Novo rumo - Plantel


Já sei que o post vem com uma semana de atraso mas estava à espera de desenvolvimentos na Liga para abordar este assunto. O que, pensando bem, nem faz sentido visto que defenderia a mesma política se fossemos campeões. Mas agora está claro que ficaremos em terceiro o que torna ainda mais premente uma revolução na habitual forma de construção do plantel. Mas há que tratar disto com calma. A primeira tendência perante a catástrofe é mudar tudo. Errado! Por exemplo,um dos pontos mais criticados é a estratégia de pesca por arrasto no mercado sul-americano que temos utilizado nas nossas contratações mas que também nos trouxe o fantástico Falcao, o incrível Hulk, o guerreiro Lisandro, o mágico Lucho, e outro exemplos não tão brilhantes mas que também são bons jogadores. A minha ideia é a de finalmente aprender a dosear os ímpetos no mercado sob pena de ficarmos com um plantel ainda mais caro. Como tal, convém fazer um levantamento dos principais problemas do plantel:

- Banco caro e ineficaz: Olhamos para o banco de suplentes e vemos Farias, Mariano, Guarín, Tomás Costa, Valeri, Orlando Sá, Sapunaru e muitas vezes Belluschi. A primeira coisa que vem à cabeça é que estão ali 28 milhões de euros (por ordem e com números que vêm na imprensa: 4 + 3 + 4 + 4,2 + 2,3 + 3 + 2,5 + 5). E ainda há os emprestados como Pelé que custou 5 milhões, Stepanov que custou 4 milhões e Prediguer que custou fantásticos 4,2 milhões... Tudo valores de aquisição que fazem prever altos salários. Demasiado altos para jogadores em quem Jesualdo não confia. Basta ver quantas vezes perante resultados negativos Jesualdo faz apenas uma ou duas substituições. Sejamos claros, deste lote apenas Farías trouxe um rendimento constante a cada vez que entrou e apenas Mariano e Belluschi constituem opções consideradas úteis embora tenham rendimentos intermitentes. Guarín e Tomás Costa são apenas soluções de último recurso por muito que de vez em quando façam coisas interessantes. Todos os outros simplesmente não contam.

- Falta de identidade portista: Quantos jogadores do nosso plantel são portistas? Lembro-me do Bruno Alves e é só. O portismo não pode estar só nos adeptos. Temos que ter jogadores que incutam nos colegas os nossos valores e a nossa identidade. Sem referências destas como seria possível ter tantos ex-jogadores a manifestarem que ficaram portistas durante a sua passagem pelo nosso clube. Lembro-me por exemplo, Deco, Lucho, Maniche que até era benfiquista em pequeno.

- Inadequação das características do plantel ao esquema de jogo utilizado: Jesualdo é um fundamentalista do futebol pelos extremos num 4-3-3. Concordo que essa terá de ser uma solução. É um esquema de jogo tipicamente português e o mais utilizado mas camadas jovens onde surgem sempre bons talentos para as alas sobretudo ofensivas. Mas há que ver se temos gente no plantel com características para esse esquema. Poderemos reparar que temos apenas um jogador que se adapta perfeitamente à função de extremo: Varela. E depois há as adaptações, mais felizes no caso de Mariano e menos felizes no caso de Hulk e Rodriguez. A verdade é que escasseiam opções e mesmo assim foi sempre este o esquema apresentado até há duas semanas.

- Plantel demasiado caro para uma competição como a Liga Europa: é um facto que se trata de uma competição com pouco interesse até aos quartos de final. Mas o grande problema é que sem a Champions, faltará uma das principais fontes de receitas do clube obrigando a uma severa revisão orçamental.


Postos os problemas, poderemos redigir um esboço de plano. Assentará em 3 pilares: dois esquemas tácticos alternativos (4-3-3 e 4-4-2) com mais jovens da formação e com uma redução de custos com o pessoal. Isto partindo do princípio que não haverá saídas inesperadas.

Plantel 2010/2011:
Guarda-Redes:
Helton, Beto e Ventura.

Defesas:
Fucile e Miguel Lopes; Bruno Alves, Rolando, Nuno André Coelho e Maicon; Alvaro Pereira e Addy ou Sereno.

Meio-campo:
Fernando e Pelé (ou Prediguer ou um trinco das camadas jovens); Raul Meireles, Castro ou Sérgio Oliveira, Rúben, Rodriguez, Guarín ou Tomás Costa; Belluschi ou Mariano.

Ataque:
Varela, Ukra, Hulk, Falcao, Farías ou ponta-lança a contratar, e Yero ou avançado das camadas jovens.

Dispensas: Teremos de cortar com os jogadores de banco caros não utilizados - Valeri; Prediguer ou Pelé ou os dois; Guarín ou Tomás Costa ou os dois; Belluschi ou Mariano; Orlando Sá (empréstimo); Sapunaru e eventualmente Addy (empréstimo). Tudo resto que não seja proveniente das camadas jovens é para vender, rescindir ou emprestar se as primeiras opções não forem possíveis.

Fica um plantel de 25 jogadores sem que haja uma verdadeira revolução. Isto porque o onze base mantem-se e mantém-se alguns jogadores de reserva com provas dadas nomeadamente na defesa. Outro factor importante é o de que apenas está prevista uma contratação a de um ponta-de-lança para a mais que provável saída de Farías. Ficamos ainda com a possibilidade do 4-3-3 adicionando a opção Ukra.

Que vos parece?

No próximo capítulo da minha ideia de planeamento para a próxima época virá a parte da Gestão.

Comentários

Toni Silva (Baresi) disse…
Prata, excelente post!

Para tudo isto produzir efeitos, temos de indemnizar o Jesualdo e mandá-lo com o caralho!!

Acertos no plantel que formaste,

- Contratação de Guarda Redes de classe mundial, Ponta de Lança para manter o Falcao concentrado e alerta,
- Integração de Pelé (trinco) que me parece um bom jogador (vi dois jogos do Valladolid e gostei)
- Para a RUA imediatamente/venda por trocos: Valeri, Prédiguer, Guarin, Tommy, Farias, Orlando Sá e Sapunaru
- Dúvida sobre o destino: Mariano

Abraço
prata disse…
O problema do Pelé é fora dos relvados. Ainda recentemente foi suspenso no Valladolid após boa exibição contra o Real Madrid. Cheira-me que se vai perder...
Não sei...

Rolando,Bruno Alves e Meireles vão ao Mundial e isso pode ser "engodo" para os tubarões que,mesmo com o Porto numa época não tão conseguida não perdem de vista os jogadores.Para além disso,se não formos à Champions,não estou a ver o Porto a dizer "não" a uma oferta razoável.
Veremos...

No entanto,saia quem saia,é urgente contractar - ou recuperar - um trinco e arranjar "companhia" para o Falcao que,a par de Hulk,deve ser segurado.Esses sim,é que não podem sair mesmo.
Veremos...

Farias sai pela certa,acho que essa é a única certeza...

Ah,e queria ver prata da casa no clube, Ukra,Castro,Sérgio Oliveira...
Veremos...

De resto...não sei...espero para ver que isto vai dar muitas voltas..
Pispis disse…
Duvido q n hajam vendas... de resto parece-me bem... o nosso 11 base dá garantias e a ter q emagrecer o orçamento o banco deve ser preenchido c a prata da casa...

No entanto, acho q vai haver mt mais alterações, mas para isso espero q o novo treinador coloque o seu cunho pessoal para n metermos dúvidas em comissionamentos e sabermos quem responsabilizar por eventuais fracassos ou sucessos...
Anónimo disse…
um Guarda redes de TOP, um central de TOP, um Trinco que consiga sair a jogar e uma alternativa ao Falcão(mas que tenha caracteristicas diferentes).....Muito boas soluções o Ukra, Castro, sergio Oliveira e pq não Yero. Guarin, Tommy Costa, Mariano, Farías, Valerí ,Prediguer, Orlando Sá e até Sapunaru tudo para rua......
Paulo disse…
Antes de mais, deve dizer que acompanho há muito este espectacular blog e um grande obrigado aos donos do mesmo por trazer vídeos que nos fazem lembrar porque somos do FCP!

Para apimentar mais a discussão, sugiro quatro nomes portugueses a considerar para a discussão: Hélder Barbosa (não acho que o Jesualdo lhe tenha dado oportunidades suficientes em 07/08), Rui Pedro (excelente nº 10 mas das duas uma: ou entra no plantel para se ir lançando como opção válida (e não os 2 min da praxe...) ou roda no estrangeiro/1ªdivisão), Diogo Viana (mais uma possível opção para os extremos) e, por fim, o Antunes (qualquer um pode dizer "onde é que isto já vai!?!?" mas custa-me imenso ver uma lateral esquerdo com tanto potencial ser desperdiçado). Nunca nenhum destes jogadores serviria para entrar no clube como jogador indiscutível do 11. No entanto, tratando-se de reestruturação da equipa, penso poderem fazer sentido...

Mesmo que o clube fique na UEFA (ou Europa, lá como lhe chamam agora), deve-se, apesar de tudo, apostar na contratação de um jogador com estatuto a nível europeu. Alguém que possa transmitir aos nossos jovens experiência, que tenha classe a jogar. Penso que o ideal seria alguém para ocupar o lugar do Fernando ou do Raúl Meireles, visto que o Rubén é claramente um jogador com outros pezinhos e cabeça...

Por último, é uma questão de empatia podem dizer..Mas o Mariano...Tem os seus momentos mas o FC Porto necessita de jogadores muito mais constantes. A lâmpada não se pode acender 1/2 vezes por ano. E espero bem que não queimem novamente o Nuno André Coelho!! O Jesualdo bem podia ter lixado a carreira deste grande central!

Um abraço e bons posts
miguel87 disse…
Off-topic: MESSI! MESSI! MESSI! MESSI!
Penta disse…
@ Prata

um breve 'intróito': apesar de não nos conhecermos, espero que não me leves a mal o tratamento na segunda pessoa do singular ;)

o comentário: gostei do teu 'post' e, em parte, concordo com a tua visão para o plantel da próxima época.
a parte em que discordo é esta: todos aqueles nomes estarão dependentes da avaliação a submeter pelo novo treinador. e, no meu entendimento, este é que é o 'busílis' da questão: quem é que será o novo treinador do FCP?

a questão já foi abordada num 'post' anterior - "Novo rumo - Treinador" - mas continua a ser pertinente. a avaliação dos nomes que constituem o actual plantel azul-e-branco será completamente diferente se, por exemplo, for feita por um Paulo Bento ou por um Domingos.

para finalizar, há três denominadores comuns na avaliação do plantel actual e com os quais eu subscrevo na íntegra: 1) aprender a dosear «o ímpeto» de «pescar por arrasto no mercado sul-americano»; 2) sustentar o futuro plantel em mais do que um esquema táctico; 3) e não menos importante, a necessidade de haver mais mística e mais "sentir o peso daquela camisola e daquele emblema" no futuro balneário.

obrigado pela tua paciência! :)

saudações PENTACAMPEÃS!
Anónimo disse…
Acho que de maneira geral ng se importaria de ter este plantel que mencionas Prata, mas esqueceste-te realmente das vendas que temos de fazer! Nao ha volta a dar e 1 ou 2 jogadores têm de ser vendidos. Espero que nao seja o falcao ou o hulk, espero mesmo.
Qt ao avançado, acho que o Orlando Sá tem qualidades e entre ele e o Yero, nao tenho duvidas em quem escolhia...
Tenho medo é das segundas linhas, Castro, Ukra, Pelé, Sergio Oliveira (pra mim dos melhores), etc. tenho medo que aconteça o mesmo que acontece todos os anos ao Sporting, tem muita gente da cantera, mts portugueses mas nao ganham nada!
O treino é mais importante que o jogo e é preciso haver mt competitividade no treino, nao acho que estas segundas linhas tenham "peso" para se intrometerem com meireles,rubens, marianos, etc.
Qt ao treinador, espero que seja o Vilas Boas, um gajo sem "vicios", com muita vontade de trabalhar e ganhar titulos!

Abraço
Taqui
riskolas disse…
O mais importante é saber a resposta da seguinte questão: "Quem é o treinador do FCP para a época 2010/11?"

Eu quero que seja o Paulo Sérgio mas, seja ele quem for, tem de ter responsabilidade nas contratações, isto é, tem de ser parte activa nesse processo.

Quanto à abordagem ao mercado, já dei o meu ponto de vista nas crónicas do "lobo míope". Defendo integração de miúdos provenientes das camadas jovens, a contratação de 2 ou 3 jogadores "desconhecidos" sendo "baratos" e a contratação de 1 ou 2 nomes internacionais que tragam a pitada de classe necessária.

Avaliando por sectores, não me preocupo com a baliza e o Ventura, infelizmente, não confirmou o que eu esperava dele. O Hélton não é muito bom mas é bom.

Na defesa, prevejo a venda do Bruno Alves e quiçá do Fucile ou Sapunaru. Antevejo, ainda, a integração do Abdoulaye. Ou seja, ficaremos com Miguel Lopes, Fucile/Sapu, NAC, Maicon, Abdoulaye, Rolando, Alvaro e Addy.
No meio campo, adivinho a venda do Meireles e a integração do Castro. Quanto ao Guarín, Tommy e Valeri ainda não sei o que valem... mas não me chateava nada a sua venda, nomeadamente dos dois primeiros por verbas a rondar os 3M. Gosto do Belluschi e aqueles que o criticam tanto se calhar não o fariam se metade das bolas que acertou nos ferros tivessem entrado... O Mariano é altamente vendável mas é um jogador caro. Ou seja, nada fácil vendê-lo. Precisamos de um número 6 de classe. Quem, não faço ideia!
Na frente, El Tecla não conta e o Orlando deveria rodar numa equipa de meio da tabela. Não sei o que vale o Yero.
Temos Varela, CR10, Hulk e Falcao que são intocáveis.
Acredito na integração do Ukra e gostava que o Rui Pedro fizesse a pré-época. Obviamente, o Renteria faria parte do plantel.
Ou seja, falta um craque na frente para fazer verdadeira sombra ao Falcao. Renteria será sempre complemento e nunca alternativa.

Resumindo:
- Saiem: Bruno Alves, Sapu/Fucile, Meireles, Tommy e/ou Guarin, Valeri, Mariano, Farias e Orlando Sá.

- Entram: Abdoulaye, Castro, Rui Pedro, Ukra, Renteria, um craque para o meio campo e outro para o ataque.

Nota: O Bruno Alves e o Meireles saiem pela necessidade de fazer cash e pela vontade de sair que acredito que eles tenham.
prata disse…
Se não fossem as bolas ao poste o Rabiola também entrava nestas contas...
riskolas disse…
errata: onde se lê "saiem" dever-se-ia ler "saem", como é óbvio!