Os truques do costume


Estamos de regresso à triste realidade do nosso futebol. O que vale é que já todos andávamos com tamanha fominha de bola que até isto nos entretém. Estou obviamente a falar do jogo da Mata Real. É que de facto não se jogou futebol por aquelas paragens... Até se percebe porque se há maneira de o Paços de Ferreira nos ganhar nalguma coisa não será a jogar futebol...

Mas para não dizerem que estou para aqui a desculpar a péssima exibição do FCPorto começo exactamente por aí. Pois como é óbvio para todos os que viram, não jogamos nadinha, tal como havia acontecido no jogo da Supertaça. A equipa continua a apostar demasiado no Hulk em detrimento do colectivo e de outros valores que temos. Resultado: quanto mais jogarmos assim, mais previsíveis somos. Ontem foi um exemplo claro. Hulk pouco jogou (ou pouco o deixaram jogar. Já lá vamos) e o FCPorto também não jogou. Percebo que a equipa tenha de ir crescendo assente nas suas principais figuras mas não é necessário exagerar... Outro problema que detectei: Bellushi. O homem passa muito tempo alheado do jogo o que me parece mau visto que quando aparece julgo que pode decidir. E isto aliado ao jogo mau de Meireles, ao jogo péssimo de Mariano (incrível como acabou o jogo...), às limitações de Farias, à falta de ajuda dos laterais (com excepção de Jorge na segunda parte), sobra Hulk. E nem sempre chega... Defensivamente, não gosto de Álvaro Pereira e julgo que o Fucile já se pode ir preparando para dar uma perninha à esquerda. Já Fucile, foi importante na segunda parte mas continua a parar-lhe o cérebro na defesa vezes a mais. Valeu-nos ontem um bom Helton, uma boa dupla de centrais e um Falcao que ainda não tinha visto. Foi esse mesmo o homem do jogo. Muito mexido e combativo, parece ter mais argumentos que Farías e o golo é excelente e de difícil execução. Quanto a Jesualdo, julgo que mexeu mal. Tinha tirado o Mariano ao intervalo por Falcao. Depois da expulsão de Hulk, fez o que tinha a fazer...

Agora que já casquei na equipa posso passar a criticar o verdadeiro responsável pelo facto de não se ter jogado futebol ontem à tarde: o Paços de Ferreira. O Paços jogou com os mesmos truques de sempre. Intimidação e porrada por trás nos calcanhares dos nossos avançados, jogo pelas alas para tentar ganhar cantos, fitas e simulações para sacar amarelos e expulsões e enfoque especial na aplicação destas técnicas na estrela do adversário: Hulk. E perguntarão vocês porque raio é que estou aqui com isto se é sempre assim que estas equipas jogam contra o FCPorto? É simples: desta vez resultou! Hulk não jogou nada e fez-me lembrar outro jogador que caía sempre nisto como um patinho: Ricardo Quaresma. Já todos perceberam que Hulk não pode ser parado sem ser com faltas. Mas aí há um inconveniente da acumulação de faltas e dos amarelos. Sendo assim a melhor maneira de pará-lo é a de usar o seu génio contra ele. Mas é óbvio que tudo isto só funciona com a complacência do homem do apito. E quem melhor que Xistra para alinhar na táctica do Paços de Ferreira? O primeiro amarelo ao hulk é vergonhoso porque se pôde ver na tv que ele não disse nada. Já no segundo, e perante a fita de Danielson (e depois das fitas de Anunciação) poderia evitar dar o segundo, mas aí a culpa maior é do Hulk. Depois há o critério completamente aleatório na marcação das faltas pelo ar, o penalti sobre Farías, o amarelo a Mariano, etc. Continuamos a estar atentos a estes senhores visto que todos sabemos que este ano há um clube que tem de ganhar a todo custo...

Mas o mais importante a retirar do jogo de ontem é que temos de saber dar a volta a tudo isto, até porque os truques já são conhecidos. O importante é saber contorná-los.

Equipa para a recepção ao Nacional:

Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira; Fernando, Raúl Meireles e Bellushi; Mariano, Falcao e Varela.

Comentários

De entrada jogaram nove jogadores da época passada e portanto, tinham obrigação de jogar melhor. Quando de uma semana para a outra, não se aprende nada e se entra em campo da mesma forma displicente, desconcentrada, a dormir e se dá a iniciativa ao adversário, normalmente dá mau resultado.
Hulk tem de deixar de carregar nas costas a responsabilidade de resolver tudo sozinho e passar a ter outro comportamento, sob pena de prejudicar mais que ajudar, a equipa.
Boa reacção com 10, aí já o Porto de sempre, com caracter e raça, que empatou e se podia ter perdido, também podia ter chegado à vitória.
Tudo somado, um resultado justo e um jogo com muitos motivos para reflexão.

Ah, Farías demonstrou que não é o avançado que uma equipa com as responsabilidades e ambições do F.C.Porto, precisa.

Um abraço
Artur disse…
O k me deixa feliz é k o Farias e o Mariano tem as costas bem largas e respondem com golos e talento, respectivamente!
Quanto ao Hulk, está no clube errado. Se fosse dos vermelhos, ontem em vez de ser expulso, tinha ganho três ou quatro penalties, sem precisar sequer de protestar.
Já agora, quando é que o Varela vai aprender a centrar??
Toni Silva (F.Rego) disse…
Caros Portistas,

O resultado em Paços nem foi mto mau tendo em conta o empate da equipa "maravilha", que jogava em casa e pensando eu que menos de 22-0 seria um escândalo. Até porque, segundo o comentador Carlos Manuel, o slmerda é mto forte: na pressão a meio-campo, nas transições ofensivas, nas transições defensivas, nos lances de bola parada, nos lançamentos laterais, nos pontapés de baliza, na saída/entrada para o balneário, ao intervalo, nas substituições, nos cartões amarelos, etc, etc, etc.... É só rir!!!

Continuo a achar que um empate num dos campos mais complicados do pais em início de campeonato não é mau, ainda para mais frente a uma equipa que acima de tudo não deixa jogar.

Mas também acho que o nosso FC Porto, Tetra Campeão, tem obrigação de fazer mais e de por vezes ser melhor orientado, visto que todos estavamos a ver que o Hulk seria mais cedo ou mais tarde expulso, pelo que deveria ter sido substituido antecipadamente, pelo Varela.

Notas menos neste jogo, para o Álvaro Pereira que ainda só vi um jogo em condições (Mónaco) e para o Farías que continuo a achar um erro a sua titularidade. Este menino apenas serve para uma 2ªparte de um desafio em que o FCP entre a claramente ao ataque.

Vamos dar mais algum tempo a esta gente pois penso que o Penta não nos escapa.
Artur disse…
É verdade Toni, o Carlos Manuel (chupador e paneleiro) é um comediante de primeira. A certa altura, lá para final do jogo diz o seguinte: " Este foi o único erro do árbitro durante toda a partida "
miguel87 disse…
O Belluschi não percebeu que não pode ter a bola, entrar na area, rematar, etc... O Jesualdo não quer nada disso, o homem tem é que andar lá a correr para trás e para frente, fazer a transição rápida e mai nada!
Se vem para aqui armado em médio criativo tá lixado, é já substituido pelo Guarin.
Artur disse…
Confesso k já tinha saudades do Miguel87 a deitar abaixo do Jesualdo. O Riskas já o fez em privado!Acho que quase todos os Portistas tem uma fé muito grande no Professor, pois já deu ao longo dos anos demonstrações do seu valor. É um dos nossos activos mais valiosos!!
Pispis disse…
Não vi o jogo e pelos vistos n perdi grande coisa...

Valeu-nos o Marítimo, é q mal acabou o Porto já tinha gajos a dizerem-me q este ano iam ser primeiros da 1ª à última jornada... gosto da confiança destes meninos, ontem ainda acabaram o jogo a bater palmas, vamos ver até quando...

Ontem li uma apreciação curiosa no maisfutebol sobre o Mariano q concordo perfeitamente: 'vive numa perigosa montanha russa, num sobe e desce de acções fantásticas e outras ridículas'...
miguel87 disse…
E eu tenho é saudades de ir ao Dragão ver o Porto jogar á bola, coisa que não voltarei a fazer enquanto esse senhor for o treinador.
Estamos a precisar de um Robson, urgentemente!
Artur disse…
Miguel, não tenho nada contra ti, mas espero k não vás ao Dragão por muitos e muitos anos!!
Mas pa te divertires mesmo com grandes espectáculos tens de ir à Mouraria ver akele voo a pique da Águia. Akele mesmo k já perdeu a graça. Nós fikamos com os voos de FALCAO!!
miguel87 disse…
Ainda sobre esse supra-sumo da táctica e fazedor de grande jogadores, como tanto se diz por ai, será que passado um ano e tal ainda não se lembrou de pôr o Rolando a fazer treino especifico de passes?? Se ele acertou um passe no jogo de ontem, foi muito.

E tambem gostei muito do voo do Falcao, foi pena que ele não tenha tido os outros 45 minutos para os tentar mais vezes... mas de certeza que foi tudo engendrado pelo sábio Prof.!
Artur disse…
O Prof devia era pôr o Bruno Alves a ponta de lança nos minutos finais
Toni Silva (F.Rego) disse…
Eu entendo o Miguel. De facto o Prof. tem por vezes algumas decisões no mínimo discutiveis... não se esqueçam do 4x4x2 com o Marek Cech no meio-campo, que somou derrota atrás de derrota.

No entanto, apesar de eu não ser adepto do Prof. reconheço que principalmente a época passada (a partir de Dezembro/Janeiro) fizémos boas exibições culminando com a memorável exibição em Manchester. E claro com os tri campeonato conquistado pelo Prof..
Artur disse…
Pis,
Fiko feliz por puderes ver o Benitez no Estádio do Mar durante um ano inteiro!!
riskolas disse…
Ora bem... o Artur pediu e cá vai disto!

Numa palavra: MISERÁVEL!

Em onze palavras: MI-SE-RÁ-VEL! HOR-REN-DO! DIS-PLI-CEN-TE!

Como já disse o amigo vila pouca, na equipa inicial havia 9 jogadores da época passada, ou seja, faltavam o Licha e o Só-ao-soco, já que o Lucho falhou muitos jogos. Portanto, padecemos do mesmo mal da lagartagem: CASMURRICE! Se no caso da lagartagem, têm desculpa de ter um plantel fraquinho, no nosso caso, é inadmissível manter o grosso da estrutura e apresentar um futebol tão atabalhoado, tão parco em ideias, tão fraco!

Tony, fizemos bons jogos na Champions a partir de Janeiro porque pudemos jogar em contra-ataque!, perdão!!! com transições rápidas!

Artur, desculpa-me que te diga mas as lamparinas têm uma equipa nova e jogam mais futebol do que nós! É verdade que jogar em casa com o Marítimo será mais simples do que jogar na Mata(gal) Real e também é verdade que o apito do Artur Soares Dias enferrujou para o lado maritimista a partir dos 70' mas... what's new?!!??!!??

O FCP, sobretudo desde o apito dourado, que percebeu que tem de jogar muito mais do que os outros para minimizar efeitos extraordinários. Já li muito portista que escreveu que o Xistra roubou-nos. O gajo é o que é! What's new!?!?!?!? Já toda a gente sabia que o gajo, podendo, não perdoava o Hulk ou o Bruno Alves. Aliás, até fiquei admirado quando ele não expulsou o Hulk depois de quase ter arrancado a cabeça do Filipe Porcanunciação!!

O Jesualdo não motiva convenientemente os jogadores e protege ao máximo os "antigos"!

O Hulk corre o risco de virar o mesmo puto mimado que o Quaresma se tornou. O Hulk é uma peça de uma equipa, de uma máquina! Pode até ser a peça mais importante mas, de que serve o motor de um carro se não temos chassis!?!?!??! Todos contribuem na sua parte para o bom funcionamento do todo! O salário é que deve distinguir a importância da parte! Durante o jogo são todos membros da mesma máquina!

Quanto ao Jesualdo, "o estúpido", joga com uma equipa composta maioritariamente por jogadores que vieram da época transacta, joga com os jogadores que fizeram a pré-época e não devemos ter feito mais do que 3 passes seguidos!!!

Alguma notas soltas para terminar este texto muito mal elaborado mas com ideias muito concretas:
- Bolas Paradas: Não treinamos ou treinamos muito mal!
- Fernando: Vai dar o peido e vamos dizer que o Prediger não vale nada porque exigimos sempre aos novos que peguem de estaca e dizemos que os antigos precisam de tempo para se ganhar entrosamento.
- Belluschi: Grande jogador... mas para jogar na posição 10! No meio campo desgasta-se completamente!;
- Meireles: As últimas tatuagens devem ter provocado uma infecção cerebral!;
- Farias: Não pode nunca ser titular. Bom jogador para entrar aos 60 ou 70 minutos para o assalto final!;
- Falcao: Dizer que é do género do Farias é o mesmo que dizer que o Benitez é do género do Roberto Carlos - são da mesma altura e jogam na mesma posição;
- Mariano: Útil tacticamente / Inútil futebolisticamente;

Finalmente dos finalmentes, porque é que o Jesualdo não experimenta A SÉRIO um 4x4x2 à Jesus com:
- Fernando a trinco - muito melhor que Javi Garcia!!!;
- CR10 a interior esquerdo;
- Meireles a interior direito;
- Belluschi a 10 (bela finta curta e excelente capacidade de remate com "ambos os dois" membros inferiores.
- Hulk e Falcao na frente com total liberdade para Hulk!

Será assim tão dificil????

Eu não sei fazê-lo mas também não sou Professor...

Conclusão: Temos ganho porque somos melhores e porque temos os melhores! Quem preferia o Saviola (penalti simulado ridículo) ao Falcao??? Hulk ou Cardozo?? CR10 ou Di Maria??? Fernando ou Javi Garcia ??? Meireles ou Carlos Martins??? Nem falo da defesa!

P.S. Amanhã nasce a Beatriz, a minha primeira filha, e ainda bem que o obstetra não se chama Jesualdo! :)
Toni Silva (F.Rego) disse…
Riskolas,

Desculpa mas em Manchester não jogamos em contra-ataque. Nós dominamos de princípio a fim.

Calma rapaziada, estamos no 1ºjogo do campeonato, ou será que temos também de ser os campeões da pré-época?? Deixem esse título para a merda de lá de baixo!!!
riskolas disse…
Não temos de ser campeões de pré-época mas temos de ser campeões de "época" e não deixa de ser frustrante começar todos os anos da mesma maneira.

Tenho saudades de ver um Porto mandão, autoritário, avassalador e considerar o Paços de Ferreira um adversário forte... bem... os israelitas então é que eram fortíssimos!

E temos de ter a noção que as lamparinas estão, de facto, mais fortes. Se os deixamos embalar, chapéu!
Anónimo disse…
É de sonho ver estes corruptos nojentos queixarem-se dos arbitros... os mesmos que tantas vitorias lhes tem oferecido ao longo dos anos...
VAO NANAR SEUS MORCOES !!!!
Ricardo de Sousa disse…
Caros amigos,

Em primeiro lugar felicitar o riskolas por amanhã ser pai, e pela primeira vez deve ser ainda mais especial. Parabéns!

Em segundo lugar, se o Benfas é o habitual campeão da pré-época na boca dos seus adeptos, o FCPORTO também pela boca dos seus adeptos é o clube onde quase tudo vai mal até Novembro! Prefiro festejos em Abril ou Maio do que devaneios e euforias em Agosto ou Setembro.
Ácho inacreditável como já se bate no professor desta maneira e já se pede um Robson, decorrida apenas uma jornada do campeonato.
O Paços pode não ser uma equipa fortíssima, mas a jogar no seu (des)terreno, adiantando-se no marcador, metendo o autocarro e o anti-jogo em campo é muito complicado!

"Se no caso da lagartagem, têm desculpa de ter um plantel fraquinho, no nosso caso, é inadmissível manter o grosso da estrutura e apresentar um futebol tão atabalhoado, tão parco em ideias, tão fraco!"

Riskolas, dizes isto e logo a seguir massacras uma data de jogadores?
O Meireles anda de rastos. Coitado, a cabeça manda mas as pernas não obedecem.

Quanto ao Hulk, estamos de acordo!

Quanto a utilizar jogadores maioritariamente da época passada e proteger os "antigos", estou de acordo com o professor! Os reforços devem ser adaptados e introduzidos com cuidado. Não podem ser logo atirados às feras. Recordo apenas o Fabiano!

A parte em que até estou de certa forma mais alinhavado contigo é a da táctica! Desde que Quaresma saiu do plantel que o 4-3-3 não se compreende. Sendo o Rodriguez um médio interior e não um extremo, ainda menos se compreende. Entrando este ano um 10 de qualidade, Belluschi, torna-se completamente inacreditável esta insistencia tactica!
Aí sim, estou de acordo contigo. Mas, em nenhuma altura da pré-época treinamos o losango, portanto tentar agora seria muito arriscado. Agora, continuar no 4-3-3 talvez seja a melhor opção.

Mas sinceramente so o FCPORTO continuar a não entusiasmar mas a ganhar titulos, prefiro assim. Do que futebol espectaculo à Victor Fernandez sem titulos.
É claro que se podessemos ter as duas coisas, como de certa forma acontecia com Adriaanse, era melhor. O futebol de Jesualdo, de facto, não cativa nem entusiasma, mas é eficaz e ganha titulos. Merece pelo menos o benificio da duvida.

Quanto ao Benfas jogar melhor futebol do que nós, já no ano passado se dizia o mesmo por esta altura. Deixem-nos ser campeões de Inverno que nós fazemos contas em Maio!

Abraço
Daniel disse…
" Os comentários do costume "

Destaco os do Miguel 87, já o tou a ver ao lado do vitor paneira a comentar os jogos do Porto, a dizer que se o Hulk continua assim arrisca-se a ir para a rua! Por assim ele entendeu levar porrada até dizer chega, ser melhor que os outros e ter mais força, em Portugal quantas mais faltas o Hulk sofrer mais depressa vai para a rua, desde o primeiro amarelo já se tava a ver o q ia acontecer. o xistra meteu NOJO!

Bater no jesualdo continua em alta por estas bandas e comentários depreciativos em relação ao Rolando! e dizer que o Falcao podia ter jogado mais tempo é não saber para mais, só fez um treino no Porto pq jogou pela selecção.

Aos novos é preciso dar tempo de adaptação, mas atenção ao Belluschi e ao Falcao, vao ser muito úteis e importantes.

Compara-se demasiadas vezes o Porto com clubes inferiores e frouxos, não entendo o porquê de se falar tanto noutras equipas e não na nossa. Se outros já jogam agora o máximo, não se preocupem pq nós ainda temos muito para evoluir e melhorar e não façam comparações pq só estão a valorizar o que é mau.

Há que ser objectivo e pensar nas várias fases do campeonato e não no ontem, alguns dos que comentam o trabalho do Jesualdo ainda estão no 1º ano dele como treinador do Porto. Não o queiram ver a comer pastilha de boca aberta...

Nunca mais começa a taça europa....
miguel87 disse…
Riskolas, Parabens! Já tens a ficha de inscrição da Beatriz preenchida??

Quanto ao Prof. não bato nele apenas decorrida 1 jornada, mas desde o final da 1a época dele aqui! A equipa continua sem jogar futebol que se veja, porque é que iria mudar agora de opinião?

Quanto ao Hulk, aí concordo com o Prof. quando diz que é um gajo que tem que ser trabalhado a nivel psicologico, mas do que ele diz ao que ele faz vai uma grande distancia!
E nunca critiquei o Rolando, antes pelo contrário, tenho a opinião que foi no ano passado o melhor e mais certo dos defesas do Porto, apenas tem a pecha a nivel do passe, que não percebo como não é trabalhada.

É óbvio que quero que o Porto ganhe sempre, mas não sou mais nem menos portista por não estar satisfeito com o futebol de merda que a equipa tem desde há muito tempo.
Artur disse…
Tás enganado Miguel. O Rolando treina mto ao nível do passe.Principalmente o passe lateral para o Bruno Alves. Raramente falha!!Desta vez é k abusou um bocado e tentou fazer o k não lhe competia
Anónimo disse…
Que tal colocar aqui com o devido RREALCE o video que está no site do FCP, sobre as "violencias" ao Hulk, em jogos com xistr?