A Noite de Juary...

Em noite europeia, aqui fica mais uma grande recordação...

"Foi na 2ª eliminatória da extinta Taça dos Clubes Campeões Europeus, época 1985/86. Depois de eliminar o Ajax, o FC Porto cruzou-se com o campeão espanhol. Na 1ª mão, o FC Porto foi derrotado no 'Camp Nou' por 2-0 (golos de Marcos e Schuster). Ou seja, os espanhóis partiam para o jogo das Antas com a passagem aos Quartos-de-final quase assegurada. Com o que não contavam era com um 'super-Juary', que no jogo da 2ª mão 'sacou' a melhor noite europeia da sua carreira. O avançado brasileiro inaugurou o marcador aos 67 minutos e, 3 minutos depois, igualou a eliminatória! No entanto, o sonho do FC Porto terminou aos 78 minutos, quando o escocês Steve Archibald reduziu para 2-1 e 'arrumou' com a eliminatória. Um novo golo de Juary, aos 89 minutos, já não foi suficiente para o FC Porto aceder à fase seguinte. Ainda assim, fica a memória dos 3 golos de Juary ao Barça."

Texto retirado do blogue Paixão Pelo Porto...


Comentários

prata disse…
Faltou só dizer a que minutos entrou no jogo visto que, pelo numero, foi mais uma vez suplente.
Lamas disse…
Pois, não sei, mas como sempre, deve ter sido ao intervalo...
Barba azul disse…
Lembro-me bem deste jogo. Era caloiro em Vila Real e passaram pela cidade várias camionetas de adeptos culé, com quem trocámos os habituais mimos gestuais.
Anónimo disse…
Prata
«Faltou só dizer a que minutos entrou no jogo...»

Foi ao intervalo, com o jogo ainda 0-0, entrou a nossa supersónica arma secreta. Foi um jogo em q choveu torrencialmente de principio a fim (a certa altura já ninguém tinha guarda chuva aberto, pois já estava todo ensopado.Foi a «noite europeia» mais fantástica q vivi nas antas. o barça neste jogo so defendeu e la conseguiu esse golo por esse escoçes, num passe em profundidade q gelou e calou as antas.

O Porto vinha de barça bem roubadinho, inclusive o arbitro nao viu um penalti, daqueles q só não vê quem não quer, a nosso favor.

Marco Medeiros
prata disse…
Um Hat-trick em 45 minutos tem outro valor!
Penta disse…
«on hi ha esport, hi ha FC Porto» ;)

saudações PENTAcampeãs!

Tomo I
Amigos, aí está a ficha do jogo:

Porto 3 Barcelona 1

6/11/1985

Zé Beto; João Pinto, Lima Pereira, Celestino (45´Vermelhinho), Eduardo Luís; Semedo (60´Juary), André, Laureta; Gomes, Futre e Walsh

Juary 66´69´89´ 78´

Incrível a emoção e a alegria que vemos no vídeo quando o Porto marca o 2º. Lágrimas...

Lágrimas, que vieram também quando o Archibald marcou.

Foi uma pena, mas aquela eliminatória estava já "traçada" desde a 1ª mão.

Se não estou em erro houve um golo mal anulado (Semedo ou Juary) e uma grande-penalidade clara a nosso favor (Juary ou Semedo) não assinalada.

Um abraço
A.S. disse…
Nunca me esqueço deste jogo, custou tanto fizemos um jogão com uma equipa muito forte como o Barcelona e quase no fim vem o archibald e marca, lembro-me de estar a ouvir pelo rádio e ter sido um balde de água fria mesmo.
Uma nota curiosa : nesse relato do rádio e apesar do FC Porto ter feito um bom jogo ouvi na altura um comentador a fazer considerações sobre o jogo, eu era ainda bem novo e achava estranho o Porto estar a bater-se com o Barcelona até ao fim e o comentador insitir que o " FC Porto era uma equipa sem ideias" ...os anos ajudam a perceber melhor as coisas nomeadamente a perceber que quem não é isento mancha sempre a sua actividade como jornalista...parece que o comentador era um tal de João Malheiro.
Velasquez disse…
Grande Rogério, fui mais um que viu este jogo nas Antas, acaso num camarote (69, nunca mais me esquece), e o que eu chorei. Muitas pragas roguei ao arbitro e ao russo archibald ( sim, sei que era escocês, mas era "russo"). Bem hajam os Basculações por estas memórias.
SF disse…
Gamaram o Porto para serem arrumados plo Steaua na final! Que grande Porto, este. Na verdade, se não tivéssemos sido roubados em Barcelona, o Porto teria sido campeão europeu um ano mais cedo. Aliás até poderíamos ter sido tri-campeões pois em 87/88 fomos eliminados pelo Real Madrid por culpa do Ivic que se pôs a defender quando o Porto tinha equipa suficiente para arrumar os espanhois. Nesse ano teve lugar a final mais miserável de sempre. Ganhou o PSV nos penaltys...