é o unico titular que n temos substituto a altura, como o lucho era no tempo q actuava no porto!!!