A importância de um bom par


Há meses que escrevo aqui que deveríamos apostar numa dupla de avançados. Eu e muitos dos que por aqui vão comentando. Dirão que o castigo de Hulk veio adiar esta opção e que a presença de Rodriguez também ajuda a inclinar Jesualdo para o 4-3-3. Errado! Por mim Varela também faz esta posição apesar de também render muito na ala. Mas no caso de Rodriguez, não tenho dúvidas que, e esta é já uma embirração minha há mais de um ano, rende o dobro partindo de uma posição mais interior. Penso nele mais ou menos numa posição semelhante à de Izmailov no Sporting. Tudo isto para que lá na frente haja liberdade para que a dupla de avançados 'pinte a manta'. E foi o que aconteceu nos últimos dois jogos. Poderão reparar que as oportunidades de golo são muitas e variadas, que já não temos de recorrer ao chuveirinho, que como sabem é o recurso de quem não tem arte para chegar ao ataque em termos... Mas se no ano passado já defendia uma dupla Lisandro/Hulk, este ano essa ideia ganha ainda mais força. É que as características de Falcao vêm trazer ainda mais versatilidade e mais imprevisibilidade. Por muito que Lisandro seja um jogador que nunca esqueceremos, não era uma referência de área. Tinha outros argumentos e não eram poucos. Já Falcao traz um preenchimento total de toda a área dando à equipa outras opções de chegar à baliza que não a da transição rápida onde Hulk é demolidor. Vimos de 3 anos em que o FCPorto marcava de duas formas: contra-ataque e bola parada. Hoje em dia há mais soluções mas isso é graças à arte de Falcao e não à sagacidade de Jesualdo. Basta ver que apenas apostou nisto numa altura em que as alternativas são zero. Mesmo assim ainda mete o Guarín quase encostado à direita... Assim não estranha tanto o desvio do seu esquema fetiche.

Por falar em fetiche, adoro golos de pontapé de bicicleta. Que dizer daquela obra prima que foi o nosso primeiro golo. Pena que os portistas que viram ao vivo foram menos que o habitual. Eu pelo menos não deixei de enviar um sms a gozar os que sabia que tinham ficado no quentinho e que consequentemente perderam aquilo. Pois vale a pena apanhar chuva a caminho do Dragão para ver provavelmente o melhor golo que lá se marcou. Falcao transformou um centro tosco de Guarín em pura arte chegando com o pé mais alto que as cabeças dos defesas. Impagável... Já pouco há a dizer sobre Falcao. Ele, mais que todos, não merece o triste terceiro lugar em que nos encontramos.

E por aqui devemos ficar. Eu até acreditava mas deixei de ter dúvidas quando um Braga que está claramente a perder gás, ganha da forma que ganhou. Fico à espera para ver se volta a sair da gaveta a lei que nos tirou Lisandro por dois jogos no ano passado. Há dúvidas? Se há simulação com influência no resultado é aquela.

Por último não gostaria de deixar de realçar aquela péssima entrada em jogo de Fernando. É mais um episódio bizarro numa época pródiga em coisas dessas. Ele esteve muito mal mas se pudesse escolher um jogador da outra equipa a quem assistir era aquele nabo Taka. Pena que ele se tenha enganado... De resto a equipa esteve bem mas não posso deixar de reparar que continuamos muito permeáveis na defesa. Muitas oportunidades de golo para o Marítimo no Dragão. Não fosse o desempenho do ataque e do Helton, teria sido um jogo bem sofrido. Mas julgo que tal se deverá a uma adaptação ao novo esquema. Para o ano e com outra orientação julgo que esta forma de jogar já estará no ponto.

Equipa para Vila do Conde:

Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Alvaro; Fernando, Meireles, Belluschi e Ruben; Hulk e Falcao.

Comentários

Tony Silva disse…
Só um pequeno aparte, alguém reparou que o Peçanha, tirando o primeiro golo que é indefensável, tocou na bola nos outros 3?!?!?!

PS - É importante dizer que não vi o jogo, apenas os golos, mas agora que passamos a fase crucial e já estamos fora das contas, parece que as coisas estão mais "faceis".
Parece que basta acertar na baliza para ser golo.
Isto até pode ser um comentário parvo se a estatistica me disser que o Porto fez 30 remates à baliza, mas mais uma vez recordo que não vi o jogo, apenas os golos ... e os golos parecem-me algo consentidos.
prata disse…
Riskas o Renteria não serve sequer para para engraxar as botas do Falcao... (roubei esta ao meu cunhado mas ele tem toda a razão)
Toni Silva (Baresi) disse…
Prata,

Gostei muito desta dupla!!

Acho que estas imagens ajudam-nos a passar esta fase menos boa do nosso Clube.

Parabéns!!
Daniel disse…
Roubaste essa a mim, não foi ao teu cunhado...

O Renteria é um cepo!

Como na Luz voltou a falhar um golo feito, aqueles pénaltis são de bradar aos céus, como é possível, vamos mesmo ficar em 3ª lugar!

Ir ao jogo e perder o golo do Falcão é imperdoável! Que grande jogador.

PS - Daqui a bocado diz-se que o Marítimo estava comprado...
prata disse…
Ehehe Eu sabia que tinha roubado a alguém...
Silvestre disse…
Totalmente de acordo, eu também preciso de um par assim... já que não há penta quero algum consolo num par daqueles.
riskolas disse…
Não prestei grande atenção ao jogo já que outras tarefas se impuseram.

De qualquer modo, fui deitando um olho à tv.

Aparte estarmos em 3º lugar, a minha grande mágoa, esta época, é não ter ainda visto o Falcao ao vivo!

Se até agora, a minha dupla preferida era (e ainda é) Domingos-Kostadinov, a partir de 2010, com meio treinador de jeito poderá passar a ser Falcao-Hulk.

Quanto ao off-topic "Renteria", todos têm direito a ter o seu jogador "fetiche". O meu é o Renteria. Pode falhar mil golos de baliza aberta que contará com a minha admiração. Continuo convencido que o verdadeiro Renteria é o da época passada e esse é muito bom. Não digo que seja um titular do Porto mas continua a ter lugar de caras no nosso plantel. Aliás, estando ele em boa forma física, o Falcao sairia muito beneficiado com o espaço que ele cria. Como já escrevi, isso poderia facilmente acontecer em 90% dos jogos no Dragao.

Quanto à provocação, respondo dizendo que o Jesualdo nem para pôr cones nos treinos do Mourinho servia! Até digo mais, o Renteria é melhor jogador do que o Jesualdo é treinador! Até o Fernando Santos é melhor!
prata disse…
Foi para te picar... Também não acho que seja tanto assim. Concordo com o Freitas Lobo: É um jogador desconcertante. Capaz do melhor e do pior. Há lá um lance na segunda parte onde ele demora uma eternidade que é de pôr os adeptos a arrancar cabelo...
Artur disse…
Se fosse pekenino e me perguntassem o k eu keria ser kdo fosse grande, diria k keria ser o Falcao!! Jogador fantástico e devemos preparar a próxima época contratando jogadores que melhor o possam servir. Pensava eu ter uma embirração com Bellushi kdo um velhote à minha frente se vira para mim revoltado kdo este entra em campo e me diz exactamente o que eu penso: "Olhe, aí vem este..só um cego não vê...não tem nada..não tem corpo, não ganha uma bola, não faz uma finta, não faz um passe e passa a vida a perder a bola. Tem nome de artista de cinema e chegou para o contratarem". Eu logo ali acrescentei k se tratava de um anão com uma almofada na cabeça. O mesmo velhote à entrada de Valeri volta a virar-se e a perguntar-me "Kem é este?" Eu disse-lhe k era o Valeri ao que ele me disse: "Meu amigo prazer em conhecê-lo. Vou-me embora". Claro k aki já discordo do Sr. Valeri é rápido, decidido e faz passes tensos, coisa que distingue os bons jogadores. Não é , nem nunca será extremo. Renteria podia fazer parte do plantel. Falha muitos golos, mas kuase todos são construidos por ele. Por isso, só falha akilo k ele próprio construiu.
Silvestre disse…
Renteria ? pelo amor de Deus tenham dó. Isto mais vale cair em graça de facto. Para mim é um cepo que de vez em quando faz alguma coisa de jeito. Muito pouco para uma equipa de topo.
Penta disse…
@ Prata

só para dizer que o golo do Falcao foi, a par da 'bicla' do McCarthy <[www.]indiscutivel.com/noticia?id=7954>, na época 2003/2004, o melhor golo que já vi 2ao vivo e a cores".

abraço
Anónimo disse…
já agora, como se chama a proprietária desse par? menino... ui ui