Não há areia mas há rublos...

* BA quando ainda não sabia dar sem bola
Para ser sincero, nunca gostei muito da(s) atitude(s) do Bruno Alves e nem foi preciso a última época correr mal para o ‘vernáculo’ do BA (tão criticado na final da Taça da Liga) ser notado.

Já antes, agressões a Jorge Gonçalves ou pontapés na cabeça do Reguila quando este estava no chão já mostravam o perfil do nosso (ex)capitão. Isto, aliado à sua vontade de ir embora do Porto que o fez despedir-se dos adeptos do Porto no Jamor em dois anos consecutivos (esta vontade mais expressa via paizinho Washington). Também não me esqueço que no campeonato nacional distribuía cotoveladas a torto e a direito e se fosse preciso chegava a Old Trafford e até beijava as vedetas do ManUtd.

Bem, de qualquer das formas, defendi-o naquele jogo no Estádio do Algarve porque apesar dos actos tresloucados ele estava a sentir aquela camisola como ninguém. Estava a perder com o Benfica e isto deve ser a pior coisa que um jogador do Porto ‘à Porto’ deve sentir, e ele estava possesso. Gostei de ver a raiva contra os mouros,confesso. Para além disto, temos a vertente desportiva. Qualidades inatas e acima da média para um defesa-central que o torna um dos melhores do mundo e, por isso, ainda o conseguimos vender por 22M quando está prestes a fazer 29 anos…

Muitos portistas não se devem estar a importar com a venda depois do que o criticaram no ano passado, eu acho que nos vai fazer falta mas tendo em conta o valor da venda e do que fizeram ao Lucho no ano passado isto acaba por ser um mal menor, pelo menos aceito muito mais esta venda do que a saída do Lucho. E depois há outra coisa, trocar o estatuto que ele tem no Porto para ir para um clube da Rússia diz muito da actual motivação do Bruno Alves como futebolista…

Comentários

Lamas disse…
Teve bem nas declarações de despedida...

Sinceramente também acho que vai fazer falta... mas em termos desportivos ele próprio não vai ganhar nada a ir para o Zenit... mas pronto, opções... para o FCP foi um excelente negócio...

O FCP começa a ficar orfão de liderança... que o Castro chegue rápido a capitão...
Pedro disse…
Acho que foi uma excelente venda, para não variar, de um jogador em fase descendente, pouco motivado no Porto e a querer garantir desde já a sua reforma dourada (o que seguramente conseguirá na Rússia). Desportivamente falando, está no maior clube russo e com ambição de fazer figura na Champions, se chegar à fase de grupos.

A adaptação para ele até nem deverá ser muito difícil, considerando a existência de outros 2 portugueses no plantel já com algum tempo de casa (especialmente o Danny, há umas boas épocas na Rússia).

Sobretudo, atendendo à idade e ao mais que provável mau ambiente que iria causar no balneário, a venda por 22M€ é mais uma vez um negócio da China.

Sobra agora o Meireles que, sem lugar no onze titular, deverá seguir o mesmo caminho, isto partindo do princípio que algum louco dê 15M€ por ele, claramente um jogador sobrevalorizado.

Abraços
Dragus Invictus disse…
Parabéns por esta excelente crónica.

Tb concordo que esteve bem nas declarações de despedida.

Isto de ter os pais como empresários/tutores é que é uma palhaçada. Penso que os jogadores só perdem com isso.
Vejam se os casos de Diego, Miguel Veloso etc

Era inevitável a saída do Bruno.

Um jogador que conquista os títulos todos em Portugal, com 29 anos, agora só ambiciona um melhor contrato, e não o podemos criticar por tal.

Sempre deu tudo pelo nosso clube, e só temos de lhe agradecer tudo o que deu ao nosso Porto.

Perdemos uma referência no balneário, uma voz de comando em campo, e isso sim deve preocupar os portistas.

Temos de ir ao mercado contratar um central, com características semelhantes às do Bruno.

Tem de ser um central forte na marcação, bom no jogo aéreo ... um central à Porto!

Abraço

http://pronunciadodragao.blogspot.com/
Vai fazer falta sim mas pah,siga.Os homens passam o clube fica.Há anos que vemos grandes centrais chegar,vencer e partir.Outro há-de vir...


E sim,ver sair o Lucho custou-me mais do qq outro jogador.
Luís Avelino disse…
Ao contrário do autor da crónica, custa-me mais ver sair o Bruno que o Lucho. Lembro-me de há dois anos na Figueira quando perdemos com a Naval 1-0 (que tinha uma equipa de caca), qd batemos no fundo daquela crise, ele foi o unico que deu a cara e mostrou ser o verdadeiro capitão.

Tirando umas cacetadas a mais e não falo nas que distribui na taça da liga (essas até foram poucas!) foi sempre um central excelente e um motivador para o resto da equipa.

Não podemos criticar a sua saída, uma vez que os valores para ele devem ser irrecusáveis e o FCP também já deve estar a precisar de dinheiro vivo.
Tony Silva disse…
"Muitos portistas não se devem estar a importar com a venda depois do que o criticaram no ano passado..."

Eu critiquei e muito as suas atitudes no final da taça/epoca.
Não quer com isso dizer que não é um grande jogador e que vai fazer muita falta, sem duvida que vai.

Tinhamos 2 jogadores para vender, ainda falta um e o mais preocupante é que o que fazia falta (BA) já está e o que não faz falta nenhuma (Meireles), porque entendo que temos a sua posição bem assegurada, ainda não se vendeu, nem sequer se vê grandes perspectivas de o fazer :(
Anónimo disse…
Independentemente da falta que fai fazer ao Porto, foi um excelente negócio. Mas que vai fazer falta vai...

reinododragao.blogspot.com
Daniel disse…
Crónica muito infeliz, acompanhada de fotografia ainda pior!

Ao Portista Bruno Alves o meu muito obrigado por ter defendido as cores do Porto, a sua liderança, carisma e garra fazem-mo estar ao nível de um João Pinto, Vitor Baía e Jorge Costa, dos poucos que dignificou a camisola que vestiu sabendo a responsabilidade que tinha ao envergar a braçadeira de capitão.

Gastar dois parágrafos a falar das "maldades" do Bruno Alves demonstra não se ter estado atento ao percurso do Bruno Alves nestes últimos anos no Porto. Viu assim tantos vermelhos! Quantos? Deve ter sido muito incorrecto com os adversários...

Grande central que o Porto perde, para um clube inferior mas com poder de compra enorme, merecia um clube muito melhor, pois tem qualidades para isso.

Custa-me muito mais ver sair o Bruno Alves que o Lucho, vai fazer muita falta à defesa super macia que temos actualmente, buraco enorme que não vai ser colmatado, a esta equipa falta liderança, talvez arranjemos um capitão argentino.

Gostava de saber as motivações que levaram o Lucho e o Lisandro a sair do Porto, eles queriam tanto ficar...

Boa sorte Bruno!
prata disse…
Também não me parece bem estar-se aqui a enumerar as agressões do Bruno Alves. E muito menos referir como o ponto positivo a reacção à provocação ao Aimar. O Bruno não foi um capitão do género do João Pinto, Jorge Costa ou Vitor Baía. Bruno Alves tinha ascendente sobre os colegas porque era o jogador com mais anos de FCPorto, portista, mas sobretudo porque era excepcional na sua posição. Talvez o único jogador de classe mundial que tínhamos no plantel. Óbvio que o Hulk é óptimo e o Falcao é do melhor que já vimos na ponta do nosso ataque. Mas para mim o Bruno está neste momento entre os 3 melhores centrais do mundo. Acho bizarro que apenas um clube com um dono que tem bolsos sem fundo perceba isso. Quantos clubes de topo não precisariam de Bruno Alves? Pois o FCPorto precisa! Agora se custa mais Lucho ou Bruno Alves ou Deco. Os 3 foram os meus jogadores preferidos no plantel, em alturas diferentes. É o futebol e o valor oferecido era irrecusável. Mas digo-vos que o que me custou mais foi o brasileiro Anderson. Simplesmente pelo facto de não ter chegado a dar pelo FCPorto um terço do que valia.

Obrigado Bruno e que consigas na próxima Champions ganhar o passaporte para um clube ao teu nível.
prata disse…
Olha os mouros acabaram de vender um internacional brasileiro de 22 ou 23 anos pelo mesmo valor. E acreditem que dos 22 milhões eles vão ver uns 15 no máximo... Cada vez mais um bom negócio, tal como a venda do Di Maria antes do Mundial...
Anónimo disse…
Era pegar em 2 M desses 22 M e ir comprar outra vez o Nuno Andre Coelho.... Enfim...
O FCP fez grande negocio e ha que dar o merito.
Espero sinceramente que este ano nao abrirmos finalmente a escola de samba do Helton e que o castro crescesse e rapido para ser o nosso capitao...mas sem o queimar cedo (que os assobiadores me ouçam)...
Tony Silva disse…
Fdx Daniel (e Prata), mas agora somos algum rebanho de carneiros?!?!?

Lá porque somos portistas e adoramos o Bruno Alves fechamos os olhos às merdas que ele fez ou faz?

Eu adoro o Bruno Alves!!! É dos melhores centrais do mundo!
Eu adoro o Porto!

Agora estavam à espera que eu dissesse que é o melhor clube do mundo, não?
Não sei se é, não deve ser, há tantos clubes no mundo... mas é o meu clube e isso basta-me. Não tem de ser o "maior" ou o "melhor"...

Não me peçam é para pôr uma pala à frente dos olhos e ignorar quando o meu jogador ou o meu clube mete o pé na poça.
É claro que vou ter muitas saudades do Bruno, mas serão saudades do central de eleição, do atleta com capacidades fisicas acima do comum, do jogador que se elevava mais alto que os outros...
Não terei saudades do Mr. Hyde que vivia dentro dele e de quando em vez, quando as coisas não corriam bem lá aparecia. Isso repudio!

Um jogador da qualidade dele não precisa disso para ser superior aos outros.
Também jogo a bola (entre amigos) e quando chegamos ao ponto de ter de cuspir, calcar, bater e insultar o adversário, então é porque este está a ser bem melhor que nós.
Pispis disse…
Falar em dois/três casos é enumerar as agressões do Bruno Alves?

Comparar o capitão Bruno Alves com o capitão João Pinto ou Vítor Baía?

Responder ao Aimar foi a única coisa que ele fez no Algarve?

Nem vale a pena contrariar o que foi dito, prefiro reforçar o que está escrito na crónica: BA vai fazer falta ao Porto, nunca gostei das atitudes dele dentro do campo mais as suas inúmeras agressões, era um jogador do Porto à Porto, um dos melhores do mundo, mas que preferiu trocar o clube do seu coração por um clube da Rússia.

Para o Porto, excelente negócio…


Prata, o Benfica já só tinha 50% do passe do Ramires…
riskolas disse…
Pis e Tony, subscrevo a 100%!

Se se confirmar que foi ganhar "apenas" 1,9M/ano até reforço o que vocês escreveram.

Se houve época em que precisamos de liderança foi esta última que correu mal e ele, simplesmente, falhou e a todos os níveis! Falhou como jogador e como capitão/líder.

A atitude no Emirates é imperdoável, inesquecível.

Compará-lo a João Pinto ou ao Baía é fazer comédia fraca!

O Maicon com 23 anos é muito melhor do que o Bruno Alves era quando tinha 23 anos...

Prefiro jogar com 11 juniores que gostam de cá estar do que com 11 galácticos que só pensam no seu umbigo!

Eu adoro o FCPorto "ponto"! Não adoro o FCPorto por ganhar!
prata disse…
Carneirada? Essa é novoa. Há sempre uma primeira vez... Acho bem que não dê agressões e cuspidelas no teu jogo ... de amigos!!! Simplesmente não me pareceu de bom tom vir para aqui enumerar... Até porque não há muitas mais a juntar à lista. E qual é o problema? Sempre gostei desta onda de feios porcos e maus que alguns dos nossos jogadores têm...

Agora que o Zenit é um clube fraco, é. Mas aceito que tanto o FCPorto como o Bruno não podiam esperar mais por um negócio com um tubarão da europa...

PS: relembro que este ano vamos jogar a Liga Europa...
prata disse…
Ah e não concordo nada com o riskas. Não é por esta ultima ter sido a pior época do Bruno que se lhe deverá exigir responsabilidades. E que tal e pedi-las a Meireles ou a Rodriguez? E ao Brasileiro burro que caiu que nem um patinho na armadilha dos vermelhos? E ao Jesualdo? Parem com a demagogia... Ele foi o único que minimamente sentiu a vergonha que foi ficar em terceiro lugar! Quer ir ganhar mais? Qual é o problema? Já quer há dois anos e isso não se reflectiu no seu rendimento ao contrário do que dizes sobre a época passada. Foi dos que menos caiu com o desmoronar de JEsualdo. Alguém fala do seu colega de Defesa que jogou nem metade do que havia jogado no ano anterior? E do Fernando? E do Fucile? Esses sim jogaram pouco no ano passado!

Dizes que foi ganhar pouco? Pois fez a vontade à direcção que há dois anos que o quer vender.

PS: comment dedicado aos portistas ingratos!
Pispis disse…
Prata, tu n tás bem pá…

Alguém está a criticar o negócio? Foi um grande negócio para o Porto, sem dúvida! Vendemos um jogador c quase 29 anos por 22M. O q admira é ser um jogador à Porto, q é portista, e q decidiu trocar o clube do seu coração por um clube da Rússia.

E tas a dizer q a direcção é q queria vendê-lo desde há 2 anos para cá? E as entrevistas do Bruninho e do paizinho sp a forçar a saída? Isso era o quê, então? Demagogia é acreditar q algum jogador se importa c o clube q representa! Quem se importa c o clube são os adeptos q pagam quotas, pagam cartões de € 10,00 de 5 em 5 anos, apanham chuva e frio (e o clube continua a cagar neles e nem respondem a emails :-))

E por mim pergunto a esses gajos todos o q andaram a fazer a época passada, mas pergunto primeiro ao Bruno Alves q era o capitão e a seguir pergunto ao Tommy pk é q levou no focinho do Bruninho… oooops, mais uma agressão… desculpa Prata :-)
riskolas disse…
Prata, o Pis já respondeu por mim...

Isto não é perseguição ao BA nem pretendo dizer que foi o único responsável.

A esse propósito tu conheces-me bem...
Taqui disse…
e antes de ir embora ainda teve tempo de andar ao murro com o Beto... (foi antes de acabar a época)mas só soube este sábado passado. Sabiam disso?
É muito bom menino, mas que vá a sua vidinha arranjar melhores condições para a família!! pó ano ja ta arrependido de jogar na Russia e já quer vir para cá! Nao deixas saudades! adeus!